Equilíbrio > Saber quando se tem o bastante é o segredo da felicidade dos finlandeses Voltar
Comente este texto
Leia Mais
A reportagem não compara paÃses.
"Sisu" daria para traduzir como "estóico", que para os gregos antigos era um caminho de felicidade e realização pessoal
População 5 milhões
Nossa 230 milhões renda p c 6 k
Renda per capitã 50 k
Cinco milhões de habitantes. Renda per capitã 50.000 us$. Isto explica?
Seguridade social, financiamento público, bolsas do governo... Opa! Taà um Estado que funciona sob os olhos da população, bem gerido, que busca manter a coesão social forjada pelas dificuldades históricas e transmitidas por meio do Sisu. Não é a falta de Estado ou mesmo o conceito frágil de Estado mÃnimo que fazem os finlandeses felizes. Maslow explicou bem isso em sua pirâmide. Infelizes somos nós, com tamanha desigualdade, discriminação e divisão social.
Estive em Curitiba- auto denominada "melhor cidade do sul do mundo" ontem . À tarde, andamos algumas quadras no calçadão da rua XV, rua central da cidade . A gente quase tropeça em mendigos e craqueiros - no meio da tarde . Em Helsinki, minha filha caminha sozinha ás dez da noite em total segurança . .
Ler uma reportagem dessas com a situação atual do Brasil dá uma depressão profunda. Os neoliberais que atualmente mandam no paÃs fazem tudo diametralmente oposto do que se faz na Finlândia. Daà o Brasil ser provavelmente o paÃs mais infeliz do mundo.
Minha filha mora lá há dois anos e meio . Teve câncer. Foi diagnosticada e tratada rapidamente- quimioterapia, radioterapia etc pelo sistema público local . Na minha cidade, li no jornal, que os aparelhos de radioterapia no hospital púbico estão quebrados há anos .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > Saber quando se tem o bastante é o segredo da felicidade dos finlandeses Voltar
Comente este texto