Vinícius Torres Freire > O que o mundo diz para o Banco Central do Brasil e seus juros Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Não entendi porque dizer “a leitora" supondo que a desinteresse e compreensão de temas financeiros seja atribuÃvel somente as mulheres? Fora o pouco compromisso com o profissionalismo jornalÃstico, também é misógino?
Talvez o BC tenha subido demais a Selic. De qualquer modo é melhor que a estratégia do BC colombiano, que sobe continuamente os juros à medida que a taxa de inflação sobe, corre atrás por assim dizer. É melhor correr na frente. Em março tanto inflação como juros já chegaram a mais de 13%.
VTF neste espaço não gostamos de argumentos bem embasados em números e estatÃsticas. Gostamos de passadas de pano ao nosso Messias. Que eh melhor que o outro. Na dúvida, tem um video do Boulos explicando por que os juros podem sim ser baixados na canetada. O presidente do BC está precarizando a economia porque é Bolsonarista. Se não fosse por ele, estarÃamos ótimos, com ou sem teto. Que até agora é tão vago quanto uma Miss desejando paz mundial. Como diria aquele jogador: oremos.
O robô da Folha considera que algarismos arábicos e o sÃmbolo gráfico de percentagem são sinais de conteúdos que requerem moderação. Que tal a Folha contratar uma empresa especializada em IA para tal finalidade ao invés de insistir no uso da BA?
Os livros estão ultrapassados, padilha, assim como os gráficos e on números. so nosso Messias vê a verdade. Continue seguindo-o. Funcionaou bem para o outro gado.
O VTF ainda nos deve uma explicação do porque o Brasil precisa de uma taxa de juros de quase o triplo da inflação para debela-la enquanto que o resto do mundo o faz com uma taxa que muitas vezes sequer é tão alta quanto a da inflação. Aliás, o VTF leu o que disse o Gustavo Franco sobre a competência do Bob Fields Neto, que reduziu inexplicavelmente a taxa para 2% e depois a subiu para os estratosféricos 13,75%, sem sucesso algum no que deveria ser o seu objetivo?
Pelo que eu entendi, se é que entendi. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Prefiro correr, pra isso os juros tem que baixar e a economia crescer. Falar que a inflação está alta quando comparada a outros paÃses é falácia que só alimenta especuladores e não os 33 milhões de famintos.
É o caso quando o argumento denuncia a falta de argumentos.
Muito se fala dos rentistas, dos gastos entre 600 e 700 bilhões com juros num paÃs com 30 milhões passando fome e mais de 100 milhões com alguma ou muita insegurança alimentar, sem falar no nÃvel da saúde e da educação da maioria do povo que contribui diretamente para que esses mais de 100 milhões continuem nessa situação. Mais adianta? Quem decide e todos os milhões de beneficiários desse sistema imoral não estão nem aÃ.
Ótima reflexão.
Nenhuma palavra sobre a diferença entre inflação de custo e inflação de demanda...se continuar dando o remédio errado, o paciente não convalesce mesmo.
Desculpe, é um comentário que leva a conclusão que pode acontecer tudo e a única clareza que vejo é que aquilo que os donos do dinheiro vendem aqui no Brasil " JUROS DO DINHEIRO", sempre foi muito caro e parece que vai continuar e com um detalhe, para continuar ganhando muito, quando os juros diminuem um pouco os bancos compensam na tarifa. Ou seja, não perdem nunca.
Dúvida: vai baixar os juros antes ou depois de quebrar o primeiro banco e criar pânico no mercado?
E alguma grande empresa, já que no caso da Americanas parece que as causas foram as maracutaias.
Folha começa justificar os juros altos neoliberais. Que os investimentos e os empregos vão às cucuias!
Uma coisa é certa: com esses juros a atividade produtiva perde o sentido, nada que se produza rende o que os investidores em papeis ganham no mercado. Quem gosta do pais trabalhando, gerando emprego não pode pactuar com juros altos.
O que o mundo diz ao BC da Argentina?
Lula 1/2 foi salvo pela enxurrada de dinheiro que entrou no Brasil no superciclo das commodities. Mesmo assim, nos empurrou Dilma 1,5 e seu completo desastre. Agora, o governo parece de novo perdido, esperando a solução pros seus problemas cair do céu. Os juros estão altos demais no Brasil? Sem dúvida. Mas vão cair pra quanto, pela metade? Numa canetada? Já foi tentado na Nova Matriz Econômica do Mantega com resultados que conhecemos bem... Se caÃrem 3-4pp, resolve a economia? Duvido
Todo mundo sabe que Campos Neto é um bot bolsonarista com a missão de impedir a melhora do paÃs e, por consequência, desgastar o atual governo e abrir caminho para uma vitória da extrema direita nas urnas em 26. A questão é: quando os barões da mÃdia do Brasil vão parar de fingir que estão pagando para ver esse desgaste acontecer? Neste jogo, as cartas estão todas marcas há anos.
Rodrigo: os bolsonaristas conhecem e apoiam a atuação do Campos Neves. Como tudo nesse paÃs virou uma grande pelada as pessoas não têm mais opinião, apenas torcem "contra" ou "a favor".
