Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson Jardim

    Na próxima eleição l caro Vinicius, candidate-se a Presidente da República. Com toda sua sapiência, resolveremos os problemas que, segundo você, o LULA é ainda é "CALOURO"!

    Responda
  2. Pedro Cunha Jr Cunha

    O que a mídia precisa entender é que qualquer governo que o Lula faça, ou que qualquer outro que não fosse o Bolsonaro faria, vai ser melhor do que aquela aberração de quatro anos de motociata.

    Responda
  3. Maurilio Fernandes Figueiredo

    Lula não ouve seus conselheiros, acha que sabe tudo e aí mete os pés pelas mãos. Vai ladeira abaixo assim. Uma pena. Fica dando discurso para a extrema direita. Não defende a democracia com veemência. Finge não ver as ditaduras de esquerda.

    Responda
    1. Dorival Macedo

      Maurílio, essa é uma grande verdade. Não temos que ficar comparando governos mas sim vermos o Que se pode fazer pelo país, e o que deve ser evitado fazer e falar. Apoio à Rússia, culpar a Ucrânia, EUA e União Européia pela guerra, são coisas que devem ser evitadas. Do jeito que está, o ideal seria uma assessoria direta ao Presidente, em suas falas, para evitar os disparates.

    2. Edson Jardim

      Ah....qualé, MANÉ!!!

  4. Marcelo de Souza

    O maior problema do Brasil e que o brasileiro não é patriota e nunca se preocupou com o outro brasileiro a não ser a sim mesmo! Socialidade, civilidade e patriotismo, só tem valor para os gringos! Viva a hipocrisia. Aqui a lei é vender jornais ...

    Responda
  5. Marcelo de Souza

    Que nível chegamos! Folha adoro você para servir de banheiro para meus pets!

    Responda
  6. Antonio Catigero Oliveira

    Caramba! Quer dizer que, se Lula tivesse falado que cumpriria tudo o que BC manda, pois essa entidade sagrada chamada mercado só faz coisas certeiras nesta terra de agiotas e espalhafatos, então estaríamos de bem com nossos algozes, a economia estaria muito melhor e os juros já estariam quase zero... Como é forte o poder de palavras do Presidente Lula. Era só falar o que o mercado, ente sagrado e Absoluto, quer escutar. Simples mesmo. Como ninguém tinha pensado nisso?

    Responda
  7. Antonio Catigero Oliveira

    Se um agiota vive de instabilidade econômica para manter seus altos rendimento$ por intermédio das altíssimas taxas de juros, por que esse agiota teria interesse em ajudar essa economia a se estabilizar? Para acreditar nessa estória do tal 'perigo inflacionário' ser necessário manter essa aberração de juro$, é mais fácil acreditar que cloroquina é necessária para cura câncer... É melhor contar outra estória, pois essa de bolsonarista chefe de BC, não cola mais.

    Responda
  8. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Pegou Governo destroçado? PIB de 3% , Desemprego abaixo de 7%, Inflação abaixo de 6%,Invasões de terras quase zero. Exatamente o oposto deixado pelo PT de triste memória com 39 Ministétios e o maior esquema de corrupção do Planeta. Faz o ele Vinicius.

    Responda
  9. José Freitas

    O filolula VTF até que ia bem na analise do fracasso do governo do descondenado mas, para contrabalançar as criticas negativas, resolveu viajar na maionese e , à partir da metade do texto. deixou de apontar os "erros" e passou a atribuir à culpa à uma oposição sem discurso e uma divisão da sociedade entre uma "direita raivosa" e uma esquerda "decepcionada" com a falta de resultados. A tentativa de reverter a rejeição através de um autogolpe fracassou pela descoberta de QUEM lhe deu cobertura.

    Responda
  10. Fernando Alves

    De novo o VSF insistindo que o único fator que controla as taxas de juros são as falas de Lula. Se é isso mesmo, então viramos reféns do grupo político ao qual o presidente do BC pertence, já que a decisão é totalmente política e o objetivo óbvio desse grupo político é arruinar o país para forçar a saída do presidente. É o repeteco das pautas bomba do congresso em dois mil e quinze. Se causarem uma crise enorme, problema dos pobres e classe média.

    Responda
  11. Karoline Sathler Rocha

    Para ficar apenas na política externa, que segundo o articulista, "não há clareza sobre o que será", Lula foi muito claro ao condenar a guerra e apontar responsabilidades não apenas da Rússia mas também dos EUA, algo que aliás essa Folha deixou bem claro em artigo publicado no dia 25 de fevereiro de 2023 cujo título é: "Biden arrisca capital político em aposta agressiva na Guerra da Ucrânia". Sofrendo de amnésia, passados menos de dois meses a Folha anda cheia de pruridos com as falas de Lula.

