Ilustrada > Mauricio de Sousa perde vaga na Academia Brasileira de Letras para Cavaliere Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. José Eduardo de Oliveira

    Se academia não tomar tipo em breve elegerão um dos bolsonaros que escreveu a biografia do pai, mesma que ele feda.

    Responda
  2. MARCELO DAWALIBI

    A decisão não me parece errada. Com todo o respeito a Maurício de Sousa, a ABL deve ser um espaço de preservação da cultura e das letras nacionais, e não um clubinho que preenche suas cadeiras com base na popularidade do candidato. De estrela pop já chega o Paulo Coelho.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Paulo Coelho? Também o tratava com menoscabo abissal. Em dois mil e nove vi, numa livraria na linda cidade de Amã, uma obra vertida para o árabe. Uma honra para o Brasil ter sido o berço de nascimento de Paulo Coelho. E se ele não merece estar na Academia quem merece? Quem leva o nome do Brasil para o mundo?

  3. Josue Oliveira

    Bom, Cavalieri honra o nome da academia, é de Letras de verdade, professor de Letras. Até jornalista da Globo tem na ABL.

    Responda
  4. Ricardo Valle Aleixo

    De longe a colaboração para a cultura de quem faz literatura é maior do que de quem estuda a língua. Maurício faz literatura, e os tolos que pensam que gibi não o são esquecem que através dos quadrinhos as crianças são estimuladas à leitura, não apresentando um Lusíadas para elas.

    Responda
  5. Denise Lins Borges

    O Maurício será eterno habitante em nossas corações e lembranças, seus personagens acompanham as crianças de todas as idades. Seus quadrinhos ensinam inclusão, pertencimento e cidadania. O trabalho, espalhado pelo mundo, contempla a grandeza do seu legado.

    Responda
  6. filipe moura lima

    Maurício perdeu outro fã. Somos dois agora.

    Responda
  7. Marcus Bauer

    Numa boa, até hoje não sei pra que serve essa Academia, a não ser pra aumentar o ego dos participantes.

    Responda
    1. juarez araujo

      Olha Maurício,na academia brasileira das crianças você já é um imortal.Precisa mais?Não falo mais porque a folha de São Paulo,ao qual sou assinante, vai me censurar por falar o que eu penso ABL atual.

  8. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Admirava muito o Maurício de Souza pelo seu trabalho até o dia em que vi uma reportagem onde apresentavam uma moça que ganhava a vida representando a “Mônica” em festas de crianças. Mostrado o vídeo para ele, perguntaram o que ele achava. Bem, achava que ela deveria procurar os escritórios dele para pagar os direitos autorais. Uma justa derrota.

    Responda
    1. Pedro Oliveira

      Esse senhor não se constrange de usar suas criações para vender miojo para crianças.

  9. Olavo Cardoso Jr

    ai Folha, aqui ainda tá valendo a liberdade de expressão?

    Responda
    1. Ernesto Pichler

      Não pode haver liberdade de expressão para calúnias e para apologia ao crime.

  10. Priscila de Azevedo Noronha

    Que pena que não foi o Maurício de Souza! Sem dúvida contribuiu para que muita criança cultivasse o hábito da leitura.

    Responda
  11. Leonardo Gama

    É uma pena, mas espero que ele fique com a próxima cadeira que vagar. Maurício fez mais pelo hábito de leitura dos brasileiros do que a grande maioria dos renomados "imortais". Esse feito deveria ser reconhecido pela elite literária.

    Responda
  12. ANTONIO MEDEIROS AMORIM

    Alguém pode vir a público mostrar qual a importância dessa Academia? Eu a considero totalmente fora de contexto. Apenas um grupo de aposentados que se reúnem para o chá da tarde. Outra dúvida, quem patrocina a manutenção desse desperdício?

    Responda
    1. filipe moura lima

      A ABL tem renda própria, sem patrocínio público do Estado. Para quem gosta de literatura a ABL é importante. Só isso. Pouco né?

