Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo Camargo

    Nesta guerra não tem opção de lado é como a eleição de 2022, ficava com Lula ou com o antidemocrático que ñ sito o nome. Hj é assim vc fica com a Ukrania ou com um tirano que invadiu um estado soberano e democrático.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      voce esta vendo um lado da historia que a imprensa ocidental te conta. mas vou fazer algo a respeito. desde que o ze lenski assumiu começou a perseguir e prender e ate tirar a vida de todo o que fosse russo na ucrania. o numero de morte antes da invasao era de quatorze mil . os russos nao tinha opção senao se defender do batalhao Azov. o ze lenski chegou a proibir em publico que nao se podia falar russo em vias publicas sob pena de prisao. por ultimo a crimeia jamais voltara a ser da ucrania .

  2. Paulo Camargo

    Não tem preço ver um petista admitir com trinta anos de atraso a Queda do Muro de Berlim.

    Responda
    1. José Bueno

      Eu fiquei sabendo da Queda do Muro de Berlím pela boca de Eduardo Suplicy que celebrava este fato durante durante seu discurso no comicio de Lula na av. Paulista.

  3. Paulo Camargo

    Não tem preço ver um petista admitir com trinta anos de atraso a Queda do Muro de Berlim.

    Responda
    1. José Bueno

      Eu fiquei sabendo da Queda do Muro de Berlím pela boca de Eduardo Suplicy que celebrava este fato durante durante seu discurso no comicio de Lula na av. Paulista.

  4. Paulo Araujo

    Esse imbecil não se deu conta de que a opinião do Brasil e nada é a mesma coisa. Não era Lula que tinha resolvido o problema de 30 anos da relação Irã-USA? Todo mundo dá palpite no governo desse incompetente. Até a esposa tem mais ação que ele no governo! Deus me livre!

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      pois é . a janja esta extrapolando suas funcao de primeira dama. e o amado nao consegue dizer nao.

  5. Letácio Jansen

    Parabéns pela entrevista.

    Responda
  6. Telma Saraiva

    O Brasil precisa de uma esquerda mais moderna que não tenha mais o antiamericanismo como pauta de doutrinação. O Boric, presidente do Chile, parece ser uma boa promessa. Ele critica o Putin abertamente.

    Responda
    1. Rubens gonçalves

      o problema dos latinos e que sempre tem alguem para dizer amem a tudo que vem da potencia do norte. agora voce imagina o Andrés Manuel López Obrador o quanto sera que sofre por fazer fronteira com os eua. pergunte a ele se condenou a invasao e as sançoes ao regime de moscou. ?

    2. Telma Saraiva

      Sr. Guilherme, li e entendi. Interessam-me tambem as atitudes, nao apenas palavras. Vi na TV alguém da Casa Branca dizendo que cada palavra e ação do Brasil está sendo anotada. Professores de política internacional estão comentando sobre a diplomacia brasileira errática e que o acordo MercoSul- UE está mais distante e que os EUA podem fechar uma porta pro Brasil.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      Um dos grandes problemas dos brasileiros é a interpretação de texto. A maioria começa lendo com uma posição pré concebida. Isso é um truque do subconsciente, que guarda no cérebro o que está de acordo com suas convicções e apaga o que não está.

    4. Telma Saraiva

      Li sim. Eu não mandei recado para o Amorim. Escrevi para leitores em geral. Conversar com petistas passou a ser o mesmo que conversar com bolsonaristas, que seguem uma cartilha única.

    5. José Bueno

      Não leu a entrevista? Ou , então, não entendeu nada. Que nível!

  7. José Speridião Jr

    O muro de Berlin teria caído por uma confusa comunicação radiofônica......E assim começam as guerras.....Enquanto o Japão ganhava tempo na resposta em declaração de guerra seus aviões já estava a caminho de Pear Harbor......Lula apoiando Putin e Changai em alto e bom som define a sua posição numa eventual guerra. Paz nada está é arrnjando encrenca das grossas. Quer ver seu filho recrutado para lutar contra armas nucleares?

    Responda
  8. Neli de Faria

    Se falar dos Eua deve falar de Stálin… o passado não dá para ser alterado no presente. Deve ser estudado. A Rússia invadiu um país soberano e o Brasil se apega à guerra fria! A Rússia invadiu um país soberano e pegar para si terra de um país soberano. O lula, minúsculo de propósito, está errado.

