Elio Gaspari > A encrenca americana Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alaor Magno

    O exército americano é a mais letal arma de guerra já existente, somado ao poderio armamentista estadunidense o que torna impossível qualquer insurgência contra os domínios e interesses americanos em qualquer parte do mundo. Todos os caminhos levam a Washington, D.C.. O exército brasileiro que estava em décimo segundo lugar em poderio bélico caiu nos últimos anos para décimo sétimo lugar no ranking dos vinte maiores exércitos mundiais. Uma guerra desleal e inútil.

    Responda
  2. Manoel Cardoso

    Essa gente tupiniquim gosta mesmo de futrica. Uma formiga tomando partido em briga de elefantes. Melhor ver o jogo sentado nas cadeiras, não correr risco e torcer pelo empate.

    Responda
  3. PAULO CURY

    a pergunta é simples, vc vai ter que se mudar do Brasil, vc tem as opções China, Russia e USA, qual vc escolheria? Esquece ideologia ou qualquer outra coisa, pense só no prazer de viver

    Responda
  4. Guilherme Zambrana Toledo

    Até o início da década de noventa, haviam duas potências que de certa forma respeitavam a divisão geopolítica do mundo. Com a queda repentina de uma, o mundo parecia estar à mercê da potência sobrevivente. Era o Fim da História, como alguns alardearam. Plano posto em prática, foi absorvendo uma a uma as nações do espólio da potência falida, até chegar às portas da nação que desde Napoleão se mostrou uma barreira intransponível. A História se repete.

    Responda
  5. LUIS FERNANDES

    Sr Elio, goste ou nao goste, o sr e seus filhos se tiveres, ainda vao ter q aceitar os EUA como lideres mundias em tecnologia e financasÂ…

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Uai, Luis, o Elio agora deu pra negar fatos?

    2. LUIS FERNANDES

      Os EUA ainda geram muito mais patentes q a China q e otima copiadora das tecnologias americanas. O sistema aberto cultural e cientifico americano garantira essa hegenomia. E fato, gostem ou nao aos anti-americanos

    3. Valdir Teixeira da Silva

      O fato é que em tecnologia a China já se equipara aos americanos ou é superior, a única área ainda em que os americanos ganham são os semicondutores. No sistema financeiro os americanos ainda tem hegemonia, mas sem a hegemonia produtiva para parasitar parece que será superado.

  6. LUIS FERNANDES

    Jornalista claramente anti-americano. Ao q eu saiba, jornalismo descente e o q expoe fatos mas so mostrar o negativo revela claramente um problema pessoal.

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Nao tenho obrigacao de conhecer quem escreve alguma coisa. Julgo pelo conteudo muito mais q pelo autor. Simples assim mas complicado pro senhor

    2. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Se quis dizer anti-estadunidense é porque não leu direito, nem conhece quem escreveu. (Abner Nazaré Cândido)

  7. Francisco Paulo Almeida

    O gado prefere o inominável que vergonhosamente bate continência para a bandeira de outra nação. Lula está certo não precisamos da autorização dos americanos para nada.

    Responda
  8. Petrônio Alves Filho

    "Lula foi aos Estados Unidos em fevereiro e o Departamento de Estado organizou uma agenda miserável. Basta compará-la com a agenda chinesa. Espremidas, as duas se assemelham, com muito pirão e pouca carne. A cenografia chinesa, contudo, foi hollywoodiana." - Disse tudo! Pois agora, que os ianques corram atrás do prejuízo!

    Responda
    1. LUIS FERNANDES

      Putin e Xi, os lideres democraticos do planeta, adoram as piruetas e propaganda q nosso presidente encena.

  9. Nelson Goulart

    A pompa, para quem tem o ego deveras inflado, conta bem mais que as circunstâncias objetivas.

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Quantos acordos foram firmados? Foram bons para o Brasil?

