Hélio Schwartsman > As visionárias Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acredito que a presença de Ayn Rand no Visionárias, faz dos temas da Liberdade, da Opressão, e da dicotomia indivÃduo versus coletivo, questões até agora atuais e universais. Que devem ser tratadas tanto à direita quanto à esquerda. Abraço.
Ótima dica. E concordo inteiramente com sua avaliação da Rand, a mais sobrevalorizada de pensadores do século vinte. ManiqueÃsta é pouco para defini-la. Ela é defensora do mais puro self interest, não por acaso muito querida na farialima e do capitalismo selvagem de pindorama. Deram-se o livro citado e nem consegui acabá-lo de tão obviamente enviesado.
Óia, carÃssimo, é muita fineza pra mim. Enfim, falando de Mulher Pensadora, tudo com maiúscula, lembrei-me da Maria da Conceição Tavares: sinto falta daquela Tuga, original, potente (bota potente nisso, aliás), combativa, democrática. Um Muierão.
Sim, Marcos. Sob este prisma, a humanidade inteira é filósofa e também geopolÃtica.
Hahahahah, considerada minha largueza de uso do termo - pensou criticamente, eu carimbo - é mais-que-filósofa. Pra mim, até a Tati Quebra-barraco filosofa, que dirá a dona Conceição!
Concordo, Marcos. Mas é filósofa?
Me deu vontade de ler. Obrigada.
Muito boa a coluna, em que pese eu não ter gostado da sua minguada na Rand. Posso não concordar com ela —como não concordo—, mas a respeito e reconheço que ela tem uma obra e constituiu uma filosofia que muitas pessoas valorizam e acreditam: razão, pois, pra ela integrar, sim, o time de tais pensadoras. Muitos são os filósofos que eu posso vir a discordar, mas não reclamo quando eles são objetos de textos, biografias etc —como são vários, até piores que a Rand.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Hélio Schwartsman > As visionárias Voltar
Comente este texto