Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Claudio Monteiro

    Onde estava os democratas em 93 quando o zagueiro Henrique chegou no Corinthians para jogar ao lado de Célio Silva , o caso do Henrique não era o mesmo do Cuca , pq ninguém o lembrou disso por 5 temporadas no clube , gostaria de saber e de frisar isso no texto aqui .

    Responda
  2. ROBERTO NOVELLO jr

    A ética do país está impregnada da visão misógina bolsonarista. Ficará uma mancha enorme no Corinthians.

    Responda
  3. Danilo Alves de Souza

    Juca sempre sensacional, uma das poucas vozes sérias no jornalismo esportivo. E se engana quem pensa que a esquerda quer uma condenação perpétua do técnico. O que Cuca fez para reparar seu erro? Ele quer ser mais vítima que a pessoa violentada!

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Esquerda? Até nisso tem esquerda e direita? Eu achei que o articulista tivesse levantado um debate ético. Quer dizer então que a esquerda se alinha contra o treinador, a direita a favor, e quem é de centro faz não se sabe o que? A mediocridade intelectual brasileira chegou a um pináculo. Uma população que sequer sabe o que significam estas vertentes ideológicas, que há muito deveriam ter sido substituídas por uma síntese racional, é envolvida em mais um racha improdutivo. Catástrofe.

  4. LUIZ ALBERTO SERENINI PRADO

    Só Juca salva!

    Responda
  5. Nilton Silva

    Os mesmos que criticam o treinador são, diferentemente dos de direita, contrários à pena de morte e à prisão perpétua. O que desejam então os da esquerda civilizada com esse linchamento virtual?

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Alguém por acaso falou em pena de morte ou prisão perpétua ? Certamente, Cuca (e todos que cometerem tais crimes) devem de pagar, conforme a justiça suiça sentenciou. Só que não: nem pediu desculpas ele pediu e continua a sustentar versões fantasiosas.

  6. Otávio Oliveira

    Com os técnicos nacionais preteridos em contratações pelos estrangeiros, no momento, isso me soa como um gol contra da diretoria "mosqueteira'......isso não foi conversado com o sr. Alexis ou não acreditaram na repercussão???? Mesmo tendo em vista que a sociedade e todos os ramos de atividade estão fechando as portas para atos dessa natureza, praticados por qualquer personalidade seja rica, famosa ou não, contra as mulheres?????

    Responda
  7. Celso Augusto Coccaro Filho

    Estou intrigado com o debate, a ponto de fazer novo comentário. Li as intervenções dos leitores e notei que o articulista insuflou ódio e sofismas infantis, e não reflexão. Ódio que não integra o nosso sistema penal e constitucional. Pode haver algum detalhe que não captei, nesse afã pela defesa de uma sanção perpétua. Espero que o articulista, que admiro, produza outro artigo quando a poeira baixar, indicando uma solução para um caso desses, compatível com a nossa Constituição.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Tem razão Pedro. A saída está no texto. Não é uma questão jurídica, mas é forte no plano moral, ético. Mostraria a honradez que parece ter sido tragada pelo episódio, e que acredito não ter espaço no meio corrompido e permeado de poderes podres e assédios variados, no qual o treinador cresceu. No meu time seria um item obrigatório no currículo. Obrigado. Salve o articulista, cujo nível é bem superior ao objeto de suas atenções.

    2. Silvio Alpendre

      O detalhe perdido está no parágrafo oitavo.

    3. antonio mateos

      Celso, pois é. Curiosa essa busca ardorosa pelo banimento profissional perpétuo do Cuca. Estranhamente não se defende o mesmo para os demais autores de crimes tão ou mais escabrosos, como, por exemplo, latrocínio, extorsão mediante sequestro com sobrevinda do evento morte etc. Aos políticos corrupios condenados também se trata com muita brandura. Inúmeros artistas que praticaram sexo com vulneráveis estão aí merecendo o incenso da mídia. Vai entender…será que Freud explica isso?

  8. Celso Augusto Coccaro Filho

    Sigo e admiro o articulista. Reconheço que o mundo do futebol é podre, corrupto, e que piora na medida em se mercantiliza sem controle. Mas este debate está muito estranho. A Justiça Suíça não considerou ter havido estupro, mas fato delituoso diverso. O treinador é casado, tem duas filhas e netos e o fato ocorreu há 35 anos. A vítima virou objeto de uma tutela difusa e o autor de uma perseguição desproporcional. O debate se desenvolve à moda das fake news da direita raivosa. Não captei.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Continuo não entendendo, Ivo. Mesmo. Se fosse minha parente eu teria ódio, decerto. Eu entenderia se a nossa legislação constitucional e penal tivessem previsto o ódio como fundamento de uma sanção penal perpétua ou pena de morte. Já vi que você é favorável a ambas.

    2. Ivo Ferreira

      Perseguição desproporcional por não ser a vítima sua amiga ou parente. Boa parte dos criminosos possuem esposa e filhos. Isso não os desculpa pelos crimes cometidos. O Corinthians é muito grande pra se rebaixar moralmente dessa forma.

