Ilustríssima > PT resiste a abraçar economia de mercado Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 Próximas
Hummm, então Lula está errado e esse tal mercado está certo. È só deixarem sugar o sangue das empresas e povo brasileiro com juros altos e nada de investimentos e tudo bem.
Estado mÃnimo na economia com Estado Maximo no Social , essa é a combinação ideal. Esqueçam China como comparação pois lá havia 1bi de trabalhadores disponÃveis para linhas de produção semiescravagistas. E ninguém são deseja se mudar para lá. Vamos espelhar Suécia, Finlândia, e.adaptar ao nosso porte algumas polÃticas que lá deram certo. Vamos conceder benefÃcios para que multinacionais produzam aqui dentro. Sim menos tributos na produção, compensado pelo tributo que vira do consumo .
Este artigo por si só vale bem 1 ano de assinatura da Folha. Resume bem o passado,o presente os possÃveis caminhos futuros para o PT sem ressentimentos, e sem julgamento só com base na corrupção entre colegas. Numa época que a China, ditadura comunista, adotou de vez a economia de mercado com grande êxito acabando com a 'igualdade maoista" fica esta lição para a posteridade deste partido.
A cultura neoliberal está consumindo as nossas esperanças de um futuro melhor, urge pensarmos na coletividade e sairmos do mantra individualismo, competitividade e grana, que esta arruinando a nossa saúde mental!
neoliberalismo produz ganhos para poucos e perdas para muitos. A crise de dois mil e oito (excesso de mercados desregulados e falta de limites pela soma descontrolada de ganancias dos operadores privados e ninguém controlando o todo) foi causada exatamente pelos efeitos do neoliberalismo. O mercado não se auto regula, não tem como evitar crises, estas historicamente só são resolvidas pelo Estado!
Caro Carlos, saiba que a doutrina neoliberal produz ganhos para poucos e perdas para muitos. A crise de dois mil e oito (excesso de mercados desregulados e falta de limites pela soma descontrolada de ganancias dos operadores privados e ninguém controlando o todo) foi causada exatamente pelos efeitos do neoliberalismo. O mercado NÃO se auto regula, não tem como evitar crises, estas historicamente SÓ SÃO RESOLVIDAS PELO ESTADO.
Eita cara desinformado
Neoliberalismo traz paz? Sério? Não foi o neoliberalismo que deu a consensual e perversa combinação de estagnação e concentração econômica que, por sua vez, está destruindo a confiança do povo em polÃtica e assim representa ameaça a democracia e a liberdade pessoal e coletiva até no mundo rico? Se informe como cada pais rico ficou rico. Não foi praticando economia de paróquia austrÃaca.
Que todos possam perceber esta rota de harmonia na sociedade , garantindo a liberdade de cada cidadão fazer suas escolhas na vida pessoal, intelectual , financeira e comercial para trazer o progresso, a paz e a felicidade para a nação. Vale para o PT e para todos os partidos que já passaram da hora de se juntarem em torno de ideias e não de pessoas.
Talvez seja a sedução do rentilismo puro e simples. Fazer análise de mercado, comparações com Europa, Japão...sem conhecer profundamente a realidade social, econômica, educacional da maioria do povo é como querer abrir uma Starbucks na Cracolândia. O Brasil precisa primeiro preparar seu povo para este próximo nÃvel que os economistas neoliberais falam. Economia de mercado nos moldes que o colunista cita com a pobreza e miséria atual é colocar o carro na frente dos bois.
Este artigo por si só vale bem 1 ano de assinatura da Folha. Resume explendidamente o passado,o presente os possÃveis caminhos futuros para o PT sem ressentimentos, e sem julgamento só com base na corrupção entre colegas. Numa época que a China, ditadura comunista, adotou de vez a economia de mercado com grande êxito acabando com a 'igualdade maoista" fica esta lição para a posteridade deste importante partido.Obrigado.
Ministro por acaso. Esse é uma herpes, apareçe quando cai a imunidade.
hahahhahaha, eleição de 2016?? menos, Mailson, menos
Quando o senhor saiu do governo, qual era a inflação mesmo?
Primeiro: economia de mercado, na cabeça desse Nóbrega, é a visão ultra-liberal da economia. Segundo: porque o PT deveria querer esse abraço de afogado, que leva milhões à pobreza no Brasil e pelo mundo afora?
