Marcus Melo > Como as políticas externa e interna estão conectadas? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Ney Fernando

    Nenhum livro de História irá considerar Lula um estadista de primeira nem de segunda linha se ele continuar insistindo que a Ucrânia é a culpada pela invasão que sofreu e que ela tem que dar uma parte do seu território para a Rússia acabar com sua guerra de conquista.

    Responda
  2. eli moura

    O Brasil tem dois entraves internos causado pelo mesmo forte ruido desestabilizador, neoliberalismo sem poder político, e o acesso ao dinheiro publico dos deputados bolsonaristas e centrão. O caos dos juros para viabilizar o impeachment, destrói patrimonios e empregos, mas se esgota por influencia da economia externa. A volta da economia vai dar uma forte aprovação ao governo atual. O tiro vai ricochetear nos atiradores.

    Responda
  3. eli moura

    lula foi recebido pela frança com honras de presidente, assim pelo chanceler alemão e depois pelo parlamento europeu, antes de assumir. O continente saudou sua eleição, seu assessor foi recebido pelo presidente russo, o governo chines abriu agenda pos cancelamento da viagem, agora foi ao emirates tratar da expansão da refinaria na bahia, vai a portugal e espanha. A guerra é uma disputa entre nato e mundo oriental, nem china, arabia, iran, israel, india aprovam aquilo. Voce mora em plutão?

    Responda
  4. Guilherme Zambrana Toledo

    Apesar da aparente contradição nas declarações de Lula (eu também me espantei), pode haver uma estratégia por trás. A posição de fortalecimento do Mercosul, a procura de acordos com a União Europeia e o apoio ao Brics, que foi totalmente ignorado no governo anterior, mostra uma política de alianças que busca criar novas alternativas à hegemonia do FMI e do Banco Mundial, instituições que pouco contribuíram para os países em desenvolvimento.

    Responda
  5. Guilherme Zambrana Toledo

    O colunista poderia citar as fortes reações internacionais além da imprensa americana? O editorial da El País da Espanha fala positivamente sobre a viagem de Lula a China e a reaparição do Brasil no cenário internacional (ver Lula en China).

    Responda
  6. Marcos Benassi

    Nosso coleguinha articulista Nelson de Sá, que cobre a mídia internacional traz mais sobre o desagrado sentido pelos sobrinhos de Sam. Aos colegas leitores critic@s do Lula, apenas advirto para dar atenção aos contrapontos publicados no financial times e na Bloomberg, além da civilizada posição européia. https://www1.folha.uol.com.br/colunas/nelsondesa/2023/04/casa-branca-se-cala-mas-imprensa-americana-se-volta-contra-lula.shtml

    Responda
  7. Eduardo Rossi Neto

    O articulista fez uma salada de frutas de assuntos muito complexos para tratar de maneira tão simplista e categórica... respeito suas credenciais, mas suspeito da sua isenção, pois o título do artigo sugere uma conclusão que os fatos mencionados não servem de base sólida... Fazer o quê? Ler, analisar e ignorar!

    Responda
  8. WILHELM NORDMANN

    Lula faz o usual da tradição brasileira de política externa: favorecer o ganho comercial. E este no momento se alcança apoiando Putin. Em muitos casos é viável porque iase sempre é pouco claro quem é vilão e quem é vítima. Mas já os poucos casos onde é transparente quem é quem. E aí fracassa e isola o Brasil. É o que está acontecendo.

    Responda
  9. André Silva de Oliveira

    Não, o Brasil não pode e não quer pagar pela aventura populista do iliberal Lula.

    Responda
  10. Marcos Benassi

    Tudo é muito incipiente, né, meu caro? Se certas falas estão sendo interpretadas como afrontosas, cabe também observar quais movimentos serão feitos pela Majestade Tio Sam de modo reagir à política de aproximação chinesa - porque, essencialmente, trata-se disso, não? O que o Brasil diz ou não sobre a guerra tem, efetivamente, influência diminuta. O papinho flácido dos EUA, com uma esmolinha de 5Omilhoes, comparado aos acordos técnico-comerciais e os (a ver) bilhões Xing-lings, tão precários.

