Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Pery Pedro

    Ninguem é contra reforma agrária ou agricultura familiar, que não tem nada a ver com eles. Somos todos contra invasão de propriedade. Destruição de propriedade. Quebra-quebra na Embrapa. Isso não tem discussão, em um país sério. Tem cadeia. Tem que ser processados e presos. Quem distribui terras é o INCRA.

    Responda
  2. LUIZ COSTA

    quem vai pagar os adv ????????

    Responda
    1. Pery Pedro

      Se você tivesse idéia da quantidade de dinheiro que recebem das fotes mais escusas que você puder imaginar não estaria fazendo esta pergunta. São multi milionários.

  3. Carlos Fernando de Souza Braga

    Vcs não acham que já passou da hora para uma grande e isenta (ahahah!) matéria sobre os movimentos MST e MTST? Não me lembro de ter lido algo parecido na grande imprensa nos últimos anos. Só se mete o sarrafo nesses movimentos, mas a verdade é que a quase totalidade dos brasileiros não sabe do que se trata. É papel da imprensa que chama, né?

    Responda
    1. LUIZ COSTA

      se a imprensa fizer uma reportagem seria muitos vão presos entendeu

    2. Gustavo Ferreira

      Sim. Já está na hora de classificar como movimento terrorista. Já passou da hora, afinal quem depreda é terrorista, assim como os de 8 de janeiro. Se vc leva terror a alguém que está com a propriedade legítima de uma terra e se vê invadido por várias pessoas que não querem trabalhar, é terrorismo.

  4. newton penna

    Parabéns ao Grupo Prerrogativas. Defender o MST é defender o Brasil contra os latifúndiários que assassinam centenas de líderes sindicais sem sofrer qualquer punição. Ao contrário do que pensam os ruralistas fascistas, o que esta CPI vai revelar é o tamanho da grilagem - de terras públicas inclusive - por eles praticada.

    Responda
  5. David José Ferreira Júnior

    Lula é devoto da negociação entre as partes. Logo, o MST deveria seguir o líder, e não atrapalhar sua gestão. Deu "barda" para a oposição, e agora sofrerá com a retaliação. Ricardo Salles e outros agradecem.

    Responda
  6. Wil Prado

    Invasões nunca devem ser vistas com bons olhos. Por outro lado, temos que lembrar que o MST produz para o mercado interno, alimentar nossa população. O agronegócio está voltado para o comércio exterior. Parece que bolsonaristas preferem manter o povo na Fila do Osso!

    Responda
    1. annibal lacerda margon

      O Agro exporta tão somente 40% da sua pridução.

  7. Gustavo Ferreira

    Estranho. A primeira coisa é verificar a fonte de pagamento para esses advogados. É fato que advogado não trabalha de graça.

    Responda
  8. Gustavo Ferreira

    Invasão e depredação é terrorismo. É o novo significado. Os urbanos aqui que defendem nunca estiveram na sua terra sendo ameaçado por um monte de pregu 5içosos querendo a sua terra e a sua produção.

    Responda
    1. Gustavo Ferreira

      Acho que é um crime depredar, invadir, roubar. Sendo assim, o que aconteceu em Brasília no dia 8 de janeiro é crime, assim como invadir uma propriedade privada e depredá-la, qualquer coisa que destruir, mesmo que seja uma cerca deve ter punição na lei, imagina quebrar um tanto de vidraça. Crime. Um crime não isenta o outro.

    2. Gustavo Ferreira

      Acho que é crime. Deve ser punido como qualquer depredação de patrimônio alheio.

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Hummmm... e que a senhora acha da invasão e depredação em Brasília em 8 de janeiro?

  9. Hudson Neves

    Será uma oportunidade para o MST mostrar - mais uma vez - que são trabalhadores que produzem alimentos, inclusive alimentos orgânicos, diferente dos deputados bozoloides que só sabem produzir vídeos para o youtube. Quando a estupidez ganha fôlego, acontecem coisas assim, como uma CPI dos terroristas verde-amarelos que querem papagaiar sua versão dos fatos (vão todos em cana) e uma CPI contra um movimento que produz alimentos e é vítima de um ataque maçiço de fake news .

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Querida Gugu. O MST e o maior produtor de arroz orgânico no Brasil. Ajudou, inclusive, a alimentar a população mais pobre durante a pandemia.

