Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. neli faria

    Recordo que esse senhor, quando ministro das Relações Exteriores, apoiou um egípcio em detrimento de um brasileiro para a Unesco. Então, quem é subserviente aos interesses estrangeiros?

    Responda
  2. Paulo Junges

    Isso se chama dignidade. Saímos de uma posição de subserviência para uma de independência é isso.

    Responda
  3. Rosane Aubin

    Finalmente saímos da vassalagem para uma posição digna na comunidade internacional. Parece sonho! Temos um governo que pensa em nós em primeiro lugar!

    Responda
  4. Manoel Cardoso

    Mais de uma centena de comentários e muita ingenuidade

    Responda
  5. Manoel Cardoso

    Manda quem tem dindin pra investir, ofertar, emprestar, comprar e vender. A China é o maior player comercial do mundo globalizado, portanto é influenciador peso pesado. Tem dindin e arsenal militar de ponta.

    Responda
  6. RAULAND BORBA BATISTA

    Quem aqui é democrata? Você vai ser cancelado. É assim que o PT trata seus eleitores e apoiadores.

    Responda
  7. RAULAND BORBA BATISTA

    Até tu Brutus? Celso Amorim e Lula são uns ingratos, o Estados Unidos foram os primeiros a reconhecer a democracia brasileiras. Bolsonaro, militares, políticos e parte da população (50%) estavam fechada com o golpe, que não só se concretizou por que os militares tiveram medo de peita os Estados Unidos . A ditaduras daqui seria ala Rússia , onde só se daria bem os amigos do rei. O estado brasileiro viraria uma entidade , algo parecido com CBF, que enterrou o futebol brasileiro .

    Responda
  8. Carlos Oliveira

    A analogia histórica, neste caso, não é com o Tratado de Versalhes, mas com as cedências sucessivas a Hitler (Áustria, Sudetas, etc.). É isso que o Lula defende ao aceitar a anexação da Crimeia pela Rússia? Quanto à "expansão" da OTAN, concordo com os princípios de Amorim. É do interesse dos países da Europa Oriental integrarem a aliança das democracias, como defesa face ao expansionismo da ditadura Russa. Cabe a todos nós, começando pelo Putin, respeitar essa opção,

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Chega a ser patético ver uma certa esquerda brasileira suportando seus argumentos em figuras sinistras como Kissinger. O mesmo "pragmatismo" de Kissinger que esteve na base do apoio ao golpe de Pinochet e a todo o tipo de atrocidades no Vietname, entre outras. A chamada dualidade de critérios.

  9. Roberto Ferreira

    O governo de Luiz Inacio sempre precisou de uma sombra para abrigar ao lado ou na frente dos pseudo- Chancheleres . Celso Amorim sombras do Mauro e Marco Aurelio Garcia sombra de Patriota

    Responda
  10. José Eduardo de Oliveira

    E nem dos russos, chineses, nicaraguenses, bolivianos e cubanos...

    Responda
  11. José Speridião Jr

    Diz um antigo provérbio: Quem semeia vento colhe tempestades. Tempestades são péssimas para o agribusiness.

    Responda
  12. Cleomar Ribeiro

    ... os vermelhos e os verdes-amarelos amam uma guilda de canalhas!!!...Dios Mio!!!... O Sr. C. Amorim está com os beiços manchados de cor vermelha Red Crimea-13 de tanto exagerar no Drink da moda dos vermelhos o Bloody Nadja ( buquê e notas de sangre Ucraniano)!...

    Responda
  13. Cleomar Ribeiro

    ... Putin para C. Amorin ( no jantar de boas vindas -em algum lugar desconhecido em Moscou-2023):...veja se advinha que drink é este, Tavarascht ( Camarada em Russo ) Amorim?Amorim em resposta: Mmmm, deixe me advinhar, não é Bloody!Putim(com sorriso classico de quem apertou algum botão vermelho):Não! Amorim: camarada Putin,eu desisto mas tem um buquê de sangue fresco. Putin: Drink que estreou em 2022, um sucesso glorioso de nossos mestres em Drinks, Bloody Nadja (Sangue fresco-seco Ucraniano!

    Responda
  14. José Speridião Jr

    Na sua tática de morde e assopra o Sr. Presidente já desdisse o que dissera e agora é contra a invasão. Fiquem agora os bocós defensores dele chupando o dedo. Mas o fato que ele não pode apagar é que sua imagem está profunda e eternamente manchada no mundo ocidental. Mas gosto não se discute ele tem a alternativa de se mudar para a RPC ou para a Rússia, se o aceitarem .

