Priscilla Bacalhau > O líder é indispensável para haver gestão escolar efetiva Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. gustavo mano

    Escola não é empresa ou seita para ter líder. A escola é o espaço da comunidade, da gestão democrática e participativa; dos diferentes colegiados compostos pelos destinatários das políticas e pelos profissionais docentes e não docentes que nela escolheram trabalhar. Estudos comparativos com demais países em que a pauta política não tem a gestão democrática como princípio constitucional pouco colaboram para pensar a nossa realidade federativa complexa e desigual com forte patrimonialismo.

    Responda
  2. Ugo Ribeiro da Silva

    Vamos deixar as coisas claras: nenhuma organização precisa dessa figura heroica do "líder". Muito menos as escolas. Essa é uma ideia que parte de suposições preconceituosas sobre a natureza humana no trabalho nas organizações, baseadas no comando-e-controle. O que precisamos é que também as escolas tenham sua estruturadas organizacional descentralizadas em equipes auto-organizadas com poder de decisão dos recursos junto aos alunos, pais e a vizinhança.

    Responda
  3. Thiago dos Santos Molina

    Priscila, só não podemos cair no inocentismo polianês... O CNE na gestão Weintraub criou esse documento. Vamos lembrar de todos os debates sobre o esvaziamento do CNE desde 2019; lembremos TB que em 2021, em plena pandemia, ninguém achava o MEC pra nada. Dá pra confiar num documento elaborado pela burocracia educacional nessa época?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.