    Responda
  11. Pedro Gonio

    Lula tem sido um desastre na política externa, resolveu hostilizar os países que mais ajudaram o Brasil e apoiaram o processo democrático que o elegeu. Se houver um golpe de estado quem vai defender a democracia brasileira? A ditadura da China ou a da Rússia? Além disso ele não está a abrir portas, está a fechá-las. A porta da China já estava aberta, ele não abriu nada, mas está a querer fechar as portas de todo o Ocidente.

    Responda
    1. eli moura

      lula foi recebido pela frança com honras de presidente, assim pelo chanceler alemão e depois pelo parlamento europeu, antes de assumir. O continente saudou sua eleição, seu assessor foi recebido pelo presidente russo, o governo chines abriu agenda pos cancelamento da viagem, agora foi ao emirates tratar da expansão da refinaria na bahia, vai a portugal e espanha. A guerra é uma disputa entre nato e mundo oriental, nem china, arabia, iran, israel, india aprovam aquilo. Voce mora em plutão?

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      Pedro, qual foi a vez na História que os países que apoiam a democracia impediram um golpe de estado no Brasil?

    3. Eduardo Rossi Neto

      Quem tem que defender nossa democracia somos nós... nenhum país irá se preocupar com o povo brasileiro... ainda mais o povo que hostiliza seus líderes e ataca sua própria democracia...

  12. Clovis Castello Miguel

    Ofendem a inteligência os pretextos alegados para a gueera( hipocrita missão oficial russa ) quando o mapa mundial se organiza em países democráticos independentes e sobremos democraticamente. Atacar um país autônomo é guerra expansionista sem demarcação correta . A perda é o equilíbrio mundial , aumento da inflação , fome e recessão . O mundo já vinha massacrado pela pandemia , fazer uma guerra com pretextos espúrios é uma violência contra o mundo em organização civilatoria

    Responda
  13. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

    Esse articulista é um s4bujo dos republicanos nos EUA. Não é verdade q houve forte reação no mundo à visita de Lula à China. Pelo contrário, Alemanha e França, por exemplo, consideraram algo muito normal

    Responda
  14. Eduardo Elói

    É, o Lula não tem que dar opinião nos assuntos internacionais. Quem ele pensa que o Brasil é? O Brasil é um cara pequeno, um qualquer, que aparece grandão no mapa, mas só tem tamanho. Tem que obedecer os EU e os seus colonizadores europeus. Aqui, a gente é pequeno, a gente não sabe nada. Há muitos brasileiros que pensam assim, por isso é que isso aqui não sai da condição de país de terceiro ou quarto mundo.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Talvez valha um "aviso de ironia", prezado Eduardo, se percebi corretamente. A Vvvaaca grega nem sempre é percebida...

  15. Mauro Umberto Alves

    Grande parte da midia brasileira está engajada na propaganda de guerra à favor dos EUA/OTAN. É parcial e, portanto, perde credibilidade nos setores mais politizados.

    Responda
  16. Gilberto Rosa

    A estratégia da Folha dos Eua já malogrou, Lula traz diversos ótimos negócios para o Brasil e volta a ser peça extremamente respeitada e admirada no mundo. Não fosse assim, os Eua não estaria utilizando colonistas para atacar. lembram do joia sendo descartado e ignorado nas reuniões com líderes mundiais?

    Responda
  17. Maria jose dos santos

    Lila tem que corrigir essas suas declarações absurdas .Alguém tem que dizer para ele O país invasor e a Rússia a Ucrania foi invadida .Ela não pediu a Guerra foi atacada destruindo o país as famílias..Se invadisse o Brasil o que ele diria..Ainda vai receber esse chanceler genocida Russo meu Deus quantos erros o PT esta cometendo ..ainda falando mau dos EUA..

    Responda
  18. Marco A Moreira

    Excelente texto. O que temos assistido é um festival de clichês terceiro-mundista vindo direto da década de 60 do século passado. Igual os temores dos seguidores do ex-presidente, acreditando em uma ação ordenada da esquerda visando transformar o Brasil em um País comunista. Enquanto somos criticados internacionalmente , os seguidores da seita Lulista aplaudem seu guia. Só falta segui-lo com um caderno anotando suas falas.

    Responda
    1. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

      Isso mesmo! Se vc respondeu ao Censo já temos todas as informações para dividir sua casa e todos seus bens. Isso q é ação ordenada 

  19. Eduardo Freitas

    O Lula 3 já iniciou no abismo. Somente dá certo para os apoiadores contratados pelo PT para atacar a imprensa.

