Elio Gaspari > A encrenca americana Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O exército americano é a mais letal arma de guerra já existente, somado ao poderio armamentista estadunidense o que torna impossÃvel qualquer insurgência contra os domÃnios e interesses americanos em qualquer parte do mundo. Todos os caminhos levam a Washington, D.C.. O exército brasileiro que estava em décimo segundo lugar em poderio bélico caiu nos últimos anos para décimo sétimo lugar no ranking dos vinte maiores exércitos mundiais. Uma guerra desleal e inútil.
Essa gente tupiniquim gosta mesmo de futrica. Uma formiga tomando partido em briga de elefantes. Melhor ver o jogo sentado nas cadeiras, não correr risco e torcer pelo empate.
a pergunta é simples, vc vai ter que se mudar do Brasil, vc tem as opções China, Russia e USA, qual vc escolheria? Esquece ideologia ou qualquer outra coisa, pense só no prazer de viver
Até o inÃcio da década de noventa, haviam duas potências que de certa forma respeitavam a divisão geopolÃtica do mundo. Com a queda repentina de uma, o mundo parecia estar à mercê da potência sobrevivente. Era o Fim da História, como alguns alardearam. Plano posto em prática, foi absorvendo uma a uma as nações do espólio da potência falida, até chegar à s portas da nação que desde Napoleão se mostrou uma barreira intransponÃvel. A História se repete.
Sr Elio, goste ou nao goste, o sr e seus filhos se tiveres, ainda vao ter q aceitar os EUA como lideres mundias em tecnologia e financasÂ…
Uai, Luis, o Elio agora deu pra negar fatos?
Os EUA ainda geram muito mais patentes q a China q e otima copiadora das tecnologias americanas. O sistema aberto cultural e cientifico americano garantira essa hegenomia. E fato, gostem ou nao aos anti-americanos
O fato é que em tecnologia a China já se equipara aos americanos ou é superior, a única área ainda em que os americanos ganham são os semicondutores. No sistema financeiro os americanos ainda tem hegemonia, mas sem a hegemonia produtiva para parasitar parece que será superado.
Jornalista claramente anti-americano. Ao q eu saiba, jornalismo descente e o q expoe fatos mas so mostrar o negativo revela claramente um problema pessoal.
Nao tenho obrigacao de conhecer quem escreve alguma coisa. Julgo pelo conteudo muito mais q pelo autor. Simples assim mas complicado pro senhor
Se quis dizer anti-estadunidense é porque não leu direito, nem conhece quem escreveu. (Abner Nazaré Cândido)
O gado prefere o inominável que vergonhosamente bate continência para a bandeira de outra nação. Lula está certo não precisamos da autorização dos americanos para nada.
"Lula foi aos Estados Unidos em fevereiro e o Departamento de Estado organizou uma agenda miserável. Basta compará-la com a agenda chinesa. Espremidas, as duas se assemelham, com muito pirão e pouca carne. A cenografia chinesa, contudo, foi hollywoodiana." - Disse tudo! Pois agora, que os ianques corram atrás do prejuÃzo!
Putin e Xi, os lideres democraticos do planeta, adoram as piruetas e propaganda q nosso presidente encena.
A pompa, para quem tem o ego deveras inflado, conta bem mais que as circunstâncias objetivas.
Quantos acordos foram firmados? Foram bons para o Brasil?
Não à toa tinha comida livre e massagem na nababesca suÃte presidencial do hotel onde ficou o casal. Em ego inflado e as opiniões podem variar rapidamente.
Poxa depois que Gaspari esmiuçou as questões relacionadas à justiça, democracia e perspectivas americanas, deu um desalento. Às vezes o espelho incomoda quando vemos que a imagem espelhada reflete aquilo que não queremos ver. Lá como cá é a mesma democracia e demais poderes (justiça, mÃdia, imprensa, mercado, jogos de poder). Como ainda não inventaram alternativa melhor, temos de nos conformar e engolir o que vem à mesa. Que seja farta só de pirão... é melhor do que só osso.
Recebeu 15 mil dólares e teve que renunciar e no Brasil a se fosse assim, poucos ficavam no serviço público, oxalá que um aqui seja assim!
Lula preserva a polÃtica altiva de nossas relações internacionais.
Nicarágua, Angola, Cuba etc. confirmam!
Lula está certo em manter ativa e altiva polÃticas de relações internacionais. Somos uma Nação com grande potencial, e não mera colônia dos EUA, como queria o apagado governo anterior. Lembram? Aquele que batia continência para a bandeira americana...
O presidente com suas crÃticas e comentários só envergonha o Brasil - tal qual seu antecessor. A sociedade americana com seus acertos e erros, hipocrisia, interesses bélicos etc. sempre permitiu a crÃtica .O mesmo não ocorre na China e Rússia. A guerra se faz porque a Rússia invadiu criminosamente a Ucrânia que resiste devido ajuda dos EUA e Europa. Não vai existir paz adotando a pauta do PaÃs invasor. Se o presidente não tem condições emocionais de governar o PaÃs que ele renuncie.