    Responda
    1. neli faria

      Rubens: respondendo o passado no presente: como o senhor sabe quantos russos vivem na Ucrânia? Esquerda é incoerente: é a favor do putim porque é contra os eua, é a favor do ha mas porque é contra os eua.

    2. Rubens gonçalves

      quantos russos vivem e moram na ucrania.? antes da invasao. essa guerra foi provocada em dois mil e quatorze quando os interesses americanos saudavam a primavera arabe no OM e parte da africa que começou na tunisia. e quanto ao voto no lula nao se tinha opção na eleição passada. ou nao?

    3. Neli de Faria

      Votei para lula,mas, ao digitar o voto, não deletei meu bom senso. A Ucrânia foi invadida e o lula,por ter parado no tempo,, apoia o invasor. Repiso-me, a Ucrânia foi invadida,para anexar a terra ucraniana. Perfeita , Telma G7 Dagmar? Há muito deixei de crer em Papai Noel . Também não creio em político sr José: depois que o Brasil apoiou um egípcio em detrimento de um brasileiro para a Unesco...! O bolsonaro também apoiou putin...

    4. Telma Saraiva

      Sr. Dagmar, talvez só o Kissinger possa falar/escrever certas coisas. Quando é o vizinho falando a mesma coisa, talvez haja outra intenção e essas mesma coisa possa não ser bem recebida.

    5. Guilherme Zambrana Toledo

      Neli, a sua fixação em achar que a Rússia atual ainda é de Stálin, que morreu em 1953 e tão irreal quanto achar que a Alemanha atual é a mesma de Hitler, a Itália de Mussolini, os japoneses são kamikazes, os americanos ainda vivem o macarthismo, a Espanha Franco, Portugal Salazar, França Napoleão, etc.

    6. Telma Saraiva

      O problema é que não estamos lá pra ver como é a realidade vivida por eles. Já li mensagens de ucranianos que dizem que o Putim despejou muitos russos no leste da Ucrânia que passaram a morar "a trabalho". Eles dizem que o Putin agiu assim deliberadamente pra provocar movimentos separatistas. Como saber a verdades dos fatos? É difícil.

    7. Dagmar Zibas

      Quem parou no tempo da guerra fria foram os americanos. Rússia é um país capitalista agora. Não há razão de ameaçá-la com a OTAN. Kissinger disse isso. E Putin srntiu-se ameaçado. A região de Donbass tem 70% de russos que querem pertencer à Rússia. E Zelensky bombardeava essa região antes da guerra. Aliás, era o Batalhão Assov q bombardeada. Batalhão q usa símbolos nazistas. Procure se informar para não simplificar situações complexas.

    8. JO O SOUZA

      Se a Sra acha...

    9. José Bueno

      Ah, então é o Brasil que se apega à güerra fria? Minúsculo é o seu grau de leitura e análise dos fatos. Tem diplomacia sustentando nossas posições em defesa de nossos interesses.

    10. José Bueno

      Ah, então é o Brasil que se apega à güerra fria? Minúsculo é o seu grau de leitura e análise dos fatos. Tem diplomacia sustentando nossas posições em defesa de nossos interesses.

    11. Dagmar Zibas

      Está convidado oara o G7. Isso é ser minúsculo? Minúscula é a cabeça de quem ignora que EUA invadiram mais países e apoiaram mais golpes de Estado do que qq outro.

    12. Telma Saraiva

      Exato. Vamos falar do Stalin que perpretou o Holodomor, que matou milhões de ucranianos de fome. Praticar o genocídio parece estar no DNA dos governantes desse povo.

    13. Neli de Faria

      Votei para Lula . Mas ao digitar meu voto não deletei meu bom senso! Ah, bolsonaro também elogiou a Rússia…

  9. José Speridião Jr

    Com essa maravilha territorial que é o Brasil se tivéssemos 10% da fibra e tenacidade dos ucranianos aqui não haveria lugar pra esses politiqueiros e estaríamos em muito melhor situação financeira e padrão de vida . É isso que os membros do politburo detestam e fizeram questão até de destruir o maior avião do mundo feito na Ucrânia e que era um símbolo útil. Políticos encastelados detestam a livre iniciativa e parece que esta doença atingiu o Brasil,........que pena.

