Juliano Spyer > Por que o debate sobre azul ou rosa importa para evangélicos? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2
Os evangélicos, na sua maioria, sao sim fundamentalistas ou irracionais. Paradoxalmente sua leitura da Biblia é correta, pois é literal.
+ deriva de uma tradição fundamentalista literalista, que muitas vezes acredita em coisas como que a terra teria apenas 6 mil anos. Porém é uma leitura moderna/racionalista do Genesis que faz chegar a essa paradoxal conclusão, desconsiderando seu caráter mitológico e a função social do mito na antiguidade, que é em tudo diferente da narrativa histórica de nossos dias e não deve ser compreendida como tal. B. está mais preocupada com a interação de Deus c/ seu povo, usa mito e história p/ teologia
Caro amigo Ronaldo, os cristãos ao longo da história interpretaram de maneiras mais diversas possÃveis a BÃblia, geralmente não literal. Na tradição medieval, por exemplo, havia sempre 3 sentidos "ocultos" em cada passagem. Hoje que a BÃblia se tornou objeto de estudo acadêmico, desenvolvemos formas seculares de lê-la, como o consagrado método histórico-crÃtico, que a compreende como registro de épocas e disputas ideológicas ao longo da história. Porém o evangelicalismo brasileiro +
Alguém explica para eles que a BÃblia é um compilado de textos organizado mais de 8OO anos depois de Cristo e que a versão por eles adotada é apenas uma delas, a que foi filtrada por uma igreja dominada por homens. É portanto um documento histórico, não transcendente e muito menos divino.
Nisso eu discordo de você. É um pressuposto do racionalismo que a leitura literal da bÃblia seja a correta. Os antigos pouco se preocupavam com isso. Talvez porque entendiam mais que os fundamentalistas o que são gêneros literários, mas também porque em sua visão de mundo a contradição não necessariamente é exclusiva e binária.
A razão opera a partir da observação para formar conceitos. É uma relação estrita entre sujeito e objeto, assim se alcança a verdade. Na religião judaico-cristã a verdade é revelada por Jeová aos profetas e similares. Não há como se observar ou experimentar a criação do mundo em 6 dias. Nesse sentido, a religião é sim irracional.
tem um problema, o azul e o rosa afeta só uma parcela mais empedernidos de um terço da freguesia. as outras, toda a freguesia. isso é relevante, central, na discussão de polÃticas públicas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Juliano Spyer > Por que o debate sobre azul ou rosa importa para evangélicos? Voltar
Comente este texto