Cuméqui é? Acho que esse cara vive atrás da lua. Cita Alemanha, Estado de bem-estar social com uma forte economia de mercado. Uma coisa não exclue a outra. Só na cuca dos neoliberais. Nem percebem que os ultrapassados são eles, que nem ao menos tentam entender o mundo.
O Sr Mailson está se n 1 l , desde quando o PT teve uma proposta de ruptura com o capital? O PT é um social democrata, hoje parece meio perdido no mundo do capitalismo financeiro, mas isso é regra no mundo todo. O mundo bipolar acabou a quase 40 anos e o senhor ainda nessa retórica que beira a infantilidade.
Não liga, ele vive atrás da Lua. Escreve todo esse artigo e pouco entende do mundo atual.
O PT, o único partido deste pais, abraça, de forma correta, a adoção de decisões econômicas com um claro objetivo de propiciar o desenvolvimento social, inclusive, das classes desfavorecidas. Há vários partidos que têm um S na sigla mas que não tem nenhum significado. A parte social só teve relevância após o pt. Isto ninguém pode negar.
O artigo é péssimo, mas o pior foi, ao final, comparar Angela Merkel com Bolsonaro numa mudança de governo. Lula pegou um paÃs destruÃdo e ainda tentaram um golpe uma semana após ele tomar posse. Olaf Scholz assumiu um governo de uma ótima presidente, que até detestava Bolsonaro.
Por que o PT deveria aderir a economia de mercado? Nao foi para isso que a população votou em Lula e elegeu a segunda maior bancada da camara dos deputados
MaÃlson, ainda bem que você só é referência para o mercado. E melhor ainda termos um presidente que se volta para seu povo. Suas ideias são do século passado, MaÃlson. Só importam aos rentistas. Não escreva mais, por favor.
Economia de mercado em paÃses periféricos só é bom para as elites locais e para os paÃses do capitalismo central. Onde as medidas de austeridade do Consenso de Washington resultaram na melhoria da qualidade de vida da população? Tudo deu muito certo jo Chile, né? A China já chegou a ser um dos paÃses mais pobres do mundo e hoje é o que mais cresce, isso sem seguir essa besteira de economia de mercado.
Porque não existe trabalho escravo nos paÃses periféricos né Carlos? Temos cada vez mais denúncias no Brasil. Aqui também temos toda a liberdade né, liberdade de morar na rua porque é impossÃvel pra maior parte da população pagar um aluguel. Sua descrição sobre a China parece bem enviesada, que tal dar chance ao contraditório? Claro que a mÃdia hegemônica vai criticar a China, ela vai contra tudo que o grande capital quer.
à sim , cresce mas ao custo de trabalho semi escravo e liberdade zero , controle de natalidade pelo governo e ditadura total . Quantos imigrantes querem se mudar para a China e lá viverem o rasto de suas vidas ?
Qual paÃs do mundo abraçou efetivamente a economia de mercado? Os EUA? Vejam os trilhões que Biden está colocando na economia! China, com o capitalismo de partido único? Japão, Coreia do Sul, ambos que se devolveram com intervencionismo intenso? Acho que o paÃs que adota a economia de mercado com Estado mÃnimo só existe nos livros!
O paÃs que adota a economia de mercado com Estado mÃnimo só existe nos péssimos livros de economia clássica. Manuais infelizmente ainda adotados até mesmo nas melhores universidades brasileiras e não mais dos poderosos paÃses de economia capitalista. avançada.
E no cérebro atrofiado e anacrônico dos neoliberais.
Falou o pior ministro da economia desse paÃs, só sendo superado por Paulo Guedes, o mundo se resume ao modelo europeu, é isso?
Todo liberal é ideológico e inepto. Distorcem evidências empÃricas e manipulam planilhas p demonstrar uma mentira. Desempenho desta figura como ministro é evidência inegável de como gente incompetente escreve em jornal. Modelo de maior sucesso no Mundo é de Singapura e China. Respeitam mercado e uma máquina competente no governo. Não usam o Mercado p desviar recursos publicos como faz a Faria Lima.
Os paÃses mais desenvolvidos são assim mesmo. O paÃs mais intervencionista do mundo é os EUA. Faz intervenção quem tem poder polÃtico e econômico pra isso.
É, resiste. Lula tem viajado para fazer turismo. Enxerguem-se!
