Rodrigo Tavares > Lula em Portugal: uma visita difícil a um país em crise Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A lÃngua portuguesa é uma lÃngua morta. Ninguém escreve ou lê em português. Portugal é um condado à beira o mar e está recolhido a sua insignificância.
Cheguei de Portugal agora e não entendo a crÃtica do colonista. O paÃs está lotado com turistas, o que é bom, mas tem gerado a crise da moradia. Os aluguéis aumentaram por causa da grande procura. O paÃs mais longevo da Europa sofre por carência de jovens.
Não parece-me que o autor vive em Portugal. Seu texto parece um resumo de dados recolhidos de jornais e notÃcias indexadas pelo Google. Há várias diferenças entre os dois paÃses, por ex., Portugal tem um PIB per capita quase quatro vezes maior; desafio qualquer um achar freguesias que distinguem-se pela classe social de seus moradores; segurança que faz o Brasil parecer uma selva; e o 25 de Abril, quando o paÃs para e celebra intensamente o fim da ditadura em 74.
Eu vim só ler os comentários mas sim, a ideia de que Portugal passa por crise é diretamente tirada do cool, digo, do Google.
Dizer que Portugal está uma desgraça quando o PIB cresceu 6,7% em 2022 e 5,5% em 2021 parece ser um pouco exagerado. Há a tensão sobre a inflação, mas vale lembrar que ela o ano passado ficou nos 7,8% e este ano deve ficar nos 5,3%. Valores muito estranhos para Portugal, que normalmente tem a inflação abaixo de 2%, havendo até perÃodos de deflação, mas não uma realidade que escandalize o mundo inteiro. O maior problema é a habitação, que está cada vez mais cara.
Reinaldo, para acrescentar ao complemento: o Banco de Portugal e o governo reviram em alta a previsão e agora o crescimento esperado é de 1,8%, acima da previsão para a Zona Euro e da União Europeia, e bem acima das maiores economias do bloco. Mas eu acho que os resultados dos primeiro trimestre podem surpreender, porque há uma dinâmica forte, o que pode influenciar ainda mais o resultado do ano. Vamos aguardar. No fim desta semana já saberemos.
Previsão de crescimento revista em alta de 1,5 % para 1,8 %, um valor razoável num cenário de incerteza e guerra na Europa. Mais importante é que a dÃvida pública em porcentagem do PIB está descendo de forma consistente, devendo ficar em nÃveis inferiores aos da França, Espanha e Bélgica nos próximos anos. Ou seja, maior margem para um crescimento mais alto, por conta da crescente confiança dos investidores e da folga para mais investimento público.
Só pra complementar e aumentar a visão, -8,3% em 2020 e com expectativa de apenas 1,5% em 2023.
Esse colunista não tem a menor noção do que é Portugal. Por isso que é um dos paÃses da Europa que mais recebe estrangeiros com vontade de investir e morar aja vista a enxurrada de Gold Visas emitidos nos últimos anos tornando o paÃs mais caro do que era. Comparar com o Brasil que tem outra economia e polÃtica totalmente distinta. E que sei é que tem gente demais querendo deixar seus paÃses pra morar por lá.
O cara escreve que o Brasil descambou entre dois mil e treze e dois mil e desesseis! Creio que deve ter adormecido em treze e acordou em vinte e dois pensando que era desezzeis. Perdoem os números por extenso, o censor da Folha não gosta de algarismos nos comentários.
São pouquÃssimos vencedores e muitos perdedores. As sociedades demoram a entender e aceitar. IncrÃvel como tem gente que comenta sua "experiência de 10 dias" e conclui que está tudo bem. Eu estive em Nazareth em 2019 (pra quem não sabe, praia de ondas grandes de Portugal) e vi uma grande quantidade de senhoras de 70/80 anos de idade, trabalhando na rua, vendendo qualquer coisa. Não precisei perguntar nada pra ninguém.
Carlos, se realmente visitei o paÃs ? Visão superficial ? Melhor eu encerrar por aqui.
Reinaldo, se você tira informações de jornais, então todas as democracias do Mundo estão atravessando uma crise tremenda (as ditaduras não, claro, pelas razões que conhecemos). Se realmente visitou o paÃs, mesmo com uma visão tão superficial, deve ter verificado que as casa, carros, etc., não sugerem que as condições de vida da maioria das pessoas (não todos, claro) estejam sequer próximas do cenário apocalÃtico descrito pelo colunista.
