Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ivo Ferreira

    Lula segue cantando a Vida do Viajante, preferencialmente na Europa, não parece estar tão preocupado assim. O dele já tá ganho ...

    Responda
  2. Antonio Catigero Oliveira

    Sempre haverão 'bodes na sala' para servir como álibi às taxas pornográficas de juros nesta terra de agiotas. Lemos sobre esses tais de 'bodes na sala' desde FHC. Nunca vi um cliente de banco, que paga rigorosamente em dia durante décadas, ser acharcado tanto quanto está sendo este governo. Quando entrarmos em recessão e a inflação estiver sob o controle da estagnação, aí o BC já arrumou outro motivo para continuar acharcando o governo. Negócio$ bom: apostem na decadência e continuem ganhando$.

    Responda
  3. Vicente Ferrer Monteiro Costa Filho

    As taxas de juros praticadas no Brasil são inconstitucionais, provocam enriquecimento ilícito de instituições financeiras a custa do empobrecimento dos empresários e das pessoas físicas. Sair dessa armadilha é simples, aplicar a constituição e proteger os interesses nacionais, o desenvolvimento do país e o fim da usura, todo o resto é blá blá blá baseado em teorias econômicas sem sentido. Nenhum país capitalista pode ser soberano com taxas de juros esmagando a economia.

    Responda
  4. Ricardo Pereira Ignacio

    O Poste e seu “ carcabolso” darão um jeito

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Em 99 Brasil e Argentina experimentavam dolarizar economia, o Real chegou a valer mais que o dólar. Aí a coisa começou a fazer água, dólar não é nosso. A Argentina teimou e em 2001 a crise explodiu, um presidente saiu corrido da Casa Rosada. Aqui o presidente do BC quis teimar, FHC o demitiu e impediu a quebra como na Argentina. Agora não pode demitir, respondam quem fez a caca na lei.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Temer é que é o responsável

  6. Fernando Alves

    O que o Lula vai fazer é continuar refém do verdadeiro ditador do Brasil, que não pode ser criticado.

    Responda
  7. Dionisio DeBarros

    Quatorze% em cima de uma divida de 7trilhoes, representa um acrescimo de despesas de aproximadamente 1trilhao por ano. Com um gasto para cobrir juros desse porte, eh impossivel ter superavit fiscal. Consequentemente, campos neto torna impossivel a meta de balencear os gastos do governo. Pior eh que todo essa fortuna gasta com juros vai parar nas maos de banqueiros e de gente que ja nao tem mais onde por dinheiro. Campos neto, inimigo publico numero 1. O numero 2 vai para a cadeia por esses dias.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É Willian quem é obtuso?

    2. Dionisio DeBarros

      O nésccio do comentário abaixo não sabe ou finge não saber que por conta dos juros altos, gov Brasileiro compromete metade do orçamento nacional. Bosonarista quando abre boca ou eh para mentir, ou para distorcer s realidade.

    3. Jorge Wilson

      Você é completamente obtuso, ou só finge que é? A dúvida pública é baseada sobre os juros na época em que o papel foi emito, ela não varia, ou seja, nem sobe nem baixa, conforme juros novos ou atuais. Ou seja, se lá há dez anos atrás o governo emitiu papéis cujos juros eram 5% ao ano, esse juro continuará sendo 5% até o vencimento do papel. Como é que pode alguém que não sabe absolutamente nada sobre como a economia funciona ficar postando groselha sobre política econômica?

  8. Vinicius Branco

    Acho que o Lula deveria por a Dilma novamente na Casa Civil, Mantega na Fazenda e Trombini no Bacen. Resolveria tudo de uma so vez!

    Responda
  9. eli moura

    O senado tem que fazer algo de imediato, o cidadão quer uma resposta, esta estratégia da selic tem como objetivo segurar a inflaçao ou assegurar remuneração sobre os papeis de renda fixa do governo? É muita covardia do do senado não tentar desembaraçar este nó. É desabar um teto pesado sobre a população, isto tem justificativa ou é mais do que sempre tem sido? Porque não abaixam dois pontos e veem como a inflação reage?

    Responda
  10. Joabe Souza

    Banco Central não dá sinal de baixa de juros. O que a imprensa vai fazer?

