Opinião > Mais erros que acertos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    Não sou especialista em nada, apenas um simples cidadão, mas tenho observado, que o camarada Lula ainda está eufórico, com a vitória sobre o medonho miliciano das corruptas rachadinhas. Acho que o Lula da Silva, não precisa emitir opinião sobre tudo que ocorre neste país, pois existem assessores e ministros para a tarefa de informar o povo e a raivosa oposição, principalmente a bozonazista. Afinal o presidente é uma lenda viva, um estadista que precisa observar como conduzirá o futuro do Brasil!

    Responda
    1. Tadêu Santos

      Como cidadão apartidário, com senso crítico, sendo de esquerda e contra o fenômeno boZonaZista que saiu do armário em 2018, causando estragos nunca vistos ou sentidos pela nação brasileira em toda sua História, porém agora derrotado pela esperança democrática prometida pelo Lula da Silva. No entanto, o presidente Lula precisa fazer uma avaliação profunda sobre sua preciosa conduta, que causa influência direta em toda população, sejam nos aspectos sociais sejam nos econômicos.

  2. Tadêu Santos

    Como cidadão apartidário, com senso crítico, sendo de esquerda e contra o fenômeno boZonaZista que saiu do armário em 2018, causando estragos nunca vistos ou sentidos pela nação brasileira em toda sua História, porém agora derrotado pela esperança democrática prometida pelo Lula da Silva. No entanto, o presidente Lula precisa fazer uma avaliação profunda sobre sua preciosa conduta, que causa influência direta em toda população, sejam nos aspectos sociais sejam nos econômicos. CONTINUA

    Responda
  3. Marco Aurelio Bilibio

    Que texto torto e com mau viés. Preconceito? Adesão a um liberalismo rasteiro? Muito abaixo do nível de outros editoriais. Que pena que mantenham alguém com essa visão limitada e obtusa escrevendo editoriais.

    Responda
  4. Petrônio Alves Filho

    Para liberais como vocês da Folha, só fica bom quando os governos apertam a goela do povo e do funcionalismo público, como se não tivessem família e não fossem brasileiros. Vocês não fazem campanha para os ricos pagar mais imposto.

    Responda
  5. Ary Dantas oliveira Junior

    A FSP está corretíssima. Tem gente que ainda vive de ilusão!!

    Responda
  6. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    A folha já cometeu mais acertos que erros. Já teve mais jornalistas que papagaios. Já foi mais lida por humanos que por reses.

    Responda
  7. Marco Antônio Darvas

    O editorial não está de todo ruim. A única excrescência é o título. Muitos erros é verdade. Mas os acertos superaram e muito.

    Responda
  8. Alexandre Arantes

    No final das contas achei que estava lendo o Estadão. Mas percebi que só era 80% reaça, tinha uns 20% de lucidez... Que miséria.

    Responda
  9. Felipe Araújo Braga

    A esquerda tem o mesmo programa econômico - que nunca deu certo - desde os anos 60. Só ver como Dilma quebrou o país. Mas para eles, o mal é o Capitalismo, como se o Socialismo tivesse funcionado.

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Francisco, amanhã eu denunciarei seu comentário. Hoje eles nem vêem.

    2. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

      Exercite o outro lado do cérebro. Ele está parado. Inverta tudo o q vc disse e terá o mesmo resultado. Evite repetir o que te enfiam na cabeça, o mundo eh bem mais complexo.

    3. Felipe Araújo Braga

      Toledo, o que a esquerda propõe? Estatais, substituições de exportações e Estado comandando tudo?

    4. jose carlos toledo junior

      Ual. Qual política econômica da direita já deu certo? Lkkkkkkkkkk

  10. Vinicius Branco

    Sera que e tao dificil assim emvontrar gastos que possam ser cortados? Porque não começar pelos milhares de cargos em comissão que sugam boa parte do orçamento?

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      O que é o oceano senso uma coleção de gotas!

    2. jose carlos toledo junior

      Ual. Já viu falar em ordem de magnitude? Pois é. Uma gota em oceano não faz diferença.