"Todo mundo" = Todos os esquerdistas paranoicos
Não dá pra levar a sério uma análise do VTF quando ele conclui com o deboche, o dito arcabouço fiscal, não explica o motivo de mundo praticar juros negativos ou mais baixos que o Brasil, não explica que o o teto de gastos criou gargalos para a economia do paÃs e para a prestação de serviço público e o pior não gerou empregos melhores e nem melhorou a renda da população. Juros no Brasil são altos porque tem uma classe de rentistas que ganham dinheiro fácil com esse mecanismo perverso.
Há poucos jornalistas tão fracos quanto VTF no jornalismo brasileiro.
Vêtêfê, querido resumidor-geral da nação, acabei não entendendo o recado. Ou ele é muito sutil, ou você idem, ou minha ignorância é que é bruta. Ah, tem a possibilidade de você ter adotado a perspectiva genérica da Pitonisa, sem a fumacinha vulcânica. Mas eu fiquei na mesma, ainda que lendo duas vezes.
A pitoniza VinÃcius. Para que se cumpram as profecias: extrema direita em 2026.
Também não entendi bufa!!!!
Concordo contigo, Marcos, não entendi o posicionamento dele ainda.
Campos Neto é a única praga do Bolsonaro que ainda permanece, e a mais cara de todas. São 600 bi ao ano de juros para banqueiros e rentistas, como o dono da Folha, banqueiro que é o 11 mais rico do Brasil, coincidentemente chefe do colunista.
É só o Governo gastar menos, e principalmente menos com coisas que não afetam em nada o povo. Mas vc já viu petista fazer isso alguma vez na vida?
Este também, se a PF fizer uma varredura, vão encontrar restos bovinos por toda parte.
Como tudo indica que os juros extorcivos do Campos Neto, não tem qualquer justificativa, só resta ao vendido dizer que talvez possa piorar, mesmo que o piorar também não justificasse. Já é a segunda coluna do talvez possa piorar, uma vergonha.
Clareza senhor colunista. Parece FHC falando. Dê a mão à palmatória e ponto. O senhor insiste em errar sobre a taxa de juros estratosféricos que o BC impõe por ideologia polÃtica e não por qualquer fundamento técnico sólido.
Aponte dois!
brasil subdesenvolvido acha que o mundo lembra dele??
Muito salamaleque e pouca substância. 13,75% de juros é uma sabotagem ao governo Lula. Fim da autonomia do BC já. E digo mais. O projeto de desenvolvimento nacional foi destruÃdo pelos financistas de um modo de produção em estado terminal. Está chegando um momento em que a reforma por dentro do sistema se torna impossÃvel. Eles estão nos levando para perto da explosão de uma massa esfomeada.
Fácil apontar o bode expiatório pro desastre que será Lula 3. Que tal sermos sinceros e escancararmos que o PT não tem um plano de paÃs? Como sempre, só tem um plano de poder?
Eu acho que tenho que desistir de argumentar mesmo. Os fatos simples da vida são ignorados, mas todo mundo tem um palpite. Banqueiros e financistas tomam do Brasil 1,3 trilhões de reais todos os anos pelos a tÃtulo de juros e amortizações da dÃvida. E vem o cidadão falar em salário de funcionário público como se isso fosse a causa do abismo em que está o Brasil.
BC independente é para uma economia/democracia madura, sem disparates e privilégios na distribuição de renda, nunca como a nossa, onde existem setores aquinhoados com isenções tributárias e uma elite de servidores públicos que arrancam tudo o que puderem para o seu umbigo. Querer conter a inflação com arrocho salarial, contribuirá para que o paÃs continue a ser uma das nações mais desiguais do planeta.
Os juros cairiam rapidamente se o governo deixasse de gastar de forma perdulária, modernizasse o estado adotasse boas práticas de gestão e enxugasse a hipertrofiada e ineficiente máquina pública. O governo fomenta a inflação não adotando essas medidas básicas. Os juros são a arma que o BC tem para combater a inflação.
É isso mesmo, mas esperar demais que o governo faça o que tem que ser feito.
Comparar previsão econômica com previsão do tempo é um equÃvoco. Na economia a previsão são expectativas, ou seja, o mercado faz chover ou nevar. Previsão do tempo dever ser real, o meteorologista não tem poder para fazer chuva ou sol. No máximo passa vergonha quando da um alerta errado. Economistas não passam pelo mesmo sufoco porque não tem vergonha.
Ué?! Não entendi. O artigo não respondeu a pergunta do tÃtulo. Se as cotações de commodities e o preço do dólar estão em baixa, as pressões inflacionárias no Brasil caem. Ao contrário do que diz o texto, a inflação tem caÃdo no Brasil; o que não cai é a expectativa de inflação do pessoal do mercado financeiro. São coisas diferentes.
Frederico Melo, você colocou muito bem. Está mais do que claro que essa chefia do BC parece trabalhar única e exclusivamente para o mercado financeiro. Esse filme já assistimos nas décadas de 80 e 90, quando era melhor aplicar o capital no mercado financeiro a correr riscos de investir na produção.
O que não cai é a ganância dos rentistas.
É porque eles "estão meio no escuro" com os indicadores. Ou seja...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > O que o mundo diz para o Banco Central do Brasil e seus juros Voltar
Comente este texto