Marcos faça como ele viaje resgatando o nome do paÃs e traga uma solução. Vale a pena. Qual a sua proposta? Só falar que tá ruim é aceitável. Mas, o que falta aqui é muito isso. Pois, nada adianta falar mal sem propor o que seria melhor. Depois quer o paÃs voltado para economias independentes. Como é isso meu caro? O que você propõe? Nós precisamos disso propor, agir em prol do propósito e trazer resultados. Vamos lá ponha as cartas na mesa.
Se privatizar é uma boa opção, porque não iniciar pela segurança pública governamental? Porque aà o próprio governo ficará tão vulnerável quanto a sociedade o é. Dê educação, saúde, segurança, transporte, formação profissional de nÃvel e comce a incentivar o crescimento industrial interno. Quando tudo comcecar a fluir é sinal que o paÃs está preparado para ser privatizado. Fora isso só teremos uma bela porcaria. É o meu ponto de vista.
"Independência do Banco Central"...balela, todas as decisões do RCN seguem atreladas às ordens do "mercado". Já contaram qtas reuniões ele já participou com grupos empresariais, especialmente rentistas? E qtas com representantes dos trabalhadores, centrais sindicais etc?
Está bastante enganado. As pessoas votaram no Lula para parar a destruição do paÃs. Nem o mais otimista acredita a que o Brasil iria avançar nos próximos anos, sobretudo com o congresso que foi eleito.
MaÃlson da Nóbrega, foi o ministro da fazenda da hiperinflação que passou dos 80% ao mês no governo Sarney. Ao assumir o mandato disse que adotaria uma polÃtica feijão com arroz para contê-la. Fracasso retumbante. Apesar da sua incompetência, ganha milhões através da sua empresa de consultoria, ousando dar pitacos a peso de ouro para o mercado financeiro e, eventualmente, escrever colunas como essa que apenas enchem os olhos do tal mercado que enche seus bolsos.
Mailson olha apenas para a Europa Ocidental. Renega a China com 60% da economia sob o setor estatal, crescendo mais de 5% ao ano. É uma toupeira!
A maioria dos economistas tentam impor suas ldeias por vassalagem aos seus patrões do mercado financeiro .
Toda a análise que ele conseguiu fazer é de que o PT é um partido de centro-esquerda?
De fato, o PT e Lula estão presos no passado em vários sentidos. Mas o artigo parece ignorar que a direita liberal-escravista do Brasil é igualmente ultrapassada. Qual a explicação para o Brasil ter a maior taxa básica de juros do planeta? Quem sabe algum cliente rentista do sr. Mailson teria algo mais realista a dizer. De resto, o Brexit é um fracasso retumbate - o Reino Unido, assim como toda a Europa, enfrenta problemas como inflação, pobreza e desigualdade crescentes. Artigo superficial.
Transporte público no Brasil, o melhor do Mundo, é o exemplo da eficiência da iniciativa privada, o cartel da telefonia, também o melhor do Mundo, corrobora com a tese dos defensores do capital em detrimento da vida, esse senhor era ultrapassado quando estava no auge. Economia nunca foi ciência, não como é essa a serviço dos senhores.
Este jornal, a cada matéria tendenciosa como esta, se mostra um aliado da extrema direita e da polÃtica da economia de mercado que tem por objetivo aumentar as desigualdades sociais. Já que se consideram especialistas em polÃtica econômica, deveriam esclarecer os estragos que uma taxa de juros de 13,75% causam ao crescimento do Brasil.
Texto fraco. Para ilustrar meu ponto, alguns comentários: empresas estatais não são coisa do século XIX, vide China; intervenção estatal a la Keynes está em voga, EUA e França são exemplos disso e por último, usar o Reino Unido como exemplo a se seguir é brincadeira, o paÃs está na berlinda desde o Brexit e cada vez mais se mostra incapaz de resolver seus próprios problemas.
Se opositores estão achando que o PT não sairá vitorioso na eleição de dois mil e vinte seis não deveriam estar comemorando ao invés de todo este chororô?
Ah, sim. O articulista é o Mailnson da Nóbrega, o responsável ou irresponsável economista do Plano Verão, com inflação acima de 400% quer dar lição a alguém... ei sei o que você fez no verão passado.
Economia de mercado em um paÃs dominado por oligarquias? Ou este ser sabe nada de economia ou está defendendo interesses escusos.
Apenas um neoliberal defendendo os seus interesses e os interesses das oligarquias estrangeiras que exploram as riquezas naturais e a mão de obra do brasileiro.
