Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodrigo Soares

    Pra quê esse texto Lygia?

    Responda
  2. Rodrigo Soares

    Tem como ser machista usando um discurso bem dosado de "erudição", são daqueles textos que leio e me pergunto pra que escrever isso? Atacar uma mulher assim? Qual o objetivo?

    Responda
    1. Eduardo Ohannes Marzbanian Neto

      Quer dizer que não se pode mais criticar uma mulher? Criticar uma mulher virou machismo? Vivemos um período sombrio, de extremos. Desde quando uma crítica é uma agressão? A novilingua, aos poucos, vai tomando conta do Mundo. Está dando um novo significado para a palavra crítica, quando feita à alguém do sexo feminino, agressão.

  3. Paolo Valerio Caporuscio

    As primeiras damas de países ricos são ativas,participativas ,guerreiras e se empenham para ajudar no seu governo já no brasil são totalmente opostas e apagadas.

    Responda
  4. CARLOS CESAR MACHADO

    Primeiro damismo é uma inutilidade. Não serve para nada. Dona Ruth também não escapava dessa.

    Responda
  5. Orasil coelho pina

    LaudGilson, eu teria trocado de nome! A Lygia é excelente jornalista! Abaixo bolsonarismo e lulismo, assim com letras minúsculas mesmo!

    Responda
  6. Laudgilson Fernandes

    Santa Catarina bem que poderia nos oferecer algo que nos desse esperança. Mas pelo que vejo nos mandam cada coisa. Seria a Michelemilcheques alguem ideal na cabeça desta moça? Será que Janja por ser uma mulher guerreira, com opinião incomoda esta extrema direita vindo lá do Sul? Se incomoda é porque tem grandeza.

    Responda
  7. alonso barros

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  8. Brenda Okabayashi

    Levando em consideração o apoio ativo, trabalho e articulação de Janja em toda campanha política, é mesquinho e injusto a ideia da crônica de “não dar importância” a atual primeira dama.

    Responda
  9. antonio maluche neto

    Ligia!! Vai comprar uma gravata! A inv eja mata!!!

    Responda
  10. antonio maluche neto

    A folha e a gravata.kkkkkkk.....não tem mais Assunto! Fecha o jornal!!!!.

    Responda
  11. Paulo Junges

    A Folha tentando disfarçar a misoginia que grassa nas sua redação

    Responda
  12. Alexandre Sartori Barbosa

    Colunista: Apesar de você amanhã há de ser Outro dia!

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Sim, Alexandre! AoesR da colunista dZ Folha, amanhã vai ser outro dia!

  13. Luiz Marcos M Gomes

    Quando FHC lançou-se candidato à presidência, seu marketing se defrontou com conhecido affaire que o então candidato tinha em Brasília. O casal Cardoso estava em crise. Dona Ruth, pessoa respeitabilíssima, acabou se curvando às pressões e foi para Brasília desempenhar o papel de esposa do novo presidente. Pelo menos, Lula e Janja são bastante espontâneos em sua relação e nada têm a esconder.

    Responda
    1. César A C Sanchez

      Rs, querer comparar a culta e recatada antropóloga e Professora da USP com "Janja" (ou Micheque, não vejo muita diferença) ou então estabelecer comparações com aquele que assina o prefácio de "Casa Grande e Senzala" e foi colega e contemporâneo de Florestan Fernandes ... comente melhor sobre como o envolvimento de Lula com Rosemary Noronha deve ter afetado a saúde de Dona Marisa ...

  14. MAria das Graças Labrunie

    Acho que a Folha quer que a primeira dama seja recatada e do lar. Decepção total!

    Responda
    1. João Antonio Telles

      È contrata outra mulher pra fazer isso. Triste!

    2. Waldir Luiz

      Mas também não precisa se meter em assuntos que não entende. Do jeito que fala a la Bolsonaro é melhor ficar recatada por um tempo, senão dá força a argumentos contrários ao marido.