  11. ALEXANDRE ALVES

    A FSP serve ao mercado financeiro. Sempre serviu. Infelizmente, como sempre disse aqui, vivemos uma ditadura financeira, que busca o lucro dos que não trabalham e vivem dos rendimentos de grandes fortunas. Não se busca o equilíbrio dos agentes econômicos para o fim da Justiça Socioeconômica. Por isso a esquerda, o PT e o Lula sempre voltarão.

    Responda
  12. ALEXANDRE ALVES

    A FSP serve ao mercado financeiro. Sempre serviu. Infelizmente, como sempre disse aqui, vivemos uma ditadura financeira, que busca o lucro dos que não trabalham e vivem dos rendimentos de grandes fortunas. Não se busca o equilíbrio dos agentes econômicos para o fim da Justiça Socioeconômica. Por isso a esquerda, o PT e o Lula sempre voltarão.

    Responda
  13. Alison Sales

    Opção da Folha por jornalismo de caráter duvidoso eleva riscos para o país e o governo.

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    Democratica e pluralista

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    Fsp esta corretissima em sua linha editorial

    Responda
  16. Florentino Fernandes Junior

    A maioria dos comentaristas daqui devia assinar carta capital

    Responda
    1. alonso barros

      Sem dúvida nenhuma, porque a Folha não vale mais a pena .

  17. MARCELO ROCHA

    Cheguei até aqui lendo apenas a chamada principal e já bastou, para: Dizer que a fsp NÃO representa o Brasil e nem o "povo"( coloquei entre aspas pq essa elite tosca entende como conceito de povo àquele subordinado que vive as dificuldades reais do cotidiano e assim não se consideram povo) e para dizer que como não nos representa, danem-se o que dizem. Ah! Vcs não conseguirão pautar e determinar o que o ótimo presidente Lula fará e está fazendo em benefício de toda sociedade Brasileira...

    Responda
  18. joão chaves neto

    Sempre foi burro conduzido por facínoras. Camo fala para enganar os passantes ,não chega a camelô. O teiu , a cobra e a mala sempre serão seus aceclas corruptos, os ignorantes e o partido.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Aceclas!?? Carluxo, compre um dicionário, dito pai dos burros. Não é referência ao Bozo, informo.

  19. Samuel Correa Duarte

    Quando a FSP deixar de ser FSP e virar um novo The Guardian ou Le Monde Diplomatique aí sim terá mais acertos que erros.

    Responda
  20. Fernando Nascimento

    Para quem não entende a linguagem tecnica, o que a folha propõe é cortar gastos. Quais? Saude? Educação? Segurança? A folha prestaria um grande serviço ao Brasil dizendo quais gastos cortar. Os que de fato valem a pena o governo não tem base para bancar.

    Responda
    1. Flavio Ferrando

      Limitar a folha de pagamento de todos os funcionários públicos a 10% da arrecadação; Limitar gatos do congresso a 1,9 bilhões por ano, redução de 90%; Eliminar o pagamento de qualquer obra pública atrasada até que estejam em dia; Cancelar o cartão de crédito corporativo do governo brasileiro; É só o começo

    2. Vinicius Branco

      Se comecasse a cortar os gastos com cargos comissionados ja ia ajudar muito.

  21. Igor Cornelsen

    Apesar da grande irritação dos esquerdistas com a opinião da Folha, o editorial está certo. Mantido o rumo dos primeiros 4 meses do governo Lula ele deve fracassar na economia. Os gastos do governo já não cabem no PIB, se aumentarem é provável que o PIB caia levando para o buraco os plano megalomaníacos da esquerda populista.

    Responda
  22. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    O salto na arrecadação eh nocivo, mas o garrote vil do teto apertando o povo não, né ?! Que vc seja liberal , eh um direito seu. Mas não use de um jornal que deveria ser plural , pra desestabilizar lula progressista. Ganhe eleição , funde um novo PSDB, se tiver capacidade.

    Responda
  23. Diogo Palomares Rufino

    Apesar da insistente opção do jornal em tentar criar um clima de insatisfação com o atual governo, fico imensamente aliviado que esse editorial está discutindo política e não o novo pitti da antiga governança. Qual seria a pauta desse editorial se o desgoverno passado tivesse sido reeleito?