    Responda
  11. Hilton Japyassú

    Basicamente, lendo os comentários todos, vê-se que tem uns dois ou três que ficam tumultuando com todo mundo, respondem a todos com agressividade e baixo nível, gente paga ou pela direita extremista ou pela Faria Lima, mas gente paga para tumultuar

    Responda
    1. Jorge Wilson

      Você está justificando a própria total inapetência e desconhecimento sobre economia pra se vitimar. Que típico...

  12. carlos pereira

    O artigo é um conjunto de afirmações incorretas, deduções absurdas, que em momento nenhum disfarçam o plano: gerar três anos de estagnação, desemprego, retrocesso econômico e, então, o prêmio: a volta de a como paulo guedes, ou o próprio presidente do bc como ministro de um governo de extrema direita. Lula deveria: nomear dois diretores (inclusive o de política monetária) de fora do time; subir a meta de inflação para 2024. Trabalhar com o senado para destituição de sabo ta dores do Brasil.

    Responda
  13. Pery Pedro

    O ataque ao Presidente do BC é o Fique em Casa deste governo. Com a diferença que tinhamos um adulto no ministerio da economia e não tinhamos que agradar a Gleise e o Paulinho da Força Sindical. A unica coisa sob seu controle é o teto fiscal. Agora chamado de Arcabouço. Chame de Banda Diagonal Endógena se quiser mas, em algum lugar dos 3 slides do power point, expliquem como vamos reduzir o defict sem aumentar os impostos nem reduzir o gasto público. Ta parecendo discurso de Miss.

    Responda
    1. Diego Rodrigues

      Tínhamos um adulto sim na pasta, um deveras incompetente e risível, um verdadeiro pulha. Porque a tal banda diagonal endógena precisa ser executada sem aumento de impostos? Não pode cobrar um pouquinho dos sonegadores e tantos privilegiados que mamam nas tetas da renda fixa sem pagar seu quinhão?

  14. PEDRO LUIZ DA MOTTA VEIGA

    Muito bom o artigo.

    Responda
    1. carlos pereira

      Sim, se você está deitando e rolando na renda fixa. Mas se você é empresário de setores reais: produção, comércio, serviços, se você se preocupa com o desemprego e a miséria é simplesmente a voz dos donos falando por meio de um jornalista sem formação defendendo a sabotagem a um governo eleito.

  15. eli moura

    é preciso tirar a atratividade de papeis publicos remunerados baseados na selic. Aumentar o imposto ou qualquer coisa assim. O governo federal tem uma baixa divida externa e a entrada de dolar está assegurada pela exportação de commodites. Então parece razoável sobretaxar as aplicações em papeis publicos. Isto reduz a atratividade, o governo se financia pelo capital externo. É um poquer, só assim vai se saber se a razão da selic é a inflação ou a remuneração dos papeis publicos.

    Responda
  16. CARLOS SANTOS

    Pergunta simples, quem ganha com esta SELIC estratosférica? Combate a inflação como justificativa não cola, 2 prêmios Nobel e maiores economistas do BR já desmentiram esta tese. N existe indep do BACEN, o q vigora é a subordinação aos banqueiros e rentistas, meio do qual saiu o Sabo Tador RCN.

    Responda
    1. Pery Pedro

      As camadas mais pobres ganham, que não pagam uma inflação de 25% ou 100%, como aconteceu nos dois países que não a mantiveram alta: Argentina e Turquia. A FSP diz que esta inflação é do bem e não afeta a classe mais pobre. Conversa de panfletários.

  17. Sergio Siqueira

    Resumo da opereta: Presidente BC é fraco. Continuar batendo é a tática até 2024. Sai completamente desmoralizado.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não só fraco mas sim defensor da própria classe

  18. José Bernardo

    Por fim, o simples e óbvio para um leigo, já que os experts em economia jamais admitirão isso: o reizinho do BC está nu e já deveria ter sido exonerado por incompetência, pois incompetente ele já demonstrou ser.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Sim, Jose. Isto é verdade. A culpa é toda dele. Podemos gastar a vontade, acabar com o teto de gastos, dizer que vamos arrebentar o país que o mercado continuara tranquilo. Desde que roquemos o presidente do BC.

