-
CARLOS TARDIVO
Basta sintonizar na TV Senado, TV Justiça, Rede TV, Jovem Klan, jogos do São Paulo, São remédios naturais!
-
Galdino Formiga
Uma taça de bom vinho ajuda dormir.
-
Roberto Gomes
À toda comunidade insone, da qual infelizmente também faço parte, recomendo muito a prática de ioga e Chi Kung. Acalmar-se e acalmar os pensamentos são a essência da ioga, que nada mais é do que a preparação para meditação. É essa a essência da ioga. E para meditar, nossa mente deve estar quieta. Não é fácil e necessita esforço, mas vale a pena. Dizia meu professor, "perseverança, paciência, mas nunca desistência". Os livros de Lam Kam Chuen sobre Chi Kung são muito bons também.
-
Flávio Taylor
Zolpiden é um paraíso infernal. Tomei 4 meses todos os dias, e (numa viagem de férias a Argentina) parei abruptamente. Tive muitos pesadelos por 5 dias, e foi só isso. Olha, o Zolpiden (hipnótico)não é tão viciante como os ansioliticos(Frontal, Valium, Rivotril etc). Converse com o médico, não vale a pena a longo prazo. Depois da Argentina nunca mais tomei.
-
José Cardoso
O sono ainda é uma fronteira do conhecimento. Basta ver os conselhos ingênuos publicados nos jornais sobre hábitos que ajudam a dormir. Para quem tem sono difícil são em geral inúteis. Algum dia iremos entender o segredo dos 'bons de cama'. Porque eles existem em bom número, mesmo entre os idosos.
-
Marcelo Innecco
Trocar o açúcar branco pelo mascavo puro, não cristalino, me fez entender que dormir é um prazer e que nem sempre minhas oito horas diárias de sono condizem com um horário seguido entre meia-noite e oito da manhã, por exemplo, ou entre onze da noite e sete da manhã. Às vezes durmo seis horas aqui e duas lá. Ao menos, durmo. Sinto muito pela sua situação insone.
-
José Roberto Franco Reis
Leitura, literatura de qualidade ( o que quer dizer livro que te interessa e instiga) são meus antídotos à insônia. Umas tantas páginas ( dependendo do dia) e o sono vem. Tem dado certo embora já não durma como antes, quando era jovem. 63 anos tem suas consequências, a tal da próstata aumentada e aí o sono interrompido pra cumprir obrigações fisiológicas. Mas como disse uma médica bem perspicaz , só tem isso quem tá vivo. Minha solidariedade a vc Mariliz!
-
Clemens A F Schrage
Também sou viciado em zolpidem. Tomo todas as noites, mesmo cansado, devido ao meu alto grau de ansiedade. Descobri, no entanto, que o comprimido sub-lingual de 5 mg não afeta o meu desempenho no dia seguinte. O que acabava comigo era o comprimido oral de 10 mg, com absorção via intestino. O dia seguinte era sempre uma desgraça, incluindo sono e falta de concentração. Parece que a "preparação galênica" sublingual reduz a vida media do zolpidem, pelo menos para mim, um velhinho de 81 anos.
-
Clemens A F Schrage
Também sou viciado em zolpidem. Tomo todas as noites, mesmo cansado, devido ao meu alto grau de ansiedade. Descobri, no entanto, que o comprimido sub-lingual de 5 mg não afeta o meu desempenho no dia seguinte. O que acabava comigo era o comprimido oral de 10 mg, com absorção via intestino. O dia seguinte era sempre uma desgraça, incluindo sono e falta de concentração. Parece que a "preparação galênica" sublingual reduz a vida media do zolpidem, pelo menos para mim, um velhinho de 81 anos.
-
Joaquim Rocha
No meu caso durmo facilmente, porém depois de umas 3 a 4h acordo e demoro umas 2h para voltar a dormir. Às vezes nem volto.
-
Celito Medeiros
Realmente é um texto corajoso e que pegará 'em culpa' milhares de pessoas usuárias de drogas legais, em numero maior que as ilegais, infelizmente é isto, mais que isto é saber os dados do CFM sobre os Médicos usuários e o número preocupante de suicídios entre eles.
