Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Luiz Carlos de Mesquita Cabral

    Quando você recebe um ladrão na sua casa, nunca se sabe o que pode acontecer!

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Quem o Bozo foi visitar?

  2. Ricardo Thomazine

    Então, quais seriam os convites impensados ou impensáveis para a festa dos 50 anos da Revolução do Cravos? Ou seria preferível ao governo Socialista ou Social Democrata de Portugal convidar Bozo, Orbán, Netaniahu e outros expoentes da ultra direita?

    Responda
    1. Fernando Alves

      Queria saber qual líder não contemporiza com pelo menos uma ditadura

    2. Carlos Oliveira

      Provavelmente líderes que não dirigem, apóiam ou contemporizam perante ditaduras. Nenhumn dos que você refere estão nesse grupo.

  3. Alberto Melis Bianconi

    Sem querer discordar abertamente, chamo a atenção para dois pontos. Na segunda guerra os americanos entraram, e Hitler não dava conta de americanos e soviéticos cada um por um por um lado. Hoje os americanos e a OTAN não se dispõe a entrar no conflito. A Ucrânia resiste até agora, mas deve acabar perdendo. Coutinho aceita a continuidade da guerra, mas quer evitar confronto político em Portugal? Quem sai ganhando na luta em banho-maria?

    Responda
  4. Gustavo Aguiar Fernandes

    Putin não é um governante a quem se tributa os melhores elogios, mas citar armas empunhadas contra Hitler, em um contexto de acusação ao líder russo, é desconhecer a história e o presente. O núcleo da nazificação da Europa estava justamente na Ucrânia e foi um dos poucos pontos positivos dessa invasão, que deve ser repensada em nome do planeta. A humilhação que o ocidente quer impor à Rússia guarda igual desconhecimento histórico: sabe o que deu uma Alemanha mundialmente humilhada nos anos 1920?

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Já a gente de uma certa esquerda que baba ovo para ditaduras de extrema-direita, tem todas as condições para produzir análises que apenas procuram razões, atenuações e relativismos para justificar o injustificável. Entendi.

    2. Luiz Candido Borges

      Carlos Oliveira, as analogias com Hitler viraram moda, aquele papo do Chamberlain ceder e se dar mal dá impressão de cultura, coisa e tal... O Putin não é um psicopata, mas seus inúmeros defeitos exigem alguma análise, um trabalho ao qual gente como você não tem condições de fazer. O cenário mundial é outro, a História não se repetirá, nem como farsa.

    3. Carlos Oliveira

      Sabe o que deu a cedência sucessiva de territórios a Hitler no período que precedeu a segunda Guerra Mundial (Áustria e parte da Tchecoslováquia)? É isso que se pretende na Crimeia e Donbass?

    4. Carlos Oliveira

      A comparação com Hitler é extremamente pertinente. Putin é um psicopata que dirige uma ditadura de extrema direita com mão de ferro. Zelensky foi eleito numa eleição muito mais livre do que as que elegeram Putin e a Ucrânia tem uma representação de extrema direita insignificante em seu parlamento. Putin recusa aceitar uma Ucrânia independente, como escreveu em um pretenso "ensaio" histórico.

  5. Jose Antonio Gervasio

    É o Lula que virou um pária internacional de verdade kkk E tem gente que quer justificar o injustificável.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      José Antônio, pária de carteirinha é mesmo o Bozo, insuperável no quesito "não dá prá convidar prá nada, não quero ver nem pintado de ouro". O Lula está sendo bombardeado para se juntar à boiada obediente aos interesses dos EUA, mesmo que isto cause graves danos ao seu país. Se cedesse, estaríamos em nobre companhia: todos os países europeus que entraram em crises diversas, mas continuam "lutando pela liberdade" (risos).

  6. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Lula foi questionado pela jornalista 'se mantinha essas palavras' sobre a guerra/paz na Ucrânia. Como não conseguiu pensar em uma resposta, se fez de desentendido, até que perante a insistência, acabou negando suas falas sobre a guerra. Afinal, o que vale a palavra de um homem sem palavra? (Claudia F.)

