Opinião > Diplomacia de risco Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. João Larizzatti

    Os EUA deixam seus vizinhos portarem armas atômicas? Por que a Rússia deixaria? Sem querer defender a invasão russa, é preciso ir mais fundo nessa análise.

    Responda
  2. Laudgilson Fernandes

    Agora só basta o Brasil se entupir de armas nucleares, rezar para que cada brasileiro tenha pelo menos uns dez filhos, manter o sistema de casta ( eu disse manter o sistema de casta) somente neste caso poderá perder o complexo de vira-latas que tanto a Folha e seus súditos latinos-americanos-Faria Lima ajoelhados perante a águia dos golpes, invasões e incetivador de guerras pelo mundo, aceitarão o Brasil em sua plenitude e soberania.

    Responda
  3. RUBENS GOMES VIEIRA VIEIRA

    Lula deveria ter falado tudo que disse na visita que fez ao Biden. Cantou de galo no quintal errado. Agora, vai ter que correr como vira-lata com rabo entre as pernas. Disse a verdade mas sem moderação, errou.

    Responda
  4. MERCEDES NAZAR CANDIDO

    A folha até de mentiras usa para continuar defendendo os interesses dos EUA. E ainda se diz um jornal a serviço do Brasil, que piada. (Abner Nazaré Cândido)

    Responda
  5. eli moura

    não se preocupem, depois deste alerta, Celso Amorim, Mauro Vieira e Antonio Patriota vão ligar para voces para perguntar o que tem que ser. O Brasil não deveria ser um viralata esperando os EUA atirarem o osso. Na geopolitica não há certo ou errado, há interesses e o A guerra da Ucrania atende a que interesse? Porque não conversam? Que pais é o principal comprador das commodites brasileiras? Porque a politica neoliberal se adequaria a um pais tão desigual como o Brasil?

    Responda
  6. Otto Nelson Nobre de Brito

    Quando o presidente Francês Macron foi a China e voltou dizendo que a Europa deveria ser mais independente o que Folha Pensou? Fez alguma crítica? É certo que a Rússia reagiu de forma desproporcional contra a Ucrânia que foi usada para afrontar a sua soberania pelos americanos que insistia em instalar mísseis em suas fronteiras, isto é fato. Lula tem razão em culpar os dois lados, Russos e Americanos. A nação da Ucrânia, não o seu presidente, é bucha de canhão nesta Guerra.

    Responda
    1. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Dois pesos e duas medidas. Mísseis americanos em Ucrânia? Intenção para? Quem viu? Quem disse? "fato" ou achismo, especulação, teoria de conspiração? Está certo que não dá para confiar em ninguém, mas eu sei o que é fato: o próprio Putin disse que vai colocar armas núcleares 'táticas' em Bielorrúsia, e quem coloca mísseis nucleares em Kaliningrado já faz muitos anos e quem sabe aonde mais na fronteira com países do leste europeu perde um pouco o moral para reclamar dos outros, não acham?

  7. Antônio João

    A FSP está mal informada, hoje o ex-chanceler Celso Amorim deu entrevista à Globo News, quando deixou cem por cento claro, que a posição do Brasil é a de sempre, de não alinhamento. Quando a FSP trás matéria como essa induz seu leitor ao erro.

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      A folha não está mal informada, é sacanagem mesmo. (Abner Nazaré Cândido)

  8. Sergio Saraiva

    Diferente do que a Folha pensa, a diplomacia ativa e altiva do governo Lula anterior não se estava em vender soja à China, mas em fazer frente a um golpe de Estado patrocinado pelo EEUU em Honduras. Custou-nos um golpe de Estado aqui no Brasil, anos depois e com o mesmo patrocinador. Hoje, o governo Lula mostra-se pragmático e sabedor de que o R e o C da sigla BRICS referem-se a Rússia e China e o B é de Brasil. Quanto aos EEUU, continuam considerando que o Brasil não faz parte do Ocidente.

    Responda
  9. Petrônio Alves Filho

    "O patrão mandou colocar uísque na feijoada, do you like macacada, do you like macacada!" Essa música demonstra bem como a nossa mídia nos defende.

