Mônica Bergamo > 'Não somos obrigados a seguir todas as opiniões dos EUA', diz Celso Amorim Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Recordo que esse senhor, quando ministro das Relações Exteriores, apoiou um egÃpcio em detrimento de um brasileiro para a Unesco. Então, quem é subserviente aos interesses estrangeiros?
Isso se chama dignidade. SaÃmos de uma posição de subserviência para uma de independência é isso.
Finalmente saÃmos da vassalagem para uma posição digna na comunidade internacional. Parece sonho! Temos um governo que pensa em nós em primeiro lugar!
Mais de uma centena de comentários e muita ingenuidade
Manda quem tem dindin pra investir, ofertar, emprestar, comprar e vender. A China é o maior player comercial do mundo globalizado, portanto é influenciador peso pesado. Tem dindin e arsenal militar de ponta.
Quem aqui é democrata? Você vai ser cancelado. É assim que o PT trata seus eleitores e apoiadores.
Até tu Brutus? Celso Amorim e Lula são uns ingratos, o Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a democracia brasileiras. Bolsonaro, militares, polÃticos e parte da população (50%) estavam fechada com o golpe, que não só se concretizou por que os militares tiveram medo de peita os Estados Unidos . A ditaduras daqui seria ala Rússia , onde só se daria bem os amigos do rei. O estado brasileiro viraria uma entidade , algo parecido com CBF, que enterrou o futebol brasileiro .
A analogia histórica, neste caso, não é com o Tratado de Versalhes, mas com as cedências sucessivas a Hitler (Ãustria, Sudetas, etc.). É isso que o Lula defende ao aceitar a anexação da Crimeia pela Rússia? Quanto à "expansão" da OTAN, concordo com os princÃpios de Amorim. É do interesse dos paÃses da Europa Oriental integrarem a aliança das democracias, como defesa face ao expansionismo da ditadura Russa. Cabe a todos nós, começando pelo Putin, respeitar essa opção,
Chega a ser patético ver uma certa esquerda brasileira suportando seus argumentos em figuras sinistras como Kissinger. O mesmo "pragmatismo" de Kissinger que esteve na base do apoio ao golpe de Pinochet e a todo o tipo de atrocidades no Vietname, entre outras. A chamada dualidade de critérios.
O governo de Luiz Inacio sempre precisou de uma sombra para abrigar ao lado ou na frente dos pseudo- Chancheleres . Celso Amorim sombras do Mauro e Marco Aurelio Garcia sombra de Patriota
E nem dos russos, chineses, nicaraguenses, bolivianos e cubanos...
Diz um antigo provérbio: Quem semeia vento colhe tempestades. Tempestades são péssimas para o agribusiness.
... os vermelhos e os verdes-amarelos amam uma guilda de canalhas!!!...Dios Mio!!!... O Sr. C. Amorim está com os beiços manchados de cor vermelha Red Crimea-13 de tanto exagerar no Drink da moda dos vermelhos o Bloody Nadja ( buquê e notas de sangre Ucraniano)!...
... Putin para C. Amorin ( no jantar de boas vindas -em algum lugar desconhecido em Moscou-2023):...veja se advinha que drink é este, Tavarascht ( Camarada em Russo ) Amorim?Amorim em resposta: Mmmm, deixe me advinhar, não é Bloody!Putim(com sorriso classico de quem apertou algum botão vermelho):Não! Amorim: camarada Putin,eu desisto mas tem um buquê de sangue fresco. Putin: Drink que estreou em 2022, um sucesso glorioso de nossos mestres em Drinks, Bloody Nadja (Sangue fresco-seco Ucraniano!
Na sua tática de morde e assopra o Sr. Presidente já desdisse o que dissera e agora é contra a invasão. Fiquem agora os bocós defensores dele chupando o dedo. Mas o fato que ele não pode apagar é que sua imagem está profunda e eternamente manchada no mundo ocidental. Mas gosto não se discute ele tem a alternativa de se mudar para a RPC ou para a Rússia, se o aceitarem .
Lula, como sempre, excelente! Ora vejam só, o Brasil não poder manifestar seu interesse pela paz no conflito Rússia x Ucrânia, sem as bênçãos previamente do governo americano! Parece que Biden termina de ser apresentado ao Lula! Se surpreender com a autonomia do Brasil expressa por Lula!
A cada dia que passa, Lula comprova "que é o cara"!
A Rússia, por necessidade, tornou-se uma colónia da China e o Brasil está a oferecer-se à China para o mesmo fim.