    Responda
  10. Cleomar Ribeiro

    ... O Sr. C. Amorin e seus parceiros bilionários insurrecionistas russos desenharam o plano de turismo insurrecionistas do chanceler russo pelas Terras Mágicas Sagradas das Américas. Esta estadia deles por aqui é para plantarem suas sementes de frutos amargos e fortalecerem os donos de escravos das Américas,pessoal!... Tem-se que drenar as asas destes insurrecionistas! ...Dios Mio!!!...

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Kkkkkk

  11. Marcelo Martins

    Vamos falar de massacre no Iemen, Arabia Saudita, Palestina, Colinas de Golã, Iraque, Vietnam, Hiroshima e Nagasaki??

    Responda
    1. José Speridião Jr

      Marcelo, a César o que é de César. Os países tecnicamente desenvolvidos: EUA, Alemanha, Japão, etc. cometeram a meu ver a bur rice de menosprezar a inteligência de outros povos que agora são ferozes competidores e lhes transferiram conhecimentos às custas de mão de obra barata mas o Brasil não teve papel nenhum pois era tão subdesenvolvido quanto. Os desenvolvidos terão suas contas a pagar e o Beto Rockfeler pensa que vai tirar alguma vantagem disso,. jamais.

    2. Marcelo Martins

      Nao precisa, mas esta hipocrisia Norte Americana não tem mais espaço no Mundo. A China cresceu virou gente Gigante e a Russia nao tem nada a perder.

    3. José Speridião Jr

      Mas precisa cotucar onça com vara curta?

  12. José Speridião Jr

    O Congresso Nacional precisa se posicionar a respeito. Já imaginaram os jovens reservistas brasileiros sendo convocados para defender Putin? Guerra é guerra e se tem dois lados o Sr. Presidente já escolheu de que lado está. Brasil não pode apoiar o genocídio que ocorre na Ucrânia. a questão vai muito além da territorial pois a Ucrânia já era perseguida desde os mais remotos tempos.

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      O incrível exército de Brancaleone, fortificado com picanha e azulzinho? Kkk

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      " jovens reservistas brasileiro convocados para defender Putin". kkkkkk...virou circo. Seu comentário só não vai para os "Comentários de Tornozeleira " para não humilhar os demais.

    3. Ernesto Pichler

      Dagmar, a desonestidade é característica dos bozofascistas. Não são capazes de entender que o causador e interessado na guerra contra a Rússia é o EUA, que usa a Ucrânia como teatro de operações, usando um comediante marionete.

    4. Dagmar Zibas

      Grotesco! Não leu a entrevista ou é desonestidade rastaquera. Precisa ser muito cara de pau para inventar que Lula vai mandar brasileiros lutar pela Rússia. Vexe-se de tal mentira.

    5. José Bueno

      Cada um fala o que quer, inclusive inventar que o Lula tem lado e quer envolver nossos jovens na guerra ... Que nível!!!

    6. Gabriella Beira Fernandes Costa e Silva

      O Presidente não pode simplesmente declarar guerra. Basta ler a Constituição Federal. Não dá pra resolver tudo numa canetada. Por favor, se informe antes de opinar. "Art. 49. É da competência exclusiva do Congresso Nacional: I - autorizar o Presidente da República a declarar guerra, a celebrar a paz, a permitir que forças estrangeiras transitem pelo território nacional ou nele permaneçam temporariamente, ressalvados os casos previstos em lei complementar;"

  13. Cleomar Ribeiro

    ... Quem lidera a Chacelaria é o Sr. C. Amorin, pessoal!Lá no Rio Branco agora só tem aulas para diplomatas PET,tópicos de hotelaria, culinária,samba com mulatas, prospecção de times de futebol, churrasco e tomar umas e outras, estão formando inúteis por lá, ninguém fala nada, deixa o C. Amorin subir a montanha de saias para todos verem seu fundo sujo .Onde estão os brutos-rudes-gentis do Itamaraty?As senhoras e os senhores do Itamaraty irão permitir esta sanha dos vermelhos em nos jogar na lama

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Cruz Credo! Além de esconderem-se debaixo das nossas camas esses vermelhos vão nos jogar na lama? Meus sais!