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, tu lavaste minha alma! Numa comparação simplista; um bando de Walking Dead!

  13. Adauto Lima

    Seria grave eleger para a Academia um carturnista que criou um personagem que fala errado, troca letras, o que deseduca. Sem falar no preconceito que revela e incentiva pela forma que apresenta um personagem de baixa renda.

    Responda
    1. Leonardo Gama

      Baixa renda? Deseducado?! O personagem Cebolinha tem "língua presa", meu cidadão! Que análise mais rasteira.

  14. Pedra Alves

    Foi merecido.

    Responda
  15. Olavo Cardoso Jr

    Academia Brasileira de Letrinhas. Merval Pereira, Chico Buarque, Fernanda Montenegro, Paulo Coelho, Gilberto Gil, e etc, etc.... Meu Deusssss. Onde deixei minha lupa?

    Responda
    1. Neli de Faria

      José Gonçalves:falar do Gilberto Gil ? Discordo! Fiz supletivo do ginásio,com uma prova de Português passei! Supletivo do colegial. Idem, passei. A maior frustração de minha vida foi: ter feito o exame de Admissão, e o Colégio Estadual Castro Alves,Cornélio Procópio, ter me impedido de fazer o ginásio, por falta de certidão de nascimento.Não tripudiei, até porque um dia aprendi. Amo virgular. As vezes atrapalho ,porque no meu computador está em português de Portugal, e não sei arrumar.

    2. José Gonçalves

      A Neli, aí abaixo, tripudiou o mau uso da vírgula no comentário do Olavo. Porém, ela própria também não sabe usar vírgulas, pois suprimiu a necessidade de uma delas após Jordânia, que, neste caso, seria um aposto. Ai, ai Neli...

    3. Neli de Faria

      Chico Buarque? Vá se atualizar! Não é da ABL. Depois do etc não se virgula. Paulo Coelho? O maior escritor brasileiro hoje. Traduzido em inúmeras línguas. Em 2009 estava numa livraria em Amam, na Jordânia e vi uma obra de Paulo Coelho... traduzida para o árabe.Gil? Um poeta!Ou o senhor não sabe que uma letra de música é uma poesia? Merval Pereira? Leia suas obras:ciência política.

  16. LUIZ ANTONIO ESCANSfERLA

    James Akel ter obtido ZERO votos já é um alento...

    Responda
    1. José Gonçalves

      Acredito que o objetivo dele não era mesmo o de vencer, mas, sim, desidratar a candidatura de um quadrinista, no caso, o Mauricio de Sousa.

  17. Olavo Cardoso Jr

    D jeito q a coisa vai no Brasil. de mal a pior, daqui a pouco até um sujeito declaradamente averso à leitura de livros, como Lula, pode virar membro da Academia Brasileira de Letras. Afinal, somos uma terra de absurdos e de "anofobetos", como diz a mencionada pessoa.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Não gosto do Lula. Votei para ele por minhas crianças da Fauna e da Flora e por aquilo que nem ele, nem bolsonaro tem: amor ao Brasil. Sou Justa! Lula tem o segundo grau técnico. Triste é um Capitão, oficial, do Exército, que ganhou para estudar, e nem ler direito sabe. Triste é um oficial do Exército nem português sabe falar. Alguém técnico? Se desculpa, mas, alguém que ganhou para estudar? Não tem cultura ,não sabe português? maningue menoscabo a quem o ensinou!

    2. Jose Roberto de Souza

      Esse deve ser um apoiador do "intelectual" Bolsonaro.

    3. filipe moura lima

      Só me explique o significado de ‘averso’, particularmente no contexto de seu comentário.