    Responda
  20. Daniel Goncalves

    Chora mais, baby.

    Responda
  21. eli moura

    Perdeu mane,

    Responda
  22. Celso Pinto

    Oh saudade do cercadinhoÂ…

    Responda
  23. eli moura

    Lula não precisa recuperar sua imagem externa, antes de ser reeleito foi recebido como presidente na França, pelo chanceler alemão e discursou no parlamento europeu, foi celebrado pelo continente, convidado pelo presidente chinês e agora o G7. O colunista vive em Plutão? Esqueça o impeachment não vai rolar novamente. Lula vai tira os joelhos neoliberal da nação brasileira.. ignóbil colunista.

    Responda
  24. jose batista

    Nada se conecta no governo Lula!

    Responda
  25. Dagmar Zibas

    Texto totalmente enviesado. Brasil está convidado para o G7. Só isso já destrói os argumentos rastaqueras do autor

    Responda
  26. Valderi Silveira Pinto Jr

    Mal o governo começou e os cataclismapocalíptos decplantão da fo lha tentam minar o capital político do executivo.

    Responda
  27. Cleomar Ribeiro

    ... Lula 3 terá audiência somente nas redes sociais e apps de bilionários insurrecionistas russos de comunicação e em estatais do Estado Chinês e em língua russa ou alfabeto cirílico russo moderno e também em ideogramas do mandarim chineses.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Grotesquerie. Lula convidado do G7. Dor de cotovelo dói, né.

  28. Laudgilson Fernandes

    Tem gente que estuda, pesquisa, mas não tem faro. Lula sabe o que faz, basta ver a recepção chinesa. Os EUA nunca foram parceiros do Brasil. Sempre olharam o país e os demais países da América latina como um mero quintal, aonde não se permite que nasça e floreça o desenvolvimento social, político e econômico. O mesmo com os paises africanos, talvez o autor pudesse somar aos analistas americanos na sua política externa. A china agradece.

    Responda
  29. Alessandro Mádson De Fávari

    Marcus,,,, Admiro q és uma referencia como cientista da nossa tao sofrida universidade publica...( sem duvida, ainda depois de 4 anos de tentativas diversas de sua destruição...e vcs resistiram..heroicamente)... Na minha ignorância humildemente colocando,,, vamos dar um tempo para o Brasil reconstruir a diplomacia q foi destruida e aparelhada nos últimos 4 anos... Obrigado

    Responda
  30. ALEXANDRE TELLES

    O texto é encerrado exatamente qdo começa a argumentar sobre a afirmação no começo do texto. Páu em redação.

    Responda
  31. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    Como assim os EUA, parceiro chave na área ambiental? Vamos estudar e deixar de dar palpite superficial, porque assim, não dá. Esquerdizante? Tem que melhorar a profundidade dos adjetivos e os seus significados, o colunista é professor!

    Responda
    1. Irene Regina Pedroso Ferreira

      Poderia ser professor de jardim de infância pelo texto raso como um pires e com argumentos pífios. Pelo visto, o autor preferia os tempos bolsonaristas onde a Terra era plana e as mentes também.

  32. José Bueno

    Nossa política externa atual não é elaborada em papo furado de porta de botequim, onde só sabem repetir como papagaios os bem conhecidos interesses vigentes de outros países contra os nossos. Com a assessoria de Celso Amorim, reconhecido como o diplomata mais importante do ano no governo Lula 2, estou seguro que agora os interesses de todos os brasileiros têm defensores à altura na complexa engrenagem da política internacional. Entreguismo e subserviência,nunca mais!

    Responda
  33. Luciano Siqueira Mina

    Análise mais rasa que tampinha de refrigerante .... Pária? Que comparação mais sem cabimento, tá pensando que o Brasil é um porto rico??nunca vi tanto vira-latismo como agora, essa Folha se supera ...

    Responda
    1. Marcelo Silva

      Você viu onde é o lugar de fala desse escriba: universidades dos EUA. Esperar o que além de viralatismo e submissão?