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      O editorial seria substituído por uma receita de bolo, já que estaríamos numa ditadura militar.

  24. Marcelo Magalhães

    A folha continua no seu trabalho diuturno de criticar o governo com argumentos sem nenhuma robustez apenas para criar um clima de golpe, assim como ela fez no segundo mandato da presidente Dilma. O editorial sequer cita o fato dos rentistas receberem mais da metade do orçamento devido aos juros escorchantes. Ela não comenta que que não há risco de inadimplência, pois os empréstimos são em moeda nacional e o Brasil tem reservas internas e externas abundantes. Editorial lobista do mercado.

    Responda
  25. Marcos Valério Rocha

    O bom do editorial é que na introdução já alerta para situação difícil que Lula assumiu o governo dessa vez. Não aprofundou a crise política e tentativa de golpe, ambiente que não existia em seus primeiro governos e lá a sua votação foi mais expressiva. Isso faz com que ele se vê obrigado a agradar a sua base originária, o PT, pois é a única confiável, ela esperneia, mas o que não deixará de apoiá-lo, por isso não pode ter medidas econômicas radicais.

    Responda
  26. João Vergílio Gallerani Cuter

    O leitor pode se convencer da necessidade de um corte de gastos, desde que venha qualificada. Cortar quanto? Onde? Mas o editorialista se cala sobre isso. Há várias opções? Que seja. Mesmo assim, não é demais pedir que uma solução significativa (como diz o Ciro, "que dá bilhão") seja apresentada. Por outro lado, Haddad pôs sobre a mesa a proposta de aumentar a arrecadação mexendo de modo radical nas "exceções" fiscais. Equilibra o orçamento. Dá bilhão. E aí, FSP?

    Responda
  27. José Bernardo

    Começa bem, mas desanda ao recair no discurso da gastança, omitindo o porquê da PEC da transição; e chega à pérola dos "ataques demagógicos aos juros do BC", juros estes que, dizem a FSP e o reizinho que lá está, seriam técnicox, embora não saibam explicar porque. O que, neste belo domingo, me autorizou a pensar que poderia esperar melhor deste jornal?

    Responda
  28. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    O título é questionável, só deixaria sw ser se tivesse tido um editorial BOLSONARO e seus capachos destruíram o país

    Responda
  29. Rogerio Soares

    O rentismo reverberado pelos editoriais dos jornais em geral só fala a mesma coisa, para eles manter, aperfeiçoar e implementar políticas públicas sociais, de infraestrutura e fomento, são somente gastos, mas em nenhum momento ouve-se alguém falar dos valores estratosfericos que o país paga de juros para estes senhores donos destes editoriais, aqui é ali nos jornais só vemos os editoriais defendendo os seus donos, nada mais que isso.

    Responda
  30. Rogerio Soares

    O rentismo reverberado pelos editoriais dos jornais em geral só fala a mesma coisa, para eles manter, aperfeiçoar e implementar políticas públicas sociais, de infraestrutura e fomento, são somente gastos, mas em nenhum momento ouve-se alguém falar dos valores estratosfericos que o país paga de juros para estes senhores donos destes editoriais, aqui é ali nos jornais só vemos os editoriais defendendo os seus donos, nada mais que isso.

    Responda
  31. Marcos Valério Rocha

    O título poderia ter sido "Sobre o arcabouço", seria totalmente neutro e condizente com o conteúdo. No no rodapé da manchete "erros e acertos da proposta do governo". Mas a Folha, de novo, preferiu um título em que sugere que está tudo errado e não é bem isso, nem foi isso que vi no editorial.

    Responda
  32. Marcos Valério Rocha

    Um editorial crítico, mas sensato no conteúdo. Quer apenas alertar sobre uma situação, pelo que entendi, apesar do título horrível, de novo com insinuações golpista, o conteúdo foi bem analisado. O bom do arcabouço para o mercado é que traz previsibilidade na política do governo, e isso é um dado positivo não analisado, tanto que os indicadores econômicos vêm melhorando.

