Demétrio Magnoli > CPMI de Bolsonaro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
"Que tal apostar na capacidade dos brasileiros de enxergar a realidade factual? " Não?
Excelente, Professor Demétrio. Que nosso congresso leia esse artigo
O golpe foi preparado desde 2019. Lembra daquela reunião, lembram dos ataques ao STF, ao TSE, do cabo e do soldado, do grupo dos 300. Lula ganhou a eleição, então STF age para consolidar a democracia. Tá no caminho certo. Não fraquejem.
Correto!
...apenas um reparo a sua atual coluna: a criação de “arestas na caserna” era (talvez um pouco menos hoje) um enorme de um problema para Lula. Afinal, deve ser de seu conhecimento, jornalista informado que é, dos 16 generais do EMFA, de 3 a 4, apesar de minoria, eram indisfarçadamente golpistas. As funestas consequências da “peste negra” que nos assolou por 4 anos demandarão ainda tempo e esforço para serem extirpadas.
Prezado articulista, parabéns pela lucidez. CrÃtico que sou de suas costumeiras posições de direita, além do fato de ter se alinhado, com honrosas exceções, à posição dominante na grande mÃdia de apoio ao “golpe de 2016”, e o que dele redundou após, reconheço sua humildade ao publicizar recentemente seu “mea culpa”, admitindo que, (1) fora um erro seu apoio ao impedimento da presidenta Dilma, assim como, anos antes, (2) Lula fora objeto de “lawfare” pela gang de Curitiba. Segue...
Que o tiro no pé se converta numa bomba demolidora dessa camarilha;
O plano é bom, mas não vai ser fácil. Seus executores (deputados e senadores) em sua maioria não são muito confiáveis.
Tem macaco veio chutando o cadáver, mas a gente não esquece quem pôs a coroa e lambeu os pés, por anos.
Justo Demétrio da Folha, falando imprensa chapa branca!!! Os banqueiros e o consul americano devem dar boas gargalhadas.
Muito bom Professor Demétrio! Concordo, acredito que a CPMI caminhe por aÃ!
Olha o dezmetro magnoso falando de golpe e desta vez condenando!!! Um verdadeiro camaleão , lá pelos idos de dois mil e dezesseis sua pena estava "à outros serviços", tudo pelo fortalecimento da democracia. Grande parte dos brasileiros terá capacidade de entender que se pode mudar de lado sempre que for conveniente e na hora certa denominar "camarilha e escumalha" àqueles cujas pretensões são claramente golpista, ou seja, derrubar mediante trama o governante eleito pelo voto.
Não vi em DM essa metamorfose da qual vc o acusa.
Excelente texto. Embora recentes, os inúmeros exemplos de atentado à democracia e à s instituições cometidos pelo Bozo e seus milicianos vão se perdendo na memória do povo que olha seu presente buscando sobreviver e exige soluções para o que está acontecendo agora. A CPMI, do golpe ou do Bolsonaro, servirá para materializar o espÃrito e a ideologia de uma época. Esse texto pode lhe servir de roteiro.
Devo confessar que sempre leio o que escreve e que o escuto e vejo no programa Em Pauta. Também confesso que nem sempre concordo com o que diz, mas admiro muito a sua inteligência. No entanto hoje, seu texto converge, do começo ao fim, com o meu pensamento. Apesar de duvidar muito do resultado positivo dessa CPI.
Não sei onde o articulista encontrou esta maioria de parlamentares democráticos. No Centrão?
Você me convenceu.
O Centrão, sempres fisiológico e muitas vezes desonesto, realmente tem caráter democrático predominante. Pode ser apenas interesse, mas ainda assim preferem a democracia, onde sabem manipular algumas cordas e tem a chave dos cofres. Acho que os caciques dessa tribo devem manter uma foto 3x4 do Carlos Lacerda, para lembrar o fim possÃvel de alguém que apoia a ditadura e cai em desgraça.
Demétrio, será que existe a "capacidade dos brasileiros de enxergar a realidade factual"? Quem deu mais de 1 milhão der votos ao fedelho Nikolas e que perfaz 44% dos que creem em "perigo comunista" tem essa capacidade? Lhufas!
Muito bem lembrado. Eu ainda acrescentaria que neste PaÃs mestiço tem um bocado de neonazis. O "perigo do comunismo" é o bicho papão para humanos adultos (fisicamente adultos e não mentalmente adultos).
