Hélio Schwartsman > Lula fala demais Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Lula : O Dilmo !
José Dias, não propus romper com a China, o que advogo é não apoiar as atrocidades do tirano Putin! Os democratas defendem respeito à soberania de outros paÃses, sem falar na crueldade de sequestrar e matar crianças, destruir escolas, hospitais como está ocorrendo na Ucrânia!
Comportamentos de petistas no governo, falam demais e ações de menos.
Paolo, felizmente os petistas continuarão a falar demais, denunciar os escandalosos Governos que antecederam e a GOVERNAR , de FATO, para todas as classes sociais, particularmente dos mais pobres. Felizmente, também, é nossa liberdade de expressão. Se você discorda, direito seu. O Presidente LULA continuará o mesmos, mas, os incomodados, retirem-se (ou mudem para o Afganistão)
o problema não está no que Lula fala, mas está nos ouvidos. Lula se posicionou a favor da soberania e contra a invasão, mas o critico agora é cessar o fogo, proteger vidas e negociar, e os dois lados tem que querer, mas quem decide pela Ucrania, não é Zelensky, mas Washington. Macron saiu dizendo que a França nao se alinha automaticamente a ninguem, mas o Brasil é um vira lata tem que pegar o osso dos EUA?
E tem mais, infelizmente, por muito anos estaremos particpando do mundo economico global como fornecedor de commodites e o nosso principal comprador é a China. Beija mão agora, se tiver que ser feito, está bem claro quais são as mãos.
Lula sofreu uma formação bem simples. Veio de uma famÃlia destroçada. Seus estudos oficiais foram mÃnimos. Isso o afeta muito, apesar do seu tremendo conhecimento geral em polÃtica, sociedade e economia. Com o avançar da idade tudo isso vem a flora no seu dia a dia. Alguém teria que falar com ele sobre isso. Poderia ser a Janja ou outra pessoa que ele respeita. A imprensa atacá-lo, como gostam, só piora a situação para o paÃs.
Marina Silva se alfabetizou na adolescencia. E hoje é uma grande ministra.
Quantos anos o sr tem ?
Os disparates de Lula na geleia geral da geopolÃtica mundial. (Claudia F.)
Hélio lança mão da velha carta de um Lula "despreparado" para governar por conta do pouco registro de educação formal. É recurso que no mÃnimo "esquece" que ele já governou por oito anos o paÃs, que é bem relacionado mundialmente, que por isto dispõe de informações privilegiadas e que tem condições de cutucar de igual pra igual qualquer lider mundial. Lula não está fazendo bobagem, está fazendo o que quer e o que acha que deve. Só não se coaduna com essa defesa da hipocrisia que Hélio advoga.
Ciro, sua opinião conta quase nada para eleitores de Lula; para Lula, então, nem poeira de areia.
Viro,cdua opinião conta quase não para eleitores de Lula; pra Lula, então, nem poeira de areia.
Lula não é "muito respeitado", aliás nunca foi.Suas polÃticas de inclusão social tiveram uma aceitação entre a classe média dos paÃses desenvolvidos, mas apoiar Putin joga ele como boquirroto ou como um ignorante.
Lula é imbatÃvel nas abobrinhas.
O que vejo ocorrendo é Lula tentando se livrar da hegemonia longa e indigesta dos EUA sobre a AL, onde a exploração foi a via de mão regular, com pouco ou nenhum ganho real para os paÃses. Daà a chiadeira, que os jornais amigos dos gringos vocalizam.
Os EUA tem que se acostumar com o mundo globalizado que eles se empenharam em construir, que não admite mais que eles façam uns filminhos piegas se vendendo como heróis (como os da guerra do Vietnã e guerra fria) e que o mundo inteiro vá comprar essa visão ridÃcula. Os comentaristas de meia idade que cresceram sofrendo lavagem cerebral na Tela Quente e ainda acham que os EUA é a encarnação do bem na Terra, e querem que o Brasil seja capacho. Se incomodam com uma mera neutralidade.
Eu também acho que é preciso ser mais cuidadoso, mas acho que a estratégia de Lula é outra: enquanto a China tenta se aproximar do Brasil oferecendo acordos vantajosos, os EUA ficam numa postura de que é o Brasil que tem que correr atrás. Foi o contraste da recepção de Lula nas duas viagens. Acho que a tática é dizer que os EUA terão que fazer mais.
Estamos sempre do lado errado: jamais seremos uma potência militar; tampouco deixaremos de ser um anão diplomático, localizados na insignificante A. do Sul. A saÃda esta na tecnologia, área onde estamos atrasadÃssimos e, na agricultura, na qual vamos, relativamente, bem. De resto, Lula deve falar a boca e deixar que os excelentes diplomatas brasileiros, trabalhem.
