Ilustrada > Sem ler Chico Buarque, não se entende o Brasil pós-golpe militar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Mario Donizete Pelissaro

    Chico é genio mesmo! Mas, cabe acrescentar algumas informacoes sobre Bob Dylan. Dylan é maior poeta vivo e um dos maiores de toda a historia, objeto de varias obras biograficas em livros e filmes. Dylan é mais do que um genial poeta e compositor. Ele é um extraordinario contador de estoria, letras incriveis no melhor estilo literario. Além de seus 2 livros escritos, teve outros tantos c suas letras publicados. Acho q Chico está no mesmo patamar. Mas, essa comparacao é impossivel de se fazer.

    Responda
    1. Mario Donizete Pelissaro

      É como comparar Picasso com Rembrandt

  2. JOSE Milton CARVALHO PEREIRA

    Chico Buarque é gênio

    Responda
  3. Ivan Cunha

    Gênio! Que dádiva ter vivido na mesma época dessa figura brilhante e iluminada e ter desfrutado de tantas das suas obras. Obrigado por ser como é. Salve Chico!

    Responda
  4. Ivan Cunha

    Gênio, poeta, compositor, cantor, escritor, tudo junto num idealista de um Brasil mais justo e com oportunidades para.todos. Que dádiva ter vivido na mesma época dessa figura brilhante e iluminada e ter desfrutado de tantas das suas obras. Obrigado por ser como é. Salve Chico!

    Responda
  5. Ricardo D'Matos Nunes

    Lindo texto, poético! Realmente, o CamMes, hoje, no caso do Chico, é muito especial, é muito histórico, parece coisa de filme. É muito o Chico, Cantor ou escritor, é ele. A promessa. A espera da entrega. Até a pedra no caminho. A gente se desvencilhando da gente. Mas seguindo conduzindo na resiliencia um tempo onde encontrar com certeza. É a representação perfeita desse "nós", brasileiros. Chegou o tempo da gente - devagar (mas agora vamos) e urgentemente !

    Responda
  6. José Gonçalves

    Bem lembrado... todos aqui dizendo o que o Chico é, o que o Chico não é... mas cabe sublinhar que, pelo que parece, nem mesmo o próprio Chico sabe se concorda ou não com a sua obra, haja vista o recente autocancelamento que ele fez da belíssima canção Com Açúcar, com Afeto, apenas para fazer média com a galera aloprada que considera a canção machista, patriarcal, misógina etc. etc. etc. O Chico não precisava disso.

    Responda
  7. André Freitas

    Chico não é Chico quando toma partido "político!

    Responda
    1. Nasemar Hipólito

      Não existe o Chico que não toma partido!

  8. Luiz Antonio Sypriano

    Magnífico texto, que também deve ser considerado uma literatura.

    Responda
  9. MARCONDE KETER ALVARES MAIA

    Salve Gregorio de Mattos..

    Responda
  10. antonio jordao

    Chico é Chico...

    Responda
  11. ana marques

    Eu tinha oito anos em mil novecentos e sessenta e quatro, portanto, entendo muito bem o que foi o golpe militar e suas consequências. Mas vou ler seus livros. Talvez tenha me faltado algum detalhe deste período nefasto.

    Responda
  12. Wlander Kwasniewski

    Ao ler Chico Buarque (como outros autores de mesmo calibre) pode-se vislumbrar a grandeza da língua portuguesa. Ele é um dos que consegue dar a nossa língua mãe a dimensão que merece. E somando sua literatura (de altíssimo nível) com sua literatura musical (gigante) é impossível não concordar com o prêmio. Respeito opiniões diversas, mas não consigo em absoluto ver cabimento nas críticas que fazem. Quando o criticam por opinião política é onde se vê como são diminutos os leitores/críticos.

    Responda
  13. Petrônio Alves Filho

    Chico é "Lula-Petista" porque é inteligente, tem um ótimo padrão de leitura e uma excelente visão de mundo.

    Responda
  14. José Gonçalves

    Menos... menos... vamos devagar, não é bem assim. Dá para entender o Brasil, pré, durante e pós-golpe militar lendo muitos e muitos autores, dentre os quais eu destacaria, como exemplo, o jornalista Elio Gaspari. Presumo que o autor seja tiete do Chico, eu eu também gosto da obra dele como músico, mas daí a colocá-lo como o herói da resistência civil já é demais, não é não?

    Responda
    1. José Gonçalves

      ...chega a ser um desrespeito do autor do artigo com quem se debruçou e/ou ainda se debruça de verdade para nos mostrar o que é o Brasil pós-golpe militar.

  15. César A C Sanchez

    Chico, cuja família de intelectuais influenciou a Língua portuguesa e a história brasileira, foi (é) grande compositor. Na literatura ele é apenas mediano. Não é nenhum Vargas Llosa, Borges ou Neruda. De qualquer forma, musicalmente falando, ele está entre os maiores do Brasil. Só tem um defeito intelectual: é lulo-petista.

    Responda
  16. Artur Carmel

    Quando a Cultura é poder & Quando o poder tb é Cultura...

    Responda
  17. Marcia Guimaraes

    O obra de Chico não é sólida e já foi objeto de desconstrução por críticos fundamentais da literatura brasileira como Wilson Martins e por ex-jornalistas como Reinaldo Azevedo. É pessimo escritor e plagiador. O prêmio Camóes é apenas uma lamentável ação entre amigos.O Jabuti foi um escânadalo. Chico é ótimo compositor. Mas abastarda a literatura.

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Wilson Martins é um reacionário que detestava os modernistas como Mário e Oswald, ele é fundamental para quem ainda não saiu do século XIX.

  18. Artur Carmel

    Como po sso ler Chico, para entender o Bazil, se ele não faz nenhuma crítica à exquerda ?

    Responda
  19. Lucas Alves dos Santos

    A imprensa hoje é assim: um grupo elitizado/elitista tentando vender certos personagens como fundamentais na história do País. Quem, além dos intelectuais da vila madalena, ouve Chico Buarque?

    Responda
    1. Jose Roberto de Souza

      Qualquer pessoa com o mínimo de cultura e sensibilidade, fica claro pelo seu comentário que não é o seu caso, ouve e admira a obra do Chico.

    2. Luiz Candido Borges

      ...depõe muito contra seu estofo cultural, que parece ser nenhum.

    3. Luiz Candido Borges

      Lucas, o "personagem" que supostamente está sendo vendido pelos grupos elitistas, tem mais de cinquenta anos de carreira, tendo criado um sem-número de clássicos da música popular. Isto é desde antes a Vila Madalena se tornar moradia de "intelectuais". O fato de você ter que ser esclarecido a respeito depõe

    4. Antonio Costa

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    5. Daniel Quintela

      Seus ouvidos sujos incapazes de receber a poesia permanentemente atualizado de Chico Buarque, vc é apenas mais um surdo, infeliz, mais um entre milhares, o país é maior que eu umbigo, ô curió.

  20. sergio boccia

    A cultura venceu. Parabéns pelo prêmio!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.