    Responda
  15. Jane Medeiros

    Lula, como sempre, excelente! Ora vejam só, o Brasil não poder manifestar seu interesse pela paz no conflito Rússia x Ucrânia, sem as bênçãos previamente do governo americano! Parece que Biden termina de ser apresentado ao Lula! Se surpreender com a autonomia do Brasil expressa por Lula!

    Responda
    1. Jane Medeiros

      A cada dia que passa, Lula comprova "que é o cara"!

    2. Pedro Gonio

      A Rússia, por necessidade, tornou-se uma colónia da China e o Brasil está a oferecer-se à China para o mesmo fim.

    3. José Speridião Jr

      Beto Rockefeler quer mostrar que é a mocinha capaz de derrota o King Kong . Dar uma de bom, afinal o Obama jocosamente já o disse ser " o cara" e só ele acreditou. Óbvio que o Brasil é soberano e não deve submeter-se a nenhum país mas lemnbremos que se a economia externa só tiver a China como cliente estaremos no doentio e submisso monopólio de comprador que nos fará, se quiser, de gato e sapato.

  16. Mariano Aparecido

    Lula falastrao! Para que abrir a boca! Meu deus , está pior que o bolsonaro em materia de abrir a boca. Meu deus. Boca fechada nao entra mosca. Para que falar ? Que estipidez. Fico imaginando se o ocidente derrotar a Russia … nos btasileiros vamos ser os alvos de sansoes da europa e eua por culpa de estupidez , falacao

    Responda
    1. Reinaldo Viotto

      Se Sansoes virão da Europa será que Dalilas virão dos EUA? 

  17. Pedro Gonio

    “A expansão da OTAN não contribui para a paz, contribui para mais tensões” - A OTAN não se expande comendo países, é sim uma organização de porta aberta, entra quem quer, quando todos aceitam. Se a OTAN se tem expandido é porque os vizinhos da Rússia sabem que, ou entram para a organização ou são invadidos. Se a Geórgia tivesse entrado na OTAN não tinha sido invadida, se a Ucrânia tivesse entrado na OTAN não tinha sido invadida.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Corretíssimo.

  18. Pedro Gonio

    “[o Brasil] pode contribuir para um mundo que não esteja dividido em uma "guerra fria", entre os bons e os maus.” É incrível esta afirmação porque quando o Brasil se coloca do lado da Rússia e da China e contra todo o Ocidente, está precisamente a tentar dividir o mundo em dois e a criar uma guerra fria.

    Responda
  19. Pedro Gonio

    “[sobre a Europa] O que você quer? Uma vingança? Quer dar uma lição?” - A Europa 1. Defende o direito internacional; 2. Defende-se a si própria;

    Responda
  20. Pedro Gonio

    “A guerra não é uma solução nem para a Rússia nem para a Ucrânia.” - Se a guerra não é uma solução para a Ucrânia, qual seria a solução? Deixar de existir?

    Responda
  21. Pedro Gonio

    Em resumo, o Brasil escolhe como adversários o Ocidente em geral e os EUA em particular, defende a estratégia e os interesses chineses, está empenhado na vitória russa, contra as sanções e o apoio em equipamento militar, não explica mas tem as negociações como o caminho para o reconhecimento da derrota ucraniana. Em suma, se houve quem tivesse escrito que Lula fala demais, esta entrevista vem mostrar que não falou pois a explicação vem dizer o mesmo.

    Responda
    1. Pedro Gonio

      Se quiser debater alguma ideia, cá estou, mas essa sua afirmação é apenas parte da propaganda de uma certa esquerda que não é a minha. Além de falsa é completamente ofensiva para os ucranianos. Informe-se sobre os resultados dos inquéritos que têm sido feitos na Ucrânia sobre o que os ucranianos querem a respeito de conquistar ou ceder territórios para alcançar a paz.

    2. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Ao escrever " o Brasil escolhe... como adversário os EUA" E É " contra o envio de armas" vc confessou que: a Ucrânia luta por procuração, pelos EUA e OTAN.

