Mariliz Pereira Jorge > O idoso, a adolescente e o casamento Voltar
Comente este texto
Leia Mais
O noivo tem uma " capivara" bem extensa , é um exemplo de com quem não se relacionar mas a mãe da noiva parece não se incomodar. Agora a sogra já foi exonerada e a " linda" história de amor tende a virar uma lembrança de um amor sem nada de interesses de ambas as partes. O amor é lindo!!!!
Gostei do cafundó!...Há muito tempo não ouvia essa palavra!
Li na imprensa que este é o terceiro casamento do prefeito, que uma irmã da sogra é secretária de saúde e que o tal já foi preso duas vezes por envolvimento com maus feitos!
Hahahahah, carÃssimo, ele é um prodÃgio! Sagaz, contumaz e gosta de fazer petiz! Hahaah!
Sexto casamento. 16 filhos.
Um corolário perigoso desse absurdo, que o tal prefeito e a genitora querem vender como normal, é o risco de violência doméstica (psÃquica e fÃsica) e até de vida que a adolescente passa a correr doravante, dado o histórico do marido com quem se casou.
Bom dia, Mariliz. Texto oportuno e necessário Mais um absurdo no paÃs dos absurdos, mas, a não ser que eu não tenha entendido, não concordo com as três perguntas iniciais do texto, não acho que sejam coisas frequentes nem naturais nas meninas dessa idade, acho que os motivos precisariam ser melhor investigados.
Pelamordezeus! Claro que é ironia. Um pouquinho pesada, mas é para alfinetar mesmo.
Questionamento válido, caro Francisco. Preferi entender como ironia. Mas se a articulista realmente pensa assim, está precisando se reciclar.
eu acho que as perguntas deveriam ser lidas com um 'quê' de ironia, será que não? rs
Concordo com o comentário. É a exceção da exceção.
Oi Francisco, não queria me meter na conversa, mas não consegui: Mariliz usou ironia.
Você precisa urgentemente de um curso de interpretação de textos, para ver se começa a entender uma figura de linguagem chamada "ironia"
Nada de novo num paÃs em que você é ofendido por criticar a contratação de um técnico condenado por estupro de vulnerável
erros gritantes: o prefeito é de uma cidade extremamente bolsonarista, e como sempre temos de olhar para The Handmaid’s Tale, primeiro os pais vendem, no caso em questão mãe e tia, recebem para dar a filha a homem mais velho e poderoso, segundo a saida do partido Cidadania apos repercursao do casamento com a menor, e terceiro Nepotismo na politica, até quando
absurdo! a mãe vendeu a filha para um prefeito pedófilo!
Guardadas as proporções, alguem realmenre acha que Marchella Temer , Lucigrana Gimenez , etc realmente escolheriam seus respectivos tiozoes se os encintrassem na feira comendo pastel , na balada do bairro, durante uma viagem da CVC
Sem relação com menores de idade.
O Brasil é mesmo um paÃs sui generis. Devo ser o primeiro caso de casamento infantil no mundo em que o "dote" é pago com dinheiro público. Não sei quem me enoja mais: o prefeito ou a mãe da garota.
A coluna é toda boa, mas o primeiro parágrafo é imbatÃvel! Muito bom!
Uma grande questão que nunca se discute é a culpa do homem. É uma falta de responsabilidade um adulto casar com uma pessoa muito mais nova. Temos um debate que vai além do moral e passa pelo psicológico: o que essa pessoa está tirando da vida do outro, o impedindo de viver? As experiências necessárias a construção do caráter, do desenvolvimento psÃquico pleno? É uma tragédia muito maior. E repito: ainda hoje não se discute a falta de caráter e responsabilidade do homem nesses casos.
Eladio, mas falo dessa discussão sair do campo teórico para o prático, como a discussão sobre a cultura do estupro que virou o (único) ponto positivo sobre a contratação do Cuca pelo Corinthians, por exemplo.
Concordo. Uma coisa meio vampÃrica, né mesmo?