  15. Andréia Chaieb

    Nossa! A compra de um sofá e a ousadia de comentar nas redes sociais, que horror! Isso é falta de assunto ou ressentimento?? A Folha cada vez pior.

    Responda
  16. juan molina

    Lygia, porque vc nao escreveu éste artigo durante o governo bolso?

    Responda
    1. João Antonio Telles

      Ah!!! Que pergunta maravilhosa!!! Obrigado!

  17. Marcelo Carneiro da Rocha

    A Folha se especializando em publicar matérias polarizantes de nenhum interesse , tudo por uma audiência barata , meu Deus esse já foi um bom jornal.

    Responda
  18. Chiara Gonçalves

    Nossa, Janja deu o que falar! Em resumo, comprou um sofá e retrucou um post. Indignada!

    Responda
  19. josé SOARES

    A primeira dama do inominável passou quase incólume pela grande imprensa. Essa sanha de criticar cada gesto da atual , só pode ter por objetivo atacar o Presidente.Daí cabe também indagar : para que jornalismo e semiótica?

    Responda
  20. Inacio Szabo

    Há dificuldade por parte da mídia reacionária brasileira em aceitar que uma mulher que não é branca e não tenha jeito de aristocrata, possa não ser invisível, possa expressar o que pensa, entrar numa loja na Europa e comprar um acessório para o marido. Como dizia Zagalo, vocês vão ter que engolir. Apesar da patrulha, a maioria das mulheres brasileiras devem se identificar com Janja.

    Responda
    1. Waldir Luiz

      Nossa Inácio, agora você chutou o pau da barraca. A Janja pode comprar o que ela quiser, desde que não seja com o cartão corporativo, mas falar que ela não é branca só pode vir de uma pessoa daltônica. Esse tipo seu de comentário de mulher branca é negra só pode vir de uma pessoa racista. Lamentável.

    2. GILMAR GONCALVES DA JUNIOR

      Não é branca? kkkkk

  21. RODINEY DA SILVA E SILVA JR

    Espero que ela continue com esse protagonismo, pois suas trapalhadas aceleram o fim do governo Lula.

    Responda
    1. Fernando Minto

      Eu fizoele, mas vc fezarminha, né mesmo? chupa ...

  22. Ricardo D'Matos Nunes

    Michelle Obama , pra quê?... Sério?

    Responda
  23. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Sra. Lygia, seu esforço é grande, mas infrutífero. Não é possível ser feminista e de direita. A direita é machista por definição. Quando a esposa do presidente se expressa politicamente, com pertinência, isso lhe incomoda: ato falho. No mais, Lula não inventou a primeira dama, apenas foi marido de D. Marisa e hoje é de Janja, as duas mais honrosas pessoas a ocupar tal posição.

    Responda
  24. Joao Cantarelli

    Ótima lembrança de Ruth Cardoso, de fato um excelente exemplo. Por certo há oportunismo político-ideológico da claque do Planalto. Se houver descuido até somem com o nome dela em meio ao processo de reescrever a história conforme sua visão deturpada de mundo.

    Responda
  25. jeanne margaretha machado

    O cargo de primeira-dama é simbólico mundo afora. Janja cumpre essa representação numa era digital, com toda a bagagem que tem, muito diferente do período de Ruth Cardoso. Exageros à parte, gosto do protagonismo dela e vejo como reflexo dos tempos modernos.

    Responda
  26. Orasil coelho pina

    Outra excrescência é o cargo de suplente de senador, na vacância do cargo que entre o segundo mais votado, seria muito mais legítimo do que a mãe do senador, com todo respeitos às mamães!

    Responda
    1. Marenildes Pacheco da Silva

      É lamentável essa nossa política! Não basta dinheiro publico direto ou indiretamente, para as campanhas; temos suplente que muitas vezes o mandatário deixa o cargo para ocupar outra função e deve além das mordomias, têm vários salários, pois devem supostamente aplicar a famosa rachadinha

  27. marcos fernando dauner

    pelo que encontrei no Google-escavador, o curriculum da jornalista Lygia Maria Silva Rocha é excelente . Sugiro a ela processar os assinantes da FSP (que evidentemente são facilmente identificáveis) pelos crimes tipificados no CP.