-
Edailson Monteiro Rodrigues
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Sérgio Silva
Essa colocação foi muito, muito fora do lugar, pra não dizer ofensiva. Marilize, em nome dos homens com noção, peço desculpas por esse comentário despropositado e te desejo força pra domar essa compulsão. Um abraço fraterno pra ti.
-
-
Neli de Faria
Nunca tomei nada para dormir. Durmo à noite e sonho de dia.
-
Neli de Faria
Sou idosinha e viciada numa única droga que em 15 de agosto fará 60 anos: Santos Futebol Clube.No passado fui viciada em cigarro, lícito, parei em 2014, jogo seleção da cbf e Chile. Álcool:agora pouco.No passado,Deus me protegeu e a terceiros .A última vez ,após algumas doses, na Vila Madalena, o Comando de trânsito,com uma amiga, e ela:faz cara de velhinha séria.O cigarro, lícito,causa problemas para o fumante, mas, socialmente é menos danoso que o álcool.
-
SERGIO saraceni
Texto corajoso. Parabéns, Mariliz!
-
Ana Paula Rusinas
Outra coisa pouco falada é que menopausa da insônia também.
-
Alcides Castro
Atividade física intensa, que inclua carga. Claro que paulatinamente, se iniciante.
-
Marcelo Braga Pompilio
Uma caminhada leve no final da tarde ajuda a dormir melhor.
-
Sergio Mattos
Maríliz, experimenta uma mais Light, nem receita é exigida, melatonina!
-
Flávio Taylor
Pra quem se acostumou com o Zolpiden, melatonina é água. Não faz o menor efeito.
-
-
Bruno Costa
Aconteceu o mesmo comigo. Começou como medida paliativa, eventual, porém rapidamente converteu-se em dependência química. Minha droga? Clonazepam adquirido sem receita médica em farmácias "parceiras".
-
Marcos Benassi
Hahahahah, "parceiras" foi ótema. Amigas, "muy amigas"...
-
-
Aída Bueno Bastos
Creio que o tema deve ir além do relato de um dependente. A medicina, hoje porta de entrada dos produtos da indústria farmacêutica, precisa se reinventar, principalmente a área de neurologia/psiquiatria. Há quem vá ao fundão do poço e dele saia sem usar tarja preta. Há quem conviva bem com TDAH sem medicação. Há quem encontra alternativas saudáveis para dormir como anjo. A medicina trata esses casos com desdém, embora isso mereça análise aprofundada.
-
Camila Falcão Almeida
quem aqui sugere yoga, leitura e fumar maconha não ideia o q é sofrer com insônia, no meu caso desde criança. pratico yoga há 24 anos, leio com frequência e fumo maconha frequentemente tb, nada ajuda. felizmente uso um remédio mais fraco, mas as vezes, quando ele não funciona, uso clonazepam....o q não dá mais é bancar noites sem dormir.
-
Roberto Gomes
Camila, honestamente, a prática de ioga ajuda muito a dormir. Posso falar por experiência própria e porque sou professor de ioga há 40 anos, e já tive muitos alunos, muitos mesmo, que voltaram a dormir praticando ioga, de preferência todos os dias. Uma prática constante, e às vezes intensa, colabora muito com o sono. Principalmente os exercícios respiratórios, os famosos pranayama, são de extrema valia. Também pratico e recomendo muito Chi Kung. Os livros de Lam Kam Chuen explicam muito bem.
-
Bruno Costa
Maconha até ajudou no incio, posteriormente deixou de ser tbm um "plus" para o sono e ficou apenas no modo recreação.
-
Marcos Benassi
Ioga, meditação e marofa - melhor até em extrato do que fumada - podem ajudar. Mas a Camila tem toda razão: não dormir é enlouquecedor, não à toa usada como método de tortura e interrogatório. Eu que, por força de meus atos e circunstâncias, tenho flexibilidade para trabalhar, me viro. Mas que tem que levantar na hora certa, cumprir obrigações com hora marcada, despiroca, produz pouco e mal, enfrenta problemas os mais variados nas relações pessoais e de trabalho. É dramático.
