Ruy Castro > O ChatGPT fez pffft Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Roberto Mathias

    Sou professor de Língua Portuguesa, há 39 anos.Comecei a carreira com 20,em 1984."Arrotava aos quatro ventos" que nunca uma máquina iria me substituir;já substituiu.Os"GoogleSchool"dão conta do recado.Sou,também,poeta;quatro livros publicados.Não pretendo ser substituído por AI.Concordo com vc, Ruy!Não há como substituir"todos"sentimentos e todas reações de um escritor.PAZ&BEM.

    Responda
  2. Kleber Veloso

    Sei não, mas acho que essa tal de IA já anda por aqui.

    Responda
  3. Virgínia Oliveira

    Vamos aguardar 20 anos, daí a gente vê.

    Responda
  4. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Acho que estão querendo demais de um “bichinho” que acabou de “nascer”. Certamente a AI ainda tem muito a aprender e desenvolver antes que se possa dizer que substituiu a IH, que é feita não apenas de informação e repertorio, mas em muitas áreas certamente o fará, assim como fizeram as máquinas nada inteligentes.

    Responda
  5. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Em Seminário "Inteligência e Inteligência Artificial" aqui em BH na UFMG, ouvi esta proposição ou pergunta: Se seria possível colocar sentimento na IA. Não resisti e argumentei com uma pesquisadora fera da semiótica: - acredito q é impossível, mas q por outro lado acredito q seria fácil a IA tirar ou inibir a capacidade do ser humano de ter ou desenvolver bons sentimentos e qualidades (afetos, solidariedade, compaixão, consciência, senso crítico...), essenciais para a própria existência.

    Responda
  6. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Caro Castro, tem uma propaganda muito inteligente e divertida veiculada no Curta. Nela um locutor narra q a IA vai substituir a IH (Inteligência Humana) em tudo... tudo mesmo! E aí aparecem vários artistas deitando de rir como: Chico, Caetano, Gil, Bethânia, Fernanda Montenegro, Ferreira Gullar etc. Só feras da IH. A propaganda é muito boa, inteligente, reconfortante e engraçada. Acho q o ChatGPT e seus adeptos não conseguiram rir. Porquê? Porque não entenderam nada! Ra ra ra ra Rafael DiElos.

    Responda
  7. VERA MARTINS DIAS

    Perfeito!!! Difícil não é a tal IA, difícil é encontrar seres humanos que entendam a diferença, que compreendam e interpretem texto.

    Responda
  8. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    O GPT é a versão digital do Rolando Lero.

    Responda
  9. Raymundo De Lima

    Só pode ser uma mente suicida ou suicida-masoquista inventar algo como ChatGPT, para competir e querer ganhar da inteligência humana, demasiadamente humana. No mínimo produzir alunos plagiadores[ainda é crime?] e enganar professores e público. Mal compatando, fizeram tantos filmes de Nova York destruída por humanos e alienígenas, que terroristas se animaram a realizar a ficção em realidade, com o 11/set/2001.

    Responda
  10. Vito Algirdas Sukys

    Um aspecto da IA é que ela não é estática. Ela pode ir melhorando vagarosamente; como o AlphaZero que aprendeu a jogar xadrez pelas regras e venceu campeões. O GPT pode melhorar e ainda não sabemos o resultado no futuro pois o nesmo nos é opaco. Talvez o GPT no futuro faça duas mil entrevistas com pessoas de carne e osso e traga texto imbuídos da personalidade de qualquer escritor.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Na verdade essa história de imitar escritores não quer dizer nada, ainda que, se conseguisse, seria uma façanha. O grande pulo seria mesmo que a AI conseguisse produzir textos originais com estilo próprio a partir de memórias de todo tipo, inclusive afetivas.

  11. MARCIO Gionco

    Um show

    Responda
  12. Carla C Oliveira

    Perfeito!