  18. josé maria silva

    Monarquista de direita na Academia não passarão . Não pela obra mas pelo possicinamento social e político.$$$$$$

    Responda
  19. Adalto Fonseca Júnior

    Complicado este posicionamento a favor de Maurício de Sousa suportado pelo argumento da flexibilização. Quadrinhos são narrativas que têm como suporte principal o desenho e não a escrita. Preciso desenhar este argumento? Quanto a um comentário que li, desmerecendo o trabalho dos filólogos, considero uma mistura de ignorância com desrespeito. Por favor, reflitam antes de emitirem juízos equivocados.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Leonardo: bem falado. Recordo que lá na minha infância, lia a Folha aos domingos, por causa da Turma da Mônica. E teve uma sequência de história onde a Turma queria dar banho no Cascão. Até a sigla não me saiu da memória: Cisca: companhia dos inconformados com a sujeira do Cascão. E nunca conseguia.

    2. Adalto Fonseca Júnior

      Verdade. Praticamente um Gregório de Matos. Me desculpe pelo equívoco.

    3. Leonardo Gama

      Não! Você não entendeu nada. Perto dos desenhos ultracoloridos e rebuscados dos quadrinhos da Marvel ou da DC Comics, a arte da Turma da Mônica está longe de ser apelativa. A mim, pelo menos, o que atraíam eram os enredos bem construídos, as personagens consistentes e os diálogos. Como literatura, as obras do Maurício são tão rebuscadas quanto qualquer romance infanto-juvenil (apropriadas para uma faixa etária específica).

  20. Neli de Faria

    Parabéns, mas, Maurício de Sousa merecia a vaga, por tudo que fez pela língua portuguesa! Filólogo? Para tirar o trema? Gratidão ao Maurício pela Turma da Mônica. Da Academia admiro Gilberto Gil: grande poeta e Ruy Castro o poeta da crônica!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Joaquim: eu também! Minha irmã trabalhava numa lotérica e levava revistas que chegavam para casa: tinha que ler rápido, porque no dia seguinte ela devolvia. Fotonovelas, gibis.; jornal não podia. Mas, lia aos domingos : a Folha, o caderno de Esporte era e continua a ser, ruim, tinha as tirinhas da Turma da Mônica. Felipe: com preguiça o Ruy escreve muito melhor do que Todos, sem exceção, cronistas que leio por aí.

    2. filipe moura lima

      Ruy Castro escreve muito bem, mas só quando não está com preguiça

    3. Joaquim Rosa

      Eu, ainda em tenra idade, aprimorei minha leitura lendo fotonovelas das minhas irmãs. E daí? E também umas revistinhas do submundo, que minhas nunca leram. Um escândalo.

    4. Ademar Adams

      Pela primeira vez concordo totalmente com Neli de Faria.

  21. maria a fonseca

    Lamento o Maurício de Souza não ter sido eleito mas respeito a votação em questão!

    Responda
  22. Luís Santana

    Maurício de Sousa ainda recebeu dois honrosos votos. Já Akeli que defendeu a ditadura sequer saiu do zero. Que fase.

    Responda
  23. Ernesto Dias Junior

    Mais um filólogo na ABL para emporcalhar nossa língua como fez Bechara?

    Responda
  24. Marie Santos

    Considerar quadrinhos literatura é flexibilizar generosamente o conceito do que é literatura. Não vejo nem como entrada para o hábito da leitura. Já como expressão gráfica, aí sim pode adquirir uma qualidade artística excepcional (que não é o caso do Maurício). Alguns autores de quadrinhos desenham verdadeiras obras primas, independente até do texto ser bom ou ruim.

    Responda
    1. Renato Alves do Valle

      Desculpe, não entendo nada do assunto, mas "Filologia" (acredito de seja o nome) é considerada como literatura?