Amigo, o que mais a articulista discute por aqui é justamente a culpa do homem...
Velhote ricos casam com mulheres com idade para ser suas netas ( vide o Vsmpiro Temer, o Genocida, o Justos, o dono da Rede TV) , para mim algo deprimente, até mórbido, mas para muitas é um modo de ascensão social, sair de uma vida difÃcil, etc.Pode ser o caso dessa menina vendida por sua mãe!
Carlos Eduardo, talvez seu ponto de vista seja o mais correto neste caso, mas o lance das nomeações da mãe e da tia quebra bastante esta interpretação, você não acha?
Sua análise é perfeita, penso exatamente da mesma forma . Jovens bonitos , de ambos os sexos, se relacionado com pessoas bem mais velhas e ricas, uma espécie de ganha X ganha para ambos . Abaixo a hipocrisa e viva a liberdade de escolha
O prefeito Hussein foi indiciado e preso por envolvimento com tráfico de drogas, furto e desmanche de veÃculos, concussão, extorsão, corrupção ativa e passiva. Em 2000. Passou 104 dias preso. Anos Depois foi indicado e preso por fraude em licitação. Um carreira brilhante, quantas mulheres ele explorou e estuprou não foi investigado. Quanto pagou para a famÃlia da adolescente não está informado . Quantas famÃlias ele silenciou também não sabemos. O que pensa a menina?
Benaasi, esse tipo de gente tem carreira criminosa. Aliciar menina nova eh parte do figurino. Pode checar que todo homem que casa com menina, da qual poderia ser avô, tem comportamento criminoso. Existem muitos, um dia peguem um barco e sigam os rios da Amazônia, parem em comunidades e observem saÃda das escolas, vão ver uma quantidade imensa de tios que vão buscar meninas depois da aula. Crime organizado, garimpo e pobreza, caldo de cultura da violência sexual contra meninas e mulheres.
Capivara profissa, hein, minha cara? E eu, que olhei somente pro nepotismo... O homem é uma potência! Hahahah!
A mãe vendeu a filha e ainda sambou na cara da sociedade - que achou tudo normal. Surpresa? 4 séculos de sociedade escravocrata explicam mais uma tragédia que é puro suco de Brasil.
Aliás, sobre o nepotismo do Tiozão, cabe ressaltar: já o fez anteriormente, tem larga experiência no assunto. Pela quantidade de apadrinhados (assogrados, afilhados, assobrinhados etc.), o cabra é um profissional. Prática o *nexplodismo*, é uma explosão de emprego de parente.
E também o sexpotismo.
Óia, sô, também achei bizarro. Acho que foi lá na coluna do colega Josias de Souza que expressei meu estranhamento. Tá, nepotismo, ok; mas alguém se preocupou em saber se a moça tá de boa, tá feliz, sei lá? Até pode ser, a depender de como fosse sua casa, podia ser horrÃvel. Pode dar liberdade, dinheiro pra gastar, ilusão de adulteza e autonomia. Mas você foi a primeira que li questionando diretamente a coisa - evidente que pode haver outros questionamentos, só não os vi. Forte coisa.
Ô se dá samba, carÃssimo, e de breque. É só deixar baixar o Kid Marofeira, meu alterId samba-fumacista, vê só: É desse gentleman que toda a Lapa fala. Ele só quer a papa fina. É só galeto, todo tenro, é só vitela de menina. A cozinheira é Mamãe, ganhou fogão e a panela - 'o velho sátiro é banguela'. Diz o poeta, não combinam dentadura e moela. Ah, se fosse eu... também queria uma daquela! Evidente, se eu incorporasse o Morengueira, saÃa melhor. Questão de incompetência mediúnica. Hahahahah!
Cazzo, fra', ainda sobre o desmanchinho: quem vê cara não vê talento leonino... Apreciei as hipóteses sobre as opções da moça - mas é claro que isso não dá samba! O que conta para escandalizar mesmo é o 'velho sátiro', se não o 'sugar daddy'...
