Ilustríssima > PT resiste a abraçar economia de mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 Próximas
Por Que diabos tem uma mensagem contra Lula numa coluna de cultura?
Eu torço para que Lula reveja suas opiniões. Na conjuntura atual, o PT é a melhor alternativa que temos - socialmente responsável, preocupado com o meio ambiente e com a democracia - porém, as ideias econômicas da esquerda brasileira não se voltam para melhorar as condições sociais: se voltam para a ideia fixa e infeliz de controle estatal da economia. Se o PT não mudar sua visão econômica, a direita volta ao poder em 2026.
Mailson, como ministro da Fazenda, fez a inflação que era de 400 pcento aumentar, lançou o plano Verão que foi um fracasso...como se não bastasse também escreveu na Veja, que currÃculo!
E sobre o texto, alguma observação? A questão é a pessoa ou o conteúdo do texto ? A propósito, Brasil jamais teve inflação de 400% no perÃodo de 1 governo ou na gestão de 1 ministro.
Projeções interessantes e esperançosa... se Lula, o Peron brasileiro, não destruir os fundamentos da economia brasileira antes.
Até comecei a ler a matéria, li toda a "opinião", entretanto, no final, verifiquei que se tratava de um artigo pensado e escrito pelo MaÃlson da Nóbrega, ex-ministro que teve a oportunidade de fazer algo pelo Brasil, mas que só fez coisas voltadas aos donos do dinheiro, aos rentistas. Com a assinatura deste senhor, o artigo ficou totalmente comprometido e tendencioso, pois o articulista nunca gostou dos menos favorecidos, o social nunca foi seu objetivo. Muita escrita para pouco valor.
Alguma observação sobre o conteúdo do artigo ?
Os menos favorecidos são os que mais sofrem com as irresponsabilidades econômicas da esquerda
Mercado que nos interessa, o Internacional, 15 acordos com a China, 14 com Portugal, mais alguns com USA e Emirados Ãrabes, etc... Agora com o mercado rentista, não tem papo mesmo. E faz muito bem!
A propósito. Não é à toa que esta folha não noticiou até agora a reunião de Lula com cento e cincoenta empresários ontem em Portugal. Prefere esconder, distorcer ou mentir.
Que saudades, Alexandre, dos tempos em que Antonio Erminio de Moraes era chamado para um almoço em Brasilia para relatar lessoalmente ao presidente Lula as crÃticas que este havia feito na sua coluna semanal na folha. Embora não fosse um evento público, sabe-se que estes lÃderes conservadores iam. Infelizmente, a folha acabou, mas você pode procurar em outras fontes que você vai encontrá-los.
Desculpem, este texto é para resposta ao Alexandre.
Economia de mercado já abraçou o PT desde sempre. É só ver o Conselho Econômico do Lula.
O poder de compra e o empobrecimento dos estadunidenses em contantes nas últimas décadas; por outro lada a China e o parte da Ãsia em expansão. Parece que o receituário neoliberal não cola. Se tem algo enferrujado aqui é esta ideologia travestida de teoria econômica. A América Latina o seguiu por muito tempo. Os resultados já sabemos. Se estatização não presta, por que os EUA que disputam com a China se incomodam? Não é ruim para o paÃs asiático?! Ou a potência ocidental está tentado ajudar?!
Meu deus, foram desenterrar o ministro da fazenda do Sarney agora? Vão chamar o do Collor também? O editorial da Folha agora é só isso mesmo, ir cavar qualquer fulano disposto a falar mal do governo?
Sim, o PT resiste à economia de mercado. É exatamente por isso que votamos no partido.
Garota, você precisa estudar economia. Se odeia economias de mercado, vá viver na Coreia do Norte ou em Cuba para ver como é bom!
Daverson, a melhor época da história econômica e social do paÃs foi com o Lula. Acorda pra vida....
Não bastou o buraco em que a Dilma nos meteu? Tava indo tudo bem até que ela veio com esse conceito ultrapassado do pt. Vocês não aprendem nada não? O capitalismo tem problemas? Tem. Mas a solução não é este jeito de fazer da esquerda atrasada da América Latina. Nada mais mofado e perigoso.