  9. José Roberto Martins Filho

    Assino em baixo, Juca. Ótimo. Este tipo de ejaculação não rima com timão.

    Responda
  10. daniel ferreira

    Tristeza absoluta. Minha filha apaixonada pelo time quis ir na torcida, descobre que mulher nao pode pegar em bandeiras da organizada (patrimônio) e agora essa história. O Fiel Torcedor pra arquibancada norte so na mao das organizadas. Os outros ingerssos sao mais do que 4x mais caros. O trabalhador, cidadão comum foi expulso dos estádios. O unico ingresso acessível só pode ser comprado com a organizada. O poder corrompe.

    Responda
  11. Valdo Neto

    Como disse em outro comentário, minha conexão com o Corinthians entrou em modo avião e ficará assim até a saída do Cuca, Duílio e Alessandro, além da retratação do clube com a sociedade.

    Responda
  12. Valdo Neto

    O presidente do Corinthians precisa ser avisado que não existe extuprador, quem estuprou será sempre estuprador, nunca ex.

    Responda
  13. Flávia Masetti de Oliva

    Caríssimo Juca, ando tão sem esperança. .. Acho que a raça humana anda mesmo no sentido contrário da evolução. Quem sabe quando de volta as quatro patas nos tornaremos menos selvagens, não é mesmo?

    Responda
  14. armando moura

    Urubus da fiel, mudem suas cores pra rubro negro porque o branco do alvi negro vcs sujaram de melda. Qdo o raptor das guriasinhas falhar os carniceiros serão os primeiros a chegar. Qualquer QI que não seja de alface saberia que o problema é a montagem do elenco sub40.

    Responda
  15. Paloma Fonseca

    Não sabemos o que se passou na cabeça dela naquele momento, mas posso afirmar com tranquilidade que muito provavelmente tudo o que ela queria é que a tirassem daquela situação humilhante, dolorosa e de angústia (um policial, um bombeiro, o pai dela, um daqueles que estavam no quarto do hotel, enfim, alguém que a socorresse). Esse socorro não aconteceu, infelizmente. Para nós, que tivemos conhecimento da violência, é o horror; para ela, foi o terror.

    Responda
  16. Francisco Barbosa

    Apenas um adendo ao belo artigo do Juca: onde estava a imprensa brasileira nos anos oitenta, noventa, dez do novo milênio, ao não desmascarar o técnico que treinou grandes clubes? Ou o assunto só volta na segunda década pois a lacração justiceira gera cliques e engajamento? Se for a segunda justificativa, e não o incluo nela o colunista pela sua história, são todos hipócritas e condescendentes.

    Responda
    1. JOSE ANGELO OHNO

      Concordo contigo, mas parcialmente, Francisco. O caso foi sendo esclarecido e, somente anteontem foi entrevistado o advogado da vítima que explicou que ela o reconheceu sim e foi encontrado seu semen no corpo da garota. A versão anterior que corria na mídia, era que Cuca estava num quarto grande em formato de L, distante de onde ocorreu o crime. Poderia-se então acusá-lo de omissão, covardia, etc. Mas não, o mesmo foi um dos estupradores da garota (de treze anos).

  17. Marcos Arrais

    Ser corinthiano e corinthiana é ir além da emoção dentro das quatro linhas, é entender e respeitar a história do clube, sua tradição e seu legado. O verdadeiro torcedor e torcedora corinthiana compreendem que mais do que títulos, a paixão enraizada na alma tem valores democráticos e sociais. Com esse lamentável episódio, uma parte da nossa alma se perde na história e nos envergonha para as futuras gerações. Triste!

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Se não acreditasse, seria palmeirense.

    2. Joaquim Rosa

      Você acredita mesmo nessa papagaiada?

  18. Moara Semeghini

    Boa, Juca! Triste demais. Não torço por esse que nem parece ser o Corinthians até que esse cara saia. Triste.

    Responda
  19. Sidney Costa

    Até parece que a Fiel e ou outras torcidas organizadas são formadas por cidadãos conscientes ... é só lembrar as mortes e agressões ao longo dos anos perpetradas por essas organizações! Quem defende político corrupto e partidos políticos que apoiam ditaduras também não tem moral para falar não Juca!

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Muito menos quem apoia torturador…

  20. Marcos Barbosa

    Olha Juca ,sou corintiano mas não apoio esse camarada aí no meu time não ,e pode acreditar que noventa e nove por cento dos que são corinthianos não apoiam esse tipinho no time . Espero que esse presidente que já se mostrou fraco ,e talvez santista seja expulso do time do povo . Corintiano tem honra com as mulheres e nunca aceitaram esses tipos de delinquentes tanto na presidência,quanto no campo .

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Joaquim Barbosa deve torcer para clube sem história e sem princípios. Deveria declarar qual seu time de coração (provavelmente já deve ter contratado no passado técnico desse nível e não se importou nem um pouco).

    2. Joaquim Rosa

      Acredita mesmo nisso? Fez a pesquisa como?

