Thomas L. Friedman > Os motivos pelos quais Estados Unidos e China estão brigando Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. paulo werner

    Confiança nos americanos depois dos WikiLeaks? depois das intervenções por ditaduras na América Latina? Depois da invasão do Iraque? Confiança num país q avança na beligerância acusando a China de práticas (roubo de informações) q sempre foram suas? Direitos humanos e liberdade? Guantánamo fica na China? lá matam negros na rua? Ku Klux Klan é atuante na China? Chineses tinham leis raciais até os anos 60? Chineses detèm crianças imigrantes? aí tem lama dos dois lados! Essa não colou

    Responda
  2. Hercilio Silva

    Fiquei pensando, EUA faz tanta questão da independência de Taiwan, podia parar de tentar impedir Cuba de ser independente. As razões dos dois lados são as mesmas.

    Responda
  3. Antonio Catigero Oliveira

    Bem esmiuçado e lúcido. Ótima reflexão. Uma aula elucidativa sobre o jogo e os interesses envolvidos. Resta aquela pergunta que não quer calar: como essa terra de espalhafatos e agiotas pode aproveitar o momento de tensão bipolar? -- O Presidente Lula já deu sua cartada; resta-nos aguardar o próximo lance.

    Responda
  4. Carlos Campos

    Um império desmorona, enquanto outro se ergue. Esse processo faz parte da história da humanidade. Está chegando a hora do gigante asiático soprar os ventos mais fortes.

    Responda
    1. JOÃ O MUCCI

      E bem antes do término deste século, os Estados Unidos também será superado pela Ãndia. China e Ãndia serão as duas maiores potências do mundo.

  5. Marcos José

    Tive a impressão de que esse estadunidense resumiu nesse texto o pensamento invejoso dos norte americanos: "hey man, a grama desse país asiático está mais verde que a minha".

    Responda
  6. Rodrigo Panichi Bastos

    Eu espero viver para ver a derrocada dos EUA.

    Responda
  7. Antônio João da da Silva

    Desde o WikiLeaks o estado americano também se mostrou não confiável para o mundo, depois com Trump, um autoritário psicopata tomando conta de bombas atômicas, definitivamente os EUA não são mais modelo para o mundo. Dentro em breve o dólar vai deixar de ser a forma de expropriação econômica do mercado mundial. Portanto o mundo está gestando novo relacionacionamento socio -econômico.

    Responda
  8. Alex Sgobin

    O motivo principal se chama Estados Unidos, um moleque arteiro de doze anos que jamais cresce, brincando com um arsenal de guerra nuclear.

    Responda
  9. Rodrigo de Sousa

    EUA: posso confiar que vocês serão sempre submissos? Se sim, lhes outorgo o selo de democracia!

    Responda
  10. Paulo Henrique

    Mais um estadunidense avaliando um país alheio e dizendo o que este deve fazer. Além disso, afirmar que as relações internacionais entre países são pautadas pela confiança chega a ser algo infantil.

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Ele mesmo cai em contradição quando admite que a questão "profunda" é a disputa entre um imperialismo consolidado e o outro em ascensão!

  11. Christiancarla Schuenk

    Brilhante essa matéria, tão rica em conhecimento

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.