    Responda
  28. Carlos Telles

    Quem tem que ter protagonismo é quem foi eleito pelo voto. A imprensa é que cria o protagonismo de quem não é para ter.

    Responda
  29. marcos fernando dauner

    A Universidade Federal de SC é uma das melhores Universidades do país. Se os leitores da FSP não tiveram o mérito de lá estudar, lamento muito .

    Responda
  30. marcos fernando dauner

    informo aos letrados leitores da GFSP que procurei no Google escavador informações acerca da jornalista Lygia Maria Silva Rocha . o cerriculum é extensa e muito bom Não há informação de local de nascimento, mas a informação mais antiga remota ao início do século e diz que ela foi estagiário do Jornal do SBT em Belém-PA Logo presumo que ela não seja "na-zi-fas-cis-ta catarinense" como aqui insinuam .

    Responda
  31. Airton Borzi

    Desnecessário e inútil!

    Responda
  32. marcos fernando dauner

    Onde está escrito que a cidadã é catarinense ? informa-se que concluiu o mestrado na ufsc e o doutrado na puc-sp . Nada consta de graduação, local de nascimento . A ufsc é uma das melhores Universidades do país e atrai alunos de todo o país. O resto é cotovelite aguda dos leitores da fsp. que não tiveram a oportunidade de estudar lá. .

    Responda
  33. marcos fernando dauner

    diz o título que a moça é mestre pela ufsc e doutora pela puc-sc . E dai ? Minha filha é graduada, mestre, doutora pela ufpr com pos doc na Europa e ela não é nem paranaense nem europeia . sugiro aos leitores semialfabetizados da fsp pensarem um pouco antes de escrever m---- e ofender SC .

    Responda
  34. Eulalia Moreno

    Oi Eladio Gomes. Muito interessante a sua observação. Numa entrevista em dezembro de 1963 à revista Life, Jacqueline referiu um musical " Camelot" que originou um album e, que segundo ela, o assassinado presidente ouvia muito. O premiado Seymour Hersh em " O lado escuro de Camelot"( 1997) desmistificou esse Kennedy/Camelot. Em 1968 Jackie casou com Onassis e deu adeus à " Primeira Dama".

    Responda
    1. Eládio Gomes

      A coitada deve ter se arrependido amargamente do casamento com o armador grego, cara Eulália, que parece não ter ter sido um sujeito que respeitasse muito as mulheres (exceção talvez à prima donna Calllas). Seu complemento foi melhor do que minha observação. De todo modo, quero crer que ambos concordamos com a notável dona Ruth Cardoso: esse negócio de primeira dama é uma grande bobagem e só cria problemas.

  35. Monica Rodrigues

    como tem sido rotina, os comentários são melhores que a matéria em si! mas, a matéria tem seu mérito: provocar comentários! Adoro! melhor que revista Casa Cláudia kkkkk

    Responda
  36. Ricardo Santos

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. marcos fernando dauner

      mestre em jornalismo pela ufsc. E dai ? Minha filha é graduada, mestre e doutora pela ufpr e não é paranaense . Pense um pouco antes de escrever .

  37. Graça Almeida

    Parem de contemporizar. Comparar o que não tem comparação é absurdo. O governo passado além de ruim foi criminoso, então melhor focar no de hoje e não pode mesmo ficar achando que é normal o comportamento da dona atual, não importa o valor, respeito a coisa pública é dever e cobrar respeito é nossa obrigação. A nossa cultura é de atraso, custeamos tudo, até em palácios eles moram. Feio.

    Responda
  38. José Felipe Ledur

    Dona Lygia pra primaira-dama da Folha!

    Responda
  39. marilza abrahão

    Falar de Janja deve aliviar a inveja, não !?! Articulista de Fofocas.

