Blogs Cozinha Bruta > Por que desisti da cerveja artesanal Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Cerveja artesanal é um pé no saco! Além de ser uma bomba calórica feita por um grande número de chatos, é cara! Bem vindos a cevada, o lúpulo e a água.
Excelente e precisa descrição e análise. Parabéns pela coragem do texto e continue nos brindando com a realidade.
Eu faço cerveja na panela desde 2009 e desisti de conviver com esse pessoal bem antes de você. Parei de participar de eventos, festivais e de associações cervejeiras. Concordo com tudo que você disse.
Deveria deixar de escrever também.
E você, por acaso, sabe escrever?
Aliás, sei que não é da sua área, Marcão, mas porque será que a galera da antiga, meus contemporâneos, que curtiam rock, se revelaram im bando de fascistas da pior espécie. Alguém aida folha poderia escrever a respeito. O Rock não é, nunca foi, fascista.
Cervejas artesanal ou premium são uma delÃcia. Esqueça a relação com a polÃtica e somente aprecie.
Tadinho, está fragilizado. Terá de voltar à skol de latinha
Nao há necessidade de voltar pra Skol. Tem excelentes cervejas sem ser artesanal.
Triste, mas verdadeiro... Mas continuo tomando e fazendo cervejas especiais. A cultura da cerveja é maior do que o conservadorismo quer fazer com ela.
Verdade o que dizem alguns contrários. Cheirou imitação do estilo de vida americano... Desconfie.
Cerveja gelada, sem frescura.
Combo reaça: chegar de motocão vestido de bad boy num clube de tiro, fazer uma sessão de pipocos, e fechar contando vantagens para os parceiros ao sabor uma breja artesanal e ao som de um sertanejo ou rock clássico.
Boa. E quando resolver falar sério, indicar um livro sobre a teoria da terra plana.
Ok, não é de hoje que surfar na conveniência lacradora é o mote da coluna. TÃpico classificar toda uma categoria fazendo das impressões pessoais pretensamente verdade e, ao fazer isso, segue os mesmos preceitos facistas que pretensamente diz combater. Essas opiniões de estrelinhas cansam bastante. Nenhum ambiente é perfeito e a cultura lacradora da coluna é o suprassumo de toda essa hipocrisia. Fascismo no dos outros é refresco, né? Peixe para as focas?Ok.
Isso, Marcos, se não nos tornarmos exatamente aquilo que dizemos combater. Intolerância é algo que vemos nos dois lados dessa equação e, muitas vezes, extrema. E aà ficamos com fascistas de esquerda esperneando contra os de direita. Arrogância atroz classificar cervejeiros artesanais da forma que o camarada fez. Poser! Quer mostrar engajamento às custas dos outros? Foi ao festival de cerveja feminino do RJ? Fomentador de discórdia, só isso.
Mas ele não falou em fascismo. Falou em reacionários. Ações da empresa caÃram, personalidades famosas compartilhando memes violentos... teve repercussão agressiva no mundo real. Cara...por causa de uma propaganda. Lacaração é um saco mas a realidade tá pesada
Pra cima de fascismo, quase qualquer coisa é refresco. Até pimenta.
Excelente matéria. Tenho a mesma visão, parei de frequentar certos ambientes por causa de certas pessoas. Ultimamente tenho frequentando botecos feito na garagem de uma casa com uma mesa de sinuca e cheio de propagandas da cerveja Antártica e Skol.
Putz! E dizer que os humanos são raça superior. Kkkk só se tiver animais ou vegetais se passando por humanos. A fraca percepção é o atestado de inferioridade à essas espécies/raças. Imagine se deixarei de consumir algo, por causa de cor, raça, etinia, classe social, opção sexual, etc... Cadê a maturidade e superioridade além da opinião própria? Faço, como, bebo, uso, desfruto de tudo que gosto. Desde que não me faça mal a saúde. Onde está o cérebro dessas crianças? Algumas até de bigode.
Isso!
Em que pese meu lado centro esquerda Leninista ubandista, sempre preferi as brejas do grande capital. Coisas da minha geração.
Fui pelo mesmÃssimo caminho. Frequentei várias IPAS day, feiras de cervejas artesanais, bares especializados, etc. Comecei a descobrir que os tais cervejeiros artesanais não passavam de bolsominions disfarçados de pessoas legais. Curto rock clássico também mas a maioria dos meus ex amigos com os quais compartilhava esse gosto também se revelaram uns abjetos. Quero distância dessas pessoas e suas ruindades.