Tema merece reflexão. Acredito que a questão econômica é a causa principal, precisa ser feita pesquisa de quantos relacionamentos perduram e por qual tempo, para enriquecer a abordagem.
O que acontece com os leitores da Folha de São Paulo? Por que preferem atacar a colunista a refletir sobre o fenômeno social que ela aborda?
Paulo, prezado, não creio serem "os leitores", dito assim, de modo tão vasto. Sinta o aroma: o unÃssono acerca do Caetano rescende a bozolices. É tudo sexual, aliás: bozolinaram demais o celebro do peçoau, Aquilo Delnisso.
De qual pesquisa esta mulher tirou que relacionamentos de mulheres jovens com homens mais velhos estão ligados à evasão escolar??? Que raio de texto é esse sem pé nem cabeça? Num tem um único dado, pesquisa ou estudo apresentado p fundamentar o que ela diz. É um disparate total
Santo deus, criatura, ela não está falando de uma mulher jovem, mas de uma menina de 16 anos vendida pela mãe.
Está totalmente ligado. Não raro, o "marido" exige que a criança saia da escola para dificultar uma eventual traição. E isso tem nome. Começa com pedo e termina com filia.
Onde está o disparati? Ela não fala em mulheres mais jovens, mas em adolescentes ou quase crianças, que se casam? com homens muito mais velhos, envolvendo vários aspectos aqui presentes.
Gravidez, está, e muito. Motivo mais do que suficiente pra que a educação sexual volte a ter relevo na escolarização pública.
O relato e a indignação da Mariliz é contundente. Sociedade patriarcal, nojenta, própria de uma sociedade capitalista onde tudo vira mercadoria - o corpo (menina) e mente (mãe/pai). Parece que nada tem limite. As leis dessa sociedade permite isso. Precisamos mudar a sociedade e as leis.
Fico impressionado com a capacidade dos bolsominions serem instruÃdos remotamente. É um EAD que funciona, diferente daquela vendida pelo Oriovisto do Positivo. E o mais incrÃvel, tudo pelo Zap-zap e Telegram. A polêmica acaba de surgir, mas em questão de segundos subitamente todos os minions já recebem simultaneamente instruções da Bolsonet de como defender o indefensável da vez. Pena que não funcione para história, microbiologia, cultura, ecologia, estatÃstica...
Realmente a jornalista é meio hipócrita. Além de se calar sobre o Caetano Veloso, como já citaram em outros comentários, ela é extremamente hetarista, já que esconde sua idade mantendo em seu perfil uma foto de quando tinha ainda 30 anos, sendo que já passou dos 50 faz tempo.
Por favor, parceiro, esconda de mim a foto 'aggiornata' da colunista - que tenho muito apego por meus velhos fetiches. (A propósito: etarista, sem agá...)
O Caetano arrumou um salário de marajá para a sogra às custas de dinheiro público??
Ahn? É sério, William? A Marilúcida não fala, mas sobre o Caetano, não posso me calar: eu, só casava com ele depois dos65, nunca antes: ele ficou muito mais bonito agora, depois de velho. Pena que, pra mim, ele não comporia "Leãozinho", teria que ser "Desmanchinho", pela minha cara de ferro-velho: "Quero muito te esconder, Desmanchinho, de toda a minha turma... De te enterrar bem fundo, na catacumba". Não havéra de ser tão poético.
DifÃcil mesmo é conversar com id (otas)
DifÃcil dialogar com super egos
Hetarista com h foi uma ironia que você evidentemente não entendeu, tia. Não fui eu quem escolheu a foto da jornalista da coluna, minha senhora.
Vc está sendo etarista ( com e) com a colunista. O tema é outro. Avalie.
Casamento nojento , famÃlia da.moça , uma vergonha e a noiva , como aceita este matrimônio? Parece que a união foi acertada com interesses financeiros e polÃticos. Uma aberração cometida num estado em que recentemente , um desembargador disse que os paranaenses eram superiores aos desembargadores do Nordeste. Vergonha moro , deltan, beto richa , rosangela moro , vergonha estado.bozoasnoarista.