O Brasil não pode mais eleger presidentes populistas, tanto os que apoiam ditaduras de esquerda como de direita! Carecemos de gente ponderada!
Tá certo!
Certo....e o primeiro passo seria romper com a China, creio.
CarÃssimo, creio que é "só" incontinência verbal, ainda que ela mereça cuidados. "Populismo" é mais que isso, creio. Mas podÃamos passar sem isso, creio igualmente...
Se o Lula fala demais, só o tempo dirá. Fato é que a hegemonia americana está sendo questionada e mais, afrontada. A China tem se mostrado a locomotiva do comércio mundial nos últimos anos e isso é um outro fato. Muitos paÃses dependem do crescimento ou não de sua economia, incluindo o Brasil. Estamos assistindo um choque de impérios, como no passado. Com certeza o mundo não será mais o mesmo.
Vamos fazer comércio com quem e na moeda que nos der melhores resultados, não é isso a economia globalizada. Somos um povo pacÃfico e solidário: não deixamos nossas fronteiras para lançar bombas em hanoi, cabul ou bagda. Daà a proposta do Brasil à comunidade internacional, de mediação para o fim do conflito, ora em curso, no leste europeu. A guerra a ser travada pelos terráqueos, é aquela para estancar as mudanças climáticas, conter o aquecimento global, e assim, evitar extinção.
É um assunto muito complexo. Para a nossa economia exportadora de commodities dependemos muito da China e da Rússia e menos do EUA. Por outro, temos que tomar cuidado, os EUA é um paÃs perverso, p. ex. o Moro foi doutrinado lá, quase destruà com nossa democracia e indústria de construção pesada.
Não acho que Lula fale demais! Compreendo que jornalistas, articulistas e o "timaço de comentadores" Da Globo News defendam que Lula fique calado, seja ambÃguo e não se posicione. O que eu não consigo entender é este apego aos USA. O que eles fazem por nós objetivamente? Competem com nossas commodities agrÃcolas. Contribuem para a desindustrialização do PaÃs. Exigem visto para as nossas visitas. Nos tratam como se fôssemos ignorantes. Não apoiam nenhum de nossos pleitos na ONU.
Lendo a opinião dos leitores sobre o texto, parece que esquecem quem são os EUA, o paÃs mais imperialista do mundo, que invade e m@t@ quando precisa. A Rússia está errada em invadir e o povo ucraniano tem sofrido horrores. Mas não pensem que, se o Brasil optasse pelo lado americano, estaria em melhor companhia. Rússia, China e EUA são paÃses imperialistas. E a OTAN tem sim, sua parcela de culpa nessa guerra. Na geopolÃtica internacional não há mocinhos e bandidos. O buraco é mais embaixo.
Indo nesse desvario Lula vai acabar de enterrar o moribundo PT .
Lula tá parecendo o Bolsonaro,só K ga pela boca.
Amorim sempre se portou comedidamente e teve experiência em diversos governos . Gostaria de saber até quando ele vai apor seu nome como conselheiro de tantos erros que pelo seu histórico não foram e não se coadunam com suas habilidades. É certo que conselho emitido não tem força de ordem mas há um momento em que joio e trigo não sobrevivem na mesma roça.
O maior erro que um mandatário pode cometer é a incoerência. Lula foi eleito com uma frente ampla , pois o PT teve menos de 15% dos votos na câmara que representa o eleitor. A frente ampla defendia a democracia e eleições livres e agora o governo se alinha a ditaduras como Rússia, China, Cuba, Nicarágua e Venezuela . Uma incoerência e uma mentira para o povo brasileiro inaceitável. Tinha de estar ao lado dos democratas. A soberania sobre o território da Ucrânia é inquestionável. É o ético.
Concordo Carlos, e mais : cadê o candidato dos direitos humanos? Cadê o candidato que vem de partido que teoricamente falava ser anti imperialista e agora quer trocar o já não tão influente EUA pela imperialista RPC? Justo agora que os EUA amenizam sua influência ele busca moeda comum com uma economia forte o suficiente para massacrar qualquer um e não seguidora de princÃpios democráticos. A questão da Ucrânia não pode ser reduzida a apenas disputa territorial pois sempre foram perseguidos .
Lula fala do novo tempo. Lula fala do protagonismo que o Brasil deve ter na geopolÃtica. Lula fala, talvez, pela primeira vez em nossa história, da nossa grandeza econômica, que sempre viabilizou impérios e continua, nos dias de hoje, como figurante das nações desenvolvidas. É hora de hermanarmos, todas as forças polÃticas em torno de um projeto único, soberano e que tenha como meta desenvolver o BRASIL, outorgando a nosso sofrido povo, o resultado da fruição de nossas riquezas. ...
