-
Tadeu Humberto Scarparo Cunha
Cara Manuela muito bom, Hilário e atualissimo,só nos resta rir ou gargalhar.
-
RAFAEL VICENTE FERREIRA
Dá uma moralzinha!
-
LUIZ FERNANDO SCHMIDT
Para mim, demais mesmo são esses "chás": de fralda, de revelação, disso e daquilo. Soube o sexo de meu filho e de minha filha quando nasceram. Nada antes. Sem ultrassom, teste genético ou o que seja. Sem bolinhos. Sem ansiedade.
-
Humberto Sampaio Correa
Quanto a todos os gêneros possíveis da criança, OK. Já ser Vasco, é muita sofrência para um recém-nascido.
-
Ivo Ferreira
Realmente, essa história já deu. Essa profusão de opções, cada uma mais mal explicada do que outra,virou piada Tudo bem que as pessoas tenham suas opções. Mas , daqui a um tempo, cada pessoa vai se incluir em uma letra, ou símbolo diferente. É ridículo.
-
Erica Luciana de Souza Silva
É impressão minha ou a colunista está debo*chando da diversidade de gênero. Considerando q somos o país q mais ma*ta trans sexuais no mundo e um dos q mais hostiliza aqueles q a sociedade considera diferentes, concluo q a coluna em nada nos acrescenta. Pelo contrário. Estamos mal de colunistas. Vontade de ler o outro jornal.
-
Deisi Gonçalves
Também achei de péssimo gosto.
-
Marcos Benassi
Cara Erica, nossa colega Bruna teve idêntica impressão. Eu, por outro lado, achei que é mais uma crítica à nossa loucura societária contemporânea, a mania de carimbos e à "normalidade": o júbilo do pai ao descobrir que era só um menino e pronto, "Vasco!", foi hilário. Enfim, acabo sempre por defender que o humor transite por caminhos de risco: antes corrê-lo, com um mínimo de cuidado, do que calá-lo, creio.
-
-
Marcos Benassi
[Sençura, que loucura. Benceu-ne pelo cansaço. Até encontrar o que escrevi de proscrito. Fossilizo, viro pedra, KHago troços de aço.] Tenha dó, negada, é chato, inútil e datado. Vamo em frente, vá...
-
Marcos Benassi
Hahahahah! Fan tás ti co. Pantametagruélico! Supercalifragilisticoexpialidoso, como diria a Mary Poppins! Jesus da Goiabeira, grato pela minha estéril falta de paternidade: antes da sobremesa, comi uma lasanha cor de burrro (ou nem tanto) quando foge, e fugi dessa, com sucesso. Aliás, faltou isso, Manú: cupcake cor de burrro quando foge dá em criança do gênero Bozólito. Evidentemente, a crônica do chá de revelação não precisa fazer crítica político-partidária; eu a faço só porque sou burrro.
-
FRANCISCO DE OLIVEIRA
Acho deliciosos os comentários do Sr. Marcos Benassi. Até fico atrás dos escritos da Folha que podem ter os comentários dele. Assim que acabei a leitura deste ensaio, sabia que ia encontrá-lo. Você é hilário cara.
-
-
Carla C Oliveira
Eu fico imaginando uma conenção de psicólogos, etc, para fazer essa classificação...
-
Marcos Benassi
Ah, minha cara, num sai nádegas que preste: só mesmo uma reunião de criação do porta dos fundos pra excretar uma palheta tipológica dessas. Haja Pantone! E Pantoprazol, também: céus, que azia essa tipologia! Hahahahah!
-
-
Bruna Duarte
Primeiro pensei que a piada fosse sobre o fato de precisar fazer um chá revelação, mas aí com a lista ridicularizando diferentes designações de gênero me pareceu que talvez isso que fosse a piada. Sim, humor não tem explicação, mas ridicularizar a diversidade de gênero no país que mais mata pessoas trans no mundo mostra bem o privilégio e a alienação de quem não tem que pensar sobre isso.
-
Deisi Gonçalves
Concordo totalmente.
-
Marcos Benassi
Ah, Bruna, prezada, há contrapontos à sua observação: eu respeito demais as escolhas alheias, e convivo perfeitamente bem com minha caretice de gênero e com a liberdade alheia em definir o próprio. Talvez por isso, tenha gargalhado com a loucura da madrinha, e a alegria do pai vascaíno. O ridículo não tem privilégio de gênero: todos nós temos os nossos próprios. E é saudável poder rir de si. Quem sabe isso ameniza a crítica?
-
Alcides Castro
Tente ler o texto novamente
-
Eduardo Salomão
Exatamente, Bruna. Pensei a mesma coisa!
-
ana lucia de lara campos
A lista nao ridiculariza as designações de gênero somente demonstra o quanto essa questão ficou complexa e de difícil entendimento . É humor sim..e muito bem feito. Parabens a autora! me representou!
-
joão moreira
Que desculpa fraca essa sua, hein Bruna! Só pra defender uma miríade de gêneros sub gêneros, tudo porque essa nova geração, se não tiver um generozinho pra chamar de seu, ela entra em depressão!
-
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Crônica sobre a burguesia, que faz sexagem fetal, um exame caro, que antecipa esse conhecimento em poucas semanas. Eu descobri o sexo do meu filho pelo ultrassom, como 99% das brasileiras. Aí não dá para ter festa de revelação.
-
Marcos Benassi
Danielle, minha cara, que falta de criatividade! Se a surpresa será "estragada" pelo exame de ultrassonografia, bem, fizesse-se uma festa de revelasom! Hahahah, desculpaê pelo trocadalho porco...
-
-
Alcides Castro
Homo, hétero, bi e assexuado não seria suficiente?Ah...já ia me esquecendo....tem também o ex-gay de igreja evangélica!!!
-
Marcos Benassi
Ôôô, Alcides, peralá: ex-gay é outra coisa, pode sê-lo por inúmeras razões. Os das igrejas foram *Curados*, o que faz diferença! (Pra pior, note-se)
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.