  22. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

    Assim Como os EUA, Apoiaram "nossa democracia" também receberam em seu país o "possível" líder maior do Golpe

    Responda
    1. Luiz Carlos Dambroso De Oliveira

      Além do mais China e Rússia também reconheceu a vitória de Lula imediatamente

  23. Mauricio Ferreira Da Silva

    Sou petista, mas temos que admitir erros de Lula e agora de Celso Amorim nessa tentativa de por fim a guerra... não se deve agora apontar culpados pelo estágio em que a guerra está, sem nenhum indício de tratativas de paz.. porém, para trazer todos pra negociação, não se pode condenar qualquer atitude, de nenhum país até aqui.. que isso seja feito após selado um acordo de paz....

    Responda
  24. Pedro Gonio

    Celso Amorim diz que também “tem a ver com a desdolarização e com a busca de um equilíbrio no mundo”. Portanto e tendo o Brasil escolhido um lado, depreende-se que querem equilibrar o mundo pelo lado das ditaduras contra as democracias. Porquê?

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Ao aceitar a anexação da Crimeia pela Rússia, Lula se posicionou do lado da Rússia.

    2. José Bueno

      Não é cetdade, o Brasil criticou os dois lados.

  25. Mauricio Ferreira Da Silva

    Os EUA e a União europeia e a Ucrânia sabiam da iminência da guerra, foram presunçosos, achando que a Rússia não seria capaz de confrontar a força bélica que seria enviada a Ucrânia... assim não houve nenhuma tratativa pra evitar essa guerra. Entrou e agora precisa sair... pra isso tem que Neiva negociar... e como não se dispõe a essa negociação, essa guerra não se sabe até onde irá, e aí entre o clube da Paz que Lula insiste em criar com outros países. Quem vai ganhar com uma guerra sem fim?

    Responda
  26. Rodrigo Negrão

    Isso, o Brasil é livre pra apoiar invasão, morte, rapto de crianças, ataque a civis...

    Responda
    1. Rodrigo Negrão

      Que mito?! Bolsonaro é nazista e já foi defenestrado... Quem está apoiando a violência agora é o Lula...

    2. WALTER TRAVASSOS

      Invasão, mortes por Pandemia, rapto de crianças, ataques a civis, disseminação de discursos de ódio e produção em massa de Fake News era a plataforma de governo do teu Minto. Aibda lembras disso?

    3. José Bueno

      Não é verdade, o Brasil quer acabar com a guerra.

    4. Claudio Luiz da Cunha

      Em matéria de ataques o seu mito é campeão

  27. Augusto Bottega

    Só lembrando que esse pelego, quando chanceler brasileiro, ao passar pela imigração americana, humilhou-se, retirando os sapatos por ordem dos funcionários da alfândega…

    Responda
    1. José Bueno

      Não é verdade. foi Celso Lafer.

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Errou de pelego. Gado não reconhece o próprio pelo.

    3. Rubens gonçalves

      bottega. voce tem certeza disso. que eu saiba foi o embaixador celso lafer que o fez. acho que voce esta confundindo os celsos da vida.

  28. Ernesto Pichler

    Biden está sendo cínico, pois sabe que quem começou a guerra foi o State Department, aplicando seis bilhões de dólares (segundo Victoria Nuland) no golpe de 2014, que derrubou o governo legítimo, favorável à Rússia, para colocar no poder um comediante títere. E tentou colocar bases "americanas" na Ucrânia e apoiou o massacre de cidadãos de cultura russa no Donbass. Putin tinha que intervir.

    Responda
  29. Ernesto Pichler

    Vai firme, Amorim!

    Responda
  30. Matheus Teodoro Silva Filho

    Não precisa seguir os EUA, mas para um assunto de guerra, mantenha-se neutro.

    Responda
  31. Joaquim Rosa

    Vejam como o sujeito se expressa. Que nível!

    Responda
  32. Lucas Simão da Costa e Silva

    Posição sobre a guerra: nem concordo, nem discordo mas muito pelo contrário

    Responda
  33. Ricardo de Vasconcelos

    Diplomacia da vergonha que compactua com criminosos de guerra. Vergonha de um presidente que faz o papel internacional ridículo de Chamberlain dos trópicos...

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      As motivações de Chamberlain são irrelevantes para este debate. Interessam as intenções e as ações. Chamberlain não teve qualquer problema em aceitar a cedência a um ditador de de territórios pertencentes a países menores e mais fracos. "Chamberlain dos trópicos" é uma expressão extremamente adequada, infelizmente.