Me permita discordar gentilmente do autor. Gostaria apenas de lembrar que somente ocupando os espaços do oponente é que poderemos vencê-lo. Afinal, os espaços são somente espaços, as narrativas são criadas.
Sinto um aroma de saudável e pacienciosa reflexividade oriental, meu caro, da qual absolutamente não discordo. Só lembro que há fÃgados e fÃgados nesse mundão de Zeus, e que não poucos - talvez debilitados por tanta cerveja - não dão conta de tolerar matchos de motoca...
Regra de ouro pra fugir do perfil heterotop descrito na matéria: evite a estética americanizada, não só na cerveja, em tudo. Nada contra os originais, mas seus imitadores. Tanta classe e despojamento, nostalgia e pós-modernidade, tudo misturado nos nossos bares e botecos (ao menos no Rio) e essa galera inflando foodtrucks.
Temas bons .. polÃtica e cerva! Então, acredito que são só palavras e não atitude! O autor não vai parar de bber artesanais! Assim como quem defende o meio ambiente não vai desistir do avião! O primeiro pq citou exceções e pq, sabiamente, pode bber em casa! O segundo pq são reféns! Mas se ambos descobrirem como mudar tudo me avisem, por favor!
Rapaz, tem uma regrinha de ouro pra fugir desse tal perfil: qualquer coisa que emule o estilo de vida americano atrai como maripozas (talvez eles prefiram moscas) os heterotps de plantão. Veja, nada contra os americanos em si, mas seus macacos de imitação. Nunca falha!
Prefiro investir alguns reais a mais numa boa cerveja belga ou alemã que alimentar esses reaças que acham que suas cervejas estão algumas prateleiras acima. Tem mais cerveja artesanal ruim que boa no mercado, então considerando que a chance de pagar caro numa cerveja ruim feita por um reaça é grande, melhor descartar.
Excelente texto e análise!
Péssimo texto e sem análise.
Some-se os acidentes em processos como no caso de Belorizontina, MEG e DEG. Virou mercado de nicho.
Acidente não, crime.
Excelente
sério Marcão que você só catou isso agora? quando ouço a palavra “retrogosto” tenho vontade de tacar fogo no boteco. tudo um bando de incel.
Ôôô, Carlos, prezado, retrogosto ou aftertaste é termo clássico em análise sensorial, tem culpa não. Eu, como caçula de duas irmãs engenheiros de alimentos, convivi a vida inteira com isso - já tô até perdendo a capacidade de senti-lo, de tanto tempo que faz. Separe a frescura insÃpida da apreciação dedicada, porque fará diferença. Não alumina os brejoChatos, mas também não desqualifica a análise de quem não é "incel".
Matéria preconceituosa. Só isso.
Ao contrário, Mauro, matéria que expõe os muitos preconceitos desse seguimento.
Marcão, carÃssimo, cê é de arrotar de rir, camarado. Obviamente nas minhas modestas proporções, passei pelo mesmo encantamento, platô de aproveitamento - com alguma desconfiança - e decaimento encantatório e de renda. Mas as brejas artesanudas nos trouxeram um ganho deleitável à beça: a indústria toda mudou. Hoje, encontra-se fácil uma Ipa industrial, bem boa, por sete, oito pilas; uma brejinha de trigo, honestÃssima, por dez, cabou o reinado absoluto da Pilsen. Convenhamos, melhorou demais.
Ou do campeonato chines
Falta de assunto? Fala da gravata
Pô, Florentino, quer assunto mais relevante do que cerveja? Inda por cima, permite-nos esculhambar matcho roqueiro de motinho, é versátil pacaramba! E, mais acima ainda, embriaga. É coisa fina, sô.
Cozinha Bruta é a coluna mais completa da Folha. Não é apenas sobre comidas e bebidas, consciente de que há alguns milênios que alimentação e comportamentos sócio-polÃticos são fatores inseparáveis. Parabéns, cara!
A Colônia é boa. 30 pilas o pac com 12 latas. Dessa sou fã. Muda que o mundo muda.
Numa matéria que tenta condenar a reação preconceituosa dos cervejeiros dos EUA contra a Budweiser, a autora destila seu preconceito contra um grupo de cervejeiros brasileiros. Coerência tem passado longe desses lacradores!
Né por nada não, mas criticar comportamento preconceituoso não é o mesmo que ser preconceituoso... mais a mais, acho que o Marcos continua sendo homem. (Se um dia não for mais tudo bem, mas achei estranho vc comentar a matéria sem nem saber quem escreveu.)
