Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Abrão Lacerda

    Muito aprecio o otimismo do articulista sobre as chances do Brasil no tabuleiro internacional. Quanto a defender seus interesses, o país terá que fazê-lo naturalmente e esperamos que isso aconteça sem que uma posição política pró-Russa saia dos bastidores (onde hoje é clara) para algum documento ou declaração oficial. O problema dos EUA é que não tem carta a por sobre a mesa, pois sua política sempre foi de submeter a América Latina.

    Responda
  2. André Silva de Oliveira

    Excelente coluna que, todavia, passa ao largo de um aspecto essencial, vale dizer, Lula nivelou agressor e agredido ao dizer que a Ucrânia também é responsável pela guerra. Lula chegou a dizer que a Ucrânia deveria abrir mão da Crimeia. Não dá.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Midias sempre divulgando marketing enganosa e fantasiosa sobre o brasil , nunca teve posição, despreparado, zé do muro e ignorante em assuntos de geopolitica.

    Responda
    1. Daniel Goncalves

      Vira lata.

  4. Adenilson peneli

    Ótima reflexão, A Rússia na realidade caiu na armadilha americana, esta guerra era tudo o que os EUA precisava, se recolou como líder do bloco ocidental, fortaleceu a Otan, ganhou Bilhões na venda de armas e de quebra, enfraqueceu a Rússia. É ingênuo pensar que os americanos pensem minimamente nos ucranianos, que estão sendo utilizado como "bucha de canhão". Pobres ucranianos, que Deus os abençoe e os proteja.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      A Rússia invade s Ucrânia, é socorrida pela OTAN e os EUA são os manipuladores!? Francamente...

  5. Gino Passos

    O Ocidente acusa, com uma certa razão, a Rússia de iniciar a "agressão" (abstraíndo-se que tem havido hostilidades no Donbas desde 2014). Mas o Ocidente "se esquece" de adjetivar esta agressão como "não provocada". A diplomacia ocidental errou muito feio quando desprezou as "red lines" que a Rússia expressou veementemente diversas vezes. No lugar desse desprezo fatídico, deveriam ter aberto um diálogo adulto e honesto para garantir a manutenção da Paz.

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      A Rússia é culpada pela guerra. O Ocidente apenas socorreu o invadido. Não vamos distorcer a realidade.