    2. LUIS FERNANDES

      Jose Bueno, o sr esta sendo mto repetitivo. Seu recado esta dando sono aos mais atentos

    3. José Bueno

      Feliz o país que tem um diplomata no nível de Celso Amorim. Anos atrás foi reconhecido pela mais influente revista de diplomacia do mundo como o diplomata do ano! Dentre os diplomatas de quase duas centenas de países do mundo. E ninguém contestou. Vamos falar sério.

    4. José Bueno

      Feliz o país que tem um diplomata no nível de Celso Amorim. Anos atrás foi reconhecido pela mais influente revista de diplomacia do mundo como o diplomata do ano! Dentre os diplomatas de quase duas centenas de países do mundo. E ninguém contestou. Vamos falar sério.

    5. José Bueno

      Feliz o país que tem um diplomata no nível de Celso Amorim. Anos atrás foi reconhecido pela mais influente revista de diplomacia do mundo como o diplomata do ano! Dentre os diplomatas de quase duas centenas de países do mundo. E ninguém contestou. Vamos falar sério.

    6. Neli de Faria

      Parece que esses senhores pararam no tempo da guerra fria. A Rússia invadiu uma nação soberana.

  14. Tersio Gorrasi

    O lado sombrio dessas ditaduras comunistas sequer foi mencionado nessas falas inconsequentes de Lula. A China se desenvolve a toque de caixa às custas da exploração dos trabalhadores, com trabalho análogo à escravidão, onde até uma ida ao banheiro tem o horário controlado. Trabalham exaustivamente doze horas por dia, os opositores são presos e até executados, não há liberdade de expressão. É isso que ele quer para o Brasil??

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      É isso aí companheiro! Abaixo a exploração da classe trabalhadora. Operários ao poder!

  15. Ernesto Dias Junior

    O esforço dos lulistas para promover a volta da direita é herculeo.

    Responda
  16. Cleomar Ribeiro

    ... A subida na Montanha Mágica Sagrada das Américas por vermelhos Red Crimea-13 e seus cantis cheios de seus Drinks BloodNadja, com Mix de Sangue fresco de humanos da Ucrânia. O Itamaraty nunca recuperará seu Status Sagrado de possuir voz em negociações de alto rendimento com os estrangeiros. Tudo perdido, os diplomatas foram jogados na lama por estes insurrecionistas, primeiro os verdes-amarelos e agora os vermelhos Red Crimea-13 e todos com seus figuirnos fake de democratas!Itamaraty morreu

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      O Itamaraty está como um frango com pescoço torcido pelos cozinheiros da equipe anterior da cozinha, no chão da cozinha, mais morto do que vivo a espernear (Lutando para se levantar e escapar dali) e com o cozinheiro a espreita por ali a preparar a água quente para depenar o frango e com aquela calma habitual a afiar o facão.E com o Sr. C. Amorim,Le chef cuisinier de la cuisine,este virar comida é quase certo!... 'cachorros', 'gatos' e 'ratos' com aquela alegria larga em suas caras!!!...

    2. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Esqueceu de citar o Bloody Mary, o drink stalinista?

    3. Rubens gonçalves

      o itamaraty tinha morrido no governo passado. mas para ser diplomata tem que estudar muito e se candidatar a vaga. Concurso de Admissão do Instituto Rio Branco (IRBr),órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores. Para ser Diplomata do Governo Brasileiro, o estudante precisa ser formado em algum curso de nível superior, de qualquer área. se alguem estiver interessado e so prestar concurso publico.

  17. LUIS FERNANDES

    Otima ideia trazer o chancelar russo ao Brazil. Isso demonstrou quão neutro Lula esta sobre essa guerra.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Ninguem pediu ao Brasil pra dar pitaco. Pior q mesmo sem pedir, o governo brasileiro manifestou claramente estar se aliando a Russia ao trazer o chanceler russo pra fazer declarações injustificáveis pro- guerra no Brasil.

    2. Dagmar Zibas

      Está conversando com todos. Zelensky não quer conversar. Quer ganhar a guerra. Não há como derrotar a Rússia. Tem que conversar. É isso que o Brasil propõe.

    3. LUIS FERNANDES

      Jose, fico feliz em dividir essa visao da guerra absurda com a invasao cruel russa na Ucrania. Fico perplexo com tantos leitores não concordarem. Abracos

    4. José Speridião Jr

      Olá Luis, quem sou eu para desculpá-lo? o debate é bom até nas contradições e pelo visto nem havia discordância. Abraços.

