André Roncaglia > Desdolarização do mundo ameaça a hegemonia do dólar? Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Alexandre Gonzalez Takahashi

    O argumento é bastante ponderado e pé no chão, prof Roncaglia. Como de costume, é muito boa a apresentação de estatísticas com as fontes.

    Responda
  2. João Carlos saraiva torres

    O Brasil fara emprestimos em real , para que a Argentina possa comprar produtos das enpresas brasileiras. Otimo. Uma mabeira correta de manter nossas empresas a todo vapor, independente da crise de pagamentos Argentino.

    Responda
  3. Valdir Teixeira da Silva

    Qual país quer manter bilhões em reservas de uma moeda que o emissor emite sem controle algum e que o mesmo pode roubar suas reservas sem nenhum critério? O dólar está condenado. A queda deve ser gradativa.

    Responda
  4. Valdir Teixeira da Silva

    O lastro do Yuan é a capacidade produtiva chinesa e o petróleo saudita. Caso a Vale aceite o Yuan terá liquidez sim, porque os sauditas aceitam em troca de petróleo, o Iran aceita, o Brasil, Argentina e, principalmente a China que produz de tudo e óbvio que aceita sua moeda. O dólar parece que vai desmoronar muito rapidamente.

    Responda
  5. Marcelo Silva Teixeira

    Que a China acenda uma grande fogueira e queime todos os seus dólares

    Responda
    1. Marcus Machado

      Se a China resolvesse vender tudo com desconto, possivelmente quebram os Estados Unidos. Seria como uma corrida para sacar o dinheiro de um banco. Com a enorme repentina desvarização todo mundo iria querer se livrar do que tem para compra imóveis etc. Provocaria mais e mais desvallrização. Como os Estados Unidos já emitiram dólar em valor de 5 vezes a todo o seu PIB, quebraria. E o mundo junto.

  6. Luiz Paulo Barreto

    Como fica a paridade entre outras moedas e forma resolver possíveis litígios: Local e referência de paridade?

    Responda
  7. Maurizio Ferrante

    Mas se a posição do dólar é tão segura, por que em 21 anos seu uso caiu de 70 para 44% ?

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    A velocidade da decadência dos EUA e dollar como hegemônicos é incrível, são 32 trilhões de dívida, aumentando. A China este ano ultrapassou as suas transações em sua moeda frente ao dollar. O domínio do império da guerra chega ao fim, dollar passou a ser ativo de risco, pode ter um grande baque a qualquer momento.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.