Hélio Schwartsman > Elon Musk e a criatividade Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não é a primeira vez. Não publicam meus comentários. Este, do Hélio, apenas disse que foi um artigo precário, forçado, com tropeços. E lamentava. Um deslize. Com alguma frequência eu o acompanho, sei das suas qualidades como estilo literário e jornalismo crÃtico. "Aquele que não sabe ler não sabe o quê fazer; então corta."
Entendo o ponto, mas nesse caso parece forçado
Só uma questão, se ele não fosse bilionário ele seria tolerado?
Se não fosse bilionário, xará, não faria diferença alguma... Tá cheio de direitóide irrelevante pelaÃ.
Ser gênio inovador é salvo conduto para que a pessoa atente contra direitos dos outros? o Tal Musk tem diagnóstico de algum distúrbio comportamental ou é apenas um sujeito perverso e amoral? Ele não é apenas grosseiro, mas uma ameaça à democracia no mundo com suas justificativas quanto a conteúdos de ódio veiculados no twitter.
Elon Musk não tem nada de genial. É apenas um filhinho de papai dono de minas de esmeraldas, que tem dinheiro e apoio dos governos de direita a fazer qualquer traquinice que lhe venha à cabeça, mesmo que elas coloquem em risco a democracia e a vida das pessoas.
Sr. Musk já explodiu mais foguetes que enviou ao espaço. Insistência movida pelo dinheiro foi a genialidade dele. Um canastrão irresponsável que já matou centenas de pessoas com seu carro pseudo- autônomo.
Claro Marcos, estes são milhões a mais.
Sergio, prezado, os carros de baixa ou zero autonomia têm matado mais. Até gosto destes diria "autônomos"...
Mais fácil fica inovar com dinheiro público (via NASA) e ficar com o que der de lucro.
Todo gênio é matusquela. Faz parte do perfil destes. O que a matéria acentua é que se as universidades querem aproveitar sua genialidade tem que ser tolerantes com eles. Gênios do mal não são toleráveis a matéria não trata destes. Há que se controlar seus excessos e aproveitar o que eles tem de genial para a força do bem e do desenvolvimento da ciência. Nada de errado com as conclusões do texto em questão. Ele Hélio também é um gênio e deve ter suas excentricidades e bipolaridades. Tudo certo.
Há problemas na linha de raciocÃnio do artigo. Qual é o sinal da criatividade de Musk: sugerir que Marte seja a solução para os problemas da humanidade? O que há em comum entre Musk e Newton, além da "esquisitice"? O problema é a esquisitice ou as ideias, posturas e ações do "esquisito"? Todos os que na história recente exterminaram milhões certa e facilmente poderiam ser enquadrados na categoria - isto por si só determinaria que fossem tolerados?
Então, sejamos tolerantes com esse ser. Até quando? Para tudo isso que ele possa ter há tratamento. Se ele não tivesse todo esse dinheiro, já estaria no mÃnimo numa prisão, ou já teria cometido uma chacina?
Elon Musk é o Eike Batista com muito mais dinheiro, é muito trovão para pouca chuva.
Ôôô, Ladislau, mas não se comparam os feitos de u. E outro, é mardade: o Eike, salvo o talento pra empulhação e a esposa maravilhosa com quem logrou casar-se, flopou. O seu AlmÃscar, pode até se dar ao luxo de explodir uns milhões de dólares em testes, sem ferrar acionistas. Mata a cobra, mostra o Fal, ainda filma e vende como pornô de negócios. O cabra é Soda, faz chover.
Uai, meu caro, vamo que vamo: "esquisitice", "divergência" ou seja como chamemos, é importante, também boto uma fé. Ocorre que, acompanhada da imensa riqueza do sujeito, de sua importância nos negócios, e do seu viés pessoal - esquisiteza pode pender pra bandas socialmente pouquÃssimo recomendáveis - o seu AlmÃscar é capaz de causar uns danos tão relevantes quanto os ganhos que proporciona. Sei lá se empata ou se o resultado é positivo, mas desconfio.
Vou ser delicado: Até quando os textos dos leitores estarão sujeitos à censura imposta por Sérgio D'Ãvila?