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Cláudia, as suad saudades do Bozo chega a dar dó... Pensando bem, não dá não... Bacana era o Bozo ir ao banquete do imperador do Japão, não comer nada e depois, no hotel, fazer um pacote de miojo. Que lider popular, quanta autenticidade! Um autêntico estrupício...

    2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

      Primeiro disse que resolveria a guerra sentado na mesa de bar e com seus dois neurônios. Foi mudando, mudando. Falou que Zelensky queria tudo. Com seu ego cósmico ofereceu-se para mediar a paz. Na China seu discurso mudou, acertando seus ponteiros com Xi Jinping. Acusou os EUA e a União Europeia. Recebeu o Lavrov e deu + declarações desastrosas. Em Portugal, amenizou e disse que defende ser hora de parar a guerra. Vamos ver qual será sua posição na Espanha. (Claudia)

    3. Alberto Melis Bianconi

      A primeira manifestação de Lula sobre a guerra na Ucrânia, se não me falha a memória, foi para condenar a invasão Russa. Agora, a guerra, mesmo tendo dois lados bem definidos, não se resolve com dois neurônios. Realpolitik infelizmente exige muito mais.

  7. Roberto Rangel

    Que charme incrível tem esse Putin, que conseguiu unificar as opiniões de Bozo e Lula a favor da invasão russa.

    Responda
  8. Ana Rodrigues

    Radicais de direita tumultuam o mundo todo. Só ódio, rancor, preconceito, violência. Quando será que voltarão para o inferno de onde não deveriam nunca ter saído?

    Responda
  9. Luiz Candido Borges

    Embora politicamente muito inconveniente, há sentido sim, em dizer que "o Zelenski é tão culpado pela guerra quanto o Putin": O cerco à Rússia pela expansão da OTAN já provocara uma grave consequência, a retomada da Crimeia sem um tiro, além do apoio aos separatistas de Dombas, deixando claro que o caminho da Ucrânia em abraçar a OTAN teria graves consequências. Se o Zelenski tivesse se comprometido que isto não aconteceria, ainda seria possível negociar pelo menos o Dombas e não haveria guerra.

    Responda
    1. Octavio Rossi de Morais

      Zelenski perdeu uma grande oportunidade. Poderia ter negociado a total desmilitarização da Ucrânia. Ficava como território neutro, com a proteção ( e ameaça) da Rússia e da Otan, mas não teria mais gastos com militares e milícias. Era a oportunidade de ouro.

    2. Luiz Candido Borges

      Alberto, a ideia do Lula não é criar um estado fantoche da Rússia, mas abrir negociações entre dois estados soberanos para acabar com uma guerra que está acabando com um deles e prejudicando gravemente o outro. Qual é a fórmula mágica do Lula? Não sei, não deve nem existir, o que deveria existir é a vontade de acabar com este horror. Mas os grandes defensores do povo ucraniano prefere ver esta gente morrendo todo dia e seu país sendo destruído, se isto causar algum mal à Rússia.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Se a ideia for a de constituir um Estado fantoche de Putin... Agora, Zelenski foi eleito, não foi posto lá pelos americanos.

    4. Marco Aurélio Mello

      Concordo com você, Luiz.

    5. Eládio Gomes

      E quem você acha que pôs o presidente fantoche lá? Afinal, era preciso preciso desovar velhos armamentos com prazos de validade a vencer. Só mesmo sendo muito inocente para acreditar na velha pax americana....

  10. Ana Rodrigues

    Radicais de direita tumultuam o mundo todo. Só ódio, rancor, preconceito, violência. Quando será que voltarão para o inferno de onde não deveriam nunca ter saído?

    Responda
  11. Laudgilson Fernandes

    Só mesmo um inocente não vê que a guerra da Ucrânia é aliemtada pelos EUA. Primeira para exaurir a economia russa, segundo para ter uma visão da capacidade bélica e o mais importante vender bastante armas, não só para a Ukrânia, mas para os demais ao seu redor. Rússia não vai entregar o jogo, todos sabem e para que se perca as rédeas desta guerra, basta ela se sentir ameaçada nos seus territórios. Nesse caso quem sobreviver, conta um caso.