  19. LUIZ CLAUDIO RIBEIRO COSTA

    Vinícius não sei em que escola você estudou economia, porque sua análise parece mais uma encomenda bolsonarista que quer ver se o Brasil ir pro vinagre pra ver ser seu projeto de ditador volta um dia. Todos os outros analistas de economia, jornais e acadêmicos discordam de você.

    Responda
    1. carlos pereira

      Estudou em lugar nenhum, Luiz. O que ele escreve faz nenhum sentido. É simplesmente pago para isso que você leu.

  20. Jorge Rodrigues

    Os juros são a arma que o BC tem para controlar a inflação. O governo Lula fomenta a inflação. O que Lula deve fazer para baixar os juros? Deixar de gastar recursos públicos de forma perdulária, adotar boas práticas de gestão, fazer reformas e modernizar o estado, abrir a economia para investimentos externos e tornar a máquina pública minimanente eficiente (hoje ela é hipertrofiada e extremamente ineficiente)

    Responda
    1. Nelson Santos

      Remunerar um investimento de baixo rico com dinheiro de impostos é gastar dinheiro publico de modo perdulário. Simplesmente não há razao pra tanto juro. Como uma selic alta evita que o preço do petróleo fique em um patamar elevado? Selic alta encarece o capital de giro e os produtos fabricados no Brasil ficam mais caros. É um método de combate a inflação que faz os preços subirem

    2. Humberto Giovine

      Jorge. O que você chama de "gastar recursos públicos de forma perdulária" é somente dar mínimas condições de vida aos mais necessitados (bolsa família, farmácia popular, minha casa minha vida, etc.). O ministro Haddad elaborou e enviou ao congresso o arcabouço fiscal, exatamente para equilibrar receitas e despesas governamentais, e enviará a reforma tributária. Quem não fez nada e (quase) destruiu a economia e o próprio país foi o "jegues".

  21. antonio barreto filho barreto

    Tem dúvida que Presidente do Banco Central está a serviço da Faria Lima? Cabe ao Presidente desqualificar este Mauricinho perante os pequenos e Micros Empresários !!!!

    Responda
  22. MARIA F LUPORINI

    O colunista fala como se os tais "donos do dinheiro ", a quem ele se submete passivamente, tivesse sido eleitos pelo povo. Se esquece de que esse homem sairá daqui a 1 ano e meio desse cargo no banco. Enquanto isso, haverá outras medidas de incentivo à economia real, calma, primeiro ano é assim mesmo.

    Responda
  23. osvaldo jose pedro pedro

    É bastante interessante os comentários mas pergunto, qual pais no mundo se desenvolveu com tamanha desigualdade social, com esta concentração do dinheiro na mão de poucos como o pais vai se desenvolver, desenvolvimento sem investimento esta conta não fecha, se o dinheiro não voltar a circular no pais vamos todos para o mesmo buraco, está dicotomia politica é de uma imbecilidade absurda só serve para atrasar o desenvolvimento do pais, pobre de nós povo brasileiro !!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Carlos só se o senado não tiver interesse financeiro, pq se fizerem um lobby contra não anda

    2. carlos pereira

      Pode sair antes, Maria. Basta que o senado olhe paisagem de destruição, falências, concentração de renda e miséria que está sendo urdida por sabo ta dores

    3. MARIA F LUPORINI

      Não há dicotomia, tem um rentista no banco central, mãe que sai até o final do ano que vem.

  24. Jorge Wilson

    A verdade é uma só. O governo Lula pra variar, quer um cheque em branco do Bacen, com juros baixos e sem responsabilidade fiscal alguma pra gastar o que pode e o que não pode durante seu mandato, e assim convencer mais uma vez os lulaplanistas de que o governo Lula é o melhor da história do mundo, e assim se reeleger e garantir os cargos em comissão pros companheiros. O resto é perfumaria.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      William vc não leu o arcabouço fiscal?, não entendeu? quer que eu desenhe?

    2. José Bernardo

      Um papagaio que repete o que ouve para agradar ao dono. Basta ver o fim do comentário: "o resto é perfumaria"...

