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  1. MATILVANI MOREIRA

    essa declaração revela não apenas uma ignorância sobre o tema, mas também uma visão ultrapassada da realidade. Alguém com coragem para por o Luladr em seu devido lugar!

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  2. Ney Fernando

    Armas também não causam ataques (são as pessoas) mas requerem controle por serem perigosas. Talvez esses guêimes também precisem disso.

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  3. Marcos Benassi

    Deborah, prezada é evidente que o presidente não é um Zé Mané qualquer, e portanto deve tomar mais cuidado com a boca. Isso posto, os foras do Lula não são equivalentes a ações governamentais, que estão em nível bem mais alto. Não vale a pena gastar tempo e latim com isso...

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  4. Andréia Chaieb

    A banalização da violência obviamente fomenta ataques e mais violência. A autora omite à influência do bolsonarismo nos ataques às escolas, o modos operandi é o mesmo q incentivou pelas redes a tentativa de golpe no país. A poderosa indústria de armas está por trás da indústria dos jogos! É sem dúvida um fator que influencia comportamentos.

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    1. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

      Esse ponto é bom!

  5. Marco Ciuffi

    Tu dizes?

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  6. Daniel Vitorazzi

    Pesquisa objetiva seria uma que avalia-se o tipo de entretenimento predileto destes psicopatas que atacam escolas. Aí depois conversamos melhor.

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  7. Edgard T S

    Pode ser aplicado o mesmo modelo de estudo de outro país ao nosso?

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  8. José M Leal

    Conclusão bizarra, que agride a lógica e o bom senso. Isso é matéria paga pelo lobby dos jogos eletrônicos? A colunista deixou de ler ampla literatura sobre pesquisas relacionadas ao processo de dessensibilizacão, que associa os jogos violentos a redução de respostas emocionais à violência, com prejuizos para a saude mental e fisica, principalmemte em adolescemtes. Ao que parece, escolheu pesquisa duvidosa que servia aos seus argumentos preconceebidos.

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  9. Wallace Camargo

    Quem sou eu pra questionar dados científicos(viva a ciência!) e a argumentação com coerência, no entanto, metodologias de pesquisa levam em consideração a gigantesca pressão econômica dos produtores de jogos? O mercado de jogos é um dos mais poderosos do mundo, com rendimento maior do que de Hollywood. Se as pesquisas sobre exposição à TV e internet nos trazem dados científicos de aumento de ansiedade, distúrbios emocionais e patologias variadas, porque não os jogos eletrônicos?

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  10. Antonio Luiz Silva de Mello

    Neste caso, fico com Lula e a crença popular que diz que quem tem muito contato com jogos ou qualquer forma de entretenimento violento é mais propenso a desenvolver personalidade ou comportamento violento. Pesquisa, ainda que use métodos científicos, erra. Vimos isso em outubro do ano passado, mais recentemente. Ora, será que se houver um game onde só morra negros e homossexuais não seria um estímulo à violência. Se errou Lula, foi ao atribuir “toda” a responsabilidade aos games. Não foi isso.

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  11. Luiz Antonio Ferretti

    Não existe pesquisas e estudos relevantes para tais afirmações. Aliás gastamos muito pouco com pesquisas verdadeiras. Nossa elite acadêmica (maior parte financia com recursos públicos) pouco faz para a s carentes periferias. Por fim, um Descondenado e seu "achismos". Para quem achou pouco o último, procurem a resposta do Mion a respeito.

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  12. João Larizzatti

    Nos poupe, Folha!

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  13. RONALDO F VAZ

    A exposição é externa ao objeto, a causalidade não foi estabelecida. A forma de se formular as questões pre-determinou as respostas, pois os processos psiquicos formativos não foram estabelecidos!

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  14. RONALDO F VAZ

    A exposição é externa ao objeto, a causalidade não foi estabelecida. A forma de se formular as questões pre-determinou as respostas, pois os processos psiquicos formativos não foram estabelecidos!