    Responda
  12. Marcelo Galvao de Oliveira

    Que legal ver o Papagaio do Putin passando vergonha.

    Responda
    1. Luiz Candido Borges

      Marcelo, não sou não. Votei no Lula 1 receoso e logo me senti traído; não votei no Lula 2 nem na Dilma; no Haddad, decidi na fila da seção eleitoral porque o Bozo não dava! Mas votei no Lula 3 porque era a escolha entre a civilização e a barbárie! Apoio a sua posição na guerra da Ucrânia porque é a única civilizada, os grandes defensores deste país não passam de lacaios dos EUA em sua meta de obliterar a Rússia da forma que for. Admito, é uma situação muito "facinha": o invasor x o invadido etc.

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      O Sr Luiz Borges é um verdadeiro Lulaplanista juramentado. Embora pela forma como se doeu parece mais um Lulafetivo.

    3. Luiz Candido Borges

      O Lula passando vergonha com uma dúzia de fascistas vociferantes, desrespeitando seu próprio parlamento? Sonha, Marcelo, seus sonhos são bem primários... Alguém com a biografia do Lula vai se incomodar com esta gentinha? Estes ele come com farofa no café da manhã (lá, foi no pequeno almoço)...

  13. OSMAR SILVIO GARCIA OLIVEIRA

    Ó João, fizeste uma resenha supimpa. Bem lembrado essa referência ao Hitler, que eu associo a essa extrema direita com viés fascista. No caso do Putine, não penso que conversa revolta.

    Responda
  14. Gustavo Adolfo Sierra Romero

    O simplismo da coluna para tratar o tema da guerra é cruel. Corolário das premissas apresentadas seria uma terceira guerra mundial para derrotar a Rússia? Guerreiros insolentes nem seus prepostos nunca servirão para alcançar a paz. Os que ganham economicamente com a guerra querem convencer o povo do contrário. Esforço inútil.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Simplismo é achar que é Putin quem deve decidir a que alianças países soberanos como a Ucrânia devem pertencer.

    2. Luiz Candido Borges

      Perfeito, Gustavo. A eliminação da Rússia como player relevante no cenário mundial sempre foi a meta, de uma forma ou de outra. A OTAN se expandiu para cercá-la completamente e sanções cada vez maiores a cada reação ao cerco. A guerra na Ucrânia é consequência deste processo. Não sou "russófilo" ou coisa semelhante, simplesmente não quero viver num mundo em que tenha que agradecer aos EUA "Por me deixar respirar / Por me deixar existir". (o Chico mereceu mesmo o Camões...)

  15. eli moura

    lula nunca disse que era igual a responsabilidade pela guerra, mas sim que era igual a responsabilidade pela paz, porque simplesmente, se um dos lados não quiser não haverá paz.

    Responda
    1. Eulalia Moreno

      Muito bem observado, Armando Moura. Na guerra só há perdedores.

  16. Eládio Gomes

    A (canalha) (fascista) pode fazer o barulho que quiser, aqui e além mar, que "ainda guardo renitente um velho cravo para mim".

    Responda
  17. Luiz Candido Borges

    O Coutinho ficou desapontado por ter previsto uma catástrofe e se ver obrigado a reconhecer que "...os discursos do presidente brasileiro e do presidente da Assembleia da República foram equilibrados" e que "... os radicais do partido Chega os nossos bolsominions, iniciam a baderna". Nem lembrou do Chico, o inspirador do título deste artigo... O que o Coutinho acha mesmo é que o Lula não deveria falar nada, nunca, pois não é branco, formado n'alguma universidade americana e "Liberal", como ele.

    Responda
  18. Julio Louzada

    Muito estranharia se os 12 ultradireitistas o aplaudissem de pé, como possivelmente fariam com o nosso último presidente. Aparte isso, o governo precisa melhorar o acessoramento ao presidente e apontar um rumo menos errante da política externa.