    Responda
  33. Sergio Saraiva

    Entendo a preocupação do jornal; realmente, a melhoria da condição de vida dos mais pobres, ganho real do salário mínimo (ainda que tímido), renda mínima (ainda que de R$ 600) e uma faixa de isenção de imposto (ainda que de apenas 2 salários mínimos), tudo isso tem um custo. E se não serão os pobres quem pagarão, a Folha teme que seja ela.

    Responda
  34. jose luiz ribas

    Mto bom ler essas bobagens. Percebi q o governo Lula está no caminho certo. Pra quem apoiou Bolsonaro, Paulo Guedes e a ditadura, cada vez mais estou convencido em ter feito o L

    Responda
  35. Marcos Benassi

    Hahahahah, que chatice, phôia! Hahahahah, então tá. Bom, se tudo caminhar pelo melhor, a gente volta aqui com essa mesma frase pra vocês, e ceis recontratam o pessoal do último passaralho, combinado? Fechado. Hahaha!

    Responda
  36. Cristiano Jesus

    Não tiro a sua razão, caro editorialista, em relação aos pontos negativos. O que causa-me grave espécie é que Bolsonaro quebrou o teto de gastos e ao mesmo tempo deixou universidades sem até papel higiénico. O cenário era de pilhagem, e li nesse jornal verdadeira cartas de amor ao então ministro da economia. Diga-nos, então, por favor, onde está a varinha mágica, porque eu também não quero passar por intransigente.

    Responda
  37. Rodrigo Andrade

    Lula e o PT não têm um plano pro Brasil, assim como não tinham em 2003-2016 e foram, inicialmente, salvos pela bonança mundial. Agora, se elegeu achando que o contraponto ao péssimo governo que saía bastaria, mas isso por si só não gera empregos nem coloca mais comida no prato do trabalhador.

    Responda
  38. Emerson Luis de Moraes

    Infelizmente ele está errando em não colocar o Paulo Guedes como ministro da Fazenda. A Folha depois que virou banco (Pagseguro), o cassino do rentismo é que importa.

    Responda
  39. Emerson Luis de Moraes

    A Folha se posiciona como oposição desde o primeiro dia do governo Lula. Assim como Estadão e a ainda grande mídia.

    Responda
    1. josé SOARES

      “Todo governante” não Sr.Andrade.O anterior e Guedes foram apoiados pela grande mídia.

    2. josé SOARES

      “Todo governante” não Sr.Andrade.O anterior e Guedes foram apoiados pela grande mídia.

    3. Rodrigo Andrade

      Todo governante e seus apoiadores mais radicais se acham perseguidos pela mídia

  40. MATILVANI MOREIRA

    O Lula sempre soube do descalabro que se espalhava por áreas como educação, saúde, ambiente, relações exteriores, direitos humanos, cultura. Durante a campanha eleitoral, luladr tinha a solução rápida e fácil para todos os problemas do Brasil, portanto não pode reclamar e se fingir de vítima. Precisa viajar menos e trabalhar mais! Afinal ele é o herói do Partido dos "Trabalhadores" (as aspas são extremamente necessárias). A FoLha corajosamente põe o dedo na ferida do cercadinho do luladr.

    Responda
  41. Ricardo Andrade

    Folha fala mais de si mesma. Mais erros que acertos.

    Responda
    1. Néia Fernandes

      Faço minhas suas palavras!

    2. Marcos Benassi

      Hahahah, também pensei nisso. Infelizmente, Ricardo, não creio que autocrítica, aqui, não passa do ombudsman: os inzecutivo são inoxidáveis!

  42. ADILSON CORTEZ

    Algumas pessoas e empresas não admitem, mais que "sorte " o senhor Lula é um ESTADISTA competente.

    Responda
  43. Anete Araujo Guedes

    Quem é a Folha para falar em mais erros que acertos?. É a que flerta com a extrema-direita. Não li o artigo e nem vou ler. Chega! Só falta pedir a retorno de Bolsonaro, Guedes….

    Responda
  44. José Lino da Silva Lino

    Lula sabe muito bem que a inflação é muito mais cruel com os pobres e que não ha política compensatória para seus efeitos.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Sabe mas age de forma contrária

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.