Ótimo texto. Espero que o governo também não faça da CPI um picadeiro, na mesma linha do que os envolvidos com o 08/01 tentarão. Seriedade (de fato, não somente pose) se traduzirá em credibilidade, uma moeda escassa em nosso paÃs.
Um único reparo: a inferência, ao meu ver leviana, de que Lula apostava na impunidade do comando golpista. Demétrio se esqueceu de que, naqueles dias, Lula afirmou acreditar que as portas do Palácio tinham sido abertas por dentro; uma investigação rigorosa nesta linha, somada a outras, pode levar a tal comando.
Agradeço pela observação, Jorge. Mas continuo não achando que Lula tenha apostado na impunidade do comando golpista, como Demétrio, ou que sua razão para não querer uma CPI fosse a intenção de surfar na onda reativa, como você acredita. Uma comissão bem conduzida só reforçaria tal onda; e morosidade da justiça não é o que estamos vendo nesse caso.
José Bernardo, são coisas diferentes. O texto não associa Lula como facilitador do golpe. Uma vez ocorrido, no entanto, seu pragmatismo polÃtico considerou ser mais proveitoso deixar a justiça e sua morosidade cuidar da investigação e surfar na onda reativa da sociedade. Precisamos de mais para que o povo desenvolva massa crÃtica.
Muito bem distrinchado o seu texto . Na verdade um belo resumo do fracassado tentativa de golpe. Parabéns, Demétrio. Sou seu fã , fui seu aluno .
O cabo, o capitão, o coronel. Hitler, Bolsonaro, Chávez. Seus discursos toscos, enebriaram, envenenaram multidões. O cabo seduziu juristas, o capitão levou o CFM, Conselho Federal de Medicina a um conciliábulo de curandeiros e charlatães. Figura saÃda das páginas de Isaac Azimov, o Mutante Bolsonaro mineirava o mal nos corações humanos e garimpava vermes; Damares, Weintraub, Ônix, Salles, Araújo. Que Circo dos Horrores!
Quem trata com escumalha q não votou no mitonomo entre outros adjetivos ou é rebaixado intectualmente ou levou algum.
Tomara fique a descoberto a participação de oficiais de alta patente, empresários, pastores e politicos de quinta categoria na tentativa patética de reedição mambembe do golpe militar de 64. Que todos sejam ridicularizados e oxala, presos.
CPMI da obviedade. CPMI desnecessária. CPMI para cassar ainda mais apoiadores de Bolsonaro, inclusive do parlamento. Cenário que ainda não previram: tudo isso no primeiro ano do governo Lula. Chegaremos ao fim de 2023 com esse tema próximo ao fim. Enquanto isso: PIB crescendo, Brasil recebendo investimento externo, maiores receitas tributárias por cancelamento de renúncias, dólar futuro em queda... Só falta a Selic começar a cair. O resto.... É resto!
Ô Demétrio, me diga qual era, nesse plano "golpista", as ações para o dia seguinte?
Tá na minuta da casa do Anderson Torres uma das propostas. Outras devem ter permanecido escondidas. Sorte do Brasil que os golpistas tinha na liderança alguém como o Bozo, o capitão drogado. O Dumb, com o apoio dos filhos borderlines, não conseguiria dar golpe em uma turma de jardim de infância.
O plano era o Bolsonaro voltar dos EUA "nos braços do povo". Como não deu certo, ele hoje faz cara de paisagem.
Helio, pense numa GLO com intervenção militar e na minuta golpista de Torres e você encontrará alguns indÃcios de como seriam os dias seguintes...
Tá aà uma coisa que também me intriga. Está + para vandalismo. Vândalos revoltados com a derrota de Bolsonaro. Não deixa de ser crime, inaceitável. Mas golpismo é outra coisa. Acontece às escondidas.
Vive onde? Estava claro em todos os clamores à frente dos quartéis. Estabelecidobo caos incontrolável pelas forças de segurança "de plantão ", o governo Lula deveria decretar a GLO, ou seja, restabelecimento da ordem pela ação do.exercito. Exercito no poder e... democracia morta. Precisa desenhar?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Demétrio Magnoli > CPMI de Bolsonaro Voltar
Comente este texto