    3. Gilberto Rosa

      Verdade é uma só, que expressão arrogante. William é o típico mané, pobre que apoia ultra rico e se acha inteligente por repetindo mantras surrados de colunistas pagos pelo mercado.

    4. MARIA F LUPORINI

      O resto é que esse rentista sai até o final do ano que vem. Tchau, querido.

    5. MARIA F LUPORINI

      Na verdade, essa taxa de juros é só até o final de 2024. Depois, au revoir.

    6. Dario Lima

      Bob bolsonarista do banco central e vendas do patrimônio brasileiro

  25. paulo werner

    Governo, empresários e a maior parte dos brasileiros estão redondamente equivocados, certo mesmo está o analista de mercado, cujas "expectativas" são voz soberana sobre o assunto.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Empresários que produzem, não aqueles que aplicam só na Bolsa. tic tac, a hora de acabar o mandato do presidente do banco central tb está chegando.

    2. Jorge Wilson

      Que empresários?

  26. MARCIO Gionco

    Faltou dizer o mais provável : a economia vai para o saco e esses caras caem fora na próxima eleição. Quem sabe temos sorte, vamos torcer. Zema presidente já (ou Tarcísio ou qualquer um menos os petistas)

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Zema que aumento o salário em 300%? o carioca que fingiu ser paulista?, tamo fu

    2. MARIA F LUPORINI

      Calma que esse rentista sai no final do ano que vem e em dois anos se faz muita coisa.

    3. MARIA F LUPORINI

      Calma, que o representante dos rentistas sai em 2024. Vão faltar 2 anos ainda. Mas, sonha.

    4. MARIA F LUPORINI

      O Campos Neto vaza em 2024; ainda haverá 2 anos para melhorar e muito. Mas, sonha.

    5. Dario Lima

      Calma bolsonarista o Mito vai voltar com os milicos....

  27. Eduardo Elói

    Vai trocar o presidente do BC, quando chegar o final de mandato no BC. Claro. Bolsonarista no BC, não dá.

    Responda
  28. Hilton Japyassú

    O BC não atinge meta de inflação há anos, então não é juros alto que vai baixar o que já não baixou. Para piorar, o Harvard boy acha que a dívida pública tem que baixar para que o juros baixe … mas se o juro alto é que aumenta a dívida … a conta não fecha, não é mesmo?

    Responda
    1. Hilton Japyassú

      Quem furou o teto da responsabilidade fiscal, endividando o país além da conta, foi o governo anterior, e neste governo anterior os juros não estavam neste patamar tão alto. Qualquer um que já tomou emprestado dinheiro sabe que os juros são de matar, e aumentam a dívida para além do pagável. Há consenso que o BC nosso, assim como o equivalente nos EUA, deveriam ter duplo mandato, de olho não só na inflação, mas também no desemprego.

    2. Jorge Wilson

      É óbvio que fecha. É só o governo parar de se endividar criando novas dívidas, e os juros altos servem justamente para que o governo pare de assumir novas dívidas. Céus, esse aí estou economia no Mobral, como pode ser tão desmiolado?

    3. Valdir Costa

      O que aumenta a dívida é gastar o que não tem. É básico, qualquer pessoa sabe que se perder o controle fica que nem a Argentina que tem juros de 90% e inflação de 119% É notório que tem que controlar o que gasta para não perder a confiança do mercado.

    4. André Soares

      Difícil governar com um Bacen autônomo né. Não é dos companheiros

  29. Gilberto Rosa

    Bolsonaro, a cria maldita deixada por ele, Campos Neto, e o colunista que apoiou e apoia a extorsão resultante dos juros, fazem parte do mesmo pacote, completo desprezo pelo outro.

    Responda
  30. Gilberto Rosa

    Vinicius fala como se os juros extorcivos fosse um problema só do Lula, e não de 90% dos brasileiros.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O Heroi dele tbm expressa muitas palavras assim

    2. Gilberto Rosa

      Willian, realmente errei por descuido, mas tenho a educação que você não teve, não escrevo termos baixos, como você.

    3. Jorge Wilson

      Não sabe bem sequer escrever extorsivos, mas quem c×gar regra de economia. Amigo, você é uma piada.

