Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sergio ribeiro

    Sim, já foi traduzido para o português. Gosto daquela frase: "Ninguém nunca perdeu dinheiro duvidando da inteligência do público americano" (qualquer público na verdade).

    Responda
  2. Ernesto Pichler

    O fato é que o capitalismo é incompatível com a democracia. Isso é reconhecido, também, por Von Hayek, gurú da Escola de Chicago, de Pinochet e do fascismo. A tendência do capitalismo, quando entra em crise, é descambar para o fascismo, acabando de vez com a democracia burguesa. Nessa situação, é necessário defender a democracia burguesa, ainda que seja uma falsa democracia, pois é dominada por uma classe de 1%, mesmo que defendamos uma democracia real, de poder popular.

    Responda
  3. Tiago Sozo Marcon

    Sim, Henry Mencken já foi traduzido pro português. Trata-se do livro dos Insultos, edição da Companhia das Letras e tradução do Ruy Castro.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Obrigado Eduardo Rocha, pela dica do Absurdissimo de Santos Fernandes, que pesquisei e acabei de comprar num sebo virtual - pelos mesmos motivos seus, hehehe.

    2. Eduardo Rocha

      Tenho uma cópia em minha biblioteca e digo que só comprei por que vi o nome do Rui na capa, pois não conhecia Mencken. Da mesma forma comprei Absurdíssimo de Santos Fernandos, autor português, porque a capa era do Millôr.

  4. Gustavo Carvalho

    Não concordo com quase nada dessa colunista, mas reconheço que é muito inteligente e escreve muito bem. Quem dera todos os direitistas fossem como ela.

    Responda
  5. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "As únicas coisas boas que saíram de Baltimore, esta cidade de terceira categoria," quando um texto começa com uma frase como esta, já dá para perceber que vai ser muito mais radicalismo do que ideias.

    Responda
  6. Fernando Dolci

    Mencken foi traduzido sim, seu excelente "O Livro dos Insultos" é imperdível.

    Responda
  7. Alexandre Pereira

    Não se preocupe, a China vem aí para materializar a verdadeira democracia em escala global. Não teremos mais idiotas à esquerda ou à direita, pois será uma mão única. Todos quedarão felizes e satisfeitos, certos de um futuro brilhante a propalar que Mencken tinha razão.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      Cruz Credo!

  8. Marcos Benassi

    Hey, dona Deirdre, mas vossa mercê parece ter bastante certeza das glórias do liberalismo. Estará a senhora alguns passos atrás em civilidade? Ah, o comuna não crê nesse tal de Deus, só os menos fiéis. E o pessoal da Teologia da Libertação, mas tão quase extintos.

    Responda
  9. Leonilda Pereira Simoes

    Há um livro ótimo, engraçado, irônico, inteligente demais. O jornalista Mencken virou personagem do filme exemplar, O vento será tua herança, sobre o ardor religioso, sobre a política, um julgamento numa cidade do interior dos EUA, em 1925, em que um professor de Ciências é julgado por ensinar a Teoria da Evolução, de Darwin. Um retrato do atraso, do exagero do culto religioso e da intolerância, assuntos ainda atuais, com esplêndido elenco, Spencer Tracy, e Gene Kelly arrasando como Mencken.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Que sensacional, Leonilda, minha cara, grato da dica, vou buscar pra assistir. Em retribuição, uma dica folhética: quando escrever algarismos, junte-os a alguma palavra - tipo em1925 sem espaços nem vírgula depois: assim, a burrrice artificial do script sençurotrônico não empaca sua mensagem.

  10. Cleomar Ribeiro

    ... por que a cidade de Baltimore é cidade terceira categoria, pessoal???...

    Responda
    1. Leonilda Pereira Simoes

      Não pode ser de terceira categoria porque Billie Holliday nasceu lá. Fora de questão. Também são de lá Mencken e Wallis Simpson, que abalou o trono inglês. Billie tem estátua lá. Sofreu muito, mas encantou o mundo.

    2. Eduardo Rocha

      Pergunte ao Mencken

  11. Cleomar Ribeiro

    ... ' Paloma Hechicera'!!! ... ole, ole,... ole!!!... eu sou um 'Liberal', pessoal!!!... bem, eu acho que eu sou!!!!... Permitirei a mim a ver isto no decorrer de uma breve vida que me resta e dos fatos em concorrência!!!... a ver!!!... Agora, voltemos ao sr. C. Amorim, o 'Cozinheiro' do Instituto Rio Branco!!!...

    Responda
  12. Rodrigo Tupinambá Carvão

    Ótimo

    Responda
  13. joão moreira

    Uma coisa é certa: liberal que se preza não fica idealizando o futuro nem estimulando utopias.

    Responda
  14. Alexandre Corrêa Leite

    “O Livro dos Insultos de HL Mencken”, tradução e seleção de Ruy Castro, colunista desta Folha

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô, que dica! Valeu, meu caro. Eu mencionei, mas as únicas menções ao mencken que tenho na minha rota cabeça vieram das leituras infantis do Seleções do Reader's Digest. Esse apanhado do Ruy deve ser muito, muito melhor...

    2. Leonilda Pereira Simoes

      Um livro ótimo, engraçado, irônico, inteligente demais. O jornalista virou personagem do filme exemplar O vento será tua herança, sobre o messianismo religioso, sobre a política, o tumulto de um julgamento numa cidade do interior dos EUA, em 1925, em que um professor de Ciências é julgado por ensinar a Teoria da Evolução, de Darwin. Um retrato do atraso, do exagero do culto religioso e da intolerância, assuntos ainda atuais, com esplêndido elenco, Spencer Tracy, e Gene Kelly como Mencken.

    3. Enzo Phelipe Jawsnicker de Oliveira

      Tenho o livro. É ótimo! Está ao lado de A Segunda mais Antiga Profissão do Mundo, coletânea do Paulo Francis.