MaÃlson, quando esteve sentado na cadeira de ministro, por dois anos, de 1988 a 1990, você entregou a maior inflação da nossa história, também conhecida como hiperinflação. Tua moral e competência é zero.
Onde existe meritocracia quando alguns partem do lado da linha de chegada. Só alguns se dão bem em uma economia neo liberal. Veja os EUA onde a desigualdade atinge uma minoria. Toda semana um atentado de americano contra americanos, imagine se a classe excluÃda fosse maior? Tem que ter melda no cérebro pra defender isto no gigante das desigualdades.
Mantra neoliberal atrasado. Todas as grandes economias tem polÃticas públicas de fomento e de suporte a indústria, comércio e serviços. França, Alemanha, EUA. O Estado protege mesmo os atores do mercado financeiro. Isso é o eterno ranço antipetista.
Num paÃs com tantas desigualdades abraçar a economia de mercado seria criar uma indústria de exclusao, a resposta seria uma brutal instabilidade polÃtica e o aumento exponencial da violência, incentivando uma luta de classes. Deve ter melda na cabeça para defender isto.
Entre os princÃpios basilares da economia de mercado estão a meritocracia, competitividade, igualdade de oportunidades e a eficiência. Tais princÃpios dificultam o tráfico de influência. As empresas estatais teriam dificuldades para se manter pois, em geral, atuam em setores que a inciativa privada é mais competente. Sem empresas estatais não haverá cabide de emprego para aliados polÃticos. Ou seja, a economia de mercado afronta tudo o que o PT pratica e defende.
Meritocracia é ter havido nove eleições para presidente desde a redemocratização e o PT ter ganho cinco. Mas aqueles que não ganham nem eleição de sÃndico insistem em querer ditar como o PT deve governar. Só o PT. Os outros podem fazer tudo que querem. Ache algum artigo do dr hiperinflação reclamando do subsÃdio que aumentou cinquenta porcento em quatro anos com o Jeggues liberal
Iniciativa privada é mais competente? Só se for em arrancar dinheiro do consumidor e pagar salários ridÃculos aos trabalhadores. Rodovias privatizadas continuam péssimas, telefonia é um fiasco, energia elétrica dá uma chuvinha já era. Aqui no RS privatizaram os parques dos cânions na Serra.Tá tão caro que ninguém mais vai lá, quebrando hotéis e restaurantes das cidades lindeiras. Conta outra.
Meritocracia,igualdade de oportunidades nunca existiiu em terras tupiniquins.O neoliberalismo é a lei da selva .Por ele o paÃs está nesta miséria .
A meritocracia e competitividade que ele se refere é a fila de osso em Cuiabá e famintos pegando restos de alimentos no caminhão de lixo no Ceará .O neoliberalismo isso .
O redator não imagina o que é pobreza!! Que o fosso social se alargou com o infeliz desenvolvimento das castas dominantes!! Que os desfavorecidos até morrem, de subnutrição e doenças, quando ele desiste em gastar no paÃs pelas megaempresas: em iphones, viagens à europa, vinhos importados, carros e restaurantes elitistas...
Mailson quem? A aquele em cuja gestão chegamos a uma inflação mensal de 80%. Máximo exemplo de competência.
Falou ao cidadão que deixou de presente uma inflação astronomica!
Decrépito, pior ministro da fazenda. A filha ressuscitando os mortos
É obrigado?
Até entendo que o jornal tem um viés de sempre ver o lado negativo do PT. Mas, no caso, o autor tem razão. As ideologias econômicas de parte do PT, hoje representadas pela presidente do partido, são arcaicas e já se provaram ineficazes. Meu medo: a volta do desastre maior, que foi o bolsonarismo e a extrema direita.
No Brasil um lobista se dá o direito de fazer análises e ganha espaço para publicação como se fosse uma peça intelectual, trabalhada com distanciamento e rigor acadêmico. O texto comete o crime da desqualificação do leitor e inverte as teses extemporâneas, atribuindo ao outro um passado que é seu. Nada é mais antigo e perverso do que o neoliberalismo, instituÃdo no Brasil após o golpe na Dilma, que levou 125 milhões de pessoas à insegurança alimentar e 33 milhões à fome.
Artigo pÃfio. Sua essência: a Esquerda ainda não se tornou Direita... Francamente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustríssima > PT resiste a abraçar economia de mercado Voltar
Comente este texto