  34. Felipe Araújo Braga

    Considero sim delirante a postura da esquerda de atribuir a responsabilidade da Guerra aos EUA e à Otan: a adesão é voluntária e a Ucrânia tem direito de entrar no bloco que quiser, além de que Putin é um autocrata. Tirando isso, Lula está certo. Precisamos ser aliados dos EUA e da UE, mas também da Rússia e da China por nossos interesses econômicos e estratégicos. Propor uma mediação por países não envolvidos no conflito, é sim uma atitude sábia.

    Responda
    1. Eduardo Barros Mariutti

      Genial. Vamos ser aliados de todos. Mas, na prática, apoiar a ditadura russa seu congênere chinês. Vai dar certo!! Tipo apoiar Pôncio Pilatos e os romanos, mas crer em Jesus #dollynho

  35. Mário Sólon Gonçalves Jr

    Muito boa a análise. Como disse outro articulista, nesse assunto, invasão da Ucrânia, pensamento do presidente é primário, não entende nem as motivações nem as consequências da guerra.

    Responda
  36. Thiago Farias Lima Silva

    Nunca li tanta asneira numa única coluna.. parabéns Folha OýOý espero que não deletem a minha opinião não fundamentada, assim como deixaram passar esse achismo barato deste Sr culunista

    Responda
  37. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

    Ter opinião cada um pode ter. Mas afirmacoes antieticas nao. Como em corriqueiras opinioes o que pensa o anonimo sr. Mercado ou colocar fontes nao identificados de autoridades norteamericanos sem ter uma unica declaracao oficial de ninguem . Foi o caso do sr. agora!!!! Apelo ao Obus da Folha! Afirmar que nao temos o apoio da Alemanha e dos paises escandinavos.??? Vai se safar dessa fake? Corrigir a noticia e colocar uma fonte oficial da Alemanha, de cada um dis escandinavos?

    Responda
  38. Rives Passos

    Mais um representante da mídia estadunidense, apesar de brasileiro. Mas, é assim que funciona a política externa americana. Ver Zelenski, na Ucrânia. E equivalentes na Líbia,Siria, Gorbachev e Boris na Rússia. Mas, os impérios não são eternos. Grécia, Roma, Reino Unido. E...veremos, mais adiante.

    Responda
  39. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Quem disse q somos párias ? Seja honesto

    Responda
  40. Flavio Ferrando

    Primeiro, o preço será pago pela população, não pelo governo. Segundo, alinhamento com China e Rússia favorece a visão de democracia e capitalismo de Estado defendido pelo PT e Lula durante o Lula 1. Seria um sonho encantado para o PT uma democracia de partido único, com controle total da economia beneficiando aliados. O sonho dos revolucionários anos 60 para a esquerda.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Carlos, a PEC que re-estabeleceu a reeleição no Brasil foi feita na revisão mandatória da constituição de 1988, na realidade foram 6 alterações feitas em virtude desta análise. 29 foram feitas pelo PSDB, 60 pelo PT, 4 do governo do PT pelo vice Michel Temer, 28 pelo Bolsonaro, mais 3 propostas pelo Lula 3. Você só precisa ler a lista das emendas. Isso é história, não estória. O problema são emendas não ratificadas pelo voto popular, a constituição brasileira nunca foi ratificada pelo povo.

    2. Carlos Thadeu Couceiro de Oliveira

      Se Ferrando, né? Faça as contas e veja se o os governos petistas foram os que mais alteraram a Constituição, inclusive a PEC q introduziu a reeleição

    3. Flavio Ferrando

      Dagmar, não fui eu que criei o plano de poder do PT, foi o José Dirceu. Com respeito a constituição, alterada até o momento 128 vezes em 35 anos. Nos governos do PT foram 60 emendas a constituição. Só para comparação, a constituição Americana de 1789 foi alterada 27 vezes em 234 anos. No Brasil são 3,657 emendas ano, nos EUA são 1 emenda a cada 8,6 anos, a última em 1992. A lei no Brasil é volátil.

    4. Dagmar Zibas

      Grotesquerie. Governos petistas sempre foram pautados pelo respeito à Constituição e ao respeito às instituições. O mais ousado dos governos petistas foi sonhar com uma social-democracia como na Escandinávia. Estado forte, instituições democraticas e economia de mercado. Estude mais sobre o PT e seus governos para deixar de espalhar fakes.