  21. Maria Clotilde Magaldi

    Caráter não prescreve. Estuprar uma menina de 13 anos não é crime que prescreva, para além dos limites da justiça. E reclamar e contestar pode ser feito a qualquer tempo. Se não se reclamou antes, que seja agora. Cuca e mais Robinho, Daniel Alves e muitos outros, certamente, não merecem o perdão que não tiveram nem a decência de pedir.

    Responda
  22. Júlio Pedrosa

    A julgar pelo que sempre se escreveu aqui e por aí no jornalismo esportivo, conclui-se que, excetuados Vicente Mateus e sua turma, a torcida do Corinthians é formada de gente de esquerda e inocente, ficando a escória moral na torcida dos demais times. Então a diretoria contrata Cuca, espera-se que a torcida faça uma revolução digna da Queda da Bastilha... e nada! Caiam na real! Parem de tratar certos clubes e suas torcidas como entes excepcionais e vindos de outro mundo.

    Responda
    1. Marcos Arrais

      Julio Cesar Pedrosa, fique a vontade para expor seu pensamento (mesmo que bastante distorcido). Agora, o que vossa senhoria não pode é apagar a história do Corinthians, que cá entre nós, é mais digna do que determinados clubes que se omitiram em períodos sombrios da nossa história. Esse é fato, meu caro, goste ou não.

    2. Júlio Pedrosa

      Marcos Arrais, não sou corintiano. Mas parece que você é um corintiano identitário e defensor do lugar de fala, ou seja, você acha que quem não é corintiano não deve dar opinião sobre esse assunto. Nada estranhável: o jornalismo esportivo só não é pior que o jornalismo policial. Entre as colunas "Placar" e "B.O." às vezes fica difícil escolher, pois ambas pregam, ainda que sutil ou implicitamente, a animosidade aos do outro lado...

    3. Marcos Arrais

      Percebe-se que vossa senhoria não é torcedor corinthiano, e se julgar assim, conhece bem pouco a história do clube ao qual pretensamente torce. Lamentável e talvez isso explique a contratação desse cidadão.

    4. Marcos Barbosa

      Não posso julgar os outros,mas no Corinthians esse Cuca não fica ,se a gaviões não teve procede as outras torcidas terão . Fora cuca ,você é da turma do bozó e no nosso time ,não queremos bem reaça e nem vendido da pior espécie

    5. Júlio Pedrosa

      Torcedores querem vitórias e títulos. Se o Corinthians com Cuca começar a vencer e conquistar títulos, a maioria da torcida não se importará nem um pouco com os crimes dele. Quando ele sair do clube, então sim... Talvez a transformação dos clubes em verdadeiras empresas, com ações na bolsa de valores, faça o que as torcidas evitam fazer. Se o Corinthians fosse empresa, talvez o preço das ações caísse e a diretoria voltasse atrás na contratação. Talvez...

  23. Joaquim Rosa

    Democracia Corinthians, será que alguém além do José Carlos acredita nisso?

    Responda
  24. orlando gomes de freitas

    Apoio incondicional ao Juca,respeite as minas,seja democrata,seja Corinthiano!

    Responda
  25. Jorge Guimarães

    Há cerca de 20 anos, com dívidas de milhões de dólares, o Corinthians terceirizou seu futebol a um fundo de investimento, MSI, com Kia Joorabchian à frente. Laranja do mafioso russo Boris Berezovsky, foi campeão brasileiro na esteira da máfia do apito, provocada por sites de apostas. MP e PF identificaram crimes de lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Cuca costuma vestir uma camisa com a imagem de Nossa Senhora. Chamar isso tudo de demagogia é pouco.

    Responda
  26. MARCELO DAMATO

    Apoio cada letra desse artigo. Só faltou dizer uma coisa: a magnitude da reação à contratação de Cuca pelo Corinthians, ao contrário de contestação, deveria ser um fator de orgulho dos corinthianos e receber o apoio de todos os que têm amor a essa camisa.

    Responda
  27. Luiz Carlos Fonseca

    Não imaginava nada pior de Duailibi e Andrés Sanches. Duílio conseguiu e, pior, jogou o sobre nome do Adilson na lata do lixo, juntamente com uma bela história de lutas sociais do outrora Time do Povo, o meu S. C. Corinthians Paulista. Duílio é aquele tipo de gente que não fará falta em local algum. Muito menos na arquibancada torcendo pelo Timão.

    Responda
  28. Paulo Mattos Souza

    Minha sugestão é que toda a imprensa se referisse a esse senhor como Sr. X. Assim, quem sabe, sem nome, sem respeito, o Sr. X sentiria um pouco da dor do desprezo, que é infinitamente menor do que a dor sentida pelas vítimas de estupro.

    Responda
  29. armando moura

    O Corinthians tinha virado uma marca que defende os direitos humanos, das minorias e da democracia. Ser campeão e em questão cíclica e estratégias para estes ciclos. Ser diferente, faça chuva ou sol, cria uma marca que não pode ser copiada. Cuca não cabe no Corinthians e este gavião está mais para Urubu.

    Responda
    1. Joaquim Rosa

      "O Corinthians tinha virado uma marca". Sério que voce acredita nisso?

    2. Joaquim Rosa

      "O Corinthians tinha virado uma marca". Sério que voce acredita nisso?