Ilustrada > A imagem feita por inteligência artificial que enganou jurados de um grande prêmio de fotografia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A fotografia é um recorte da realidade. A IA é uma colagem de recortes. Mas tanto uma quanto a outra são produzidas pelo Homem.
Talvez, em 2023, esteja na hora de reler Walter Benjamin em seu livro "Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnica", de 1936. A obra de arte perde sua "aura" pela reprodução técnica, mas não a possibilidade da democratização do acesso a imagens artÃsticas reproduzidas e/ou produzidas pela tecnologia (no caso de 1936, a técnica era a da fotografia e, não, a IA de 2023) criada pelo coletivo humano e aplicada individualmente pelo artista. Por que, não? Por que resistir a priori?
E qual será o pensamento e a opinião a respeito dessa matéria o nosso Sebastião Salgado? O que será que pensa? Ele que detém o olhar técnico, criativo, inteligente e sempre surpreendente nas fotografias que produz!
Interessantes os seus questionamentos. Apenas especulando, e jogando ideias ao vento, creio talvez pudéssemos fazer perguntas semelhantes para Da Vinci, Caravaggio, Michelangelo, Ticiano, Goya, Velázquez, Monet, Renoir, etc sobre a obra de Salgado.
1_ A imagem parece artificial. 2_ Não parece que o juri foi enganado.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > A imagem feita por inteligência artificial que enganou jurados de um grande prêmio de fotografia Voltar
Comente este texto