  41. Flavio Ferrando

    Primeiro, o preço será pago pela população, não pelo governo. Segundo, alinhamento com China e Rússia favorece a visão de democracia e capitalismo de Estado defendido pelo PT e Lula durante o Lula 1. Seria um sonho encantado para o PT uma democracia de partido único, com controle total da economia beneficiando aliados. O sonho dos revolucionários anos 60 para a esquerda.

    Responda
  42. GERALDELI DA COSTA ROFINO

    Primeiro é preciso esclarecer e os Países Europeus, sabem, que " o acordo de 1991, A Otan não se expandirá além do Elba", (Der Spiegel), no entanto, foi desrespeitado. Outros gostam da posição de vassalagem do Brasil, às potências estrangeiras, tal como o Governo anterior do genocida e adorador de joias.

    Responda
  43. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Isso é um m

    Responda
  44. Ivan Cunha

    “ Muito mais preocupante é o risco de o Brasil voltar a ser um pária no plano internacional” O plano internacional não se resume só Ocidente dominado pelos EUA, assim como o colunista aparenta sugerir . A Euroásia representa praticamente mais de 2/3 da humanidade e, assim, mesmo que o Ocidente rejeite a política internacional brasileira, sem chance de se tornar pária , a não ser para aqueles que resumem o mundo ao Ocidente.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Esquece que Lula está convidado para o G7

  45. Neucir Valentim

    Mais um comentarista que a Folha põe para comentar, com complexo de vita latas, e esse infelizmente é pernambucano. O que as pessoas são capazes de escrever para ter um lugar ao sol? Até que um governo iniciante para o autor ja malogrou, e pode virar um pária. Aff. Ganhou seu espacinho na Folha. A que custo, amigo!!!

    Responda
  46. MARIA F LUPORINI

    Nem 120 dias, nem 4 meses de governo, e vem esse senhor dizer que o governo Lula 3 malogrou? Que piada é essa? Quem disse que Alemanha e Noruega vão deixar de apoiar o Fundo Amazônia? Deram alguma declaração que ninguém soube? Os EUA doaram míseros 50 milhões em 24 horas frias de conversa. Que complexo de vira-lata, que vergonha ler artigo de brasileiro americanizado destilando veneno contra o Brasil. Menos, mesmo com erros, há muitos acertos.

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Rodrigo mãe Dinah. Manda os números da mega Sena agora.

    2. MARIA F LUPORINI

      Sei, exercícios de futurologia, senhor Rodrigo. Discursos e rotas são refeitos à toda hora, vaticinar algo tão grave após nem 4 meses e após a tragédia Bolsonaro é algo muito diferente.

    3. Rodrigo Andrade

      Uma pessoa que vê o descondenado falando que a culpa da guerra da Ucrânia é dos dois, e achar que isso é reafirmação de independência tem que ser muito alienada. Isso é validar a sandice e a falta de noção. Ao final de 4 (longos) anos deste governo, a única coisa que será somada à biografia do Sr Lils é um apanhado de declarações sem pé nem cabeça. Parcos 120 e poucos dias já comprovam isso.

  47. Rubens gonçalves

    Professor do MIT e Universidade de Yale. Parabéns pelo mérito. Só discordo.do ponto que você diz que houve impeachement da Dilma. Foi golpe de estado. E quanto ao malogro do governo lu lá. Te digo . Espere 4 anos . Não se deixe levar por ter estudado. Nos eua. O Brasil precisa andar com suas próprias pernas. Não depender de Washington e levar apenas cinquenta milhões de dólares para o fundo amazônico quando o joe bidê. Manda bilhões de dólares de ajuda a Ucrânia para que s otan vençam a guerra.

    Responda
    1. Rives Passos

      A cia atua assim, no mundo...na mídia...

    2. MARIA F LUPORINI

      Bem lembrado, professor visitante.

    3. Peter Janos Wechsler

      Professor visitante apenas. Grande diferença.

  48. Alexandre Arantes

    Malogrado, malogrando??? Voltar a ser pária? Cara, isso é torcida? O resgate da diplomacia e com a inclusão de uma voz que se alevanta e se nega a covardia e submissão, com sugestões propositivas. Claro que não vai agradar a todos, mas marca uma posição. Se tudo isso lhe render benefícios políticos ou perdas (calculadas) eventuais, qual o problema? Ou é só preconceito por ele?

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      P defeito dele é ter sido professor em MIT e universidade do Yale. Muitos anos residindo nos.eua. se contaminou.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.