    Responda
  13. Maria de Felipe Martinez

    Acho eu que a língua portuguesa será obstáculo insuperável para a IA, graças a Deus, graças às Graças. Nunca conseguirá escrever como Saramago, nem como Machado de Assis, nem como a Clarice, nem como o Eça de Queiroz, nem mesmo como o Cony. Parece que o inglês fica mais fácil para a tal de IA.

    Responda
  14. Regina Fonseca

    Genial Ruy

    Responda
  15. Eduardo Rossi Neto

    Prezado Ruy, A I.A. nunca será equivalente á imaginação e criatividade humana porque, por mais dados que ela possa armazenar, ela disporá apenas de coisas já criadas para "pensar"... ou seja, seria o mesmo que eu dissesse "Ruy, quero que escreva um artigo, mas usando apenas estas palavras:..."! Quanto a psicografia, sugiro que leia "Parnaso de Além Túmulo" psicografado por Francisco Cândido Xavier

    Responda
  16. Marcos Benassi

    Hahahah, GPT, sifú, irmão! Hahaah! Quanto à psicografia, Ruy, pô, o pobrema não é a forma de comunicação entre mundos, mas o método de entrevista: alguém, depois da primeira rodada psicográfica, foi lá pedir ao pessoal que polisse sua obra? Porque, até entre gênios, é raro uma maravilha sair de primeira: o seu Haroldo teve possibilidade de ajeitar suas maluquezas? O Noel pôde tomar mais uma branquinha e pensar seus devolteios naquela letra? É injustiça com a psicografia : o pobrema foi preguiça!

    Responda
  17. Cicero Carvalho

    Reduziu o ChatGPT a pó.

    Responda
  18. Fernando Dias

    A inteligência artificial nunca será inteligência genial.

    Responda
  19. Fernando Antonio

    Será que o ChatGPT seria capaz de reproduzir o estilo desse colunista e recomendar suicídio a outra pessoa como ele fez em 2021 ?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Fernando está fora do contexto procure saber

    2. Marcos Benassi

      Não. O GPT não teria tal presença de espírito. Mas se a gente botasse o Bozo na frente do sistema pra conversar, depois de uma meia hora era capaz dele próprio providenciar: inteligência demais pro Quadrúpede-ex-Chefe, insuportável...

  20. Galdino Formiga

    IA ainda é futuro.

    Responda
  21. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Tenho a impressão de que planejamento, questionário de entrevista, 200 delas e resumo do resultado a máquina faz sim. O diferencial está nas perguntas e interpretações, não no processo em si.

    Responda
  22. Marcos Correia

    Organizar uma biografia de forma clara, objetiva, verdadeira e, acrescento aqui, interessante - como nos seus livros. A máquina não consegue, não.

    Responda
  23. Luiz Lúcio Merg

    O cérebro humano detém uma capacidade criativa inalcançável por qualquer programa de computador.

    Responda
  24. jose carlos toledo junior

    Ah. Que chatice. Ainda vem se gabar de escrever bibliografia. Dispenso.

    Responda
    1. Raymundo De Lima

      Ótimas biografias escritas pelo Ruy Castro. Mais que biografias, resultados de pesquisas científicas. Mas há aqueles preconceituosos e ignorantes que dizem orgulhosos "naõ li e não gostei". Ahhhh.

  25. ANTONIO COELHO DE OLIVEIRA FILHO

    Acertou em cheio. Não cai ser possível a IA copiar um escritor do calibre de Rui Castro. Acredito que copiar Rosa também será quase impossível.

    Responda
  26. CELSO RIBAS

    Alguém lá atrás também achava que as máquinas nunca substituiriam a mão de obra humana, muito cedo pra fechar questão sobre essa tecnologia.

    Responda
  27. BERNARD SOIHET

    Ruy Castro acerta na mosca uma vez mais. O ChatGPT é muito bom - apesar de ainda ter muitos "bugs". Mas, hipoteticamente, mesmo corrigidos todos os "bugs" , ele permanecerá sendo um maravilhoso e incomparável "reciclador" de conhecimentos já registrados e mapeados. Creio que a criação, em sua essência, permanecerá misteriosa e transcendental para o mundo digital.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.