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      Ricardo, para entender a posição de Chamberlain é necessário entender a situação política da Europa na época. A princípio, Chamberlain viu no austríaco um excelente aliado para barrar a onda socialista que estava invadindo a Europa.

    3. José Bueno

      Não é verdade, o Brasil wuer o fim da guerra.

    4. Ernesto Pichler

      Criminoso de guerra é o Biden.

  34. Wilson Oliveira

    Infelizmente a fala do presidente da Romênia foi censurada: "A Rússia é um Estado agressor, que violou à força a soberania territorial da Ucrânia e tentou anular sua independência, inclusive em violação da Carta da ONU."

    Responda
    1. Wilson Oliveira

      Guilherme, se a situação do país e da população forem utilizados como argumento para censurar a fala de um presidente como fez a EBC, nosso presidente pode parar de viajar, pois há motivos de sobra para ele ser censurado em todos os continentes.

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      Wilson, eu tive a oportunidade de visitar a Romênia, o guia era um engenheiro responsável por instalações industriais, fala cinco línguas, inglês, alemão, sueco e espanhol, além da língua nativa. Atualmente trabalha como guia turístico, pois todas as indústrias do país fecharam as portas depois que a Romênia entrou para a União Europeia. Triste.

  35. Paulo Roberto Fernandes

    Quanta bobagem nossos dirigentes manifestam nas suas opiniões. Será que ninguém é animado por valores morais? A invasão da Ucrânia foi um atentado à ética, pela simples razão que muitos seres humanos perderam a vida e ainda outros perderão para satisfação da vaidade dos dirigentes invasores. Será que o resultado compensou tantas mortes? Só nas cabeças dos Celsos e dos Lulas isso pode fazer algum sentido.

    Responda
    1. Guilherme Zambrana Toledo

      Paulo, nas relações entre potências pode existir tudo, menos ética, do contrário não haveria espionagem e isso não é exclusividade de nenhuma potência.

    2. Rubens gonçalves

      nao vi vc falando assim quando os eua invadiram o iraque.

  36. José Bueno

    Casa Branca diz querer terminar guerra na Ucrânia e expressa confiança na relação com Brasil após comentários de Lula. Suficiente? É informação da porta bvoz do governo norte americano. É preciso entender e respeitar os nossos diplomatas, dentre os melhores do mundo.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Nao ha respeito para diplomatas q acobertam as besteiras q cornetam seus chefes. Todos erramos mas pior e nao reconhece-los e tentar acobertar-los.

  37. Jose Carlos Viana Mendes

    O Brasil está finalmente sob a égide do Comunismo. Alinhado com a China, com o maluco do Putin, com todas as ditaduras totalitárias do mundo, a saber: Coréia do Norte, Venezuela, Nicarágua. Resta rezar. Que Deus proteja o nosso Brasil...

    Responda
    1. armando moura

      putin representa uma oligarguia de direita, sob as bençãos da igrega ortodoxa, china é o maior parceiro comercial dos EUA, o pais que mais tem milionários no mundo, comunismo ocorre quando o estado é dono de todos os meios produtivos, talvez só na coreia do norte exista ainda alguma coisa assim, voce vive em plutão ou é qidealface?

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Com muitos louvores seu comentário passa a fazer parte dos "Comentários de Tornozeleira ". Parabéns, não esmoreça e cuidado com o comuna debaixo da cama.

    3. José Bueno

      Delirios...

  38. RAYMOND KAPPAZ

    Cessão Você tem razão: melhor ser subserviente a Rússia. CUBA Coreia do Norte é Sudão. QUE TAL?

    Responda
    1. José Bueno

      Delíroos...

  39. Telma Saraiva

    O Biden propôs fazer negociações de paz, mas o Putin, em 2/12/22 recusou-se. O que os EUA devem fazer? Implorar pra ele negociar? O que, pra ele, deve ser difícil ouvir é que ele não quer a paz.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Os EUA não aumentam nem diminuem membros da OTAN, são os países europeus que escolhem entrar ou ficar de fora. Os países da Europa de Leste optaram livremente pela aliança com as democracias ocidentes contra regimes como o Russo, que entretanto virou uma ditadura pura e dura. O tempo demonstrou que foi a melhor opção que poderiam tomar, por muito que isso custe a quem prefere ditaduras a democracias.