    Responda
  10. eli moura

    Parem com mentiras Lula defendeu a soberania dos países, mas o mais importante de imediato são as vidas e por isto o cessar fogo. Vai se a mesa e negocia, não precisa negociar a devolução da Califórnia, Nevada, Colorado, Montana, Alabama , Arizona e Texas pro México, ou Malvinas pra Argentina e Gilbratar pra Espanha.

    Responda
  11. Marcia Guimaraes

    Irresponsável, boquirroto e papagaio de chines. Enfim, o mundo descobre, espantado, que Lula é uma fr@aude.

    Responda
  12. ALEXANDER PEREIRA DA SILVA

    Exatamente, editorialistas... Onde já se viu o Brasil discutir (e não se alinhar) com Rússia e China (o R e o C dos BRICS) e não se alinhar diretamente com a OTAN (já que estamos no Atlântico Sul), não é mesmo? E já fechamos a Embaixada ucraniana no país? (isso é uma ironia)

    Responda
  13. Orasil coelho pina

    Lula se reuniu com governadores para discutir violência nas escolas, mas faz manifestações que o coloca a favor do Putin, que destrói um país: creches, escolas, hospitais, cidades inteiras ucranianas são bombardeadas, covardemente! Se fosse em um circo, talvez tivesse algum sentido!

    Responda
  14. Ney Fernando

    Se Lula não tomar noção, estará do lado errado quando isso terminar, seja porque Rússia e China baixaram a bola, seja porque as duas ditaduras alcançaram a hegemonia sobre o mundo. Putin certamente apoiaria o Brasil se o país resolvesse tomar para si um pedaço da Argentina (por exemplo, aquela ponta onde estão as cataratas do Iguaçu), mas nossa Constituição proíbe a guerra de conquista que ele tanto preza.

    Responda
  15. LUIZ OTAVIO CRUZ TEIXEIRA

    Com apoio do Brasil, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou nesta quinta-feira, vinte e três de fevereiro de dois mil e vinte e três, uma resolução que pede a retirada das tropas russas da Ucrânia. A votação ocorreu na véspera de a guerra completar seu primeiro ano. Revista Exame.

    Responda
  16. Luciano Prado

    A manchete deveria ser: O QUE A FOLHA E O DEPARTAMENTO DE ESTADO DOS EUA PENSAM. Os "lambe-botas" não têm cura.

    Responda
    1. Maria de Felipe Martinez

      Boa! Mas nos bastidores o que os diplomatas americanos e europeus falam eh um pouco diferente da linha editorial da FSP.

  17. paulo brondi

    Alguém já viu a FSP escrever "ditaduras direitistas"? Bom, ela apoiou uma, né?!

    Responda
  18. Alexandre Sartori Barbosa

    Parece que o governo dos EUA assumiu um risco desnecessário ao espionar Dilma, financiar a Farsa Jato, prender Lula sem provas e fazer um impeachment sem crime de responsabilidade.

    Responda
    1. Max Morel

      Pode fake news, Arnaldo?

  19. RAULAND BORBA BATISTA

    Retas paralelas : na política as retas paralelas se encontra no infinito e lá vamos entra Lula e Bolsonaro Votar , apoiar governos de extrema direita e extrema esquerda é perigosos e tem seus riscos

    Responda
    1. josé SOARES

      Extrema esquerda com Alckmin,Simone e outros democratas?

  20. João Eduardo

    Fico no aguardo dessa analise.

    Responda
  21. João Eduardo

    Se raciocínio da folha está correto da mesma forma que Lula se alinha à Russia/China, vocês se alinham as USA. Ou poderiam fazer uma análise um pouco mais profunda e perceber que existem argumentos consistentes que mostram o envolvimento Nato na Ucrânia desde o Maiden. Perceber e ser honesto ao afirmar isso não me alinha - e nem a ninguém- à propaganga russa. Negar algo cristalino como isso me torna desonesto. Não acredito na ingenuidade da folha. Vocês são capazes de fazer uma analise honesta.

    Responda
    1. PETER MAURICE ERNA CLAESSENS

      Qual foi o envolvimento da Otan no ‘maiden’? Quem? Armas? Como? Especulação, não fatos. Fato: tanques russos entraram em um país soberano para destruir tudo até conseguir o que bem pretender. Otan foi só a desculpa, e tanto a revolução quanto a resistência são iniciativas ucranianas contra o imperialismo sangrento _russo_, não ocidental.