Lancou o neoliberalismo no Brasil em 1989 , não faz autocrÃtica e comete o autoengano de criticar seus adversáriosÂ… Não reconhece o fracasso de seu projeto de livre-mercado mais de 30 anos depois. Lamentável.
A direita estreita e radical resiste a abraçar o programa do presidente eleito pela maioria dos brasileiros de garantir o equilÃbrio fiscal e desenvolvimento econômico com a inclusão do pobre no orçamento.
Que saudades, Alexandre, dos tempos em que pessoalmente as crÃticas que este havia feito na sua coluna semanal na folha. Embora não fosse um evento público, sabe-se que estes lÃderes conservadores iam. Infelizmente, a folha acabou, mas você pode procurar em outras fontes que você vai encontrá-los.
Desculpe insistir, você pode citar alguns?
Sim, sei a diferença, conheci e conheço, tenho muitos amigos, ntelectuais, empresários e até jornalistas de direita que respeito. Estou me referindo aqui a posturas de direita estreita e radical mesmo, infelizmente se multiplicando depois da emergência do tosco e terrorista que nos atormenta até hoje.
Se o autor está incluÃdo na sua definição de "Direira estreita e radical", por favor, cite um nome de direita que não esteja na sua definição. Me parece que qualquer pessoa que tenha qualquer crÃtica ao PT é rotulado de direita radical, do memo modo que os bolsonaristas rotulam todos de comunista. Me parece que nenhum dos grupos tem interesse em conversar fora da bolha.
Blablablabla,Painho dos anos 60.
Faz Tempo que o PT parou no tempo,são tão arraigados a ideias ultrapassadas que chegam a igonorar a realidade.
A direita estreita e radical parou no tempo. São arraigados aos manuais da escola de economia de Chicago, há cerca de 20 anos superados por seus próprios formuladores. Insistem, assim, numa economia que só argumenta nos limites dos interesses individuais de empreendedores. Chegam a ignorar a realidade de uma economia crÃtica, que mostra que não há desenvolvimento econômico sustentável sem a incorporação dos trabalhadores e dos pobres no orçamento.
Ao vivo. Ministro da época mais inflacionária da história recente acha que sabe mais de economia do que o presidente que colheu os melhores resultados de popularidade e crescimento economico. Agorinha.
Não leu o texto, ou não entendeu.
Creio que o nó da questão esteja na alta carga tributária de 34% do pib, o pais é mt desigual, treze estados dos vinte e sete tem mais gente em programas sociais q empregados cm carteira, o icms e roylaties ficam 80% cm rj e sp, não há cm haver crescimento sem corrigir isso, pois qualquer polÃtica pública executada não vai dá em nd, mas a reforma tributária foi adiada inclusive na gestão mailson e sarney
No Brasil não existe economia de mercado, e nunca existiu. Existe uma grande apreensão no estado brasileiro contra o mercado. Economia de mercado não quer dizer desregulamentado. Empresas estatais são ineficientes, até a Petrobrás daria mais lucro se fosse livre. Mas a cultura nacional, nosso sistema educacional não permitem uma experiência de mercado, talvez porque numa economia mais livre o custo do estado não compensaria.
Economista(sem ofensas)!Mailson dano Brega: se vosmecê quer ser minimamente útil fale-nos didaticamente das vantagens de ainda termos na cidade de São Paulo sinal 3G( sim, neoliberal, 3G e em bairros centrais) quando o mundo já opera em 5G! Quero lembrar vosmecê que nossas telecom foram privatizadas há 25 anos. Fale-nos também sobre a vergonhosa e indecente concentração de renda mundial e no Brasil depois que o (seu)ideal neoliberal se estabeleceu. Que asco. JK
Dalton, sim lembro-me muito bem de que a oferta de novas linhas pela CTB, então empresa privada, era nula, zero, e das horas que aguardávamos para um mero telefonema interurbano. E depois que foi estatizada, com a criação da Telebrás, lembro-me- até por que como eng°, trabalhei anos na TELESP- e sei muito bem de nosso incansável esforço para atender a demanda reprimida por tantos anos. E começamos a ofertar milhares de terminais/ano. Seu argumento é mistificação cronológica. JK
Você recorda de quando para se obter uma linha telefônica era necessário desembolsar o valor de 1 automóvel médio ? Você recorda de quando pessoas viviam da renda de locação de linhas telefônicas porque simplesmente inexistia possibilidade alguma de atender à demanda pelo serviço ?