    2. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Não à toa tinha comida livre e massagem na nababesca suíte presidencial do hotel onde ficou o casal. Em ego inflado e as opiniões podem variar rapidamente.

  10. RAFAEL VICENTE FERREIRA

    Poxa depois que Gaspari esmiuçou as questões relacionadas à justiça, democracia e perspectivas americanas, deu um desalento. Às vezes o espelho incomoda quando vemos que a imagem espelhada reflete aquilo que não queremos ver. Lá como cá é a mesma democracia e demais poderes (justiça, mídia, imprensa, mercado, jogos de poder). Como ainda não inventaram alternativa melhor, temos de nos conformar e engolir o que vem à mesa. Que seja farta só de pirão... é melhor do que só osso.

    Responda
  11. Jose Fernando Bastos

    Recebeu 15 mil dólares e teve que renunciar e no Brasil a se fosse assim, poucos ficavam no serviço público, oxalá que um aqui seja assim!

    Responda
  12. Wil Prado

    Lula preserva a política altiva de nossas relações internacionais.

    Responda
    1. Dalmo de Souza Amorim Junior

      Nicarágua, Angola, Cuba etc. confirmam!

  13. Wil Prado

    Lula está certo em manter ativa e altiva políticas de relações internacionais. Somos uma Nação com grande potencial, e não mera colônia dos EUA, como queria o apagado governo anterior. Lembram? Aquele que batia continência para a bandeira americana...

    Responda
  14. Marco A Moreira

    O presidente com suas críticas e comentários só envergonha o Brasil - tal qual seu antecessor. A sociedade americana com seus acertos e erros, hipocrisia, interesses bélicos etc. sempre permitiu a crítica .O mesmo não ocorre na China e Rússia. A guerra se faz porque a Rússia invadiu criminosamente a Ucrânia que resiste devido ajuda dos EUA e Europa. Não vai existir paz adotando a pauta do País invasor. Se o presidente não tem condições emocionais de governar o País que ele renuncie.

    Responda
    1. JAYME KOPELMAN

      Tolinho! JK

    2. josé SOARES

      Envergonha o país? A imprensa internacional mostra outra realidade .Somente os EUA e suas vozes espalhadas n

  15. Sergio Siqueira

    Lula fez o certo indo à China. Não tem que pedir pedir permissão aos EUA. Nunca se importaram com a América Latina. O Brasil é soberano!

    Responda
  16. Laudgilson Fernandes

    Os EUA estão decadentes moral, politica e economicamente. Como se dizia, se tenho a máquina pra fazer dinheiro,tenho o mundo nas mãos. No momento que mais da metade da população do mundo, isso é paises destes povos, puderem negociar sem a interferência do dólar, muito irá se perder deste poderio. Como disse o Lula: a correlação de forças políticas não é a mesma do pós guerra e os EUA não querem entender isso. A Guerra só interessa a eles, não interessa ao mundo.

    Responda
  17. NACIB HETTI

    Toda ocasião de crise na economia os americanos crescem com uma guerra; de preferência no quintal dos outros. Ajudado por um forte lobby da indústria bélica americana e com importante atuação das congêneres da Europa Ocidental. O ucraniano é a bucha do canhão.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Perfeito! Devo lembrar que as guerras americanas sempre são travadas no quintal dos outros, pois se fosse no próprio, não interessaria. Na Ucrânia, criaram a guerra perfeita: a indústria armamentista fatura horrores, os EUA posam de defensores da democracia e a Rússia é muito desgastada, tudo isso ao preço de muitos milhares de ucranianos e da destruição do seu país: uma pechincha!

  18. Luís Cláudio Marchesi

    Pela régua de Elio Gasparini e o Supremo norte-americano, no Brasil, com rararíssimas exceções, nossos ministros estão abaixo da crítica - seja por ações, decisões em autos, mordomias, posicionamentos escancaradamente políticos e... abusos salariais que ofendem à dignidiade de qualquer assalariado (sem falar nosmilhões de desempregados).