    2. Rubens gonçalves

      a otan deveria ter sido extinta em mil novencetos e noventa quando a Urss foi dissolvida mas nao. os eua preferiram aumentar seus membros que hoje e de trinta e um paises. e agora querem a georgia azerbaijao e a moldavia todas ex republicas sovieticas. o russos sabem que nao cedo ou tarde havera um confronto militar em suas fronteiras. espero que o putin a se mantenha calmo e nao aperte o botao.

  40. RAYMOND KAPPAZ

    Pena que Deus limitou apenas a inteligência humana deixando a estupidez infinita.Parabens aos incompetentes desse governo que se superam a casa dia.

    Responda
    1. José Bueno

      Se engana, competência é encontrar o canminho da paz.

  41. osmir vieira

    Só os estúpidos acreditam na inocência de Zelenski, é um cara tão odiento quanto Putin, ele sabe que jamais irá vencer a Rússia, ele sabe que os locais invadido por Putin é de população em sua grande maioria russa, esse cara usa o próprio povo ucraniano, como moeda de troca pra alimentar seu ego, esse! até ontem era um palhaço de profissão, o Putin é sanguinário! e se quisesse já teria dizimado tudo e todos, e no entanto o palhaço continua a vender a alma pros americanos/Otan, em troca de nada.

    Responda
  42. AILTON SOUZA

    Realmente o Brasil de hoje não tem que pedir bênção pros E.U. como Bolsonaro dizia amém na época de Trump. Exigem proteção da nossa Amazonia mas onde está a ajuda para tal.

    Responda
  43. altair moraes

    Capítulo 1 da retratação que vai ter que acontecer depois da fala parcial e de improviso do chefe, assunto absoluto destes dias. Adeus neutralidade. Os americanos sabem como apertar o nó em um subdesenvolvido. Vamos cuidar das nossas coisas que tem muito problema aqui dentro e nenhum padrinho poderoso confiável lá fora. Cuidado com o Quem não está comigo está contra mim e deslumbramento e mau aconselhamento não fazem muito bem. A Direita agradece a força tão cedo.

    Responda
  44. Paulo Roberto Cugini

    Afinal, a Rússia DEVOLVE a CRIMEIA para os ucranianos, além de dezenas de cidades "tomadas" nessa "brincadeira" que já dura mais de um ano? Ou não devolve NADA e já "pomos" fim nessa guerra imediatamente, pois está nos atrapalhando? Não li isto aqui!

    Responda
  45. LUIS FERNANDES

    O entrevistado esta sendo diplomata e não quer claramente contradizer as bobagens q seu chefe disse sobre a guerra. Poderia ter sido mais corajoso com a verdade.

    Responda
  46. Pierre Laville

    mas , no final, quais são suas opiniões sobre os regimes da Nicaragua, da Russia, da China , do Venezuela??

    Responda
    1. Neli de Faria

      O bovídeo vai para onde o boiadeiro manda.

  47. Claudio Luiz da Cunha

    Os bozolinos e a Jovem KLAN vão a loucura.....bozo foi o melhor parceiro de jóias da Arábia Saudita. Micheque....ex primeira Dama da Noite...fez a festa dos xeiiques.

    Responda
  48. Guilherme Zambrana Toledo

    Grande diplomata. Parabéns pela entrevista. O Brasil para ser uma nação respeitada tem que defender seus interesses em primeiro lugar, deixar de lado o complexo de vira-lata, ser a favor de um mundo mais equilibrado e mais justo, só assim seremos uma nação com futuro e deixarmos de ser uma colônia, ou como o termo atual, uma neocolônia. .

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      celso amorin . avisa ao seu presidente que homem dada a palavra nao volta atras.

    2. LUIS FERNANDES

      Mundo mais equilibrado com a Russia e China com suas politicas expansionistas invasoras… qta ingenuidade.

  49. Julhiano Cesar Avelar

    Nossa diplomacia tá voando... rsrs Mas estão certos (lula e Amorin), afinal de contas não precisamos vender nada para os EUA ou União Europeia...

    Responda
    1. José Bueno

      Se engana, o fim da guerra é condição para a recuperação da economua mundial e de aumento do nosso comércio com o mundo todo. Vá se informar sobre os maiores parceiros comerciais do Brasil

    2. Claudio Luiz da Cunha

      Bozolino detectado

  50. Julhiano Cesar Avelar

    Nossa diplomacia tá voando... rsrs Mas estão certos (lula e Amorin), afinal de contas não precisamos vender nada para os EUA ou União Europeia...

    Responda