    2. Joaquim Rosa

      Eu, ainda em tenra idade, aprimorei minha leitura lendo fotonovelas das minhas irmãs. E daí? E também umas revistinhas do submundo, que minhas nunca leram

    3. Jéssica Freitas

      Eu aprendi ler com revistinhas da Mônica

    4. Neli de Faria

      Comecei a amar literatura por revistas em quadrinhos. Nos inícios dos anos sessenta. Maurício de Sousa publicava a Turma na Folha. Após a Santa Missa, na Igreja Cristo Rei, passava na banca , Pavão de Ouro, no Mercado, Cornélio Procópio,para ler a Turma da Mônica. Revistas minha irmã trabalhava lá,levava para casa, lia e devolvia. Jornal não . Aí tinha que ler lá. O meu hábito de leitura começou com gibis . Na Juventude li os grandes nomes da literatura… ainda hoje é meu hábito!

    5. Rodrigo B

      Discordo. Os quadrinhos criam estórias e brincam com um imaginário, características fundamentais da literatura. O impacto único de Maurício na cultura brasileira mostra que seus quadrinhos desempenharam estas funções de forma importante.

  25. José Gonçalves

    Acho que foi uma boa escolha a de um filólogo desta vez. É preciso manter o equilíbrio. Tem tanto, mas tanto escritor bom no Brasil... Contudo, infelizmente os nomes fortes da literatura brasileira não se candidatam mais (Dalton Trevisan, por exemplo). Ou, se o fazem, acabam desistindo, como aconteceu com o crítico literário Silviano Santiago. Aí fica para o segundo escalão, mesmo, a galera mais pop. Não tem jeito.

    Responda
  26. Claudio Monteiro

    A ABL está contaminada , até lá a casa de machado foi contaminada por essa gente 35 imortais votaram num cara desse , será pq e quase 20 anos mais jovens o o Maurício de Sousa que vergonha hein .

    Responda
  27. eli moura

    Maurício não precisa se sujar na academia de lesmas brasileiras cariocas, o candidato cartunista do nível daquilo seria o Zéfiro numa homenagem post morte. Ele e o Chico deveriam ficar longe daquele mofo. Pena pelo Gil.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Apoiado! E qual a produção cultural desses velhotes enquanto academia?!

  28. Enos Mendes

    Chorando com ironia...

    Responda
  29. Silvio Mendonca

    Se Mauricio de Sousa não serve para a ABL, então esta entidade deveria rever seus critérios, tanto de aceitação de novos membros , quanto de sua existência em si.

    Responda
    1. Bernardo Nunes Borges de Lima

      Caro Silvio, ninguém afirmou que ele não serve para a ABL, ele só perdeu uma eleição para alguém que os membros julgaram mais merecedor. Eu particularmente acredito que quadrinhos é sim uma forma literatura e como muitos nesse país, imagino que você incluso, apreciamos o trabalho de Maurício de Souza.

    2. Celso Pinto

      Talvez sirva, mas havia um candidato mais afeito às letras que ele. Tem o componente político e de compadrio também, sem dúvida. Só esperamos que não haja acampamento de um séquito em frente à ABL.

  30. Celso Augusto Coccaro Filho

    Maurício de Souza é simpático, positivo, criador de uma obra admirável. Mas, em si, não é mesmo obra hábil para a ABL. O ideal é que se criasse uma entidade específica para a HQ, da qual Maurício seria presidente e membro nato permanente.

    Responda
    1. Celso Augusto Coccaro Filho

      Olá Gustavo. Não, eu sou admirador dos quadrinhos, o que certamente não exclui o papa, Alan Moore. Tanto é que observo a queda na qualidade literária após a morte do Gosciny, ainda que Uderzo, Morris e outros tivessem mantido a qualidade gráfica. E no Petit Nicolas isso é patente. Exatamente por ser um fã, acho que é um ramo que deve ser destacado, porque envolve necessariamente o trabalho gráfico, dele se dissociando em raros casos, e deveria ter uma entidade própria, e não a ABL.

    2. Gustavo Mendes

      Só para ver se eu compreendi, estás afirmando que HQ não é literatura, é isso? Caso positivo a resposta, podes me afirmar do que se trata a obra de Alan Moore?

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.