    Responda
    1. André Lemes

      Inveja de quê? De ser cuidadora?

  40. ingrid muller xavier

    eita pessoa sem noção essa comentarista, além de tola, desconhece a importância de p. ex. Ruth Cardoso

    Responda
    1. André Lemes

      Releia a coluna e peça desculpas à colunista.

  41. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Oi João, falei mentira? Ou será que a verdade incomoda? (Claudia)

    2. JOAO LUIS MENDES

      Que coisa baixa este teu texto!

  42. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Evita, a viagem do arco-íris!

    Responda
  43. Marcelo Masiero

    Não me lembro da senhora escrever nada contra a miliciana larápia de móveis, joias e receptadora de cheques nebulosos da milícia carioca.

    Responda
    1. André Lemes

      Uma coisa não tem relação com a outra ou desletimiza a correta crítica à cuidadora atrapalhada.

  44. Alvaro Almeida

    Já disse e repito. Puro preconceito de classe. A senhora do artigo é de Santa Catarina...então está explicado...

    Responda
    1. marcos fernando dauner

      onde v. leu que ela é de SC ? o fato de ter estudando o mestrado na ufsc não a torna catarinense. A ufsc, por ser uma das melhores Universidades do país atrai alunos de todo o país .

  45. Airton Borzi

    Tanto para falar das atrocidades da ex-primeira dama, que foi e Continua sendo uma vergonha, recebendo salário exorbitante do nosso dinheiro, mas prefere agredir e denegrir quem tem um papel importante neste governo. Denota dor de cotovelo ou má fé mesmo. Tem um velho ditado - Se não tem o que falar (escrever), fique calada!

    Responda
    1. Vinicius Branco

      Sr. Airton, Sabe quanto a Janja recebia na Itaipu Binacional (que, para nosso azar, so tem indicacoes politicas) e na Eletrobras (que, para nossa sorte, não tem mais apadrinhados)? O que eh que uma socióloga entende de politica energética, e ao invés de trabalhar em seu gabinete, passava os dias fazendo saudações e chamegos ao atual presidente em Curitiba?

  46. Diva Negri

    Me diverti muito com os comentários! E viva a Janja!

    Responda
  47. AILTON SOUZA

    Tá bom não precisa mais de primeira-dama, satisfeita!

    Responda
  48. Mario Donizete Pelissaro

    Tema mal escolhido pela autora. Desnecessario e inoportuno essa discussao agora. Seria mais proveitoso se estivessemos discutindo sobre as facetas de Michelle, cobrando explicacoes acerca dos cheques recebidos de Queiroz, as joias, seus gastos c o cartao de uma amiga p disfarcar, suas dezenas de operacoes plasticas, seu passado de "modelo" qdo ganhava a vida c a "rachadinha", compras na Prada, sua familia criminosa suas mentiras e contradicoes.

    Responda
  49. CARLOS TARDIVO

    Concordo inteiramente, não existe esse "cargo", não é remunerado e se dá uma importância enorme ao que elas fazem! Assim foi com a mulher (neta?) do Vampiro, com a Micheque/joias/Sheik e agora com a tal de Janja, nem ir a lojas de luxo elas podem coitadas...

    Responda
  50. JAILSON DE BEZERRA

    Acho um absurdo tratar a mulher do presidente Lula dessa forma. Pelo que eu saiba ela é socióloga, trabalhou em Itaipu e na Eletrobras. A reportagem coloca a primeira-dama como mera coadjuvante de Lula. Acredito que esse tipo de atitude de revistinhas de fofoca deveria ser repudiado pela Folha. Quanto ao fato citado, dando a entender que ela não deveria ter dado opinião a respeito da taxação, ela desempenhou um papel importante no sentido de dar uma visão mais clara da fake news que fizeram.

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Mas também já tá bom, né, meu caro Jailson? O cara sempre foi uma vidraça desde o início de sua vida política, sua esposa não precisa desenhar um alvo nela...