    2. Gustavo Ferreira

      Senhor Hudson, que legal seu comentário, demonstra a completa falta de conhecimento de causa. Me diga aí alguma produção do MST. Ah e pode então invadir a sua fazenda produtora de gado e dizer que é improdutiva e depois plantar uns pés de tomate pra ganhar a terra e imediatamente vender a outrem, certo?

  10. Marcia Guimaraes

    Finalmente o MST no banco dos réus. Não há nenhuma desculpa para invasão e depredação. É cadeia. Valeu para o grupo de apoio bolsonarista. Vale para grupo de apoio petista. MST não faz mais que a obrigaçção em plantar hortinhas nas terras que invadiram e ganharam.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Deve ser um caso clássico de cegueira seletiva. Não tem cura, infelizmente.

    2. Gustavo Ferreira

      Senhor Felipe eu também não tenho terra, tenho direito a ter? o trabalhador rural sem terra é um trabalhador rural normal. Trabalha na terra de outros, assim como eu trabalho na empresa dos outros? eu tenho direito a ter uma empresa pra mim? Ora. Quanta falta de pensamento. Esses que comentam não suportam um minuto com alguém invadindo sua propriedade.

    3. Hudson Neves

      Oi, Pombo: não, nunca vi. E olha que assino 04 jornais e os leio todos os dias há vários anos. E vc, onde viu isso? Recebeste no seu grupo de zap de apoio ao bolsonaro?

    4. Gustavo Ferreira

      Hudson está hibernando. Até terras do governo, da embrapa, estão sendo invadidas, nunca viu derrubando produções né, também nunca viu matando gado. O que seria produção pra vc? Queria ver a sua terra sendo invadida se iria para essa defesa.

    5. Sérgio Pombo

      Hudson, vc nunca viu tratores queimados, animais abatidos, plantações depredadas, laboratórios destruídos?

    6. filipe moura lima

      Marcia, você não conhece o sofrimento do trabalhador rural sem terra. A situação desse povo é desoladora. Sou do campo, sou pobre e sei como são as coisas. Bom dia e não se aborreça comigo.

    7. Hudson Neves

      A diferença é que os verde-amarelo tentaram destruir a democracia brasileira por meio do terror, colocando bomba em aeroporto, fechando estradas, querendo anular a eleição (uma pilha de crimes), roubando e depredando o palácio do planalto e o MST ocupa terras improdutivas - pela constituição a terra tem uma função social (todos desarmados e ninguém depreda nada).

  11. ciro lauschner

    Por mais que enojam os fazendeiros do agro, graças ao seu golpismo e prepotência com financiamentos subsidiados, nada desgasta mais o PT e o governo Lula que o MST.O PT até hoje procura a fonte do anti petismo. Basta olhar para isso.

    Responda
  12. Sérgio Pombo

    Quem acreditar que com um facão e uma enxada é possível produzir para além da própria subsistência é capaz até de acreditar em Bolsonaro e Lula e nunca trabalhou em uma lavoura.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Grande Carlos, esse mito já caiu. Tem agrotóxico no arroz envasado pelo MST, logo, ou o arroz não é orgânico ou não foi plantado pelo MST.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      Querida pombinha. O MST é o maior produtor de arroz orgânico no Brasil.

  13. Sérgio Pombo

    Queremos divulgação com imagens "in loco" dos assentamentos. Restará evidente que pequenos produtores que realmente produzem os alimentos neste país não tem nada a ver com o MST. Todos tem maquinário e empregados trabalhando e facão e enxada só servem para ameaçar produtores durante invasões.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Também gostaria muitíssimo de ler uma matéria isenta (impossível, né?) na chamada grande imprensa sobre o MST. E também sobre o MTST. Mas sabe porque isso não vai acontecer? Se houver uma matéria isenta e equilibrada, a maioria da população brasileira vai passar a apoiar esses movimentos.

  14. Sérgio Pombo

    O MST não resiste a uma lupa, logo vai ficar evidente que esse movimento é político/revolucionário e não tem nada a ver com produção de alimentos ou desenvolvimento nacional.

    Responda
  15. Breno Andrade

    A CPI contra o MST nada mas é uma tentativa de difamar e destruir o movimento. Pq se fossemos considerar, atualmente, alguma relevância para criação de comissão de investigativa dentro do cenário agro, seria averiguar a relação de Ricardo Salles enquanto Min. com madeireiras ilegais, grilagem de terra, o uso abusivo de agrotóxicos, o envolvimento de ruralistas com assinatos de camponeses e indígenas, etc.