    Responda
  19. Gustavo Mendes

    Este elemento envergonha a nação. Lamentável.

    Responda
    1. Eládio Gomes

      Tem razão. Mas já nos livramos dele na presidência da república ano passado e logo, logo ele ficará inelegível e preso. O problema agora são suas viúvas...

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Que elemento envergonha a nação? Vexame no exterior, vivemos durante os últimos 4 anos. Mas o Bostonaro não estava agora no Parlamento Português. Bem, tinha dejetos do "Chega" que o representavam.

    3. José Roberto Pereira

      Não ficou muito claro a quem se refere. Está falando do articulista português? Ou do Jair que irá lá bajular a extrema-direita nazifascista?

  20. Paloma Fonseca

    Esses cravos nas lapelas dos ternos de Lula da Silva e Augusto Silva são emblemáticos, isto porque a Revolução dos Cravos nada mais foi do que um esgotamento da ditadura em Portugal e do colonialismo português: as partes estavam exauridas, não viam mais sentido na continuidade desses regimes. Me pergunto quando virá a exaustão com relação a essa guerra iniciada pela Rússia e que com certeza não está fazendo bem a ninguém. Agora se fala em escalada do armamento, ou seja, o medo venceu.

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      O paralelismo entre Putin e o Salazarismo é correto e deveria ter o mesmo colorário: a deposição do psicopata do Kremlin. Triste é ver parte da esquerda brasileira babando ovo para o regime russo.

    2. Alberto Pita

      Sem querer desmotivar, a guerra colonial portuguesa durou 13 anos e só acabou porque houve a revolução em Portugal, que hoje se comemora. O regime anterior entendia que morreria se perdesse as colónias africanas, por isso, levou o conflito até ao limite. Essa é uma das principais razões por que há tantos portugueses emigrados. Cansados de uma guerra que não compreendiam nem defendiam, preferiam partir cedo para outros países - França, Brasil, por exemplo - em vez de irem matar pessoas.

  21. André Moura Kohmann

    A Crimeia foi Russa por 200 anos, tornada ucraniana por um artificialismo de Kruschev. Não será devolvida nem com Putin nem sem Putin. Isso não acontecerá. Por que a Otan, que arma a Ucrânia, foi cercar a Rússia, colocando-a no colo da China?

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Se você não sabe distinguir uma democracia de uma ditadura, ou mesmo noções básicas de soberania., não posso fazer nada.

    2. Luiz Candido Borges

      Esse Carlos Oliveira chega a me comover de tão inocente que é... Ele parece mesmo acreditar que "países amantes da paz e da liberdade uniram-se espontaneamente para defender um povo da sanha de um louco psicopata". Tudo isso ao custo de bilhões, de grande parte dos seus arsenais e de graves crises por conta da falta do petróleo e do gás russo! Só um desses países se deu bem: os EUA, em termos econômicos e estratégicos... E a China... E até a própria Rússia, que deveria estar de joelhos!

    3. Carlos Oliveira

      A Crimeia é reconhecida como parte integrante da Ucrânia e a OTAN não cercou ninguém. Países livres e soberanos decidiram integrar essa aliança como garantia da sua liberdade face aos desmandos da ditadura instalada em Moscou. Estão no seu direito.

    4. Luiz Candido Borges

      Porque os EUA (a OTAN é uma OEA folheada a ouro) apostaram na ruína da Rússia via sanções comerciais e numa guerra de desgaste insustentável, mesmo ao preço da destruição da terra e do povo da Ucrânia. Mas não contavam com o cansaço de muitos países importantes da dominação americana na ordem mundial. Irã (o pária), Índia e China são os principais, mas há muitos outros, inclusive aliados dos EUA no Oriente Médio. Em resumo, mais do que o bastante para manter a Rússia ativa indefinidamente.

