Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Neli de Faria

    Para esse Tipo Penal, a pena deveria ser a castração química ou com lâmina contaminada.Mas, esse crime ocorreu há trinta e seis anos, condenado a pena mínima. Depois jogou e treinou vários Clubes. E a Condenação perpétua?, como a Mídia fez, para ficar no campo do Futebol, com a Seleção de Cinquenta e seu Goleiro?E após o vexame de dois mil e quatorze esquecer a Injustiça praticada durante sessenta e quatro anos? Crime abjeto, mas, o tempo passou.

    Responda
    1. Neli de Faria

      Sofrimento alheio?Quem somos nós para massacrar alguém hoje? Sou rígida em relação a esse tipo penal, porque em 1972 trabalhava pacoteira, um dos sub gerentes tentou me beijar no refeitório,final do expediente, hoje seria tentativa de estupro. Empurrei,no dia seguinte pedi a conta.Ao acertar,fui acusada de furto. Não adiantava eu dizer que o motivo, ninguém iria crer em mim,pacoteira, quase analfabeta,no organograma da firma era a penúltima na escala. Fui alguém na vida e ele?Nem sei!

    2. Neli de Faria

      Jedison,Flavio: um dos Direitos Humanos é a Prescrição. A Prescrição apaga o tipo penal cometido. Ex., certo político, adorado por muitos dos que atiram tecladas em Cuca, teve o processo anulado, pela Corte, por ter sido processado em Foro inadequado. O processo não iniciou no Local adequado por ter ocorrido prescrição: maior de setenta,conta-se pela metade. Até votei para esse político, por não o considerar culpado. A prescrição apaga o crime. Por questão de Coerência, Cuca também é inocente.

    3. Joel Pedt Silvestre

      O tempo passou mas as pessoas que têm empatia pelo sofrimento alheio não esquecem.

    4. Flavio Ferrando

      O tempo só não passa para s vítima, essa sofre todos os dias. Mas o que importa, ele era adolescente mesmo. Vai ver que a roupa dela era muito curta. Na verdade crime de violência sexual, especialmente de vulnerável, afinal de contas ela era adolescente, e foi estrupada por 3 adultos, um deles escapou não deveria prescrever.

  2. Rogério Gonzalez

    A colunista foi perfeita na sua análise e argumentação. Parabéns!

    Responda
  3. Maria Cecília Miranda

    O que me espanta é o fato de estupros ainda existirem nos dias de hoje! Apesar das denúncias, alguns homens não conseguem agir de forma diferente? É necessidade de poder, um distúrbio moral, físico ou de caráter? Me é incompreensível!

    Responda
  4. Flavio Ferrando

    Meu problema não é com o indivíduo/indivíduos acusados, julgados e condenados por ato de violência contra uma adolescente. Meu problema é contra a cultura que tenta explicar porque um homem adulto fica sexualmente estimulado por adolescente. Isso é falta de maturidade. Acho que qualquer pessoa que comete violência sexual deveria ser castrado, não quimicamente, mas fisicamente.

    Responda
  5. eli moura

    ão bastasse o caso cuca e o terrivel posicionamento do sub40 time profissional corinthiano, ainda teve o prefeito sexagenário de araucária, aparentemente, comprando a adolescencia de uma menina de dezesseis anos. Coinciidentemente da mesma região do Cuca, onde há juiza racista, deputado preconceituoso e denuncias de trabalhos escravos. Isto é conservadorismo bolsonarista. Esta mentalidade parece uma doença na região sul do pais , no interior de são paulo e em todo RJ.

    Responda
  6. Nessim Daniel Sarfati

    Perfeito Becky. Um chamado irrecusável para que os envolvidos neste caso: ex-técnico, time e torcida tomem a iniciativa para reeducarem e darem o exemplo aos homens “a serem homens de verdade”. Parabéns a Folha pelo artigo - polêmico mas brilhante.

    Responda
  7. Helio Marcengo

    Cuca é um sujeito visivelmente estranho. Toma atitudes estranhas, como abandonar Palmeiras e Galo após ganhar títulos nacionais. Volta depois, para substituir alguém, não dá certo e é demitido. Parece não se sentir bem continuar onde está após ser campeão. Alguma coisa o incomoda. Talvez nunca tenha se livrado por completo da culpa por seus atos em Berna. Sua consciência pesou. Se for assim, mostra arrependimento. Isso é bom sinal. Seu crime prescreveu. Não há razão p condena-lo agora.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ele foi condenado faz tempo e não cumpriu a pena. Essa é a prescrição!

  8. Helio Cardoso

    Juridicamente o caso Cuca foi prescrito, e sendo assim cabe a sociedade respeitar a lei quanto a pretensão punitiva. Prevalece também o comportamento posterior de Alexis Stival, não há registros de reincidência neste intervalo de 35 anos onde Cuca foi campeão oito vezes como jogador e 14 títulos como treinador. A cada título foi aplaudido, abraçado, adorado e elevado às alturas pelos torcedores. De repente, é execrado por movimentos incentivados pelas redes sociais. Excesso de rigor!

    Responda
    1. Neli de Faria

      Exatamente. Os mesmos que apedrejam com tecladas Cuca, são aqueles que enaltecem certo político. Uma grande incoerência.

    2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Ele não cumpriu a pena que lhe foi imposta pela justiça suiça. Essa é a principal razão do desconforto de todos e sequer admite a culpa e o crime pelo qual foi condenado. Nem cogitou em pedir perdão a vítima, com cuja sanidade pós crime você não aparenta nenhuma preocupação.

  9. eli moura

    não bastasse o caso cuca, o inaceitável posicionamento dos jogadores, torcida urubus da fiel e da direção do corinthians, ainda houve o caso de um prefeito sexagenário do paraná, que pareceu comprar a adolescencia de uma menina para seu prazer sexual. Não deve ser coincidencia os casos de racismo e preconceitos entre juizes e deputados ou denuncias de trabalhos escravos na região sul. Infelizmente há mais desta doença no interior de SP, centro oeste e na capital disto tudo, o RJ.

    Responda
  10. Sabrina Bretz

    O pacto é assustador. Otima sugestão virarem embaixadores da causa. OremosLû

    Responda
  11. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Seres humanos e montes de pecados que sondam suas mentes, mas há uma solução - voltar-se pra si mesmos - e reconhecer as fraquezas que lhes atormentam a mente e o coração, pois Deus não quer perder nenhuma de suas ovelhas.

    Responda
  12. Paloma Fonseca

    Acho importante acrescentar: procuramos construir defesas psíquicas contra agressões, dizendo pra nós mesmos que isso não acontecerá conosco ou com pessoas queridas, o que é perfeitamente compreensível. Ocorre que não temos controle absoluto sobre nossos destinos. Acho importante dizer que, caso uma agressão dessa ocorra, que a vítima e pessoas mais próximas do convívio consigam sair do estado de choque e busquem ajuda de um profissional de saúde mental e denunciem (sair do estupor).

    Responda
  13. José Bernardo

    Nada a acrescentar. Excelente!

    Responda