Infelizmente Lula e o PT não se reciclaram. Lula voltou ainda pior e já com sinais de senilidade pelas bobagens que tem dito. Pra piorar Janja não ajuda e só atrapalha.
Mercado é aquele ser invisÃvel que passa a mão nas suas nadegas e ninguém vê?
Mercado somos eu, você, e todo mundo que de algum modo vive e exerce o ambiente econômico. Não é alguém ou algo alheio ao nosso comportamento e atuação. O mercados não são os outros. O mercado somos nós. Quando você opta por buscar por melhor preço, ou deixa de consumir algo, ou decide/adia qualquer forma de investimento, você está agindo com lógica de mercado. E isso por ser, essencialmente, indivÃduo que compõe o mercado.
Hehe, a mão é invisÃvel, mas a apalpada a gente sente bem, é de arriar as calças.
Da onde o PT não abraça o mercado?? O PT por um acaso ameaçou alguma revolução "anti-mercado"?! Que eu saiba, é muito menos protecionista do que os próprios EUA, em MUITOS sentidos... Vocês já passaram do nÃvel da loucura e mal-caratismo, Folha. Ainda bem que eu cancelei minha assinatura no dia que colocaram um tiro na foto do presidente. Vergonha.
Mercado, que eu saiba, só vale pra nós aqui... Na Europa e USA, qualquer crise e o governo já despeja bilhões de dólares para evitar estragos maiores... Atropelados pelos trens dos juros altos, cortes, só por aqui mesmo. Além do que, basta olhar para a Inglaterra e muitos outros paÃses onde o "mercado" e "privatizações" são a ordem do dia... Que lástima, não?
O Alexandre, com o comentário abaixo, parece se esquecer que o Reino Unido até alguns anos atrás fazia parte das 8 nações mais ricas do mundo, lugar que perdeu para a Ãndia...será que o programa de privatizações segurou alguma coisa ou ajudou a empurrá-los para o buraco? O que eu sei, que pra quem mora lá, tenho amigos lá, ficou muito, mas muito mais caro...
Segundo o Banco Mundial, em 2020, a renda per capita do Reino Unido era de aproximadamente US$ 39.720, enquanto a renda per capita do Brasil era de cerca de US$ 6.450.
Excelente
Quem é o Mercado? 1% da população (donos dos meios de produção, dos jornais, bancos, etc. sem noção de coletividade) que segundo Mailson é o que mais importa e q deve ser abraçado pelo PT! Vale ler: Karl Polanyi, o pensador que mostrou como a desregulação das economias levaria à desigualdade brutal e, por fim, ao fascismo.
Mailson, soba por que o Senhor obteve fracassos como Ministro? É que o Senhor ganha dinheiro para uns poucos sem se preocupar com o desenvolvimento econômico e a igualdade de oportunidades. É crime isso? Não. É uma miopia seletiva. Agrada os ricos pra ficarem mais ricos o restante não é problema seu ou deles m
Quem nasceu para capacho da rentismo, jamais será tapete do humanismo.
Ao estourar ainda mais as contas públicas, algo nocivo retomado por Dilma e agora retomado por Bozo e lula, mais dependentes de empréstimo o Tesouro fica, aumentando a saúde do rentismo. Quer acabar com isso? Fácil: gastemos menos. Quem deve, não existe.
A China abraçou a economia de mercado. Mas, antes teve a cautela de cortar as unhas do tamanduá.
Alessandro, não sei. Mas a chinesa Shein prefere os operários brasileiros. Promete fabricar 85% dos produtos no Brasil em quatro anos.
Você prefere ser operário na China ou nos EUA?
Quem nasceu para capacho da rentismo, jamais será tapete humanismo.
ideias economicas atrasadas? Onde o receituário neoliberal deu certo? Onde?
Na conta bancária desse tipo de rentista, em paraÃsos fiscais, certamente.