Tolinho! JK
Envergonha o paÃs? A imprensa internacional mostra outra realidade .Somente os EUA e suas vozes espalhadas n
Lula fez o certo indo à China. Não tem que pedir pedir permissão aos EUA. Nunca se importaram com a América Latina. O Brasil é soberano!
Os EUA estão decadentes moral, politica e economicamente. Como se dizia, se tenho a máquina pra fazer dinheiro,tenho o mundo nas mãos. No momento que mais da metade da população do mundo, isso é paises destes povos, puderem negociar sem a interferência do dólar, muito irá se perder deste poderio. Como disse o Lula: a correlação de forças polÃticas não é a mesma do pós guerra e os EUA não querem entender isso. A Guerra só interessa a eles, não interessa ao mundo.
Toda ocasião de crise na economia os americanos crescem com uma guerra; de preferência no quintal dos outros. Ajudado por um forte lobby da indústria bélica americana e com importante atuação das congêneres da Europa Ocidental. O ucraniano é a bucha do canhão.
Perfeito! Devo lembrar que as guerras americanas sempre são travadas no quintal dos outros, pois se fosse no próprio, não interessaria. Na Ucrânia, criaram a guerra perfeita: a indústria armamentista fatura horrores, os EUA posam de defensores da democracia e a Rússia é muito desgastada, tudo isso ao preço de muitos milhares de ucranianos e da destruição do seu paÃs: uma pechincha!
Pela régua de Elio Gasparini e o Supremo norte-americano, no Brasil, com rararÃssimas exceções, nossos ministros estão abaixo da crÃtica - seja por ações, decisões em autos, mordomias, posicionamentos escancaradamente polÃticos e... abusos salariais que ofendem à dignidiade de qualquer assalariado (sem falar nosmilhões de desempregados).
"Há cerca de 50 anos, fala-se de uma eventual decadência dos Estados e ela ainda não aconteceu". Decadência econômica pode-se argumentar a vontade sobre os EUA, mas um paÃs que tenta banir livros ou proibir as pessoas de falarem palavras já está decadente e não se tocou ainda.
Anacrônico e extremamente preconceituoso o comentário "octagenário". Total falta de respeito. Atitude medÃocre.
Ricardo, é por causa de gente como você que os crÃticos do "politicamente correto" fazem a festa. Dizer que alguém com mais de oitenta anos de idade é octogenário é ser preconceituoso e desrespeitoso? Qual seria o termo correto? Nenhum, este fato deveria ser omitido? Isto sim, seria preconceituoso!
Uai, Ricardo, 'tendi não: por acaso ele é "Septa"? Ser octogenário foi um dos grandes arJgumentos Republicanos contra sua eleição, inclusive com piadinhas - estas sim, bastante desrespeitosas. O Gaspari apenas mencionou o fato.
Enquanto isso, em um STF do bananal sulÂ…
Salvo algumas exceções. A "base militar" dos EUA no Brasil é concentrada nas colunas e editoriais da grande, velha e corrupta imprensa. Quase sem custo para os EUA, o contrário, muito lucro. Eua só entrega o GreenCard e garante impunidade.
Que eu saiba, WW e Merval são os mais ferozes traidores da pátria.
Verdade. Teve até colunista ameaçando depor o presidente.
É, sêo Elio, os sobrinhos de Sam tão meio perdidos no blá blá blá. O seu colega Nelson de Sá fez notar que, ao lado de uns editoriais meio furiosos com o convescote Xing-ling, o financial times e a bloomberg publicaram gente relevante que adverte: o "surgeon general" desconfia que os EUA podem, eles, ficar isolados no mundo. Se defendem a nossa democracia, é em seu exclusivo interesse; ainda nele, deveriam mexer-se e mostrar-se vizinhos preocupados conosco, oferecendo mais do que migalhas, não?
Essa história do juiz norte-americano é difÃcil de engolir. Biden teria feito muito bem de, a partir do inÃcio de suagestão, ter deixado claro que não concorreria à reeleição. Teria aberto as portas para a sua vice e outros candidatos democratas. Não fez. Corre sério risco de perder para os republicanos.
É mais ou menos o que está acontecendo aqui com Lula: Biden provavelmente não concorrerá à reeleição, mas não quer inaugurar desde já a corrida presidencial e ser deixado de lado faltando ainda um ano para o pleito. Ele também quer pelo menos ter uma voz ativa na escolha do candidato.
A vice! Bem lembrado. Cadê a Kamala? Desde a eleição, nunca mais ouvi falar dela. Será que para o establishment americano uma mulher negra (nem é favelada...) é demais ou ela que não tem consistência mesmo?
Talvez seja justamente por conta da viceÂ…rsrsr
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Elio Gaspari > A encrenca americana Voltar
Comente este texto