    5. LUIS FERNANDES

      Jose, desculpe mas estava usando sarcasmo pra mostrar a obvia parcialidade pro-russa e China do governo brasileiro

    6. José Speridião Jr

      Neutro? Nem detergente de lavar pratos. Você acha neutro quem diz que a Ucrânia é culpada pela invasão ? E também se posiciona sobre Taiwan como fez? Ora então seu conceito de neutralidade precisa de um banho de soda cáustica.

  18. José Speridião Jr

    Ao Ladrov, go home e ao Lula let´s get to work!

    Responda
  19. Telma Saraiva

    Sempre admirei o Amorim, mas está difícil de aceitar esse tipo de diplomacia. Tenho curiosidade de saber como é sentar-se à mesa com um condenado pelo tribunal de Haia por sequestrar milhares de crianças ucranianas. Dá pra ter ideia do sofrimento dessas crianças, causado pela separação com os pais? Das sequelas psicológicas?

    Responda
    1. Neli de Faria

      Deixei de admirar quando o Brasil apoiou um egípcio em detrimento de um brasileiro para a Unesco!

  20. MAURICIO FLEURY S MESTIERI

    Essa não é a tradição da diplomacia brasileira. Fechamos essa aliança estratégica com a China mas, não podemos fechar a porta dos EEUU e da UE. Principalmente se quisermos fazer parte da OCDE. Lula dando tiro no pé.

    Responda
  21. frankklim alencar figueiredo

    Vassalos querem ensinar Geopolítica aos Mestre Lula.

    Responda
    1. Ernesto Dias Junior

      Quem está prestando vassalagem a quem mesmo?

  22. Cleomar Ribeiro

    ...depois que o Sr. C. Amorin esteve na Rússia e bebeu o BloodyNadja ( Drink Especial de Bilionários Russos Insurrecionistas) embriagou ( o já embriagado C. Amorin por ser um Vermelho sedento por abastecer de ouro seus caixas e de escravos as gaiolas de donos-vermelhos de escravos e para servir de planejador e Guia de viagens do Chanceler Russo nas Terras Mágicas Sagradas das Américas!!!... Ousou a subir na montanha de saias, todos viram seu fundo sujo!!1

    Responda
  23. José Speridião Jr

    Midiáticos, tudo pela fama e o Brasil e os brasileiros que se da nem.......é isso que vemos.

    Responda
  24. José Speridião Jr

    É lamentável ver um profissional gabaritado desses envolvido pelas forças da hierarquia nessa trama onde o Brasil pode se dar muito mal. O papel anti diplomático que nossos representantes estão desempenhando nos faz lembrar da novela Beto Rockfeler em que o pobretão mentiroso de tudo fazia para se entranhar nas rodas sociais planejando um golpe do baú. Sr. Amorin, esse jogo não é nosso e o Brasil só tem a perder, os envolvidos não são moleques inexperientes. Sem essa de ideologia vulgar.

    Responda
  25. frankklim alencar figueiredo

    Quem ganhou até hj com os EUA promovendo golpes no Brasil? Quem reclama do Lula agora.

    Responda
    1. Neli de Faria

      EUA foi o primeiro país a reconhecer a vitória do lula, minúsculo de propósito. A Rússia invadiu para apossar das terras, um país soberano. E o atual governo se apega ao passado! E o bolsonaro elogiou Putin.

    2. Adller Sady Rijo Farias Costa

      O Brasil não é um Estado falido nem um poço de justiça. E a história brasileira vai muito além de um capachismo para com os Estados Unidos. O anti-americanismo primário é tão tolo quanto o servilismo para com os Yankees. Os problemas do Brasil não se explicam magicamente por um alinhamento eterno e deletério com os EUA que deveria ser rompido, alinhamento fantasioso. Nem os EStados Unidos nem a China são panaceias. O pensamento de Celso Amorim é simplório sob uma falsa aparência de pragmatismo.

    3. José Speridião Jr

      Trazer à cena a questão do imperialismo faz parte do imbróglio . Pega gente npouco vivida de calças curtas e essas os torna notórios. Pergunto: O que fazem os países França, Alemanha, Itália, Polônia, etc...ricos e diretamentew interessados...? Vizinhos que sofrem com questões energéticas ....e medo da guerra com bombas nucleares sujas. Agora vêm uns fantoches brasileiros advogar pelo interesse alheio e às nossas custa? Criemos juízo e tratemos dos problemas brasileiros.