  22. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Quem está alinhando o Brasil à Rússia e China são os EUA, e quem está papagaiando é a mídia brasileira. Se você não está comigo, é meu inimigo: os EUA querem de nós submissão incondicional. Lula condenou ambos os lados, mas a fala contra a Rússia some do noticiário, fica somente a crítica aos EUA, que são tão responsáveis pela guerra quanto a Rússia. Vítima é mesmo a Ucrânia, bombardeada pela fricção entre as superpotências. Lula mostra o óbvio.

    Responda
  23. eli moura

    o que a diplomacia brasileira pede é um cessar fogo, definir apoio a uma ou a outra parte não significa uma posição a favor de cessar fogo, ouvir as partes sim. Armar uma das partes não significa uma posiçao a favor de cessar fogo, mais negociar não armar desde que a outra parte cesse a agressão sim. Neste mundo de interesses não existem certos e errados, mas há vidas que devem ser consideradas. E Lula está considerando vidas, não está sozinho, China, India, Africa do Sul, Israel, Arabia...

    Responda
  24. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Séculos de submissão, à Portugal, à Inglaterra, aos EUA, trouxeram ao Brasil atraso e pobreza. Porque tanto medo de ver o Brasil se posicionar pela paz e pelo multilateralismo nas relações internacionais? Porque fechar os olhos para não ver o óbvio, que os EUA manipulam a UE e induzem a Ucrania à guerra, para enfraquecer seus adversários no projeto de hegemonia mundial, Rússia e China?

    Responda
  25. Paulo Silva Barbosa

    Esta política de alinhamento, mais por interesses pessoais ideológicos aos nacionais , nos levará mais uma vez postergar o país, adiar de entrar no grupo das nações do 1° Mundo. Peca pela miopia de um governo que esquece a neutralidade é necessária para obter melhores ganhos ao país, e saber relacionar com o mundo inteiro .

    Responda
    1. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

      Enxergue, Barbosa, que o que Lula busca é sair do alinhamento incondicional com os EUA, que existe há quase um século e nos leva ao subdesenvolvimento. Busca o multilateralismo, o fima da submisssão sem contrapartida que nos impõe os EUA. Além do mais, é preciso ver o óbvio: EUA e UE manipulam a Ucrânia, a grande vítima do conflito, para fustigar seus adversários, Rússia e China.

  26. cleuza Maria rossi

    E o resto do Mundo estão errados então... Apoiar a Rússia é vergonhoso, para não dizer Covardia!!! #VergonhaAlheia

    Responda
  27. ELvira Maria

    O alinhamento à China é a clara e única opção do Brasil neste momento. Já fizemos a opção pelo outro lado. Resultou na Lava Jato, Temer, Bolsonaro e, mesmo agora, em promessas vazias e ameaças a nossa soberania. Se é para colocar as coisas em perspectivas, façamos com a devida responsabilidade.

    Responda
    1. josé SOARES

      Verdade.EUA só apoiam países latinos americanos em golpes e submissão a eles.

  28. Marcelo Magalhães

    A Folha segue seu script de desqualificar sistematicamente o governo Lula. É agressão à inteligência sugerir alinhamento com um dos lados e busca pela paz. Óbvio que tem que haver intimidade com os entes envolvidos, sejam lá quem forem. Quem realmente não quer uma terceira guerra mundial tem que apoiar a única liderança mundial que se mobiliza em função disso, ao invés de ficar fazendo ilações provincianas de ideologias superadas.

    Responda
  29. Ernesto Dias Junior

    Calma gente. Ele só está seguindo a orientação do seu novo guru, Reinaldo Azevedo.

    Responda
  30. Rodrigo Andrade

    Quantas gafes, patacoadas e tiros no pé serão necessários pra maioria dos brasileiros se convencer que Lula nada mais é que um oportunista, de inteligência muito limitada e que só está de novo nessa cadeira pelo péssimo governo Bolsonaro? Mesmo assim tendo ganhado por muito, muito pouco?

    Responda
  31. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Esta postura do 13, ninguém no mundo está entendendo.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Pra mim, é zero surpresa. O descondenado sempre gostou de aparecer e ficar sob holofotes, mesmo que isso acabe por prejudicar o cidadão brasileiro.

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Parece quê enlouqueceu

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.