Beto Rockefeler quer mostrar que é a mocinha capaz de derrota o King Kong . Dar uma de bom, afinal o Obama jocosamente já o disse ser " o cara" e só ele acreditou. Óbvio que o Brasil é soberano e não deve submeter-se a nenhum paÃs mas lemnbremos que se a economia externa só tiver a China como cliente estaremos no doentio e submisso monopólio de comprador que nos fará, se quiser, de gato e sapato.
Lula falastrao! Para que abrir a boca! Meu deus , está pior que o bolsonaro em materia de abrir a boca. Meu deus. Boca fechada nao entra mosca. Para que falar ? Que estipidez. Fico imaginando se o ocidente derrotar a Russia … nos btasileiros vamos ser os alvos de sansoes da europa e eua por culpa de estupidez , falacao
Se Sansoes virão da Europa será que Dalilas virão dos EUA?
“A expansão da OTAN não contribui para a paz, contribui para mais tensões” - A OTAN não se expande comendo paÃses, é sim uma organização de porta aberta, entra quem quer, quando todos aceitam. Se a OTAN se tem expandido é porque os vizinhos da Rússia sabem que, ou entram para a organização ou são invadidos. Se a Geórgia tivesse entrado na OTAN não tinha sido invadida, se a Ucrânia tivesse entrado na OTAN não tinha sido invadida.
CorretÃssimo.
“[o Brasil] pode contribuir para um mundo que não esteja dividido em uma "guerra fria", entre os bons e os maus.” É incrÃvel esta afirmação porque quando o Brasil se coloca do lado da Rússia e da China e contra todo o Ocidente, está precisamente a tentar dividir o mundo em dois e a criar uma guerra fria.
“[sobre a Europa] O que você quer? Uma vingança? Quer dar uma lição?” - A Europa 1. Defende o direito internacional; 2. Defende-se a si própria;
“A guerra não é uma solução nem para a Rússia nem para a Ucrânia.” - Se a guerra não é uma solução para a Ucrânia, qual seria a solução? Deixar de existir?
Em resumo, o Brasil escolhe como adversários o Ocidente em geral e os EUA em particular, defende a estratégia e os interesses chineses, está empenhado na vitória russa, contra as sanções e o apoio em equipamento militar, não explica mas tem as negociações como o caminho para o reconhecimento da derrota ucraniana. Em suma, se houve quem tivesse escrito que Lula fala demais, esta entrevista vem mostrar que não falou pois a explicação vem dizer o mesmo.
Se quiser debater alguma ideia, cá estou, mas essa sua afirmação é apenas parte da propaganda de uma certa esquerda que não é a minha. Além de falsa é completamente ofensiva para os ucranianos. Informe-se sobre os resultados dos inquéritos que têm sido feitos na Ucrânia sobre o que os ucranianos querem a respeito de conquistar ou ceder territórios para alcançar a paz.
Ao escrever " o Brasil escolhe... como adversário os EUA" E É " contra o envio de armas" vc confessou que: a Ucrânia luta por procuração, pelos EUA e OTAN.
Assim Como os EUA, Apoiaram "nossa democracia" também receberam em seu paÃs o "possÃvel" lÃder maior do Golpe
Além do mais China e Rússia também reconheceu a vitória de Lula imediatamente
Sou petista, mas temos que admitir erros de Lula e agora de Celso Amorim nessa tentativa de por fim a guerra... não se deve agora apontar culpados pelo estágio em que a guerra está, sem nenhum indÃcio de tratativas de paz.. porém, para trazer todos pra negociação, não se pode condenar qualquer atitude, de nenhum paÃs até aqui.. que isso seja feito após selado um acordo de paz....
Celso Amorim diz que também “tem a ver com a desdolarização e com a busca de um equilÃbrio no mundo”. Portanto e tendo o Brasil escolhido um lado, depreende-se que querem equilibrar o mundo pelo lado das ditaduras contra as democracias. Porquê?
Ao aceitar a anexação da Crimeia pela Rússia, Lula se posicionou do lado da Rússia.
Não é cetdade, o Brasil criticou os dois lados.
Os EUA e a União europeia e a Ucrânia sabiam da iminência da guerra, foram presunçosos, achando que a Rússia não seria capaz de confrontar a força bélica que seria enviada a Ucrânia... assim não houve nenhuma tratativa pra evitar essa guerra. Entrou e agora precisa sair... pra isso tem que Neiva negociar... e como não se dispõe a essa negociação, essa guerra não se sabe até onde irá, e aà entre o clube da Paz que Lula insiste em criar com outros paÃses. Quem vai ganhar com uma guerra sem fim?
Isso, o Brasil é livre pra apoiar invasão, morte, rapto de crianças, ataque a civis...
Que mito?! Bolsonaro é nazista e já foi defenestrado... Quem está apoiando a violência agora é o Lula...