    Responda
    1. Marcia Guimaraes

      O movimento se desmoraliza por si mesmo.

  16. SUELI DINIZ

    O MST é, por muitas razões, motivo de muito orgulho. Viva o MST!

    Responda
  17. Silvio Mendonca

    QUEM VAI PAGAR? Eu, como profissional da área jurídica, sem muito bem que ADVOGADO NÃO TRABALHA DE GRAÇA.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Bem... a senhora está medindo os outros por sua régua... Há gente, acredite, para quem o dinheiro não é tudo.

    2. ciro lauschner

      O governo deve pagar, porque financia com juros subsidiados o agro, que não reconhece nada.

  18. Valdir Costa

    Advogados do Lula Livre. Agora MST pode.., Como tem gente " boazinha" que trabalha grátis. Estou comovido.

    Responda
  19. NACIB HETTI

    Seria bom saber a origem da grana. Um bom advogado criminal custa caro.

    Responda
  20. filipe moura lima

    Avante, MST!

    Responda
    1. Marcia Guimaraes

      Avante MST. Um...dois...um...dois... pra cadeia já.

  21. filipe moura lima

    Essa notícia é alvissareira. Que bom!

    Responda
  22. Carlos Figueiredo

    Agora acham que tem Prerrogativa de defender também os bandidos invasores de terras produtivas, além dos já costumeiros clientes, os corruptos.

    Responda
  23. Jorge Rodrigues

    O MST perpetua seus crimes há anos mas continua impune. Os líderes da facção são até convidados a integrar equipes de governo e participar de viagens oficiais. Infelizmente no Brasil apenas os vândalos bolsonaristas respondem pelos seus crimes. Demais criminosos, incluindo MST e corruptos poderosos, ficam impunes. As instituições agem com leniência e até conivência com os criminosos que não sejam bolsonarista (o STF é exemplo emblemático disso, chegando ao extremo de anular condenações).

    Responda
  24. Vanderlei Nogueira

    O país tem uma única política. Política racial de migração em massa para reformas trabalhistas, econômicas e principalmente étnicas. Qual é o perfil do MST ?

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      O MST representa a 3ª ou 2ª geração de Migrantes ?

    2. Vanderlei Nogueira

      No Estado de SP, por exemplo, se não houvesse a migração em massa e suas futuras gerações, haveria a necessidade de reforma agrária? Então o planejamento foi realizado na década de 60 ?

    3. Eduardo Rocha

      Ah?

  25. Amarildo Caetano

    A terra tem que cumprir sua função social .Não pode ser improdutiva .

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Acredito que o Sr. nunca visitou uma favela rural e seus dependentes eternos de verbas de terceiros ou públicas.

  26. Rodrigo Tavares

    Invadir o que não te pertence é um erro, é ilegal é um crime. Fora MST! Lute, trabalhe e conquiste suas proprias terras. Não roube o que não te pertence.

    Responda
    1. Luiz Eduardo Cantarelli

      Terra é para se produzir ou reserva natural e não objeto de especulação. A força desse capitalismo desigual não pode ser ferramenta para um sujeito ser proprietário de uma fazenda de território similar a Sergipe.

    2. Eduardo Rocha

      Art. 184. Compete à União desapropriar por interesse social, para fins de reforma agrária, o imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social, mediante prévia e justa indenização em títulos da dívida agrária, com cláusula de preservação do valor real, resgatáveis no prazo de até vinte anos, a partir do segundo ano de sua emissão, e cuja utilização será definida em lei.

  27. Joao Braga

    Vc escreve sua opinião de modo educado, com palavras moderadas e mesmo assim a Folha censura... Assim fica difícil...

    Responda
    1. filipe moura lima

      A folha não está nem aí (ou aqui) para nós, os leitores.

  28. Gino Passos

    Força, MST. Sabemos que proprietários inescrupulosos nunca irão "doar" sozinhos suas terras improdutivas.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Doar? Meu caro, está vida é feita de troca desde os tempos da caverna. Portanto, não espere doações e sim se capacite para trocar sua força de trabalho por dinheiro ou bens materiais. Assim gira o mundo, que é redondo logicamente.