  26. Telma Saraiva

    É muito importante que o Brasil se equilibre pelo caminho do meio, mas é o que ocorre no momento. O que parece é que o Brasil está tendo alinhamento incondional ao Putin. Atitudes falam mais alto do que palavras. O Amorim vai a Miscou, mas não vai a Kiev. O Lavrov vem ao Brasil, mas o chanceler ucraniano ainda não foi convidado. O Luis aceitou ir a Rússia, mas "não há planos" pra aceitar o convite do Zelenski.

    Responda
    1. Telma Saraiva

      Corrigindo: mas não é o que ocorre no momento.

  27. bruno silva

    Nesse rumo em que as ondas vão, o Barco Brasil vai logo logo afundar. Lula fala as coisas sem pé e sem cabeça. Lula não sabe de nada de política externa, muito menos sobre a guerra da Rússia contra a Ucrânia. Se der uma tempestade no mar, esse Barco vai balançar e vai virar e o Brasil será o novo Titanic, ou seja, a falência econômica comoan Argentina e a vergonha nacional e mundial. Tristes trópicos !

    Responda
  28. frankklim alencar figueiredo

    EUA é a imagem do Moro e moro a imagem dos EUA. Ignorantes, gananciosos, corruptos, covardes e acima de tudo, maus.

    Responda
    1. Albert Niches

      Bi to la do.

  29. frankklim alencar figueiredo

    Em menos de Dez anos atrás os EUA deu um golpe aqui e prendeu seu maior líder democrático, o Lula. O que mais pra colocar esse pessoal pra correr daqui?

    Responda
  30. frankklim alencar figueiredo

    Todas vezes que o Brasil tentou crescer, foi podado pelos EUA via sabotagem e golpes. Fato. Quem quer isso pra toda vida?

    Responda
  31. frankklim alencar figueiredo

    Só a elite corrupta ganha com a parceria com os EUA. O Povo sempre mendigando o pão.

    Responda
  32. frankklim alencar figueiredo

    O Povo já passou muita fome pra manter uma relação abusiva com os EUA. Chega.

    Responda
  33. frankklim alencar figueiredo

    EUA são uma "maravilha" se não concordar com a relação abusiva deles, o pau quebra. Vão catar coquinhos rapá.

    Responda
  34. roberto cardoso

    Está difícil não demostrar o amor por Putin,vtal qual fez Bolsonaro. Brasileiros fiquem atentos!!!!

    Responda
  35. Eduardo Freitas

    Essa turma do PT já não deu certo lá atrás... pra que insistir neles. Os vermelhos corruptos sempre foram contra os EUA.

    Responda
  36. paulo cesar cruz

    Não dou seis meses para Lula superar Bolsonaro em matéria de bobagens ditas. Nossa sorte é que Lula não é cruel , covarde e sádico como o anterior que debochava de gente sem ar, lembram ?

    Responda
  37. Mario Silveira

    Celso Amorim e Lula querem mandar nossos militares para a frente russa . Hahahaha !

    Responda
    1. DEBIE DOS SANTOS BASTOS

      Kkkkk. Tem meio fio pra pintar lá?

    2. José Bueno

      Ridículo!

  38. Marcos Medeiros

    Celso Amorim esclareceu o assunto, só não entendeu quem tem problema de compreensão ou é mal intencionado.

    Responda
  39. Caio Milani

    Celso Amorim , infelizmente , está muito sen il e não pode mais opinar pois coloca em risco a imparcialidade da política externa brasileira .

    Responda
  40. Luiz Antonio Ferretti

    O socorrista. Pífio e deprimente.

    Responda
  41. Wilson Rossi

    Qual é o problema em ser comunista Sr. Wilton.

    Responda
    1. Albert Niches

      Os extremos acomodam os vícios.

  42. julio c s barbosa

    ah! ele poderia falar bem menos...

    Responda
  43. Henrique Silva

    Parece não haver dúvidas que o governo brasileiro deseja a paz. Todavia, não contribui em nada para esse objetivo falas ingênuas que desconsideram a complexidade dos fatos e o senso comum. Num contexto de guerra é um despropósito medonho dizer que o país agredido também deseja o conflito quando tenta expulsar o agressor e destruidor do seu território. Quando não se sabe o que falar o correto é ficar calado.