Qual é a relação do estado com o assunto? Explique.
A senhora colunista é Hipócrita.
Brilhante! É tipo assim silogismo? (a) A senhora, (b) colunista, (c) (então) é hipócrita?
Se vc acha isso normal, vc é d03nte!
Caetano Veloso mante relação sexual com sua futura esposa quando essa tinta 13 anos. O que a colunista acha disso?
Bolsonaristas desconhecem o bom debate.
A senhora colunista acha lindo o Caetano e o amor pueril pela adolescente à época. Uma legÃtima Hipócrita. Não é sobre o que, mas de quem está envolvido. Se for amiguinho ideológico não tem problema.
Caetano e Paula constituÃram famÃlia e são casados até hoje, e me parecem bastante felizes juntos. A colunista também teria alguma coisa contra o casamento deles? Ser-lhe-ia também imoral?
Amiguinhos ideológicos podem fazer o que quiserem pois a senhora colunista não vê problema. Uma legÃtima hipócrita.
São tão óbvias as diferenças. A começar pelo fato de que Caetano não tinha sessenta e cinco e não era prefeito de nada distribuindo prebendas.
O Brasil não foi, não é e não será o."paÃs do futuro". É, apenas e lamentavelmente, um triste paÃs. Que vergonha de morar aqui
A lei diz que quem tem 16 anos pode casar. Portanto, pressupõe que a pessoa de 16 anos tem capacidade para casar, e não estipula a idade de quem com ela se casa. Pode indiferentemente se casar com alguém de 16 ou de 65, com um velho rico ou um adolescente lascado. Portanto, se a lei permite e muitos discordam, de duas uma: ou se muda a lei ou não se meta o bedelho nas decisões alheias, como se a nubente fosse necessariamente uma vÃtima.
Obviamente discordo da parte do nepotismo, que deve ser reprimido. O que defendo é a dissociação entre lei e moral privada. Se a lei permite, prevaleça a liberdade individual. Mas o incomodo parece residir mais na diferença de idade. Se o cara tivesse 21, os 16 dela não incomodariam tanto. Etarismo? E aviso aos navegantes: eu não votaria no Bozo nem sob tortura. Desenho?
Wilson, um dos grandes suportes para a má-fé, ironicamente, é a "fé pública", no caso, a legislação que permite o casamento de uma adolescente com alguém que poderia ser seu avô. É legal sim, ninguém está questionando, o grande problema é que tudo indica que se trata da compra de uma jovem com o dinheiro público. Mas, pensando bem, a população da tal cidade votou neste cara com extensa ficha criminal, não deve achar nada demais nesta transação comercial com o dinheiro deles.
A nubente pode até não ser vÃtima. Mas com certeza nós, que pagamos a conta da sogrinha aboletada na prefeitura, somos.
Isso não parece casamento e sim, um negócio rentável. Uma compra por cargos na prefeitura para 6 parentes a começar pela mãe da garota.
Wil votou no jair mito, certo?
Assumo que vc aprovaria um casamento de uma filha de dezesseis anos com um homem idoso se trouxesse vantagens a vc .
A advertência é pra proteger a menina ou esculachar o velho? Prefiro o relato de 'Memória de mis putas tristes', de Garcia Marquez.
Compay, vassuncê tem mais razão em vossas palavras do que imagina: falando a sério, fui capaz de olhar pra moça; na hora de dar samba, vem-me o quê? Esculhambar o velho sátiro! O processo psicográfico é mesmo um treco Misterioso, perde-se até o fio crÃtico da meada...
Ayer, carÃssimo, parece-me que a desconfiança é a de que Mamã tenha comportamento da Avó de Cândida Erendira, abuelita desalmada...
Obviamente para proteger a menina. Que vc tenha dúvidas o coloca em péssimas companhias.
Mais uma uma bela, recatada e do lar. RidÃculo.
Acho que não há dúvida.
A mocinha em questão ou a Mariliz?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mariliz Pereira Jorge > O idoso, a adolescente e o casamento Voltar
Comente este texto