Painel do Leitor > Para você, é possível separar o artista de sua obra? Conte para a Folha Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Laudgilson Fernandes

    Sou contra qualquer releitura de arte. Se a história foi contada, que ela persista sob a crítica. Que se prenda avisos. Reescrever a história é algo perigoso. Hoje um Monteiro Lobato, amanhã sobre a Ditadura. Esqueçamos o holocausto foi muito cruel para que os nossos filhos saibam sobre e por ai vai. Ou se conhece a história, ou nos veremos fadados a repetí-la. O artista é a própria contradição humana que todos carregamos em maior ou menor escala. Tenhamos piedade, pois eles sabem o que faz.

    Responda
  2. Marcelo Godoy

    Concordo completamente com os quatro comentários antes do meu; a obra suplanta o autor; uma verdade não deixa de ser verdade, independentemente de quem a diz; e, diferentemente do que muitas pessoas pensam, uma pessoa que é magistral em uma área não é necessariamente boa em outra.

    Responda
  3. José Eduardo Oliveira De Vincenzo

    O formulário parece que não está funcionando, pede para fazer login, sendo que já estou logado. Eu separo completamente obra de autor, mais do que isso, quase que ignoro o autor, para mim é como se ele não existisse, jamais o tietaria, por mais que gostasse das obras dele, assim como jamais me importaria com qualquer coisa que ele faz fora da arte dele. Os artistas não gostam muito disso, pois em geral são muito orgulhosos de si próprios, mais do que das próprias obras.

    Responda
  4. Michel Abreu

    Deveríamos desacreditar a mensagem dependendo do mensageiro que a trás até nós?!? Eu defendo que não! Uma verdade continuará a ser verdade, mesmo que propagada pela boca de condenado… Não defendo aqui que se passe pano para artista nenhum, não é isso! Mas as obras de Picasso não ficam menos impressionantes por que ele teve (ou não) determinada conduta desprezível em algum momento de sua vida! Vale a máxima de que uma grande obra se torna muito maior (e mais perene) do que o seu autor.

    Responda
  5. Eduardo Rocha

    Depende do artista e sua arte. Nem tudo que um escritor(a) necessariamente expressa seu ponto de vista pessoal. Seria o mesmo que confundir o ator com seu papel. Mas há obras que já revelam a visão de mundo do próprio autor. Ai cada um tem o direito de concordar ou não. O problema do cancelamento é que ele não distingue nada, apenas quer dar um cala boca.

    Responda
  6. Lucas Alves dos Santos

    Claro. Assim como eu separo os jornalistas de suas opiniões.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.