-
Aderval Rossetto
Pior aqui! Em cidade média paulista testemunho atualmente muitos entregadores recebendo dois reais por mercadoria.
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
Sobre o envelhecimento da população e falta de mão de obra, a aposta que o andar de cima, como diria Elio Gaspari, está fazendo em IA tem uma de suas origens nisto. O problema é que falta entender a primeira lição de Introdução à Economia: existe o mecanismo da oferta e da demanda. Se tiver muita oferta, feita pelos robôs, e pouca demanda das pessoas por ganharem pouco em subempregos, quero ver o tipo de maracutaia o andar de cima vai inventar para continuar com lucro.
-
Ney Fernando
Foi exatamente o trabalho precário e barato que levou tantas empresas do mundo para a China. As empresas procuram os países em que o custo do trabalho é menor, e muitos deles precisam atrair as empresas para gerar empregos e movimentar sua economia. Quando os trabalhadores finalmente conseguem melhorar sua situação, as empresas vão procurar economizar em outro país. Não é o caso de ditaduras como a China, (que tem até nave espacial em Marte), onde qualquer descontentamento com o regime é punido.
-
Marcos Benassi
É, meu caro, e tem quem chame a China de "comunista": nada menos comunal do que essa dinâmica tão moedora de gentes. Manteve-se a Autocracia, um estado poderoso e ubíquo, mas virou o maior cada um por si. E os empregos piorzinhos, já .viraram prós Vietnãs e Cambojas da região, né? A China acabará ficando com as manufaturas, e outras atividades, mais complexas. Causo sério. Mandemos o Delfim pra lá, ele não é bom em "crescer bolo" antes de dividir?
-
Alexandre Pereira
Que tal a precarização do trabalho no Brasil? Que tal o consumo de produtos de mão de obra escrava? Que tal não aquiescer com quem mantém Uigures em campos de concentração (reeducação, como dizem, um hábito comunista e nazista).
-
Marcos Valério Rocha
A precarização do trabalha no Halen ou Brookling em Nova Iorque, nas periferias de Detroit, Las Vegas e Los Angeles não geram trabalhos acadêmicos por aqui. Agora, na China, sim. Depois, ficam sem muito entender a revolta dos negros de lá, não explicam a mesma situação que os vitimizam de verdade, não é "mi mi mi".
-
Marcos Valério Rocha
Conheço notícias de pessoas de vida financeira boa que moravam lá e na pandemia veio se tratar aqui por causa de nosso sistema de saúde para todos. Estou usando outros termos, pois acho que é isso que a inteligência artificial detecta e manda para moderação.
-
Marcos Valério Rocha
Eu respondi fazendo uma ironia Johel, sem ofensas, mas caiu na moderação. A situação nos states é caótica quanto assistência previdênciária em geral e direito a férias, não existe o décimo 3º, um fundo de garantia etc isso para todos os trabalhadores.
-
Marcos Valério Rocha
Concordo Caubi. Agora sem ironia. O termo acadêmico não é adequado, mas dá para entender o sentido do comentário.
-
Marcos Valério Rocha
Johel, verdade, nos EUA todos têm férias, 13º e plano de saúde público o SUS. Há hospitais públicos para atender trabalhadores conveniados? Os jornais aqui já dedicaram um artigo inteiro sobre as condições de trabalho nos EUA?
-
Johel Souza Filho
Trabalho precário nos EUA atinge uma minoria. Na China trabalho precário é para quase toda a população. Uma grande diferença que, por má fé, você escondeu.
-
Caubi Maciel da Nóbrega
Como é? Isso é tão conhecido e discutido que você acabou de comentar. E não estamos em nenhuma discussão acadêmica.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.