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  15. RONALDO F VAZ

    Economia comportamental e evangélica? A economia libidinal freudiana é um aspecto da psique. É isso que a autora estudou? Ou foi behaviorismo? Por que se apresenta com orgulho como evangelica? É fundamentalismo religioso?

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    1. RONALDO F VAZ

      Nem orgulho, nem vergonha, Caro Marcos A autora cometeu um ato falho, dispôs o que orienta sua vida. Se é que me entende, ou preciso desenhar?

    2. Marcos Benassi

      Por acaso deveria ter vergonha disso, Ronaldo? Menas, prezado...

  16. RONALDO F VAZ

    De imediato pode ser que não. Mas o processo de formação psíquica desde a infância - da relação ide, egove supergo -, nao se dando a internalização adequada do superego pelo pai na infância, em que o ego odeia o supergo, pode coincidir com a violência dos jogos. A violência dos jogos é sim forte influência para ações real. No mundo virtual tudo é permitido.

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  17. jose prado

    0 lobby da industria de ganes em ação! Assim como Tv e Cinema e Netflix influenciam, ensinam, estimulam, divulgam a violencia os games fazem a mesma coisa. Não há evidencias de que NÃO jnfluenciem!

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  18. Claudio Luiz da Cunha

    Colunista bozolina detectada....a serviço do Silas Maracutaia

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  19. Dario Lima

    O mundo gasta grande parte do dinheiro e energia pra aprender a matar =fazer guerra, os jovens são encorajados a se tornarem assassinos nas guerras, os filmes tratam apenas de morte e vinganças, os jogos eletrônicos retrataram apenas assassinatos e esses teóricos, muitos de forma consciente, difundem mentiras com o único objetivo de manter a energia humana direcionada pra morte em defesa do patrimônio de uns poucos.

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  20. Joaquim Rosa

    "Games não causam ataques em escolas"? Meninos que cultuam a violência?

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  21. Laíse Maria Moura Silva Brito

    Analise perfeita. Parabéns à autora!

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    1. FLAVIO Costa

      Afinal, ela é especialista em economia evangélica

    2. RONALDO F VAZ

      Kkk7kkkkkkk

  22. Virgínia Oliveira

    Entao o garoto pode passar o dia entretido com jogos com visual super realista, onde ele atira em todo mundo, fere pessoas jorrando sangue e isso nao influencia suas emoçoes e seu comportamento? Isso nao banaliza a violencia? Difícil acreditar.

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    1. Dario Lima

      Virgínia, os jogos são o estágio inicial no preparo de jovens pra assassinar em guerras, cujo objetivo é sempre o expansionismo da riqueza de uns poucos eleitos por deus.

    2. Gerald Franco

      Exato! Difícil acreditar que a banalização da violência, seja por games, filmes e séries que encampam a ultraviolência, na cabeça fértil e de discernimento ainda não amadurecido de uma criança, não sejam capaz de criar um campo minado apto a explodir quando os gatilhos "certos" ( rejeição social, bullying etc ) não forem disparados...acho que, com um pouco de boa vontade, dá pra entender o que o Presidente Lula quis dizer, ele não estava se referindo ao Minecraft...

  23. Hercilio Silva

    O jogo não, mas a autora deveria ter estudado, a extrema direita atua fortemente no mundo dos games. Descobriu aí um canal de propagação de ideias de ódio. É isso que está por trás.

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  24. WAGNER DE CARVALHO GARCIA

    Todas as medidas contra a violência deveriam serem adotadas, em casa , principalmente , no controle do que os jovens, o que estão assistindo, redes sociais, jogos violentos, tornando a morte vulgar. É muito comum a incapacidade das famílias acharem que a culpa é do Estado.

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    1. Joaquim Rosa

      "deveriam serem adotadas" não está errado. Mas tente: "deveriam ser adotadas". Não fica mais bonitinho? E ocupa menos espaço.