  31. Ana Ferraz

    Senhor Vinícius que tal ler outros economistas além dos fanáticos neliberais? Como o país mais desigual do mundo, que não tem inflação de demanda e não cresce pode conviver com a maior taxa de juros do mundo? Campos Neto age para sabotar o país!

    Responda
    1. carlos pereira

      Ana, você foi muito generosa em achar que esse, digamos, autor, lê alguma coisa que seja sobre inflação, política monetária ou política fiscal. É simplesmente o recado da febraban. Mas, creia-me, não tem pé nem cabeça.

    2. José Bernardo

      William, tivesse alguém no governo que entendesse de economia - claro que menos que você, que detém o conhecimento dos deuses - e o presidente do BC já teria sido exonerado exonerado por pura incompetência!

    3. MARIA F LUPORINI

      Willian Lopes acredita mesmo que o atual governo do Brasil é pior do que o do Afeganistão, Cabo Verde, Moçambique, Ucrânia em guerra, ou seja, pior do que todos os governos do mundo rsrsrs. Vai tentando que isso não passa mais.

    4. Jorge Wilson

      A resposta é simples. Isso acontece porque o governo não é confiável, já que basicamente formado por pessoas que não entendem absolutamente nada de economia, como você. Por essemotivo, as pessoas só vão emprestar dinheiro pra esse governo não confiável formado de pessoas que não entendem absolutamente nada de economia, como você, se os juros forem altos. Tivesse alguém que entendesse de economia no governo, os juros cairiam pra 3% em questão de poucos meses.

  32. Edson Antonio Duarte

    Notícia nesta mesma Folha hoje deixa claro que a Confederação Nacional da Indústria e empresários da construção civil são contra a manutenção da Selic nesta altura... então: vão continuar culpando a esquerda e "os comunistas"?

    Responda
  33. Hugo Oliveira

    "os donos do dinheiro"...um jornalão golpista como este bem merece um sabujo bajulador de bilionários como este "mestre de Harvard". Nunca foi jornalismo, sempre foi lobismo.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Ficamos aqui sim, para combater essa gente. Fora da bolha é onde precisamos estar. Aceita.

    2. Jorge Wilson

      E você assinante, financia um jormal golpista pagando mensalmente parte da sua renda profissional jormal golpista? Fale-mesmo mais sobre isso.

  34. Antonio Calmon

    A porta da rua é serventia da casa, a bola está com o Senado, afinal até agora, o cara que boicota a economia teve desempenho insuficiente.

    Responda
  35. Rodrigo Andrade

    O Lula tem que rezar pro juro continuar alto. Se cai e a economia não decola, como que explica?

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      O Pib deste ano já foi revisto para cima. Conta outra.

  36. Rubens gonçalves

    simples solucao. indique os 2 nomes para o mes de maio para a diretoria do bc e manda uma PL para acabar com a autonomia do bacen e por tabela tirar de cena o campos neto. ele vai deixar a selic neste patamar ate o fim de seu mandato no bacen.

    Responda
    1. MARIA F LUPORINI

      Os rentistas se divertem. Esquecem que passaram só 4 meses e que ri melhor quem ri por último.

    2. Jorge Wilson

      Ah, sim, porque, claro, o governo tem o parlamento não mão e aprova com facilidade qualquer Projeto de Lei, né? Quem houve, você trocou o cérebro por uma mobilete?

    3. Rodrigo Andrade

      Boa! Sugiro inclusive o Mantega pro lugar do CN! No dia seguinte, com uma canetada, ele corta os juros pela metade e... peraí, parece que já vi esse filme antes. A economia do Brasil morre no final!

  37. Mario Silveira

    Pobre Lula , está em um mato sem cachorro .

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Pobre população brasileira. O Lula está em jogo contra bancos apoiados pela Folha e seus colunistas remunerados.

    2. MARIA F LUPORINI

      Lula está debatendo, mostrando o mal de onde vem, preparando o terreno. Convencendo. Muito fácil entendê-lo. Mudança sem grandes rupturas.

    3. MARIA F LUPORINI

      O mato acaba no final do ano que vem. O cachorro vai sair do mato, não se preocupe.

    4. Rubens gonçalves

      eu nao entendo o lula . dando muro em ponta de faca . o campos neto jamais vai baixar a selic enquanto for presidente do bc.