Invasão, mortes por Pandemia, rapto de crianças, ataques a civis, disseminação de discursos de ódio e produção em massa de Fake News era a plataforma de governo do teu Minto. Aibda lembras disso?
Não é verdade, o Brasil quer acabar com a guerra.
Em matéria de ataques o seu mito é campeão
Só lembrando que esse pelego, quando chanceler brasileiro, ao passar pela imigração americana, humilhou-se, retirando os sapatos por ordem dos funcionários da alfândega…
Não é verdade. foi Celso Lafer.
Errou de pelego. Gado não reconhece o próprio pelo.
bottega. voce tem certeza disso. que eu saiba foi o embaixador celso lafer que o fez. acho que voce esta confundindo os celsos da vida.
Biden está sendo cÃnico, pois sabe que quem começou a guerra foi o State Department, aplicando seis bilhões de dólares (segundo Victoria Nuland) no golpe de 2014, que derrubou o governo legÃtimo, favorável à Rússia, para colocar no poder um comediante tÃtere. E tentou colocar bases "americanas" na Ucrânia e apoiou o massacre de cidadãos de cultura russa no Donbass. Putin tinha que intervir.
Vai firme, Amorim!
Não precisa seguir os EUA, mas para um assunto de guerra, mantenha-se neutro.
Vejam como o sujeito se expressa. Que nÃvel!
Posição sobre a guerra: nem concordo, nem discordo mas muito pelo contrário
Diplomacia da vergonha que compactua com criminosos de guerra. Vergonha de um presidente que faz o papel internacional ridÃculo de Chamberlain dos trópicos...
As motivações de Chamberlain são irrelevantes para este debate. Interessam as intenções e as ações. Chamberlain não teve qualquer problema em aceitar a cedência a um ditador de de territórios pertencentes a paÃses menores e mais fracos. "Chamberlain dos trópicos" é uma expressão extremamente adequada, infelizmente.
Ricardo, para entender a posição de Chamberlain é necessário entender a situação polÃtica da Europa na época. A princÃpio, Chamberlain viu no austrÃaco um excelente aliado para barrar a onda socialista que estava invadindo a Europa.
Não é verdade, o Brasil wuer o fim da guerra.
Criminoso de guerra é o Biden.
Infelizmente a fala do presidente da Romênia foi censurada: "A Rússia é um Estado agressor, que violou à força a soberania territorial da Ucrânia e tentou anular sua independência, inclusive em violação da Carta da ONU."
Guilherme, se a situação do paÃs e da população forem utilizados como argumento para censurar a fala de um presidente como fez a EBC, nosso presidente pode parar de viajar, pois há motivos de sobra para ele ser censurado em todos os continentes.
Wilson, eu tive a oportunidade de visitar a Romênia, o guia era um engenheiro responsável por instalações industriais, fala cinco lÃnguas, inglês, alemão, sueco e espanhol, além da lÃngua nativa. Atualmente trabalha como guia turÃstico, pois todas as indústrias do paÃs fecharam as portas depois que a Romênia entrou para a União Europeia. Triste.
Quanta bobagem nossos dirigentes manifestam nas suas opiniões. Será que ninguém é animado por valores morais? A invasão da Ucrânia foi um atentado à ética, pela simples razão que muitos seres humanos perderam a vida e ainda outros perderão para satisfação da vaidade dos dirigentes invasores. Será que o resultado compensou tantas mortes? Só nas cabeças dos Celsos e dos Lulas isso pode fazer algum sentido.
Paulo, nas relações entre potências pode existir tudo, menos ética, do contrário não haveria espionagem e isso não é exclusividade de nenhuma potência.
nao vi vc falando assim quando os eua invadiram o iraque.
Casa Branca diz querer terminar guerra na Ucrânia e expressa confiança na relação com Brasil após comentários de Lula. Suficiente? É informação da porta bvoz do governo norte americano. É preciso entender e respeitar os nossos diplomatas, dentre os melhores do mundo.
Nao ha respeito para diplomatas q acobertam as besteiras q cornetam seus chefes. Todos erramos mas pior e nao reconhece-los e tentar acobertar-los.
O Brasil está finalmente sob a égide do Comunismo. Alinhado com a China, com o maluco do Putin, com todas as ditaduras totalitárias do mundo, a saber: Coréia do Norte, Venezuela, Nicarágua. Resta rezar. Que Deus proteja o nosso Brasil...
putin representa uma oligarguia de direita, sob as bençãos da igrega ortodoxa, china é o maior parceiro comercial dos EUA, o pais que mais tem milionários no mundo, comunismo ocorre quando o estado é dono de todos os meios produtivos, talvez só na coreia do norte exista ainda alguma coisa assim, voce vive em plutão ou é qidealface?