Um provável motivo pelo qual este governo está falando tanto absurdo em polÃtica externa é desviar o foco de medidas péssimas e que realmente interessam a ele, como o fim da lei de responsabilidade fiscal, a destruição do marco do saneamento (favorecendo o corporativismo e a corrupção nas estatais), a explosão da dÃvida pública, Zanin no STF, a volta do imposto sindical, etc...
Está é a principal caracterÃstica do neoliberalismo. Ele não é apenas uma doutrina econômica, mas toda uma racionalidade que reduz o comportamento humano e social aos seus pressupostos. Ao reduzir o pensamento à s suas *verdades absolutas*, deturpa e omite fatos (como as reestatizações na Europa) e considera ilegÃtimas todas as correntes que divergem da sua.
Pois é, prezada Florentina Alves. Como garoto propaganda do capital especulativo e da irracionalidade social, Mailson prova que nasceu para capacho da agiotagem insana.
Fato: o Brasil foi predominantemente governado por polÃticas de direita, neoliberais. Qual é o resultado? Ampliação da desigualdade social e des truição ambiental. Segundo o ga gá Mailson "estatais são um fenômeno do século dezenove", pois saiba q o balanço da polÃtica neoliberal de privatização de três décadas p Margaret Thatcher e John Major é: caro para o público e uma bonança para poucos investidores, por isso vemos um movimento de reestatização! Dados abaixo:
Além disso, Sr. Mailson, a esquerda ganhou as eleições, respeite isso! Quanto a ideia de "independência formal do Banco Central", como falas, pergunto: independência de quem? Sabemos que informalmente e por baixo dos panos o BC depende da elite financeira e dos seus desejos mesquinhos.
Anglian Water: noventa e dois milhões de libras aos acionistas. Multada em três ocasiões distintas por lançamento de esgotos não tratados em decorrência do investimento insuficiente em tratamento de efluentes. Clientes tiveram suas tarifas aumentadas, enquanto seu presidente-executivo e diretor financeiro, receberam juntos mais de dois milhões de libras em bônus em dois mil e vinte e um, além do salário base anual combinado de mais de novecentos mil libras.
O tal MaÃlson é aquele economista que você não confia nem para planejar o orçamento do mês de sua casa, o que dirá de um paÃs. Sarney fez isso na década de 1980 e todos sabemos o fiasco que foi. Se gente assim critica o atual governo, é porque Lula está no caminho certo.
Fato: o Brasil foi predominantemente governado por polÃticas de direita, neoliberais. Qual é o resultado? Ampliação da desigualdade social e destruição ambiental. Segundo o gagá Mailson "estatais são um fenômeno do século dezenove", pois saiba q o balanço da polÃtica neoliberal de privatização de três décadas p Margaret Thatcher e John Major é: caro para o público e uma bonança para poucos investidores, por isso vemos um movimento de reestatização! Dados abaixo:
O nacional desenvolvimentismo da dupla gagá Dilma-Mantega deu em que? Os tontos repetiram métodos ultrapassados e fracassados do militarismo e deu no que deu. Impactos severos na relação dÃvida/pib, quase quebra da petrobras (conta gasolina) e setor Eletrico (redução da conta na canetada). É isso que a esquerda faz melhor? Tenho saudades do palocci: era mais inteligente e realista.
Essa "Economia de Mercado" é um embuste, assim como o "Mercado" é um fetiche da ideologia do regime de produção capitalista; com o imperialismo, precisamos identificar os globalizadores, para superarmos todo o tipo de dependências, para construirmos uma Nação Soberana.
Esse dinossauro é engraçado, fez uma redação com comparações absurdas na defesa de uma ideia que não cabe mais em nossos tempos... O que mais me irrita nos rentistas é que eles não se contentam com tudo que eles já sugam do povo, eles querem sempre mais e mais, eles querem até a alma do trabalhador.
Esses ideólogos do capital rentista agem como mercenários.
Contar metade da história fica feio. A onda de privatizações europeia, ocorrida nas décadas 80 e 90, já foi parcialmente revertida. No fim de 22, a Alemanha, por exemplo, anunciou a estatização da Gazprom por causa da crise energética. Os estados perceberam que essa conversa de privado é bom e estatal é ruim é fiada. Pondera-se as necessidades. Seu artigo cheira a mofo do século 20.