    Responda
  12. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Os sujeitos ficaram o governo todo falando em golpe. Alugaram onibus e foram financiados p a invasão a bsb. Mas vtf diz q podem adicionar internet. Só acredita nessa bobagem q é mal intencionado

    Responda
    1. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      Adicionar não. Azucrinar

  13. André Silva de Oliveira

    Parabéns, Vinicius, pela excelente coluna. Bolsonaro desprezou o centro democrático e perdeu a eleição. Como você bem pontuou, Lula vai pelo mesmo caminho achando que pode chegar a resultado diferente. Não pode (como o futuro mostrará).

    Responda
  14. Nelson Vidal Gomes

    Vai ficando cada vez mais evidente que o Brasil só terá paz com a saída da cena política de seus maiores líderes: Lula e Bolsonaro, ambos maus-caracteres, cada um a seu estilo. Mas quem e quantos se interessam pelo país?! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Ambos iliberais e, portanto, com forte viés autoritário - o Brasil merece mais. Namastê.

  15. Guilherme Zambrana Toledo

    Interessante essa insistência em ignorar o que tem sido feito pelo governo atual. A retomada da política de assistência social, como por exemplo a reformulação do Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, SUS e mais recursos para escolas e faculdades públicas; a reformulação da política econômica com o novo arcabouço fiscal, a busca de investimentos internacionais, o fim da exploração ilegal de garimpos e a proteção às comunidades indígenas.

    Responda
    1. Marcelo Alvarez Ghibu

      Só sei que abençoada é a pessoa que usa de seu poder para colocar um prato de comida na mesa de quem passa fome e quando se depara com um vírus com alto poder destrutivo, não diz que é uma gripezinha e faz deboche dos enfermos.

    2. Guilherme Zambrana Toledo

      É claro que o meu comentário abaixo foi simplificado devido a não termos o mesmo espaço que o Vinicius tem para expor sua opinião. O cenário é muito mais complexo e qualquer generalização a respeito, do tipo bem contra o mal, é pura manifestação de falta de argumentos.

    3. Guilherme Zambrana Toledo

      André, hoje existem duas linhas de pensamento em economia, uma se baseia na hipótese de que, reduzindo impostos e custos trabalhistas (basicamente direitos trabalhistas) o empresariado obterá maiores lucros, que serão revertidos em novos empreendimentos. A outra linha defende a assistência social, que reduzirá o custo de vida para os mais pobres e permitirá a entrada deles no mercado consumidor, aumentando a demanda, gerando novos investimentos e empregos. Essa é a disputa atual.

    4. André Silva de Oliveira

      Programas sociais sem a respectiva geração de riqueza não tem quase nenhuma eficácia. Lula e o PT sabem como gerar riqueza!? Até aqui, não vi nenhuma proposta concreta neste sentido, só choro para aumentar os gastos públicos.

    5. Guilherme Zambrana Toledo

      A viagem de Lula a Portugal visa fechar treze acordos e quatro com a viagem a Espanha. A retomada do Mercosul, avançar o acordo com a União Europeia e retomar o Brics ( união de países responsáveis por um terço do comércio mundial). Quanto à situação mundial favorável aos primeiros dois governos de Lula, esqueceram a crise mundial do Leman Brothers?

  16. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    Quanto pior, mais fica a cara do pt-gov. Nada é muito. Menos, só isso.

    Responda
  17. Nilton Silva

    E alguém disse que seria fácil?

    Responda
  18. Alexandre SS

    Pelo que a investigação das polícias judiciárias estão mostrando, acho que essa CPI vai ser um passeio no parque para o atual governo

    Responda
  19. Nivaldo Vasconcelos

    Sinceramente, o que parece confusa é a cobertura da grande imprensa sobre este início do Lula 3. Sendo otimista, parece que a profusão de medidas tomadas no início do governo foi demais para a capacidade de análise. Sinto falta das análises mais quantitativas que abundavam na Folha nas últimas décadas do século XX. Resta esperar que elas retornem e ainda permitam uma comparação quantitativa dos primeiros 100 dias Lula 3 com os governos anteriores. Esta pode ser uma 'vacina' contra o extremismo.

    Responda
  20. Gilberto Rosa

    Vivi pensa que os leitores da Folha são bobos, os juros extorsivos são resultantes da herança deixada por Bolsonaro, Campos Neto, aquele com dinheirinho em paraíso fiscal. Lula é criticado por criticar a extorção. Vivi faz o trabalho sujo pelo banqueiro bilionário dono da folha, 11 mais rico do Brasil, sobram algumas moedas.

    Responda
  21. Roberto Ferreira

    O GSI do L3, não foi leniente, mas tudo faz crer que era o centro operacional para acionar os infiltrados e assim gerar o caos .

    Responda
  22. Marcos Benassi

    Vêtêfê, não posso discordar, em termos gerais, do grão-resumo, acho que é isso mêmo. Analogamente, em direção contrária à vossa , acabo achando que a crítica é meio acerba demais. Enfim, discordâncias do tipo salutar, pontuais, democráticas e civilizadas. Deo gratias.