Ernesto, prezado, já que deu nome ao boi, um contraponto: creio mais numa "decisão de negócios" do que num ato do chefe da redação. Possivelmente relacionada a riscos legais, a sençura folhofrenética parece-me sintoma de uma tentativa de diminuir riscos ao veÃculo, que não poderá ser acusado de "deixar correr solto"qualquer blá. Muito embora, sim, comprometa o Jornalismo da casa, que, contemporaneamente, é "interativo" em sentido mais profundo.
A criatividade de Newton não foi constante ao longo da sua vida. Lagrange tinha Newton como um dos maiores gênios que a humanidade produziu. Porém aos cinquenta anos Newton teve longa doença e sofria de insônia e grande irritabilidade. Vestia-se de forma desalinhada. Não foi generoso com Leibnitz. E sua mente não era tão elástica e original quanto aos anos iniciais. Sua participação polÃtica não foi tão proeminente. Estava frequentemente absorto em seus pensamentos, sem diversão e muito trabalho
Prezado Marcos, os esquisitos são pessoas propensas a pensar fora da caixa pois não seguem os códigos sociais. A sÃndrome de Asperger de alguns impedem de eles reconhecerem os próprios sintomas. Elon Musk tem uma obsessão:colonizar Marte e ele insiste, insiste e já conseguiu por um foguete em direção ao espaço sideral. Tentativa e erro, como a ciência faz. A sombra de Asperger envolve alguns de nós humanos falÃveis.
Poi Zé, caro Vito, a esquisiteza não é um treco monolÃtico, menos ainda, único: modifica-se, expresssa-se diferentemente aà longo de uma vida, tem efeitos sobre o próprio esquisitão. E sobre seu entorno, o que pode ser um saco, pra se dizer o menos.
Entendo o ponto. Mas o problema é o mundo ser vulnerável aos devaneios de um bilionário excêntrico, e todo mundo acha normal
Poi Zé, a dimensão da influência que o nego tem é excessiva, né não? Poder "fora do eixo", excêntrico, pode dar Herda grossa.
De fato. É muito poder nas mãos de um homem, coisa que não ocorria com Newton e outros tantos gênios.
Hélio, foi você quem escreveu mesmo esta coisa? Newton e Elon juntos? Esqueceu que as conquistas espaciais se iniciaram e desbravaram este novo continente (com sucessos!) com base em investimentos públicos, União Soviética e América? Artigo confuso, esquisito. Estou triste, pois sou seu leitor e tenho visto isso se repetir. O quê está havendo?
Ficar fora da caixa, ou cair dela, é querer forçar uma comparação entre esse tal Musk e Newton. Não dá.
Pior é saber q o colunista passador de pano pra financiador de golpe de estado e discurso de ódio e intolerância, escreve 5x por semana na Folha.
Um código moral distinto para os filhos de mineradores bilionários que enriqueceu financiado pelo Estado Americano!? Aà será mais fácil escrever artigos elogiosos para pessoas q sugerem Golpe de Estado na BolÃvia, minimizam a covid, se recusam a retirar conteúdos de ameaça de massacre em escolas, especulam criminosamente na Bolsa de Valores e fraudam no mercado de criptomoedas. Gênios q nunca criaram uma caneta com lanterna, mas tem dinheiro pra contratar pessoas talentosas.
Bom, comparar esse carinha com quem impulsionou a humanidade, não cabe, pois lhe falta originalidade e botar a mão na massa. Colocá-lo ombro a ombro com figuras Ãcones do capitalismo, como Carnegie, Edison, Rockefeller, ou mesmo nosso Mauá, também não dá. O que restou? o senso de oportunismo, uma excentricidade tola. Não me encanto com esse vivente.
Não há nada de revolucionário no que Elon Musk faz, talvez o futuro me prove o contrário. Na minha opinião ele não passa de um bilionário excêntrico gastando o dinheiro público americano. Os esquisitões que trabalham em centro de pesquisas sérios é que têm meu respeito. Não entendo porque a NASA delega à empresas algo que deveria ser feito pela própria NASA.
“Vamos dar golpe em quem quisermos. Lide com isso” - Musk. Tem mais na reportagem publicada pela folha no dia 12/08/2020. O questionamento é.. até onde podemos ser tolerantes sobre o capital (ou "capitão") que faz lobby com o poder público e flerta com o fascismo ? Se uma pessoa ruim é perigosa, uma pessoa ruim com poder é mais ainda. Tolerância para os tolerantes.