Pois é.
Maira, né preconceito não, é constatação: a descrição é precisa. Em Londrina, dia desses, encontrei um boteco interessantÃssimo, que faz umas cervejas excelentes e as vende a preços módicos. Todavia, os donos e o público é esse mêmo. Na última vez que fui, tava insúpor: comprei num vasilhame e fui beber na casa de mamãe, dava não...
A imagem da Bud nos EUA é associada ao american pride e ao americano branco de classe média baixa, majoritariamente conservador e trumpista.
Não creio que seja necessário desistir, pois pode-se optar. Existem aqui na volta dezenas de cervejarias artesanais, com proprietários de todos os estilos, apesar da maioria até ter o perfil que apontas. Vou pela cerveja e o ambiente e nunca me perguntaram em quem voto antes de servir. Isto me parece papo de brahmeiro (argh...).
Interessante a análise sobre os grupos cervejeiros proliferaram pelo Brasil como grêmios do pensamento direitista. Algo parecido parece ter ocorrido nos clubes de Beach Tennis.
OOOO
Os doutrinadores de extrema direita querem dominar todo canto da sociedade com seus discursos e sua visão de mundo, que eles consideram superior a tudo.
Perfeito, é exatamente como penso.
Sua bolha cervejeira é a mesma da suas outras bolhas. Conheço muita cervejaria progressista, muitos proprietários de bar com consciência de classe e que respeitam as diversidades. Mas cada um tem a bolha que "merece" não é mesmo?
a bolha zoestina de sp tem um monte de boteco esquerdista com cerveja carÃssima e ruim, fora o ambiente cirandeiro
Sei não, Fernando, creio que navegas pelas exceções... Ótimo (ou não) pro seu figo, que padece com boa qualidade etÃlica, né não?
Amei o texto. Vou repassá-lo aos filhos. Obrigada!
O Kid Rock não tem nada a ver com cerveja artesanal. Tá misturando pêra com maçã. Brasil tem boa cerveja artesanal, uns piores que outras. Gosto muito, nem sempre. Não vou cancelar por preconceitos, me desculpa mas sua coluna é ridÃcula. JuÃzo sumário a cena global da cerveja artesanal. Para e beba uma hoje.
Impecável e cirúrgico como de costume.
Marcão, como sempre, abrindo os olhos daqueles que vão na turma da moda alcoólica da vez... Chega um momento que você para e pensa: "não vale a pena pagar por uma cerveja que tem o mesmo preço de um espumante (bom custo-benefÃcio do Vale do São Francisco) e com a quantidade na cerveja de 330/470ml - no espumante de 750ml. Só justifica se o processo de fabricação da cerveja seja bem superior em relação ao processo do espumante.
IPA de não sei o que, de gosto pesado ou mesmo ruim, essa moda nunca me pegou Eu só acho boa aquelas cervejas que tem alguns séculos da mesma fórmula, o resto …
Quer ver um exemplo real de tudo que foi reportado... Faça uma visita na cervejaria Dogma, Santa CecÃlia, São Paulo! É exatamente isso! Eu também parei com a experimentação, os caras acham que produz Ouro!
Pô, Pedro, tomém, com o nome de "dogma", é suspeita até o caroço, né?
As cervejarias artesanais substituiram o milho pelo açucar....
Curioso: "quase todos brancos e com dinheiro de famÃlia, quase todos fãs de rock clássico, motocicletas, empreendedorismo e meritocracia." Não sei porque, vejo estas caracterÃsticas em torno de mesas repletas daquela cerveja da garrafa verde que tem três amargos: no preço, no sabor e na ressaca. Quanto ao rock eles não gostam (é fake), puro malte da modinha. Logo vai passar assim como o barulho daquelas motos ranzinzas. Enquanto não passa...
... vou bebendo minha Original, suave esperando a boiada passar. Depois que passar, espero a poeira baixar eu volto a curtir o meu velho, verdadeiro e sincero Rock and roll, ao lado e ao sabor de companhias originais.
Infelizmente com um raciocÃnio correto, mas com ações desproporcionais vc irá literalmente parar com tudo se mantiver o mesmo raciocÃnio. Vai morrer de fome, pois, com exceções, todo agronegócio tem a mesma postura.
Matheus, até não discordo de você, mas como cerveja artesanal não é um alimento essencial, podemos muito bem passar sem elas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Blogs Cozinha Bruta > Por que desisti da cerveja artesanal Voltar
Comente este texto