    Responda
  23. Ana Ferraz

    VTF, destruir é sempre muito mais fácil do que construir. É disso que se trata. E construir se torna ainda mais difícil quando você tem uma extrema-direita disposta a qualquer crime e uma imprensa que se diz a serviço da democracia, mas gosta mesmo de golpistas. Quanto ao GSI, um antro de bolsonaristas, a edição tendenciosa do vídeo da CNN foi desmascarada pela própria TV. É com uma direita e uma imprensa desse naipe que o governo tem que lidar.

    Responda
  24. alonso barros

    Ah Folha , tá difícil . Estou para ver uma manchete neste jornal mostrando feitos bons, que não são poucos , do governo. Mantenho a minha assinatura para denúnciar os “folhetismos” deste jornal contra a democracia . Folha , quem te viu e quem te vê .

    Responda
    1. Karoline Sathler Rocha

      A pedido do Francischini: correção valor merenda escolar, recomposição de valores para universidades e institutos federais, aumento real do salário mínimo, R$ 2 bilhões para entidades filantrópicas de saúde, participação efetiva nas grandes questões geopolíticas mundiais, regularização do piso da enfermagem, correção do salário do servidor público federal depois de 5 anos, e tudo isso em 110 dias e com projeção de zerar o déficit em 2024

    2. Gilberto Rosa

      Paulo, em que mundo tu vive? No da jaboticabeira da Damares? No 8 de janeiro? Ou dos yanomamis, dos acordos da China, arábia, arcabouço fiscal......

    3. Marli Moras Garcia

      Paulo, a reconstrução de um país arrasado pelo bolsonarismo já tem sido um grande feito. É difícil reconstruir porque o estrago foi imensurável.

    4. Paulo Francischini

      Alonso. Cite os feitos bons......

  25. eli moura

    FHC com o PSDB quebrou o país como custo dá estabilização da moeda. A maioria dos brasileiros viram que muitos empregos volatizaram é muito dinheiro público foi colocado nos bancos. Os brasileiros não quiseram aquilo e trocaram o governo, ninguém deu golpe no FHC.

    Responda
  26. Elisabeth Beraldo Faria

    Confuso texto, o que fica claro é o ataque à Lula nesse começo de governo, cheio de novidades boas por sinal!

    Responda
  27. João Vicente Barreto da Costa

    Me parece que essa CPI, como todos os fatos da vida, tem causas e consequências. As causas decorrem de certa fragilização do governo Lula pela excessiva petização do governo e pela falas de Lula impulsionadas por sua companheira. E as consequências podem ser leves, ou seja, um distensão ideológica do governo ou graves, pq o destino de uma CPI não se sabe, pode virar pizza, como pode revelar situações inesperadas para qualquer lado. Mas o desvio do foco da gestão e um cert desgaste sempre sobram.

    Responda
  28. Marcelo Fernandes

    Tudo indica que, tristemente, a idade chegou pra Lula. Ele já não se interessa tanto pelo presente. Seu foco é prestar contas ao passado. Prova disso é a volta de Dilma, MST e o governo bizarro da Nicarágua. Nesse formato de baile da saudade, Lula 3 não chega em 2025.

    Responda
    1. Ricardo Montero Alvarez

      Qual vai ser a desculpa que desta vez vocês vão inventar para o impeachment?

    2. Paulo Francischini

      Tomara. Para o bem do país.

  29. José Miguel Ortega

    Leio "início confuso" e entendo "início difícil" pois o jornal não considera de onde viemos e para onde queremos ir, de volta ao debate democrático. Até parece ser fácil a tarefa de reconstruir.

    Responda
  30. gilvan bernardino

    Pedi o cancelamento da folha hoje justamente por esse tipo de reportagem. O assunto ainda está tendo muitas reviravoltas que a folha nem noticiou, e acho que não vai noticiar, e já tem jornalista fazendo comentários em cima do conteúdo defasado.

    Responda
    1. NILVA MARIA DE JESUS DE JESUS

      Ainda não se cansou de dizer que pediu o cancelamento?

    2. Paulo Ruiz

      Também vou fazer o mesmo. A Folha da Faria Lima virou uma filial da Jovem Pan...

  31. Jose Roberto X de Oliveira

    Vinicius, isso que temos não é uma oposição. São pessoas dispostas até a cometer crimes e outras ilegalidades. Os indicadores econômicos permitiriam baixar os Juros mas temos um político Bolsonarista no Bacen. No GSI tinha uma turba Bolsonarista apoiando o golpe. 1 semana pra demitir todos dali?

    Responda
  32. Lourival Costa

    O Bolsonaro puxou do armário uma galera medonha de perversos enrustidos. Mas, o armário sempre tem espaço para voltar na boa ou à ponta pés. A vida fora do quadrado deve ser assustadora. Quando o gozo é a falta de gozo, ou talvez o gosto de sangue na boca, nem Deus ajuda.

    Responda
  33. Lourival Costa

    A minha opinião é a seguinte, não tem dose de tadalafila que dê jeito. Então, a saída é ir fazendo o que dá e o resto empurra com a barriga. A maioria fez isso, mas o anterior, apesar de ter uma barriga com zíper, empurrava muito, e acompanhado de uma galera verde oliva extra virgem mental medonha.

    Responda