Todo radical precisa entronisar um deus para abençoar e um demônio para maldizer. A partir das condutas do Exo. Sr. Presidente da RFB vemos que procura ressuscitar o anti americanismo como demônio satisfazendo aos seus embolorados companheiros de partido e ao mesmo tempo entronizando seu apelo populista do estado que tudo salvaria enaltecendo governos ditatoriais China e Rússia também satisfazendo os bolores mas metendo o paÃs numa confusão de forma irresponsável sob falsos motivos comerciais.
Olá Maria, manter a soberania diante de quaisquer paÃs é algo fundamental mas o atual presidente está lá não por ter sido escolhido o melhor e sim o menos ruim de dois que dada a nossa ignorância no ato de votar negligenciamos bons candidatos da terceira via. Esta polarização é maléfica e não se iluda é mais um quebra galhos para evitar o mal maior que está se revelando tão ruim quanto.
Como se os EUA não fossem imperialistas! Quando o B0zo lambia as botas dos EUA vergonhosamente, ninguém se preocupava! Haja hipocrisia nessa gente e na imprensa, que sempre teve má vontade com Lula é o PT.
Penso que o jornalismo anda sensacionalista nas chamadas dos artigos, como nesse caso, por exemplo. Lula se posiciona. É natural como presidente. E não acorda nossos ouvidos todas as manhãs com pataquadas e desrespeitos, como tivemos 4 anos nefastos. Qto a imprensa, reclama, não apoia, não entende e está com todos os pés atrás. Curioso. E, claro, desmoraliza um governo que está sendo construÃdo a partir de boa condução. EUA que segure a ciumeiraÂ… Brasil está só começando a entrar nos eixos.
Lula foi autêntico e fez valer a relevância do cargo, da nossa nação e de seu papel no mundo. Sendo hoje um dos governantes mais influentes, conforme pesquisa recente, é natural que se posicione, com clareza, transparência e cordialidade. Do contrário estariam dizendo que é um servo dos paÃses que sempre dominaram o planeta. Acho que está ocorrendo um rearranjo de forças e o Brasil deixou de ser pária para ser protagonista. Parabéns Lula.
Discursos pouco razoáveis podem comprometer investimentos e acordos tipo Mercosul UE. Tomar partido de Putin, um ditador que mandou seus soldados invadirem um vizinho pacÃfico, não é inteligente e me fazem suspeitar de sua saúde mental.
Lula consegue inserir rapidamente o paÃs como ator importante na comunidade internacional, algo que o ex mandatário-mor conseguiu destruir. Entretanto Lula erra fortemente ao tergiversar com princÃpios. A Rússia invadiu a Ucrânia, não o inverso, fazer declarações a esmo é sinal de que a soberba neste momento fala mais alto que a razão.
Pária: Lula que torna o Brasil um pária internacional que é uma qualidade dos governo de extrema esquerda ou extrema direita,
Guardemoa com amor, Rauland, o fato de que, ao menos aqui na brazucolândia, só o Bozoverno destroburrrista nos fez de pária. Em nenhum, desde a redemocratização, tal posição foi ativa ou sequer passivamente buscada.
Helinho mylove, tu falas pouco e diz muita bos tá, não sabes o que diz, se há alguém que sabe o que fala é Lula. Quem não gostou que ponha açúcar, se os do norte fez beiçinho é por que os "deflorou".
Há que se contextualizar as falas do Lula, vejamos: Dólar, desde há muito que o mundo, exceto os EUA, vem estudando (vide criação do Euro) e trabalhando para enfrentar o dólar, pois é sabido que nenhum paÃs do mundo conseguiu manter hegemonia econômica ad eternum, logo... Sobre a guerra Rússia X Ucrânia, o Brasil votou com a maioria dos paÃses na ONU condenando a Rússia pela invasão, sabendo que tal decisão é somente polÃtica, não exercendo nenhum poder de influenciar nos destinos dela.
Lula fala a verdade e isso incomoda os poderosos.
A primeira canelada foi do Biden no Fundo Amazônia. Agiu como insuperável (oni)potência diante de mendigos. Lula aproveitou a ida à China pra falar nas entrelinhas que "não deu porque não pode, porque não tem". O dinheiro está do outro lado do mundo. E nos EUA o $ que tem não está no governo, está nas cryptos. Percebem o bitcoin substituindo o dólar?
A coluna do Magnoli no sábado foi um chororô moralista próprio dos perdedores tentando garantir o campeonato moral, diferente das ponderações do Hélio alguns dias antes que corretamente referenciou a reação russa aos arranjos dissimulados da Otan depois da queda do muro. Questionam guerra de conquista? No Iraque os EUA fizeram pior: entraram, sugaram o que podiam e deixaram o lixo para os locais administrarem. A nova ordem reivindica menos hipocrisia. A Ucrânia vai perder o Donbass.
