Hélio Schwartsman > A um passo do erro Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. marcio tulio viana

    Dificil entender aonde chegam as idas e vindas do texto

    Responda
  2. JOSÃ EDUARDO FEROLLA

    Hélio, considero opressão viver entre as verdades incontestáveis decididas por um conselho de notáveis apartidários ou não com suas condenações e afirmações sobre tudo. E se essa visão restritiva for obstruída por propensões ideológicas ou por sujeitos indeterminados com manipulações desonestas? Quais serão os contornos e os limites? Respondo: quando começa, não tem limite. Resultado: as vozes vão conseguir se levantar contra algum consenso aberrante? (Claudia F.)

    Responda
  3. Estela Najberg

    "Com efeito, o direito de divulgar ideias, mesmo as mais ultrajantes, não é só um princípio abstrato mas também uma via privilegiada para que a sociedade encontre o balanço entre estabilidade e mudança". Mesmo quando essas bobagens agridem direitos, propaga violência e agride instituições e o estado democrático de direito? Os que invadiram e vandalizaram as sedes da república também diziam que estavam exercendo sua liberdade de expressão. Deu no que deu. Correção a posteriori pode ser tardia.

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sinal de que os que invadiram e vandalizaram estavam errados e não exerciam direito à liberdade de expressão, não lhe parece? Se não irritassem aqui e ali, se não chocassem e causassem constrangimento e indignação, não seria necessário que a lei garantisse o direito de expressão. O que as pessoas confundem, porém, é direito de expressão com direito de caluniar, injuriar e difamar, que são típicos crimes pela palavra.

  4. Sebastião Aluizio Solyno Sobrinho

    Não acredito que esse texto seja do Schwartsman. O texto nso tem meio nem fim. Não fala coisa com coisa. É apenas ima bricolagem de palavras de ordem sem nexo entre si. Penso que o Schwartsman está de ferias, em tem alguém sem o devido preparo escrevendo por ele.

    Responda
    1. Juliano Danilo

      Ou mais simples, você não entendeu nada.

  5. MATILVANI MOREIRA

    Hoje o Hélio foi o Hélio que admiro. Excelentes reflexões! Grandes ensinamentos!

    Responda
  6. RICARDO ROMANELLI FILHO

    Em nome da liberdade de expressão o bolsonarismo quase suprimiu o estado democrático de direito no Brasil, então cuidado com o uso da expressão de liberdade de, pois todos a amamos, mas alguns a solapam.

    Responda
  7. Etelvino Henrique Novotny

    A galera se empolga e dá o ferramental, mas se esquece que amanhã ou depois podem não gostar do chefe do executivo... Que tal criminalizarem o debate sobre aborto, legalização das drogas, ou piadas religiosas do Porta dos Fundos... Ou então perfis e postagem glorificando o Stalin? Se o critério for genocídio, número de óbitos, Stalin (por baixo 20 milhões de mortos) deu uma surra no Hitler ("só" 11 milhões)... E os bacaninhas Maoístas? Mao Tsé-Tung (45 milhões), quem dá mais?

    Responda
  8. jose carlos toledo junior

    Algo tem que ser feito. A "liberdade de expressão " hoje atinge centenas de milhares a dezenas de milhões de pessoas" e não meia dúzia de não iletrados nos arredores de Londres no século 18. E existe diferença entre ideias e deliberadas e calculadas mentiras, difamação, negação, etc que colocam em risco a segurança do povo e a democracia. Todo o mundo está fazendo algo. Agora, concordo que o fórum não pode ser governo. Imagine isso na mão do bozó dois anos atrás? Tava metade do Brasil preso

    Responda
  9. Marcos Benassi

    É, meu caro, é faça amolada de dois legumes - bobeou, até três: embora eu concorde com a noção de que é um tema urgente, ruge ouvirmos o que Europa têm decidido, cuidadosamente, e discutir muito bem essa história toda. Talvez engenuamente, não vejo como não seja "o executivo" a executar a lei, parece-me sua função; no entanto, uma lei bem desenhada, que não tenha o eventual efeito cerceador de liberdade que você aponta, que é seríssimo.

    Responda
  10. HELIO A LOUREIRO

    Perfeito!

    Responda
  11. paulo werner

    Crime de ódio é reacionarismo! não tem relação com vocalização de novas demandas sociais! E outra: qual a dificuldade de aceitar que o Facebook deve ser responsabilizado quando assassinos de crianças, antes de invadir escolas, usaram a plataforma pra se informar, divulgar e estimular novos ataques?

    Responda
    1. paulo werner

      Marcos Benassi, o exemplo que vc usou não é bom, nem mesmo está enquadrado no problema levantado. Mas entendo perfeitamente o limite problemático que vc quis ressaltar. E a preocupação é legítima. Mas a istuação é que pessoas estão morrendo e eleições são decididas pelo poder corrosivo das fake news, então eu tendo a encorajar as iniciativas daqueles que podem estar errando, mas entendem a urgência do caso. Agora, tambem sinto falta das propostas alternativas. Qual seria a solução melhor?

