Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    As falas estão + para o lado do descalabro e inversão de valores do que para falta de clareza. (Claudia F.)

    Responda
  2. Orasil coelho pina

    Texto lúcido, a professora é que deveria ser assessora especial do Lula para as relações internacionais e não aquele ministro que visitou o ditador Maduro, recentemente!

    Responda
  3. Paulo Fernandes Fernandes

    Pois é dona Hermínia, está na hora de voltar para a USP e ter novos delírios como FHC. Este sim sempre esteve com um pé na cova e outro na casca de banana.

    Responda
    1. Waldemir Araujo

      Escrita desrespeitosa para com a respeitável professora, e, óbvio, chocante em referência ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

  4. José Bernardo

    Não sei se o título é fiel ao que o artigo expressa tão bem; talvez o que falta nas falas não seja clareza, mas cuidado. Como já dito aqui, o presidente não deveria se permitir improvisar na fala sobre assuntos tão sérios e delicados - ou corre o risco de falar e agir como inocente útil...

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Poi Zé, dona Hermínia, não é tão complicado assim, né? O Seu Luizinácio tem cancha de sobra pra tocar a vida sem casca de banana sob os pés.

    Responda
  6. Marcelo Innecco

    Escrever não é falar.

    Responda
  7. JOSE LOPES

    Lula está sendo pessimamente orientado pelo veio Amorim, que não é ministro porque já passou da idade, e não faz outra coisa a não ser agitar a política externa sem nenhum benefício ao país.

    Responda
  8. Samuel Gueiros Jr

    As fala de Lula são muito claras e só as pessoas coniventes e militantes que fingem não entender. O que essas pessoas queriam é que ele falasse de forma mais dissimulada e que disfarçasse suas reais intenções evitando o desastre. Lula apoia autocracias e quer fazer o mesmo no Brasil.

    Responda
  9. RICARDO BATISTA

    É, foi mal. Também podia ter evitado qualquer compromisso sobre Taiwan. Porém, acertou ao tergiversar sobre a tal Nova Rota da Seda, com seus financiamentos que são verdadeiras arapucas. E, no geral, a viagem foi exitosa. Também para a China, que vai avançando na América Latina. Os EUA precisam rever sua estratégia para a região. Esse negócio de sanção não leva a nada. Só empobrece os povos e atrai um justo ressentimento.

    Responda
  10. Paulo Camargo

    Os desastrados discursos sobre a guerra de invasão na Ucrânia não contribui em nada para Paz, ele conseguiu desagradar de uma so vez dois tradicionais pareceiros a UE e os Estados Unidos sem falar da Ucrânia que de vítima de uma ag

    Responda
  11. Joao Braga

    Lula qdo não repete falas orientadas, diz bobagens.

    Responda
    1. marilza abrahão

      É!?!!! Então quem foi o vitorioso nas urnas!?!!!

  12. Décio Ceballos

    Já seria um erro, o presidente, falar de improviso sobre aspectos envolvendo relações internacionais. Simples erros de traduções já podem provocar constrangimentos. Além, impressiona a falta de sintonia do presidente com suas assessorias e, obviamente, assusta-nos os descalabros colocados por ele. Veio para bem, colocou na "lata de dejetos" a ideia de um grupo de líderes conciliadores da paz . Voltemos para onde podemos atuar: clima, meio ambiente, e segurança alimentar com discursos no papel.

    Responda
  13. Paolo Valerio Caporuscio

    E por acaso os nossos patéticos representantes tem conhecimentos sobre geopolítica em seus discursos demagógico?

    Responda
  14. Tito Bernardi

    A articulista é muito branda em sua análise. Lula vinha evitando comentar os abusos de seu amigo Ortega na Nicarágua alegando que não comentava assuntos de outros países. A articulista menciona a importância da "Defesa da democracia"... e Lula fica do lado de duas grandes ditaduras, apoia a invasão da Ucrânia e a anexação de Taiwan, e ainda flerta com outra ditadura no Oriente Médio... Texto muito contraditório que tenta amenizar o desastre, o famoso "passar pano".

    Responda
    1. José Bernardo

      Discordo de que a articulista passe pano. Tudo o que você denuncia está dito no artigo, apenas que de outra forma.