  22. leonardo oliveira

    Lula e o Brasil passando vergonha em Portugal. Lula foi trágico no seu discurso anterior igualando Rússia e Ucrânia, perdeu a chance de ficar calado. Agora , como escreveu o Gabeira em sua coluna no O Globo , Lula fica distanciado da pacificação , já que a Ucrânia se afastará de sua pessoa .Quem fala oque quer , escuta oque não quer. Nós aqui esperando as reformas.Já vamos para o quinto mês de mandato.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Passando vergonha por que? Só porque está direcionado à PAZ? Por que a tendência agora é ser belicista?

  23. José Bueno

    A festa continua bonita, celebrando o fim dos totalitarismos e de suas ameaças, vitória da democracia, lá e aqui. Viva a Revolução dos Cravos de Portugal! Viva o expurgo eleitoral do golpista, aqui! Até uma homenagem ao Chico para enfeitar a festa! Os 12 deputados facistas perderam lá também, estão esperneando, enquanto a maioria democrata aplaude efusivamente!

    Responda
    1. Eulalia Moreno

      Muito bem, José Bueno!!! Viva o 25 de abril, SEMPRE! Para quem temia gestos tresloucados, o único gesto" tresloucado" foi do presidente da Assembleia dando um CHEGA naquele bando de mal educados . " A montanha pariu ratos" que ao final da sessão devem ter voltado para os esgotos de onde nunca deveriam ter saído.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Achar que 12 dejetos podem destruir a festa é realmente bem exagerado. O que importa é que os demais e muito numerosos membros do Parlamento aplaudiram de pé.

  24. José Bueno

    A festa continua bonita, celebrando o fim dos totalitarismos e de suas ameaças, vitória ds democracia, lá e aqui. Viva a Revolução dos Cravos de Portugal! Biva o expurgo do golpista@ Os 12 deputados facistas perderam, também, estão esperneando.

    Responda
  25. Renato Pinto de Almeida Junior

    E o maior vexame é fazer uso político (na péssima representatividade da palavra), da desgraça ucraniana. Em favor de uma verborragia inócua, a ignorar as mortes dos dois lados, a dor das famílias, parentes e amigos. Uma imbecilidade completa.

    Responda
  26. Joaquim Salomão

    Cachorrada fascista cá, cachorrada fascista lá. Steve Bannon, o encantador de ignorantes.

    Responda
    1. José Roberto Pereira

      Mas convenhamos, esse cara tem algum dom. Pois depois do Cambribdge Analytica e do Brexit, o cidadão Europeu, em especial, deveria mais que ninguém querer sua cabeça numa bandeja de ouro maciço furtado do 3° Mundo.

  27. orlando gomes de freitas

    Os grandes lideres sempre incomodaram, vão continuar a serem incômodos, nada mais natural que fascistas se manifestem, é bom para sabermos com quem e com quantos estamos lidando.

    Responda
    1. Ana Rodrigues

      Associar Lula ao terraplanismo!? Essa extrapolou a loucura direitista radical

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Muito bom seu comentário.

    3. leonardo oliveira

      Não está purinho ou é do Red banho.

    4. leonardo oliveira

      Não está purinho ou é do Red banho.

    5. Marcelo Galvao de Oliveira

      Lulaplanista juramentado

  28. Antônio João

    Senhor Coutinho, ambos os lados têm armas atômicas, em sã consciência o lado democrático pode utilizá-las? Qual é mesmo o realismo que o senhor defende?

    Responda
    1. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

      Os Estados Unidos usaram no Japão. Lembra-se?

  29. Antônio João

    Prezado Coutinho, simplista, ou não, queira o senhor, ou não as armas foram inventadas para matar seres humanos, são aperfeiçoadas para matar ainda mais seres humanos.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Marcelo, quem não quer armas mostra que existe gente que deixou de ser troglodita.

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      Ditado romano, um bocado antigo. Para cérebros pensantes da atualidade soa ridículo. Só demonstra que a mentalidade troglodita perdura através dos milênios.

    3. Samuel Gueiros Jr

      Esses ingênuos que falam contra armas, esquecem do clássico provérbio latino: "si vis pacem parabellum", que significa que Se queres paz, prepara-te para a guerra.