Fala demais e age de menos . Estão aà enormes desafios para serem resolvidos, e até agora só intenções e nada de concreto . Continuo dirigindo em diversas rodovias federais, com o asfalto totalmente deteriorado, muitas vezes pagando pedágios caros e sem retorno nenhum , só para citar um exemplo que até agora nada . Esperar o quê?
Nem tanto ou tão somente pelas razões pragmáticas que o artigo aponta, algumas falas foram de fato infelizes - culpar a vÃtima pela agressão sofrida ou pela continuação da agressão, seja uma pessoa ou uma nação, é moral e eticamente indefensável.
E a sÃndrome do FAZUÉLI se espalha.
Acho razoável os EUA estarem chateados pelos discursos. Agora, imagina se eles descobrissem, através de um funcionário público brasileiro, que nós os investigamos e atuamos politicamente para enfraquecer um governo e suas principais empresas... E que nesse emaranhado acabamos por ajudar depor sua presidente e a prender o seu ex-presidente injustamente. DaÃ, depois de um palhaço no poder por quase 4 anos, quase por milagre, ele se reelege e esquece tudo, afinal americanos são tão benevolentes!
Não é que fale mal e demais, apenas expressa seu nÃvel intelectual. Limitado, egocêntrico e preguiçoso, acha que pode, mesmo sem conhecimento e fundamentação para tal, tratar de qualquer assunto que lhe venha à mente. Aliás, sua mente é geneticamente "menterosa", haja vista a historinha de picanha e abóbora, do aumento do salário mÃnimo, do respeito à s leis levando um Stédile a fazer turismo na China, das queimadas na Amazônia, da Odebrechet, de volta, com obras em Angola. Reprise do fracasso.
Xará, prezado, haja má-vontade, hein? Enfim, é isso que se chama liberdade de expressão, sem Bozofrenia na definição: tens todo o direito de fazê-lo, e sem outra repercussão além de um colega leitor boquejar contra. E vamo em frente.
Uai, eu bem que gostaria de discordar, mas não vejo como, não, meu caro: da boca do Presidente têm saÃdo uns coisos muito precários. PodÃamos passar sem eles...
Gostei! Um pensamento mui sincero.
Depois do FHC, em termos de educação e seriedade, nosso paÃs só dá vexames internacionais... (Pode dizer isso, ou serei censurado, kamarada?)
Mas fez muita mer cadoria. O "PrÃncipe" sujou as mãos e as mangas na compra da reeleição. Rifou estatais. Enfim, teve méritos, mas não é santo.
A voz do povo ecoa: "Quem muito fala, muito erra"! LULA III faz jus ao adágio dado que, suas falas ao se autointitular analista de Relações Exteriores e Embaixador Mundial do Brics vem, desastradamente, colocando o Brasil como pária entre seus principais parceiros , EUA E UE, além de outros paÃses. Essa de lançar uma "smokescreen" nos problemas nacionais e se vender como lÃder mundial, não cola.
Fala demais e só bobagens.
Sérgio D'Ãvila, chefe de redação e censor, glosou o meu comentário. Até quando, famÃlia Frias?
O problema não está tanto em dar caneladas nos americanos. Lula é useiro e vezeiro nisso (vide NAFTA). O problema são os doces afagos aos seus amigos ditadores Xi e Putin. Lula hoje prefere abraçar as ideias de seu novo guru Reinaldo Azevedo do que reinserir o Brasil no mundo com inteligência.
Hélio, quem te viu, quem te vê! Que vergonha esse teu artiguinho, de pasador de pano! Percebe-se teu mau profissionalismo, na alegria do cercadinho do Luladr!
Ñ adianta André, ñ se tira leite de pedra.
Aqui eu concordo com o articulista. PaÃses não tem amigos sim interesses.
Lula tem receio de possÃveis retaliações econômica de Putin e Xi contra nossas exportações de comodites, isto explica suas incoerentes declarações sobre a ilegal invasão Russa na Ukrania.
Fico pensando qual seria a reação de Lula, qual seria sua narrativa, caso a Amazônia viesse a ser invadida militarmente, a tÃtulo de ser protegida de sua depredação ambiental cometida pela inépcia dos governantes de plantão? E se, na reação defensiva houvéssemos perdido mais de 100.000 militares e 30.000 civis? Lula continuaria "papagaiando" como tem feito em relação à Ucrania?
Quem fala demais da bom dia a cavalo diz o ditado. Lulla tem muito a fazer para reconstruir o Brail apos o desgoverno do Genocida Golpista do que se meter em guerra dos outros.Pisou na bola!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Lula fala demais Voltar
Comente este texto