Ilustrada > Sem ler Chico Buarque, não se entende o Brasil pós-golpe militar Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Chico é genio mesmo! Mas, cabe acrescentar algumas informacoes sobre Bob Dylan. Dylan é maior poeta vivo e um dos maiores de toda a historia, objeto de varias obras biograficas em livros e filmes. Dylan é mais do que um genial poeta e compositor. Ele é um extraordinario contador de estoria, letras incriveis no melhor estilo literario. Além de seus 2 livros escritos, teve outros tantos c suas letras publicados. Acho q Chico está no mesmo patamar. Mas, essa comparacao é impossivel de se fazer.
É como comparar Picasso com Rembrandt
Chico Buarque é gênio
Gênio! Que dádiva ter vivido na mesma época dessa figura brilhante e iluminada e ter desfrutado de tantas das suas obras. Obrigado por ser como é. Salve Chico!
Gênio, poeta, compositor, cantor, escritor, tudo junto num idealista de um Brasil mais justo e com oportunidades para.todos. Que dádiva ter vivido na mesma época dessa figura brilhante e iluminada e ter desfrutado de tantas das suas obras. Obrigado por ser como é. Salve Chico!
Lindo texto, poético! Realmente, o CamMes, hoje, no caso do Chico, é muito especial, é muito histórico, parece coisa de filme. É muito o Chico, Cantor ou escritor, é ele. A promessa. A espera da entrega. Até a pedra no caminho. A gente se desvencilhando da gente. Mas seguindo conduzindo na resiliencia um tempo onde encontrar com certeza. É a representação perfeita desse "nós", brasileiros. Chegou o tempo da gente - devagar (mas agora vamos) e urgentemente !
Bem lembrado... todos aqui dizendo o que o Chico é, o que o Chico não é... mas cabe sublinhar que, pelo que parece, nem mesmo o próprio Chico sabe se concorda ou não com a sua obra, haja vista o recente autocancelamento que ele fez da belÃssima canção Com Açúcar, com Afeto, apenas para fazer média com a galera aloprada que considera a canção machista, patriarcal, misógina etc. etc. etc. O Chico não precisava disso.
Chico não é Chico quando toma partido "polÃtico!
Não existe o Chico que não toma partido!
MagnÃfico texto, que também deve ser considerado uma literatura.
Salve Gregorio de Mattos..
Chico é Chico...
Eu tinha oito anos em mil novecentos e sessenta e quatro, portanto, entendo muito bem o que foi o golpe militar e suas consequências. Mas vou ler seus livros. Talvez tenha me faltado algum detalhe deste perÃodo nefasto.
Ao ler Chico Buarque (como outros autores de mesmo calibre) pode-se vislumbrar a grandeza da lÃngua portuguesa. Ele é um dos que consegue dar a nossa lÃngua mãe a dimensão que merece. E somando sua literatura (de altÃssimo nÃvel) com sua literatura musical (gigante) é impossÃvel não concordar com o prêmio. Respeito opiniões diversas, mas não consigo em absoluto ver cabimento nas crÃticas que fazem. Quando o criticam por opinião polÃtica é onde se vê como são diminutos os leitores/crÃticos.
Chico é "Lula-Petista" porque é inteligente, tem um ótimo padrão de leitura e uma excelente visão de mundo.
Menos... menos... vamos devagar, não é bem assim. Dá para entender o Brasil, pré, durante e pós-golpe militar lendo muitos e muitos autores, dentre os quais eu destacaria, como exemplo, o jornalista Elio Gaspari. Presumo que o autor seja tiete do Chico, eu eu também gosto da obra dele como músico, mas daà a colocá-lo como o herói da resistência civil já é demais, não é não?
...chega a ser um desrespeito do autor do artigo com quem se debruçou e/ou ainda se debruça de verdade para nos mostrar o que é o Brasil pós-golpe militar.
Chico, cuja famÃlia de intelectuais influenciou a LÃngua portuguesa e a história brasileira, foi (é) grande compositor. Na literatura ele é apenas mediano. Não é nenhum Vargas Llosa, Borges ou Neruda. De qualquer forma, musicalmente falando, ele está entre os maiores do Brasil. Só tem um defeito intelectual: é lulo-petista.
Quando a Cultura é poder & Quando o poder tb é Cultura...
O obra de Chico não é sólida e já foi objeto de desconstrução por crÃticos fundamentais da literatura brasileira como Wilson Martins e por ex-jornalistas como Reinaldo Azevedo. É pessimo escritor e plagiador. O prêmio Camóes é apenas uma lamentável ação entre amigos.O Jabuti foi um escânadalo. Chico é ótimo compositor. Mas abastarda a literatura.
Wilson Martins é um reacionário que detestava os modernistas como Mário e Oswald, ele é fundamental para quem ainda não saiu do século XIX.
Como po sso ler Chico, para entender o Bazil, se ele não faz nenhuma crÃtica à exquerda ?
A imprensa hoje é assim: um grupo elitizado/elitista tentando vender certos personagens como fundamentais na história do PaÃs. Quem, além dos intelectuais da vila madalena, ouve Chico Buarque?
Qualquer pessoa com o mÃnimo de cultura e sensibilidade, fica claro pelo seu comentário que não é o seu caso, ouve e admira a obra do Chico.
...depõe muito contra seu estofo cultural, que parece ser nenhum.
Lucas, o "personagem" que supostamente está sendo vendido pelos grupos elitistas, tem mais de cinquenta anos de carreira, tendo criado um sem-número de clássicos da música popular. Isto é desde antes a Vila Madalena se tornar moradia de "intelectuais". O fato de você ter que ser esclarecido a respeito depõe
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Seus ouvidos sujos incapazes de receber a poesia permanentemente atualizado de Chico Buarque, vc é apenas mais um surdo, infeliz, mais um entre milhares, o paÃs é maior que eu umbigo, ô curió.
A cultura venceu. Parabéns pelo prêmio!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ilustrada > Sem ler Chico Buarque, não se entende o Brasil pós-golpe militar Voltar
Comente este texto