Com muitos louvores seu comentário passa a fazer parte dos "Comentários de Tornozeleira ". Parabéns, não esmoreça e cuidado com o comuna debaixo da cama.
Delirios...
Cessão Você tem razão: melhor ser subserviente a Rússia. CUBA Coreia do Norte é Sudão. QUE TAL?
DelÃroos...
O Biden propôs fazer negociações de paz, mas o Putin, em 2/12/22 recusou-se. O que os EUA devem fazer? Implorar pra ele negociar? O que, pra ele, deve ser difÃcil ouvir é que ele não quer a paz.
Os EUA não aumentam nem diminuem membros da OTAN, são os paÃses europeus que escolhem entrar ou ficar de fora. Os paÃses da Europa de Leste optaram livremente pela aliança com as democracias ocidentes contra regimes como o Russo, que entretanto virou uma ditadura pura e dura. O tempo demonstrou que foi a melhor opção que poderiam tomar, por muito que isso custe a quem prefere ditaduras a democracias.
a otan deveria ter sido extinta em mil novencetos e noventa quando a Urss foi dissolvida mas nao. os eua preferiram aumentar seus membros que hoje e de trinta e um paises. e agora querem a georgia azerbaijao e a moldavia todas ex republicas sovieticas. o russos sabem que nao cedo ou tarde havera um confronto militar em suas fronteiras. espero que o putin a se mantenha calmo e nao aperte o botao.
Pena que Deus limitou apenas a inteligência humana deixando a estupidez infinita.Parabens aos incompetentes desse governo que se superam a casa dia.
Se engana, competência é encontrar o canminho da paz.
Só os estúpidos acreditam na inocência de Zelenski, é um cara tão odiento quanto Putin, ele sabe que jamais irá vencer a Rússia, ele sabe que os locais invadido por Putin é de população em sua grande maioria russa, esse cara usa o próprio povo ucraniano, como moeda de troca pra alimentar seu ego, esse! até ontem era um palhaço de profissão, o Putin é sanguinário! e se quisesse já teria dizimado tudo e todos, e no entanto o palhaço continua a vender a alma pros americanos/Otan, em troca de nada.
Realmente o Brasil de hoje não tem que pedir bênção pros E.U. como Bolsonaro dizia amém na época de Trump. Exigem proteção da nossa Amazonia mas onde está a ajuda para tal.
CapÃtulo 1 da retratação que vai ter que acontecer depois da fala parcial e de improviso do chefe, assunto absoluto destes dias. Adeus neutralidade. Os americanos sabem como apertar o nó em um subdesenvolvido. Vamos cuidar das nossas coisas que tem muito problema aqui dentro e nenhum padrinho poderoso confiável lá fora. Cuidado com o Quem não está comigo está contra mim e deslumbramento e mau aconselhamento não fazem muito bem. A Direita agradece a força tão cedo.
Afinal, a Rússia DEVOLVE a CRIMEIA para os ucranianos, além de dezenas de cidades "tomadas" nessa "brincadeira" que já dura mais de um ano? Ou não devolve NADA e já "pomos" fim nessa guerra imediatamente, pois está nos atrapalhando? Não li isto aqui!
O entrevistado esta sendo diplomata e não quer claramente contradizer as bobagens q seu chefe disse sobre a guerra. Poderia ter sido mais corajoso com a verdade.
mas , no final, quais são suas opiniões sobre os regimes da Nicaragua, da Russia, da China , do Venezuela??
O bovÃdeo vai para onde o boiadeiro manda.
Os bozolinos e a Jovem KLAN vão a loucura.....bozo foi o melhor parceiro de jóias da Arábia Saudita. Micheque....ex primeira Dama da Noite...fez a festa dos xeiiques.
Grande diplomata. Parabéns pela entrevista. O Brasil para ser uma nação respeitada tem que defender seus interesses em primeiro lugar, deixar de lado o complexo de vira-lata, ser a favor de um mundo mais equilibrado e mais justo, só assim seremos uma nação com futuro e deixarmos de ser uma colônia, ou como o termo atual, uma neocolônia. .
celso amorin . avisa ao seu presidente que homem dada a palavra nao volta atras.
Mundo mais equilibrado com a Russia e China com suas politicas expansionistas invasorasÂ… qta ingenuidade.
Nossa diplomacia tá voando... rsrs Mas estão certos (lula e Amorin), afinal de contas não precisamos vender nada para os EUA ou União Europeia...
Se engana, o fim da guerra é condição para a recuperação da economua mundial e de aumento do nosso comércio com o mundo todo. Vá se informar sobre os maiores parceiros comerciais do Brasil
Bozolino detectado
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mônica Bergamo > 'Não somos obrigados a seguir todas as opiniões dos EUA', diz Celso Amorim Voltar
Comente este texto