    Responda
  44. Neli de Faria

    O governo lula ainda está no tempo da guerra fria. Um País invadido e o Brasil sendo subalterno ao invasor. E tem gente que ao digitar o voto, deletou o censo crítico e o bom senso e acha que procuração em branco para o eleito. Votei para lula, mas, não deletei o meu pensamento, senso crítico e bom senso.

    Responda
    1. neli faria

      Mania da esquerda, à míngua de saber fundamentar diz: e fulano? Tem gente que ao digitar o voto deletou o bom senso e a inteligência.

    2. Flávio Guilherme

      O censo quem tentou deletar foi o Bolsonaro.

  45. paulo cesar cruz

    Uma pessoa que passou , injustamente, diga-se de passagem, um ano ou mais na prisão tem um discurso simpático a um cara que invade, massacra e tortura homens, mulheres e crianças e isso quando não ocorre aqueles casos de envenenamento. Realmente , o ser humano é uma causa perdida.

    Responda
  46. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Como se vê por aqui, as opiniões contra a atitude de lula reúne exponenciais bozeiros de sempre. Aquele que quando , sem saber porque, criticam, já logo sacam o mantra do sarcófago da história : comunista. Francamente , só a folha pra incitar esse tipo de cerebelo. Mas o jornalao resolveu depor a jovem pun e tomar seu lugar. Vale QQ coisa.

    Responda
  47. Julio Cesar Grazziotin

    Quem será o próximo invadido pela Rússia, pois Putin quer retornar a União Soviética? Moldavia, Georgia ou quem sabe a Polônia. Até os finlandeses se assustaram. O narcisista do Putin deveria ter integrado a Rússia a Europa e não querer reerguer um império que não existirá de novo. Eu acredito que o Lulu e o Amorim devem escolher um vizinho russo para morar quando terminarem o mandato. Daí vamos saber qual a percepção mais próxima dos fatos.

    Responda
    1. DORIVAL CELESTINO GARCIA LOPES

      As posições pró ou contra EUA e RÚSSIA expressas nos comentários só ajudam a Guerra seguir seu curso, e isso interessa aos donos do dindin. Acabar com ela só quando o custo - benefício não der lucro. Talvez aí a Ucrânia já tenha sumido do mapa. Se alguém pensar fora da latinha, pode ser que se salve o país mais fraco e continue a existir e se reconstruir.

    2. armando moura

      parece querem invadir o brasil, compra um rifle, não durma a noite, fique vigiando.

  48. Julio Cesar Grazziotin

    Quem será o próximo invadido pela Rússia, pois Putin quer retornar a União Soviética? Moldavia, Georgia ou quem sabe a Polônia. Até os finlandeses se assustaram. O narcisista do Putin deveria ter integrado a Rússia a Europa e não querer reerguer um império que não existirá de novo. Eu acredito que o Lulu e o Amorim devem escolher um vizinho russo para morar quando terminarem o mandato. Daí vamos saber qual a percepção mais próxima dos fatos.

    Responda
  49. paulo cesar cruz

    Um visita que tinha tudo para ser um marco no governo Lula se transformou num desastre diplomático. A gente conhece bem o entorno de quem ocupa o poder. Todos se preocupam em não contrariar o todo poderoso, temos vivido este mesmo filme batido. Lula colocou na cabeça que é um grande líder do ocidente e que tudo que fala tem o toque angelical dos deuses... delírios colaterais de quem ocupa aquela cadeira. Lua só funciona com roteiro escrito mas vai convencer ele disso.

    Responda
  50. Neli de Faria

    Um País invadido e por ainda estar com o pensamento na Guerra Fria ser a favor? Venha para o Século vinte e um embaixador. A Ucrânia foi invadida e o lula, minúsculo de propósito!, estar apoiandoo invasor ? Recordo que no governo lula apoiou um Egípcio para a Presidência da Unesco. em detrimento de um Brasileiro. E qualquer aluno de Direito internacional sabe que é uma honra ter um Nacional presidindo um Órgão internacional.

    Responda
    1. neli faria

      Senhor Francisco, respondendo o passado no presente: não me fiz entender, por isso repiso-me: a esquerda ainda está no tempo da guerrafria.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      QQ aluno de direito internacional deve saber formar frases compreensíveis.