Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Carolina Bastos

    Interessante que os textos do Michael se abrem para inúmeras reflexões, até mesmo cotidianas. Nesta coluna, em específico, fiquei refletindo sobre a dificuldade em quebrar certas concepções familiares, inclusive preconceitos, quando não remamos na mesma direção que nossos pais e demais parentes, por exemplo. Além de, obviamente, o prejuízo que esse pacto familiar causa para demais profissionais, quando não se é um herdeiro da família.

    Responda
  2. Francisco Blazquez

    O texto é genérico e generalizante demais. O objetivo de um texto desse é ser alienante, aplica-se um conceito geral a todos os casos e sugere-se que não há variação, tudo é tabula rasa de um raciocínio uniformizante, quando a realidade é muito diversificada. Por exemplo, atribuir um caráter generalizado restritivo a todas as leis e instituições só serve a um discurso interessado, pois deixa propositadamente de lado outros aspectos da leis.

    Responda
  3. Rodrigo Ribeiro

    O Chatgpt que escreveu?

    Responda
    1. Francisco Blazquez

      Ah, estava pensando nisso. O texto é tão insosso que até achei interessante e voltei a ler para aprender a como não fazer.

  4. Maria Lopes

    Ótima coluna e ótimo tema. Explica tanta coisa do que acontece aqui. O Brasil é um dos países, em recente estudo internacional, onde há o menor nível de confiança entre os habitantes. E isso se nota em tudo. É evidente para quem viveu em outros contextos. Mas não é tão claro para a maioria, que não tem os meios imediatos de comparar, que é a experiência.

    Responda