    4. Marcelo Galvao de Oliveira

      E quem não quiser ter armas legalmente que seja feliz.

  30. Alberto Antonio Porem Junior

    Gostaria que o colunista corrigisse um erro crasso de conhecimento histórico. Quando diz: "...não foi a "diplomacia" e o "diálogo" que pararam Adolf Hitler. Foram as armas das democracias contra as armas do totalitarismo." Hitler não foi derrotado somente pelas armas da democracia, Stalin e o comunismo soviético estavam lá antes mesmo das bandeiras da "democracia" representada por americanos, ingleses e franceses livres chegarem a Berlim. Basta de analfabetismo histórico!

    Responda
    1. Carlos Oliveira

      Não só pelas armas da democracia mas também e, eu acrecentaria, principalmente. Creio que o ponto principal aqui é a primeira parte da frase. Na Alemanha nazista como na Rússsia de Putin, conversa vaga sobre a paz e o diálogo não resolve. Falhou o acordo de Munique em 1938, quando França e Inglaterra aceitaram ceder parte da Tchecoslováquia a Hitler, algo parecido com o que ouço hoje sobre a cedência da Crimeia. Sabemos como acabou.

    2. Marco Aurélio Mello

      Bem observado. Obrigado, Alberto.

    3. Eulalia Moreno

      Obrigada pelo seu reparo. Desconhecimento histórico do colunista. Lamentável.

  31. Hercilio Silva

    Em resumo, os fascistas sendo fascistas, toscos.

    Responda
  32. Mauricio Coelho goiato Goiato

    Segundo a esquerda brasileira...foi golpe! kkk..

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Vai dar uma voltinha naquele jardim

  33. Marco A Moreira

    Senhores petistas e Lulistas, por favor, apresentem ideias para chegar-se a paz na guerra. Se não fosse o apoio dos EUA e Europa a nação já estaria sob o domínio Russo. Admitam que o presidente foi infeliz em suas declarações: fala em paz, crítica armas, mas nada propôs. São palavras ao vento, e muito mal colocadas. Igualando-se ao antecessor que admira o Putin.

    Responda
    1. Fernando Alves

      Segundo você mesmo disse, sem os EUA e Europa, a guerra já teria acabado. A solução que você defende é para continuar a guerra pelo maior tempo possível. Como não é você no campo de batalha, você acha lindo continuar morrendo mais e mais ucranianos e você ficar torcendo no sofá de sua casa como se fosse um esporte "vai Ucrânia".

    2. Eloisa Giancoli Tironi

      A proposta é iniciar conversações de paz. Durante os encontros serão desenvolvidas propostas para terminar essa guerra. Muito importante será um cessa-fogo para acabar com a matança e destruição. Então se faz desnecessário o envio de armamento. Será que a indústria armamentista mundial vai permitir? Se está tendo mais lucros do que nunca? Aproveitando-se da baixa taxa de neurônios da metade da humanidade?

  34. Dario Lima

    As armas é a forma de tornar o humano comum em desumano, aprendendo a assassinar pra defender os interesses dos humanos "desumanizados" e o poder/riqueza dos seus descendentes.

    Responda
  35. Gil Cabral de Vasconcelos Barreto

    ... Mas não mentiram.

    Responda
  36. Alexandre Lemos

    Só uma correção, não foram só as armas das democracias contra Hitler. Havia também armas de outro totalitarismo, embora dizer que eram armas das democracias facilite a tentativa de maniqueísmo do colunista.

    Responda
  37. Marcelo Galvao de Oliveira

    Lulaplanistas consideram antidemocrático qualquer manifestação contrária à sua crença. Ou seja, só vale se concordarem. Hiprocrisia pura.

    Responda
    1. Eloisa Giancoli Tironi

      Marcelo, o seu é típico de um bostonarista. Vai dar uma voltinha naquele jardim

    2. Marcelo Galvao de Oliveira

      Olhem só o comentário do Sr Felicio. Muito sofisticado. Típico de um Lulaplanista.

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Perdeu Mané. Pode chorar a vontade.