Muniz Sodre > Mediação marqueteira da guerra ressoa como balido de ovelha Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Excelente análise, melhor metáfora. A ação marqueteira do governo brasileiro é simplesmente ridÃcula. Será que é o sonho desmedido do Nobel da Paz? Lula não percebe que é briga de cachorro grande na qual não deve se meter?
Muito bom! Mas é pérola aos porcos...
Desde a Rússia dos czares, esse império sempre teve como lema o pan-eslavismo. A União Soviética leu pela mesma cartilha. Incorporou todos os paÃses bálticos, à exceção da Finlândia, que uniu-se ao Führer, o que deu ensejo à "Realpolitik". Putin não fugiu à regra: invadiu a Ucrânia. Tem que ser detido esse ânimo expansionista. Isso me lembra um tal de "espaço vital" (Lebensraum) invocado pelo governante supracitado em um passado bem recente na história da Europa.
E quem detém os USA, a OTAN, o projeto neoliberal e a hegemonia do dólar. Até quando o mundo vai pagar a conta do consumo e a voracidade por mais dinheiro da América?
Excelente.
Em tempo: Parabéns ao Seu Muniz, como diz um filósofo de Campinas que sempre faz inteligentes observações neste espaço!
Se realmente queremos ser democratas, nossa aliança normal é com os paÃses onde ela é praticada, América do Norte e Europa Ocidental!
Finlândia neutra? Guerra com supostas intenções imperialistas russas? Ucrânia uma "ovelha"? Eu vivi para ler um texto ruim do Sodré. Quem diria.
Não, a Rússia é que é uma ovelha, tadinha
Trocaria o patético balido de ovelha pela tagarelice de um papagaio querendo entrar na história.
E, o que é pior, a ovelha pode ser usada como inocente útil. Mas ainda espero que, no posicionamento brasileiro, termine valendo mais o escrito (voto na ONU) do que o (impensado) falado...
Torço idem, e também diferencio claramente uma coisa da outra.
A Rússia reflete, e reciprocamente, a Ucrânia. O fato concreto é que a guerra depõe contra todos, ato anti-humano, reduz a humanidade. Tá na hora de população mundial reagir para pedir fim da indústria bélica, fim dos Exércitos, fim de uma instituição que atua contra a humanidade.
"Retórica identitária e esquerda caquética" . Disse tudo.
Excelente texto. Assim como tantas vezes o lobo estadunidense papou cordeiros por aÃ, vide Iraque em 2003, o lobo russo já devourou historicamente os cordeiros vizinhos. Não lutaria na Ucrânia, como fizeram uns brasileiros enlouquecidos, mas tenho admiração pelo presidente Zelenski, chamado de comediante pelo ex-presidente, que voltou da Flórida.
Poi Zé, podÃamos passar sem ruÃdos nem balidos. Rugido, já tem de monte pelaÃ, bem como encrenca pelaqui. Mai tá bão, é tanto alÃvio de não ter o Bozo zurrando que tá valendo.
Seu marcos: eu tinha o que dizer, mas fui barrado pela censura folhotrônica. Será que é porque lembrei que o ex-presidente, que voltou da Flórida desqualificava Zelenski como comediante?
A Finlândia é neutra? Não diga. Acabam de entrar na OTAN.
Ernesto, prá belicista tudo isso é maravilhoso. Você acha que a Rússia não se sente ameaçada, cercada pela OTAN? Quero ver se a China faz um Tratado com a Rússia e vem apoiá-la nas fronteiras da OTAN. Que tal? A Rússia também tem o direito de construir cercas, ou não?. Bem, uma escalaçãozinha é bálsamo prá belicista.
No que fizeram muito bem.
Caro Vanderlei, procura a lista de paÃses invadidos pelos USA e Reino Unido, só como exemplo, e verá que talvez o Brasil faria bem em construir uma cerca. Sem falar de outros tipos de intervenção, que foram inúmeros. Vai ver o que é paÃs desrespeitoso.
Foi neutra, mas tem um histórico de receber visitas de um vizinho desrespeitoso. Então procuraram ajuda onde ela existia. Boas cercas fazem bons vizinhos.
Marcelo Rebelo de Sousa disse tudo hoje de maneira diplomática mas disse, o ego de Lula precisa ouvir. Que chegue até ele também a necesária admoestação de Muniz Sodré.
Sodré vomitando o que a minha avó dizia: "o que você ouve, você gera". Não se mete a escrever sobre o que não tem conhecimento Sodré. Vai por mim.
Não sou lulista meu caro. Só reafirmo que o texto de Sodré é tão preciso em fatos e conhecimento de causas da Guerra na Ucrânia como eu sou PHD em fÃsica quântica. Ou seja, calar nestas horas para não escrever e/ou falar tolices é a melhor recomendação.
Os lulista pira.
Gente que não diz claramente. Pessoa que como sino soa. Homens que os bichos não comem. Não se devem fiar e confiar.
Metaforas e hiperboles tentam disfarçar o vazio de informação e lógica nesse artigo. Tá ruim esse jornal, hein?
É hipérbole criticar a invasão de um paÃs por outro?
Excelente análise.
Vamos ver se o mercado aproveita para vender mais sabão neutro.
Artigo perfeito. Apenas um retoque (aparente paradoxo): a Finlândia não é neutra. Ela optou positivamente pela não neutralidade: literalmente, tomou partido. Está formalmente filiada à OTAN (inimiga figadal de Putin) desde 4 de abril próximo passado. Gato escaldado tem medo de água fria. Isso pelo que fez Stálin, compatriota de Putin, quando tentou invadi-la, levando-a a aliar-se ao 3° Reich. Daà nasceu a "Realpolitik". A Suécia também tem esse temor.
Não estou apoiando a neutralidade, amigo Vanderlei. Acho que a Finlândia tinha mesmo é que tomar partido e escolher um lado. Aliás, neutralidade é ficar em cima do muro. Atitude ignóbil. "Mutatis mutandis", o Senhor Jesus já advertira: "Quem comigo não ajunta espalha; quem não é por nós é contra nós." Simples assim.
Trata-se de buscar apoio onde ele pode existir. A Finlândia não poderia pedir ajuda à China, por exemplo.
Neutralidade de quem diz abertamente que seu lugar é na OTAN. É cada uma…
Caro prof. Muniz sábias palavras,porém se sabedoria fosse uma patologia nossos pretensos lÃderes latino americanos viveriam 150 anos,claro td regra tem alguma exceção.
Analise sensacional
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Muniz Sodre > Mediação marqueteira da guerra ressoa como balido de ovelha Voltar
Comente este texto