Fátima, com todo respeito, talvez você até tenha um conhecimento superior ao meu sobre a questão. Porém, em 2019 eu rodei o paÃs de carro de norte a sul, literalmente. Minha "experiência" de Nazareth se repetiu em outras cidades. Não conversei com nenhuma das senhoras, nem entrei em hospitais. Contudo, li alguns periódicos de Lisboa e Porto, onde tive informações gerais do paÃs. Insisto que senhoras de 70/80 anos trabalhando nas ruas, resulta de baixas pensões e alto custo de vida.
Conversou com as senhoras aposentadas ou somente passou por elas? Eu parei para conversar sobre a vida , aposentadoria etc. Portugal é o paÃs mais longevo da Europa, existem muitas viúvas. A solidão é o principal problema. Elas encontraram uma forma de socializar vendendo coisas na rua para os turistas. Complementam a aposentadoria que tem valor baixo, com o avanço da idade o poder de compra cai, com o turismo o custo de vida aumenta. Entrou em um hospital público de Portugal? Va visitar.
Muito longe dos paralelismos absurdos que o colunista faz com o Brasil.
Algum amigo de Lula e do Brasil -algo difÃcil de conciliar mas possÃvel-deve dizer-lhe que não será a projeção internacional que tanto almeja que o alçará à condição de Estadista, mas dando onde fazer cocô aos 100 milhões de brasileiros que deixou sem saneamento porque só os deu comida com o Bolsa FamÃlia para obter votos. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Nelson, defendeste e defende Moro, que elegeu Bolsonaro, retirando Lula. Moro também na última eleição apoiou o contrabandista de joias e responsável por diversas mortes de covid. Como tu pode defender Moro tão entusiasticamente e dizer não defender Bolsonaro? O seu conjunto da obra é evidente, ainda mais com este desmerecimento das ações sociais de Lula.
Fátima. Tenho cerca de 15 mil comentários neste site ( informação colhida na Coluna F 5) e lhe desafio a encontrar um único no qual defenda Bolsonaro. Quanto aos 100 milhões de compatriotas sem saneamento básico em absoluto contraste com nossa posição na economia mundial, para se dirigir a mim tal com faz me autoriza a concluir que você tenha números diferentes dos oficiais aos quais me reporto. Cite-os, por favor, para ficar bem pra você. Namastê!
Uma pessoa que apoia o genocida não tem moral para criticar outros. Falta com a verdade como eh de praxe. A cobertura saneamento básico no Brasil é de cerca de oitenta porcento. Portanto , não tem Cem milhões sem esgoto. Aprenda aritmética básica. Falso cristão.
Gilberto. Sua contestação ao meu comentário além de revelar reprovável má-fé o faz também a sua ignorância sobre o Brasil e à miséria, se há desrespeito a esta aqui parte este de você, ao mostrar total falta de sensibilidade com os que carecem de saneamento básico, tanto quanto mais apreço a um partido e suas benesses do que ao paÃs e nosso povo. Namastê!
Uma pessoa que dedpreza a miséria dos outros, falando em Deus em vão. Como diz o Tadeu, que Deus no livre desse Deus que tu e Bolsonaro tem dentro de si. Bolsonaro foi por minha conta.
Comer não é secundário. Dar de comer aos que têm fome é um preceito bÃblico.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Bolsonaro Lula e Diilma é um lixo só !
Vc deveria fazer uma curso de português, concordância verbal.
Esse texto é um absurdo de dados incorretos. Portugal há quatro anos é o o segundo paÃs que mais cresce na média da União Européia. Em 2021 cresceu 4,9% em 2021 e 6,7% em 2022, mesmo com a guerra. Aà o autor fala de salários mais baixo que na França e Alemanha, mas não faz menção ao fato dePortugal sempre ter sido o paÃs mais pobre da europa ocidental, há mais de 100 anos pelo menos.
Wle só não mencionou que as taxas de pobreza de Portugal, que classifica como muito elevadas, são ainda assim menoree que as de paÃses bem mais ricos como os EUA e a Inglaterra. Será que é porque nestes últimos paÃses vigora o ultra-liberalismo que ele aprecia?
Verdade, tem o focinho da Folha golpista.
Acabei de voltar de Portugal onde fiquei 10 dias e conversei muito com portugueses e brasileiros que lá vivem. Não percebi nada que se aproxime aos dados mencionados de grande contingente populacional abaixo da linha de pobreza, insatisfação generalizada e coisa e tal. O articulista me parece mal informado ou mal intencionado. Na verdade Portugal está muito bem e o Brasil muito mal!
