Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JAILSON DE BEZERRA

    As redes sociais já no mercado provaram ser propensas a usos pouco republicanos por parte de mentes fracas e perniciosas. Imagina colocar um vírus IA capaz de comunicação instantânea com milhares de mentes vazias que já mudaram para pior nosso mundo. Particularmente, eu acho o ChatGPT bastante útil para o bem, mas infelizmente tem gente muito pouco saudável que a utilizará para cometer barbáries.

    Responda
  2. Alcides Castro e Silva

    A matéria fala de cientistas, mas não vi nenhum sendo citado no texto.

    Responda
  3. Fernando Machado

    Até agora, nenhum modelo hipotético científico conseguiu explicar a emergência da consciência(ou sensciência, nas espécies animais superiores)no caso dos humanos. O que aumenta a preocupação da possível emergência de uma consciência inorgânica, com necessidades e motivos alheios à vida orgânica, no caso das redes neurais dos LLM que atualmente são o substrato da IA. Talvez então, nesse evento, seja tarde demais para domá-la.

    Responda
  4. Gino Passos

    Preocupante é a chegada da IA no contexto em que nossa sociedade funciona, onde dominam bilionários e suas empresas sobre um sistema concentrador de renda e regido pela necessidade do lucro imediato. Esse sistema é alimentado pela informação que nós geramos, que agora será digerida de maneira mais eficiente pela IA, que não nos é transparente, sendo produzida e conduzida por aqueles mesmos que extraem o lucro dessa sociedade enfraquecida pelo individualismo e pela alienação.

    Responda
  5. Ricardo Lobo

    Em se tratando da raça humana, com certeza será o caminho do mal.

    Responda
  6. Ronei Arquimedes

    Para fazer a comida e comprar os ingredientes a inteligência artificial não vai mudar nada minha vida e de outras pessoas, pode dar pitacos, mas é só

    Responda
  7. Wilson Barbosa Soares

    "Especialistas" falaram a mesmíssima coisa sobre a Internet nos anos 90; que acabaria com os empregos, as pessoas não sairiam mais de casa, que todos se tornariam criminosos com acesso a sites idem, que as crianças aprenderiam a fazer bombas nos seus quartos, que as lojas fechariam as portas. E hoje eu a uso para escrever um simples texto - que espero que seja útil - no jornal que assino.

    Responda
    1. Marcos Alberto Menendez

      Se tira a palavra "todos" e coloca a palavra"muitos", os "especialistas" estavam certos. (coloco emogi de cara com piscadela irónica).