Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Joabe Pires

    Pamonha e cocada cremosa é o que não acho igual em nenhum lugar, tenho muito carinho pelas comidas, simples, no fogão a lenha.

    Responda
  2. Deborah Brandt

    Canja é a sopa mágica pra ressaca de Carnaval, quando a gente ficava doente, mas a versão da minha mãe é mais uma Minestra, porque ela coloca macarrão no lugar. Chamada carinhosamente de “Sopa Levanta Defunto”, rs.

    Responda
  3. José Francisco da Paz Francisco

    Baião de dois, costelinha de porco frita no óleo, farofa, pimenta de cheiro e cebolinha e um copo de suco

    Responda
  4. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Agora... Meu pai fazia um bife acebolado de comer ajoelhado. Vlw S Norival !

    Responda
  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    D Edith era craque. E bolinho de arroz tb... eu chamava de engana pobre. Rsrsrsrsrs

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Acho q o comida bruta vai ter q aprender bolinho de chuva. Rsrsrsrsrs

    Responda
  7. Suzete Matias Marin Costa Sampaio

    Língua bovina com purê de batata. Morávamos em fazenda e somente qdo meu pai vendia o gado e acompanhava o abate, podíamos comer esse prato. Não sei a receita e minha mãe , hoje com Alzheimer, não se lembrará. Mas tenho vivo os cheiros da carne fresca, depois aferventada, temperada e cozida na panela de ferro e no fogão a lenha. Sinto o sabor e aroma do prato como se estivesse na minha frente agora. Acredito que nunca mais vou sentir esse aroma e paladar.

    Responda
  8. ana marques

    Morávamos em Campo Grande, MS, e um dos pratos típicos era costela de boi com mandioca bem amarela, acompanhada de salada de tomate e agrião, cultivado pelos imigrantes japoneses. Tempos preciosos.

    Responda
  9. Marcos Valério Rocha

    "Vaca Atolada", costela bovina com mandioca. Depois, do caldo se faz um pirão com cheiro verde. Junto com arroz e feijão simples e uma salada.

    Responda
  10. Fatima Duttine

    Minha Mãe fazia a melhor Galinha de Cabidela do mundo. Sei que nunca mais vou comer, pois ela me deixou fazem 4 longos anos. Saudade da minha baixinhay

    Responda
  11. Wilton silva

    bom dia , minha mãe fazia um mingau de angu com Cove la na roça e bolinho de chuva mãe e mãe saudade

    Responda
  12. jarbas cabral

    Mingau de fubá polvilhado com queijo que tomava nas tardes frias do inverno de Minas.

    Responda
  13. Cleomar Ribeiro

    ... uma vez, perguntaram isto para José ( Zeca para uns, Zé para os brothers, Zezinho para os familiares mais velhos, ZéAmor para a noiva), ele respondeu: ... a melhor receita era aquela quando tinha alimento na casa!!!... A comida saia a mais gostosa, todos gostavam até do cheiro e lambiam os pratos... tem mais, mãmãe???- hoje tem, Zezinho, vamos aproveitar... tem, tem, ..., tem!

    Responda
  14. Sonja Sampaio

    A minha mãe não gostava de cozinhar, mas vivia recebendo doces, bolos, etc. Ela era médica e ajudava as pessoas atendendo-as gratuitamente, encaminhando-as aos colegas de profissão e comprando remédios.

    Responda
  15. maria eloisa montero miguez

    Pernil, colocado para assar nas primeiras horas da manhã, sem cobrir com papel alumínio para que as gorduras derretessem. Nunca comi nada parecido!

    Responda
  16. maria eloisa montero miguez

    Pernil, colocado para assar nas primeiras horas da manhã, sem cobrir com papel alumínio para que as gorduras derretessem. Nunca comi nada parecido!

    Responda
  17. Elisabeth Beraldo Faria

    Bacalhoada!!!

    Responda
  18. José Gonçalves

    Pipoca. Minha mãe colocava um pouco de óleo na panela, jogava o milho, esquentava e quando começava a estourar ela tampava a panela, até parar de fazer barulho. Em seguida, ela abria a tampa, polvilhava um pouco de sal e a gente comia.

    Responda
  19. WAGNER NEGREIROS

    Dobradinha com feijão branco. Prato relativamente simples, mas precisa ser muito cuidadosa ao escaldar e dar o ponto certo na panela de pressão.

    Responda
  20. Ricardo Zamora

    Bacalhau com polenta mole. Receita de italianos.

    Responda
  21. Norma Estefania

    Que saudades da minha mãezinha! Que saudades do nhoque de batata, bife a milanesa, salada de maionese, bolinho de chuva, caracóis húngaros...os melhores do mundo!!

    Responda
  22. Marina Gutierrez

    Eu comentei que a receita que me faz lembrar minha mãe é o gnocchi de batata e o meu comentário foi imediatamente censurado e precisa ser moderado! Ridículo!

    Responda
  23. Oswaldo Cima

    Pudim de leite condensado

    Responda
  24. raul neto

    Quase exatamente o que mostra a foto da chamada: Rigatoni ao pomodoro. Só faltou o bife a milanesa.

    Responda
  25. LUIZ ALBERTO LEAL

    Sobre o título: ...te traz lembranças da tua mãe ou lhe traz lembranças da sua mãe...

    Responda
    1. José Gonçalves

      Luiz, virou esculhambação geral. Os editores acham que assim irão ficar mais perto do leitor. Algo como: É melhor a gente escrever errado como eles porque assim eles gostam da gente. Mais ou menos isso...

  26. ELVIRA MONTEIRO

    Frango coberto com abacaxi assados ao forno. Minha mãe, Marlene S. Monteiro, sabia q eu amava o gosto agridoce, então sempre q ela podia ela m preparava este prato e eu me acabava de comer.

    Responda
  27. Priscila Lago

    Gnocchi de batata, autêntico, com o mínimo de trigo possível, molho de tomate e carne que ficava seis horas apurando antes do almoço de domingo. Hummm…

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Priscila Lago: esse é o prato/ receita que me faz recordar minha mãe, ela não tinha receita, começava o almoço de domingo as 8.00 da manhã e o gnocchi de batata era divino.

  28. antonio claudio da silva

    Bolinho de chuva polvilhado com açúcar!!!!Hoje seria o aniversário dela. Nos deixou em agosto de 2022 Muitaaaaa saudade!!!

    Responda
    1. WAGNER NEGREIROS

      Prezado Antonio, Espero que este primeiro dia das mães você fique bem. Mãe só há uma.