-
-
Antonio Costa
Faça Yoga e nataçãoe leia um livro antes de dormir. A sociedade está doente. Vc anda na rua e ta todo mundo com a cara no celular. É torpedo de feike nius o da inteiro.
-
Tha Virgens
Pego no sono facilmente, mas não durmo mais que 6 h. Queria dormir mais.
-
MILTON DOLL
Melhor fumar um.
-
Marcos Benassi
Pra dormir, caro Milton, melhor mesmo é tomar extrato com baixa presença de THC, que é estimulante. Mas é caríssimo, tem que ter constância, associado com outras mudanças cotidianas. Uma pirulinha dessas da Mariluz, custa menos, não precisa mudar nada e é muito certeira nos efeitos. Pra maioria das pessoas, fica difícil competir...
-
-
Leopoldo Passos Konzen
Me identifico com a colunista. Usei da mesma maneira. Acordava mal, com gosto ruim na boca e ressaca. Parei resolutamente de usar as custas de 3 noites inteiras sem dormir, mas o corpo reage. Volta ao normal e o sono, mesmo que picado por várias acordadas, é bem mais restaurador. Para começar a dormir lanço mão de um volume de Don Quixote ou Os Miseráveis e pimba!
-
Marcos Benassi
Hahahahah, miseráveis somos nós, aqueles a quem a literatura clássica não funciona como sonífero! Lembrando, Leopoldo, prezado, que você é, nesse aspecto específico, uma pessoa de sorte: seu corpo é mais flexível do que a média. Tem gente que não retoma os níveis de sono tão rápido - talvez a maioria.
-
-
Marcos Benassi
A outra, é a perspectiva da máquina de moer gente, paradoxo capitalista: o lado produtor, os fabrica e vende por conta de seus benefícios a todos. Porém, o benefício a si é sempre o primeiro: o quanto mais consumirem, melhor pra ela. Segue daí a propaganda especializada (nos EUA, ao consumidor, na caradura), a máquina de pesquisas maiomêno e de representantes de marquetingue. O equacionamento do problema é, óbvio, algo de responsa de ambos os lados. Agora, vai responsabilizar as indústrias...
-
Marcos Benassi
Marilúcida, vejo duas perspectivas antípodas. Uma, a do "coisas da vida". Eu, fumo desde que se fazia fogo com pederneira; bebo desde o isqueiro binga - a Bozodemia piorou claramente a biritância São drogas que podem servir pra várias coisas, porém nunca da forma como são usadas e nos amarram a si. O Zolpidem, tá na mesma: servia, e agora é servido. Os EUA têm seu pobrema com opióides (e todas as demais). Isso bota grande responsa no indivíduo: em certo momento, escolhemos mal.
-
DANNIELLE MIRANDA MACIEL
Você é corajosa e em tudo admirável, mas precisa largar esse vício num remédio que tem a depressão como efeito colateral.
-
Tiago Dias de Siqueira
Já tomei Zolpidem por um período da minha vida, juntamente com outras medicações pesadas. Realmente, é vi ciante. Tenho sorte de ter percebido a tempo e ter encontrado meios de pular fora. Boa sorte, Mariliz! E muita saúde!
-
Lourival' Gonçalves
Os ibéricos e latino-americanos têm a sesta como costume. E segundo sono, na madruga, também é coisa milenar. Pra mim, há muitas décadas. E nunca usei drogas pra regular o sono.
-
Flavio Colker
Insonia é o horror. Remedio para dormir é um pouco menos horroroso.
-
Marcos Benassi
Bingo! Insônia é como uma daquelas peças de dança da sua prima Débora, em parede vertical, impossíveis e angustiantes. Haja treino de anos pra lidar com essa dança - coisa que nem assim funciona pra insônia.
-
-
RICARDO BATISTA
Parabéns pela coragem de se expor tão francamente. Insônia está virando um mal do século. Tanto que já tem até hotel do sono.
-
Roberto Gomes
Experimente ioga.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.