Perfeito!
A propósito, depois do grande consenso polÃtico entre trabalhistas e conservadores em prol das medidas neoliberais no Reino Unido, este se encontra em grave crise econômica.
Ultrapassado são as ideias (já renovadas nas economias liberais avançadas) desse Mailson da N. Teto de gastos NÃO deu certo, o povo disse NÃO nas Urnas. O Brasil hoje tá conquistando "mercados", não se expondo a eles. o mundo mudou, a roda girou, e o Sr da Nobre(za)ga continua "vendo a banda passar. Abço
Cadê o contraditório, o divergente o outro lado fsp? Mailson da Nóbrega defendendo globalização aos 45 do segundo tempo? Não é atoa que nesta terra tudo começou ou terminou tarde...EUA, UE já estão preparando a volta das cadeias de valor para seus paÃses de origem e mailson ainda fala de "economia de mercado" de forma caricata. É triste como não a em economia uma divergência de opinião nos jornaloes...
Toda a questão gira em torno da vendas de estatais e prestação de serviços públicos por empresas privadas, o que atende também o tal "mercado financeiro". É o que move os jornalões golpistas lobistas deste paÃs. O resto é conversinha fiada sobre "bem-estar da população" e "retomada de polÃticas públicas", por exemplo. O Capital não se preocupa com isso e nunca se preocupou, mas é o pretexto que se põe para os leitores domingueiros desavisados.
Na Turquia, privatizaram até as aposentadorias...resultado: após uma inflação extremamente alta nos últimos anos, é comum aposentados de universidades, por exemplo, terem de ir atrás de ganhos suplementares como guias turÃsticos, etc...o resto da população então, nem se fala: tudo muito mais caro depois das privações. O único resultado para a população é esse!
Esse é o pensamento dominante dos que frequentam os salões da Faria Lima. Os servos e adoradores do deus mercado nem ligam para os milhões de excluÃdos que são solenemente ignorados pelos que defendem a panacéia para todos os males, o mercado.
Traduzindo a sugestão do "moderno" Mailson da Nóbrega: o PT sucumbir a pressao do mercado e se tornar só mais um partido, como MDB, PSDB, PP, PSD, que se diferenciam só pelos nomes das siglas. O PT só alcançou essa marca porque é efetivamente o único partido com identidade no paÃs. Vá plantar batatas, Mailson!
A única coisa que esse Mailson sabe fazer é contabilizar seus lucros às custas da exploração da classe trabalhadora.
O PT nunca foi estatizante em seus governos. Nunca revogou a lei do petróleo e estatizou completamente a Petrobrás. Não pôs fim a abertura do setor elétrico ao capital privado, iniciada por FHC; na realidade, essa abertura foi ampliada e aperfeiçoada, culminando, infelizmente, na privatização mal feita da Eletrobras. Quantas não foram as concessões à iniciativa privada nos governos do PT? Estradas, aeroportos, ferrovias, etc.
Não adianta o populismo de querer governar para o povo com o baixo crescimento q Lula terá se mantiver a visão econômica retrógrada, filhote da matriz dilmista.
Este artigo se não foi encomendado é a cara de alguns poucos que se diz "elite" direitista brasileira. Com saudade do golpista, da escravidão e outras cositas mais. O PT atual está fazendo coisas hoje que nem no sonho dos fundadores ou dos seus próprios opositores seria de fato feito um dia por um partido de esquerda: âncora fiscal, reforma tributária, concessões públicas, PPP, Marcos regulatórios, retomada de pesquisa de ponta...acho que as crÃticas são mais inveja. Só relembre s 4 últimos anos
O Mailson como ministro, governo Sarney, como foi a performance. Texto datado e tosco. A fsp esmaece.
Ultrapassado e desinformado está nobrega, que discute economia em 2023 com a ideia do mundo de 1980. Pasmem. Ele enche a boca para falar em tatcher! 40 anos de neoliberalismo deu a perversa combinação de estagnação e concentração econômica, insatisfação popular com polÃtica e ameca real a democracia até no mundo rico, com brexit, trump e loucos na França e Alemanha. Porque conceder espaço para um insignificante desses?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > PT resiste a abraçar economia de mercado Voltar
Comente este texto