    Responda
  19. ROBERTO CEZAR BIANCHINI

    "Há cerca de 50 anos, fala-se de uma eventual decadência dos Estados e ela ainda não aconteceu". Decadência econômica pode-se argumentar a vontade sobre os EUA, mas um país que tenta banir livros ou proibir as pessoas de falarem palavras já está decadente e não se tocou ainda.

    Responda
  20. Ricardo Lobo

    Anacrônico e extremamente preconceituoso o comentário "octagenário". Total falta de respeito. Atitude medíocre.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Ricardo, é por causa de gente como você que os críticos do "politicamente correto" fazem a festa. Dizer que alguém com mais de oitenta anos de idade é octogenário é ser preconceituoso e desrespeitoso? Qual seria o termo correto? Nenhum, este fato deveria ser omitido? Isto sim, seria preconceituoso!

    2. Marcos Benassi

      Uai, Ricardo, 'tendi não: por acaso ele é "Septa"? Ser octogenário foi um dos grandes arJgumentos Republicanos contra sua eleição, inclusive com piadinhas - estas sim, bastante desrespeitosas. O Gaspari apenas mencionou o fato.

  21. Alexandre Pereira

    Enquanto isso, em um STF do bananal sulÂ…

    Responda
  22. frankklim alencar figueiredo

    Salvo algumas exceções. A "base militar" dos EUA no Brasil é concentrada nas colunas e editoriais da grande, velha e corrupta imprensa. Quase sem custo para os EUA, o contrário, muito lucro. Eua só entrega o GreenCard e garante impunidade.

    Responda
    1. frankklim alencar figueiredo

      Que eu saiba, WW e Merval são os mais ferozes traidores da pátria.

    2. João carlos Gonçalves de souza

      Verdade. Teve até colunista ameaçando depor o presidente.

  23. Marcos Benassi

    É, sêo Elio, os sobrinhos de Sam tão meio perdidos no blá blá blá. O seu colega Nelson de Sá fez notar que, ao lado de uns editoriais meio furiosos com o convescote Xing-ling, o financial times e a bloomberg publicaram gente relevante que adverte: o "surgeon general" desconfia que os EUA podem, eles, ficar isolados no mundo. Se defendem a nossa democracia, é em seu exclusivo interesse; ainda nele, deveriam mexer-se e mostrar-se vizinhos preocupados conosco, oferecendo mais do que migalhas, não?

    Responda
  24. Roberto Gomes

    Essa história do juiz norte-americano é difícil de engolir. Biden teria feito muito bem de, a partir do início de suagestão, ter deixado claro que não concorreria à reeleição. Teria aberto as portas para a sua vice e outros candidatos democratas. Não fez. Corre sério risco de perder para os republicanos.

    Responda
    1. Ivan Linares -- Recife - PE

      É mais ou menos o que está acontecendo aqui com Lula: Biden provavelmente não concorrerá à reeleição, mas não quer inaugurar desde já a corrida presidencial e ser deixado de lado faltando ainda um ano para o pleito. Ele também quer pelo menos ter uma voz ativa na escolha do candidato.

    2. Ivan Linares -- Recife - PE

      É mais ou menos o que está acontecendo aqui com Lula: Biden provavelmente não concorrerá à reeleição, mas não quer inaugurar desde já a corrida presidencial e ser deixado de lado faltando ainda um ano para o pleito. Ele também quer pelo menos ter uma voz ativa na escolha do candidato.

    3. Luiz Candido Borges

      A vice! Bem lembrado. Cadê a Kamala? Desde a eleição, nunca mais ouvi falar dela. Será que para o establishment americano uma mulher negra (nem é favelada...) é demais ou ela que não tem consistência mesmo?

    4. Alexandre Pereira

      Talvez seja justamente por conta da viceÂ…rsrsr

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.