Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Josué Augusto Amaral

    E quanto aos territórios ocupados?

    Responda
  2. Júlio Pedrosa

    Qualquer comentário ou crítica negativa a Israel, ainda que leve, é considerada antissemitismo. Exige-se apoio incondicional a Israel e a tudo o que lhe diz respeito. Que absurdo! Para desanuviar, estou lendo "Os palestinos: judeus da III Guerra Mundial" de Fausto Wolff (2. ed. São Paulo: Alfa Ômega, 1986). Ajuda a desopilar o fígado. Recomendo. Mas as coisas mudaram pouco em 40 anos.

    Responda
    1. Júlio Pedrosa

      Marco Benassi, o livro não é difícil de achar; acham-se até exemplares novos em algumas livrarias. Aliás, quando digo "desopilar o fígado" estou sendo irônico (dentro dos limites que o tema permite), pois o livro é um tapa na cara da hipocrisia e da má-fé dos que contribuíram e ainda contribuem para que os palestinos ainda não tenham seu estado.

    2. Marcos Benassi

      Ôôô Júlio, grato da boa referência - vou me dar ao trabalho de anotá-la e ver se acho n'algum sebo, tenho uma impressão ótima do Fausto Wolff, e há muito, muito tempo não leio nada dele.

  3. Aleksander Hada Ribeiro

    Israel é um estado de apartheid?

    Responda
    1. MERCEDES NAZAR CANDIDO

      Sim, claramente. (Abner Nazaré Cândido)

  4. Marcos Benassi

    Olha, pessoal, me perdoem uma certa preguiça, mas vou me concentrar n'aquilo que pra mim tem mais relevância: é a primeira vez que vejo um grupo de luta contra o antissemitismo tão afeito ao diálogo, com uma perspectiva mais ampla - pode ser ignorância minha, claro. Isso é muito saudável, e destoa demais da média. Quanto mais de extremos, como o pessoal da hebraica que aplaudiu o hidiota do Bozo zombando de preto quilombola (desculpem-me, não consigo esquecer o papelão). Só posso aplaudir vocês.

    Responda
  5. Fauzi Palis Junior

    O antissemitismo deve ser combatido sempre, assim como o antipalestinismo.

    Responda
  6. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Claro que o antissemitismo precisa ser combatido, mas esse artigo não me parece minimamente justificável. Melhor seria um e-mail para o compliance. Jornal é para informar os(as) leitores(as), não para broncas como essa.

    Responda