Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Lula não está preocupado em ajudar os menos favorecidos pela sorte. Se quisesse ajudar, não teria torrado dinheiro em copa do mundo, propaganda autopromocionais, nos quinze anos que governou estádios de futebol, olimpíadas, tropas no Haiti, quarenta ministérios.O seu partido une a direita, oposição, situação, quando é para se autobeneficiar, como os Fundos Eleitoral e Partidário. O Brasil existe apenas para sustentar políticos, e joga migalhas para os pobres.

    Responda
  2. Vanderlei Nogueira

    Lula defende o controle de gastos da classe média?

    Responda
  3. Daverson Furlan

    Basta a sociedade dar um basta nos gastos absurdos feitos pelos Tres poderes. Mas assistimos a aumentos de gastos, portanto de impostos, passivamente. Prosecco e vieiras no stf pra que? Qual necessidade disso? Motoristas e assessores mil? Somos passivos demais. Sempre me lembro que Obama recebeu a conta da lavanderia da Casa Branca por ter mandado lavar um terno de festa. E pagou caladinho. Aqui somos súditos de um reino caro e ineficiente. Medieval em todos os sentidos.

    Responda
  4. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Gostaria da opinião do colunista sobre o STF reconhecer as perdas dos credores da poupança e negar aos trabalhadores a correção do índice do FGTS. Vou aguardar seu texto.

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Simplesmente a classe dominante precisa pagar mais, independente de crescimentos reais, visto estar se beneficiando de injustas isenções tributárias. Entre tantas benesses, como os proprietários de jurídicas pelos dividendos recebidos; ou o agronegócio estar isento de comprovar oitenta pp dos gastos. Pagam cinco pp e o trabalhador vinte sete pp.

    Responda
    1. Daverson Furlan

      Classe dominante… que conceito mais antigo.. coisa de leitor do mofado Marx, cujo entendimento já foi atualizado em muitos países. Vc é dos que acredita na luta de classes, certo? Tadin…

  6. Marcos Benassi

    É de se considerar, Vêtêfê. E, para o momento, observar como se comportarão as forças, todas. Eu cruzo os dedos.

    Responda
  7. Carlos Mello

    Ou seja, reforma só pra pobre que depende de escola pública, SUS etc. para os ricos sempre se trava. E fala-se em aumento de impostos quando na verdade se busca que os ricos apenas paguem seus impostos. Essa é a FSP …

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Como assim, essa é a FSP? O PT ficou 13 anos no poder, não foi suficiente pra colocar rico pra pagar imposto? Ah, lembrei, a cabeça do governo estava em Copa, Olimpíada e em comprar popularidade.

  8. Tersio Gorrasi

    Alguém que se propôs a pacificar o país está só pondo mais lenha na fogueira com seu rancor e revanchismo, vitimizando-se a todo momento e demonizando seus opositores. Um governo assim dificilmente chegará até o final

    Responda
  9. Antonio Pimentel Pereira

    As injustiças nos repasses para estados e municípios são gritantes, royalties, icms ficam 80% com rj e sp, o legislativo e judiciário levam muito mais do que precisam, enquanto tem populações inteiras desasistidas, prova que em 13 estados tem mais gente nos programas sociais que empregadas cm registro em carteira, é incluir na reforma tributária

    Responda
  10. Antonio Pimentel Pereira

    Acrescento tbm que o contribuinte não suporta mais impostos contaminando tudo, água, luz, telefone, alimentos, combustiveis, tudo, a carga tributária já beira 35% insuportável, o comércio não vende, a industria não produz, a agricultura familiar não tem incentivo pra plantar e os empregos e a geração de renda não são suficientes para o país crescer. Só basta chegar nas localidades rurais e comprovar o que digo

    Responda
  11. Antonio Pimentel Pereira

    Parabéns, vou imprimir e guardar, pois foi a melhor visão da economia brasileira que vi diante de tanta conversa sem atingir o que realmente interessa. Acrescento a evolução dos meios de pagamento eletrônicos, que por si só já formalizou quase 80% das transações empresariais dando um incremento grande na arrecadação de impostos no país, precisa reorganizar os repasses na reforma tributária

    Responda
  12. CESAR MONTEZUMA CARVALHO

    Lula vai fazer o que sempre à esquerda fez, empurrar os problemas com barriga, massacrar a classe média com impostos, dar migalhas aos pobres e colocar a culpa no sistema.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Perfeito

  13. Hercilio Silva

    A extrema direita ameaçou o lado mais fraco esses anos, e privilegiou os ricos. Isso vai estourar qualquer hora.

    Responda
  14. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Ótimo artigo!

    Responda
  15. PAULO CURY

    bolsa empresário? vc já foi empresário um dia? ja pagou imposto municipal, estadual e federal? e ainda acha que o vilão é o empregado ou o governo ?

    Responda
  16. PAULO CURY

    sem defender o bolsonaro, mas ele deixou as estatais dando lucro, cortou gatos aleatoriamente, mas corrou, que no fim é o que importa e travou salarios, o que eh otimo para o pais, sem contar que segurou os concursos, onde ele errou nestes quesitos que eu não entendi? Ou por ideologia até onde o cara acerta esta errado

    Responda
    1. Carlos Mello

      Amigo, nem pra passaporte tava tendo dinheiro

    2. Wellington Serpa Monteiro

      É acertou em cortar 9 bilhões rducação, 12 bilhões da saúde após uma pandemia? As consequências: recursos merenda escolar congelados a 06 anos; salário mín. s/aumento real em 04 anos; construção de casa populares zebrada (deixou a miséria de 40 milhões pra isso), farmácia popular ( q dá remédios básicos de pressão, coração, ca, etc p/população zerado); calote bilionário nos precatórios; ausência de verba p/combate de queimadas,proteção da Amazônia, etc. ele fez foi destruir o orçamento público

  17. Marcelo Magalhães

    Os tais truques tributários são o bolsa empresário que atinge algo em torno de 500 bilhões por ano. Basta diminuir essa mamata. Com certeza acerta poderosos que tem as suas carteiras de deputados e senadores que vão reagir, mas um trabalho de informação bem feito, que não conta com esse missivista e nem com a folha, ajuda a luta contra o patrimonialismo dos endinheirados nesse país.

    Responda
  18. Rodrigo Ribeiro

    Bolsonaro em quatro anos, tentando. Lula, só tem dois anos. Incrível como os jornalistas escrevem sempre a partir de um único ponto de vista. O do patrão.

    Responda
    1. Paulo Augusto

      Rodrigo, procure pelos indicadores sociais e econômicos do governo Lula e verá o que ele fez pelo país.

    2. Rodrigo Andrade

      Lula teve 8 anos e Dilma, outros 5. E fizeram o quê pra melhorar ou tornar mais justa a arrecadação do governo?