Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Alberto Dietrich Filho

    Parabéns Dora Kramer. Texto e enfoque brilhantes como sempre.

    Responda
  2. eli moura

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  3. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    A censura é um sonho dos petistas de implantar aqui o que seus companheiros de Cuba .e Venezuela já fazem pra calar qualquer crítica ao Governo. Censura é coisa de Ditadura. Por isto o PT e seus puxadinhos estão fazendo campanha para aprovar este mostrengo. Para fake news já temos na Constituição todas as defesas previstas de crimes contra a honra e difamação

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Sugiro informar-se sobre o que trata a matéria em votação, Filho. Censura é calar a boca, aqui visa a cobrar a conta de quem põe-se a dizer herda nas redes. E o que tem de gente dizendo e tendo a herda impulsionada porque dá dinheiro, não é bolinho. Quanto a haver na Constituição "todas as defesas previstas de crimes", preste atenção: haver defesas não significa que funcionem. Alguém tem de correr atrás, Filho. Com o cassetete na mão.

    2. ANTONIO CZAS

      Não for

    3. ANTONIO CZAS

      Já os fascistas, os nazistas e a extrema direita se utiliza de outro meio, propaga mentiras em escala estratosférica, com alarde, vociferação e uma rede tão bem posta de alcaguetes de todas as ordens, que depois torna censura tudo o que nos for a mentira de conveniência.

  4. José Eduardo de Oliveira

    e achincalhar ou cuspir na cara da Nação como continua fazendo o ex-presidente cotidianamente não é uma transgressão? para dizer o mínimo?:

    Responda
  5. Marcos Benassi

    Ah, dona Dora, mas estará a senhora pugnando por uma redução de direitos? Briguemos, contrariamente, por sua extensão: quem tem voto, que minta. Por que não vereadores? Prefeitos, governadores, presidente? Chefetes de condomínio, representantes de classe (sala de aula, trabalhistas e patronais), diretores de clube? Afinal de contas, isso daqui é ou não uma Democracia? Hahahahah!

    Responda
  6. Arthur Augusto Rotta

    A proposta só remete ao art. 53 de imunidade parlamentar constante na Constituição. Isso já é assim é hoje. Nem precisaria estar no texto da lei. Lembrando que a imunidade parlamentar já não é mais salvo conduto pra qualquer discurso, confirme jurisprudência do STF. A colunista polemiza a partir de uma leitura incipiente do PL sem o devido cotejo com a CF. Poderia ter passado sem essa.

    Responda
  7. Juliana Alves

    novamente falta etica em colunistas e neste jornal

    Responda
    1. Max Morel

      Desculpe, não consegui entender e qual o intuito do comentário.

  8. nelson de azevedo

    Muito bom artigo. Acrescento que , no Brasil, há pouco entendimento que as redes sociais são empresas privadas. A verdade é o sonho da mídia e artistas é serem remunerados. E o sonho do governo é ter sua rede social e restringir a ação das tradicionais. O resto é cortina de fumaça .

    Responda
    1. Bruno Araujo

      E o sonho dos delinquentes é ter "liberdade de expressão" nas redes para mentir, disseminar violências e infringir direitos autorais. Não enganam ninguém, só os bestificados mesmo. Regulação já! O mundo caminha nesse sentido e não podemos ficar de fora. Ainda mais com a intensificação do uso de inteligência artificial daqui pra frente, o que pode ampliar os abusos caso não haja controle sobre ilícitos digitais.

  9. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    A bozolandia em polvorosa, querem lhes restringir o direito de mentir e falsear impunemente. Realmente dá um pânico, não é?. Querem impedir a manifestação da sua natureza desavergonhadamente mentirosa!

    Responda
  10. HELIO A LOUREIRO

    O que suas altezas tem de ser instados, d Dora, é votar contra esta PL da Censura!!

    Responda
    1. Jove Bernardes

      Mu. Nem. Sabe. Do. Que. Se. Trata. Mu.

    2. Nelson Franco Jobim

      A Constituição não admite censura. A lei ordinária não está acima da Constituição. Serve para combater crimes cometidos na rede. Não é censura, a não ser na propaganda mentirosa.

  11. Dani Evans Ribeiro

    Todos tem a obrigação de falar a verdade ou poderão ser responsabilizados por suas mentiras , MENOS EU E MEUS COMPARSAS !!! Olha a classe política brasileira é algo a ser “ muito “ respeitado , tem que ser muito podre por dentro . e ter muita cara de pau para conseguir propor uma coisa dessas .

    Responda
  12. Alexandre Pereira

    A oligarquia privilegiando a oligarquia não é novidade, muito pelo contrário, é regra no país de suas majestades trespoderistas. Um país de castas não pode ser, de fato, um país democrático, mas uma extensão dos barões do café, que fundaram a república do engenho.

    Responda
  13. Carlos Alberto Komora Vieira

    A partir de autores com (Sapiens) Yuval Harari, vejo mefo e perplexidade. Meu consolo são as leis de Newton. Quem foi mesmo o politico que afirmou "a esperteza, quando é demais, engole o esperto"? Espero que sim.

    Responda
  14. lucia caetano

    Regulação sim Imunidade parlamentar não!

    Responda
  15. Maria Cecília Miranda

    Acabei de assistir uma série sul coreana sobre a política e suas estratégias nas eleições. Chama Queen Maker. Lembra House of cards nas primeiras temporadas. Imperdível e, apesar de ser do outro lado do mundo, permite a identificação de vários personagens da política tupiniquim.

    Responda
  16. Antonio Pimentel Pereira

    No mundo existem negócios de toda ordem, esse ramo é terrivel pois atinge em muito a formação do pensamenro humano, imagina a possibilidade de mentir com a velocidade da luz e de outro modo um menor de idade tem restringido uma série de condutas, mas pode fazer um perfil numa rede social. Tudo deve ter controle ou vai pra o lado errado, daí tem que ter meio de punir mesmo e essas empresas devem pagar pelo mal que causaram a humanidade

    Responda
  17. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Lei muito republicana em essência.kkkkk

    Responda
  18. Cleomar Ribeiro

    ... operadores de sistemas de escravidão (donos de escravos e seus parceiros visíveis e invisíveis) sempre estão a plantar sementes de frutos amargos. Quando sementes de frutos docinhos só com os ' pulgões', já nasce mais morta do que viva. Na colheita, a população colhe os frutos amargos, na lama. Na Colheita, donos de escravos e seus parceiros visíveis e invisíveis colhem ouro, em contínuo abastecimento de suas caixas de ouro,também colhem escravos para abastecer suas gaiolas de escravos...

    Responda
  19. Antônio João

    Pouco se acredita em deputado, então eles podem até falar a verdade, agora serão menos considerados; assim com licença adcional para mentir, só estarão colocando pimenta no molho estragado da fama junto ao povo.

    Responda