Ser esperto não é ser inovador. O carro elétrico vem sendo pesquisado por universidades a décadas, é uma realidade independente dele. O foguete foi desenvolvido pelo Estado à muito tempo, já se colocou homens na lua a mais de 50 anos. Investimento público que agora o setor privado tenta usufruir. Pode-se dizer que é corajoso, e rico a ponto de perder o medo de perder dinheiro de forma descomunal. Talvez tenha confiança que o Estado lhe salvará.
Talvez seja sim melhor que existam os esquisitoes pensando fora da caixa, mas duvido que seja bom para o mundo a possibilidade de qualquer individuo acumular tanto poder controlando tanta riqueza. Musk é acima de tudo um espartalhao no mundo financeiro, multibilionario devido a um monte de promessa e esperanca que botam nesses empreendimentos, cheio de ideias de jerico, como usar foguete suborbital para viagem de passageiros, os tuneis em LA, os carros autonomos que nao vingam apeasar de suas...
(2) previsões sempre revistas, viagem à marte que não vai acontecer e se acontecer será muito depois e será apenas uma aventura carÃssima e inútil já que seria muito melhor investir em correções para habitabilidade de terra do que fingir que vamos terraformar marte para criar um refúgio para bilionários. Vejam Tom Nicholas e Adam Something no yt para analise mais detalhada das pataguada do Sr. Elon.
Elon Musk é apenas um humano moderno. Dual, limitado e complexo.
A premissa sobre a criatividade que leva à inovação é válida, a premissa da necessidade da tolerância também. A conclusão não é válida se pretendia sugerir que o senhor Musk pode fazer o que quiser sem dar satisfação a ninguém. Maior profundidade na análise do que pessoas como Musk representam dentro da ideia de um mundo pós-humano seria mais rica e talvez a conclusão não fosse favorável. Para os que acreditam nos valores da democracia, o senhor Musk não pode ser menos do que pernicioso e vil.
Quem acredita em Elon Musk? Quem confia num empresário que usa maquiagem e batom?
O fabricante Gurgel lançou o primeiro carro elétrico brasileiro em 1981. Musk não é nem de longe o inventor desse tipo de carro e em 2022 a BYD chinesa foi a primeira em vendas, superando a Tesla. Esse artigo talvez tenha a intenção de apagar a imagem negativa do fracasso do lançamento do ‘maior foguete do mundo’.
Daniel e Marcos, independente de ser um protótipo ou não, sempre fica a imagem de um fracasso. Se qualquer outro paÃs fizesse esse teste, possivelmente a manchete seria: Fracassou o lançamento do maior foguete do mundo. Ou vocês tem alguma dúvida? Além do desacoplamento, dois motores também falharam, o que alterou a trajetória do foguete.
Opa, é isso aÃ, Guilherme. Mas o foguete subiu, era parte do teste. O que falhou foi o desacoplamento. As coisas do cabra funcionam - e os carros autônomos batem até me os do que os convencionais, tá bem bão.
Fracasso? O lançamento foi um sucesso. Problemas eram esperados. Razão pela qual não se tratava de um teste tripulado.
quem conhece a historia sabe ,que musk ja e um dos maiores genios de todos os tempo
Kkkkkkk coitado dos gênios da história. Vamos ter esperança, talvez surja algo.
Não Sra. Cardoso. Como assim? Que ele fez até agora que o colocaria em tal lista? Conquistar riqueza agora confere titulo de genialidade? Space X so existe porque bilhoes de dinheiro publico jorraram por decadas nas pesquisas espaciais, carros eletricos existem há mais de século, o que ele fez ate agora que o colocaria entre os grandes humanos da história?
A conferir...
Elon representa o que há de pior em uma era de cada vez maior concentração de renda e poder, veja o Twitter. Com esta renda dá para comprar muitos relações públicas pelo mundo para melhorar a imagem, ainda mais depois de um explosivo fracasso.
Quase me convenceu. Mas não era pra me convencer, era pra me fazer pensar — e nisso se saiu ótimo, excelente!
confundiu tudo
Geisel disse que o capitão era um idiota. E por 30 anos ele foi tolerado em nome da pluraridade. Deu no que deu. Valeu apostar? Às vezes um idiota não passa de um idiota.
De fato, Célia. Um mau militar que deu num péssimo deputado e no pior presidente da nossa História. Seria melhor se fosse apenas um mero idiota.
Não. Ele disse que o capitão era "mau militar".
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > Elon Musk e a criatividade Voltar
Comente este texto