10 dias ? Estive lá em 2019 e cansei de ver portugueses com 70/80 anos de idade sub-empregos nas ruas, para complementar a pequena pensão que recebem.
E vivas a dom Nuno Ãlvares Pereira, o Santo Condestável, herói de Aljubarrota!
Texto muito fraquinho e prolixo. Uma no cravo, outro na ferradura Pé na poça sobre o golpe de Estado imstitucional na Dilma! A escola dele, privada, é do pior@
Independente da polêmica, deveria Lula participar das festividades do 25 de abril.
Não passou pelos principais pontos, existem forças golpistas? Qual o tom da imprensa em Portugal? Marrom escuro, clarinho, azul... Existem Campos Netos, dinheiro em paraiso trabalhando e ameaçando pra extorquir a população? Tem militares do tipo que se sujeitam até a ajudar no contrabando de joias?
Claro que não. Um texto superficial que tenta de forma forçada fazer um paralelismo entre realidads polÃticas, econômicas e sociais muito diferentes.
Como assim inabilidades polÃticas e questionamentos sobre estava? O jornalista e a mÃdia ainda não admitem que Dilma sofreu um golpe, capitaneado pelo presidente da Câmara Eduardo Cunha.
Portugal, Brasil, Europa, EUA, o ocidente está em crise, crise do capitalismo neoliberal que não vai a lugar algum a não ser à barbárie, como já estamos vendo na destruição da cultura, na violência . Tudo porque a mentalidade dualista do vencedor ou perdedor campeou nessas esferas.
Fico pensando no que o autor chama de reformas estruturais para Portugal. Seria acabar com o modelo de bem estar social, que é a causa raiz da insatisfação e do crescimento da extrema direita? Aliás, a extrema direita fez de tudo pra impedir a social democracia, apelou ao nazi fascismo, ela é opção? Pra cair mais de nÃvel de vida é.
Avaliando por outros textos do mesmo autor (inclusive na imprensa portuguesa) e pelo pensamento dominante na uuniversidade onde ele leciona, é exatamente isso.
O Michel Temer assumiu de acordo com a contituição e não tomou de assalto. Colunista petista sem qualquer crédito .e a Dilma saiu ,não por erro de comunicação e sim por incompetencia e a instalação do maior esquema de corrupção do Planeta orquestrados pelos petistas. A folha dando espaço pra qualquer um já vai acabar ladeira abaixo
O prezado teve seu comentário enviado aos "Comentários de Tornozeleira ". Parabéns. Não esmoreça e nosso mito recuperas suas joias.
Dilma caiu de madura ou de podre como preferirem.Figura totalmente dispensável de qualquer comando.
Carece uma leitura mais apurada dos fatos . A história confirma Temer como golpista
O Brasil era uma colônia de Portugal. Portugal não acha que nos tirou nada e, como tal, não acha que deve devolver absolutamente nada. Já somos independentes há 200 anos e a nossa história recente demonstrou que continuamos os mesmos incapazes de gerir as nossas vontades. Sempre à espera do salvador da pátria, como os portugueses esperam d. Sebastião, o encantado de Ãlcacer- Quibir. Salvador da pátria não existe. , salve Sassá Mutema!!
Portugal deve ressarcir o Brasil tudo o que nos foi tirado. Inclusive a dÃvida que ficou na nossa responsabilidade. Nós estamos em crise desde os tempos da colonização. Na fase atual Lula não vai ajudar muito, principalmente depois do que andou reverberando mundo a fora.
Corteletti, nós quem? O que tu e a tua famÃlia têm a ver com essa questão dos portugueses no Brasil? Quando os teus antepassados chegaram ao Brasil? Não me digas que foram de boleia do Cabral? Os emigrantes italianos - adoram intrometer-se nesta história, como se tivessem alguma coisa a ver com isso. Eles chegaram a partir do século XIX, já depois de termos entregado a soberania, e falam como se fossem Ãndios. Lol. Coretelli, eu sei bem qual é o vosso interesse, mas vocês “não passarão”.
Nada como procurar um bode expiatório para justificar insuficiências próprias. Serve até um com 200 anos.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Rodrigo Tavares > Lula em Portugal: uma visita difícil a um país em crise Voltar
Comente este texto