    2. paulo werner

      Rafael, veja como feicebuc se comportou nas eleições, ou o tuiter no caso das ameaças a escolas. Talvez eu não seja o ingênuo aqui.....

    3. Raphael Lopes Rios

      É muita ingenuidade, para dizer o mínimo. Então, temos q exigir q o próprio mercado controle os crimes de ódio, sob pena de sérias punições. A questão é q o projeto passa para as mãos do ESTADO a censura. A história nos mostra q isso sempre representou censura/ ditadura discarada.

    4. Marcos Benassi

      Aí é que entra a questão "dos legumes", caro Paulo. Digamos que a questão não seja tão crítica, apenas reflita um enrosco moral, como o amor entre pessoas do mesmo sexo: imaginemos uma situação em que um adolescente participa de um grupo de suporte mútuo, no qual são dadas dicas, reflita-se sobre como escapar do controle familiar, indique-se locais seguros de encontro etc. O jovem então, p ex, contamina-se, ou é morto pelo namorado, ou sofre uma violência qualquer: pais podem processar o Face?

  12. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Excelente como sempre.

    Responda
  13. Mario Garcia

    Penso que o caminho a perseguir passe por qualificar e distinguir o que seja expressão de ideias e sentimentos de doutrinação de violência e de manipulação e distorção dos bons valores sociais.

    Responda
  14. José Antonio Tavares Faria

    E quem há de decidir o que se pode e o que não se pode dizer ? A Lei, e seus intérpretes; o Poder Judiciário. Pregar contra a vacina difamar o sistema eleitoral, apoiar misoginia, cultuar torturadores. Dentre estes o que é imoral ? O que é ilegal ? Ou são as duas coisas ? A justiça o dirá. Os temas são subjetivos. Cada um vê o mundo com os olhos que tem, e os olhos veem o que querem. Mas alguém tem que decidir. Quem ? A justiça.

    Responda
  15. Galdino Formiga

    Comissão independente e multipartidária.

    Responda
  16. josé SOARES

    Helio, a quem então incumbiria tal tarefa?Note que será entregue a uma Comissão e não a um ou dois agentes públicos. Além, do que, se houver erros, há o Poder Judiciário a se recorrer.

    Responda
  17. Raphael Lopes Rios

    Perfeito!!! Censura descarada q o PT quer implementar. Ingênuos quem pensa q o objetivo é o combate ao discurso de ódio e fake News. Além disso, o político mais mentiroso da história da humanidade é quem quer combater o fake News. Seria cômico se não fosse trágico

    Responda
    1. jose carlos toledo junior

      Kkkkk. Tá aquecendo comida no microondas de 22 em 22 segundos até hoje. Lkkkkk

    2. Raphael Lopes Rios

      Esse espaço é curto demais para eu escrever todas as mentiras do atual presidente q mente tal como respira. Só vou escrever as mais recentes: " o Moro tem ligações com o PCC; " o mensalão é uma invenção da imprensa golpista ". Alguém acha q essas mentiras seriam combatidas por esse mesmo governo? Vão plantar batatas!!

    3. Raphael Lopes Rios

      Putz !! Tá claro q esses dois são leigos em direito. Quem disse q eu não defendi o colunista que desejou a morte de covid do Bolsonaro? Quem disse q eu apoio o Bolsonaro? É muita limitação. Nós deveríamos nos unir, independentemente do lado político, contra o projeto de censura q está prestes a ser aprovado. Só lambedores acreditam q é apenas para combater fake News. Vão ser ingênuos assim não sei aonde

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Um ministro do governo anterior que agora está no STF queria processar o articulista porque ele desejava a morte por covid de seu chefe. Vai acreditar assim no poder da mente lá longe.

    5. Marcos Benassi

      Qual seria a verdadeira intenção "do pt", Raphael? Note que nem esse dedo apontado, nem a qualificação "levemente exagerada" de maior mentiroso "da história da humanidade" auxiliam na avaliação serena e reflexiva da coisa.

    6. Raphael Lopes Rios

      Eu tenho pena de quem tem a mente polarizada e q defende o trágico governo atual atacando o anterior. Ambos mentem descaradamente. Mas pelas razões brilhantemente expostas pelo colunista, ainda assim é menos ruim ter liberdade de expressão. Eu só queria saber o q ganham esses leitores q atuam como lambedores de políticos

    7. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

      Não tem perigo. Ele só mente quando toma morfina. Ou não?

  18. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Vamos entregar p vc. O q achas ? Q falta faz o Jânio. Não me canso de falar.

    Responda
    1. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      O articulista está certo. Hoje o executivo está na mão do PT, amanhã voltará às mãos do grupo do antigo presidente, que voltou na Florida. Os critérios para dizer o que é ou não fake variam. Seria melhor uma comissão dos três poderes, com representantes da tal de sociedade civil para avaliar o tema.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.