Opinião > Golpismo não se combate com violação de direitos Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Quem não deve não teme. A verdade é que nem deveria existir imunidade parlamentar.
Os autores buscam alertar sobre a importância do respeito ao devido processo legal em uma sociedade democrática. Para justificar a discussão apontam que o ex-presidente e seu assessores não estariam tendo seus direitos respeitados. Não especificam quais seriam as supostas vulnerações; dão a entender que a operação policial foi obra do STF na busca de revanchismo e, por fim, ainda antecipam a certeza da inelegibilidade do ex-presidente. Tudo sem qualquer embasamento. Poderiam ter nos poupado .
Certamente quem está à frente dessas investigações que envolvem desde o inÃcio o inquérito das fake news tem informações que não são de conhecimento público. Se houve essa batida na última quarta-feira dessa forma, é porque existem não apenas indÃcios, mas sim fatos e evidências concretas de ilicitudes. Para quem ainda utiliza pen drive, a batata está assando.
Advogados golpistas.
Quem são esses três advogados? Quais os antecedentes que os gabaritam a dar ensinamentos em matéria do que é correto ou não ao STF fazer. Uma das advogadas citadas tem registro na OAB datado de fev23. Pq a FSP se dispõe a fazer esse tipo de propagação que interessa à direita sobremaneira?
Os direitos de Bolsonaro não foram desrespeitados. Suas ações passados sugerem amplo desrespeito à lei, o q permite ao juiz supor o risco de destruição de provas, justificando a busca. IncompreensÃvel q se minimize os possÃveis crimes como uma simples falsificação de carteirinhas, como um adolescente falsificando a carteirinha de estudante. Teria havido uma série de crimes, incluindo associação criminosa, coação de funcionário público, além dos mais óbvios, como falsidade ideológica.
A lógica de q não se deveria fazer a busca de evidências na casa de Bolsonaro por ele ser um ex-chefe de estado carece de lógica e de fundamento constitucional. Se todos são iguais perante a lei, se a busca de evidências é legal, praxe e boa prática investigativa, pq Bolsonaro seria poupado? Parece-me mais uma defesa do servilismo q sempre tratou poderosos com privilégios. Será q os autores tbém se manifestaram qdo da condução coercitiva de Lula? Ou se preocupam apenas em não magoar o mito?
Porta de cadeia...kkkk
Passa, passa, passa pano, la vai ...
Melhor seria interceptar as chamadas telefônicas de um presidente em mandato e um ex-presidente na época, e depois divulgar na imprensa. Ou talvez impedir que alguém possa ir ao enterro de um familiar. Ou seria melhor pedir uma orientação sobre respeito aos direitos humanos com o “idôneo” Moro. Fora o escândalo midiático devido a um sÃtio e um triplex bem meia boca, e agora a cada dia se revela um crime diferente e a imprensa quer sair como “a defensora dos direitos humanos”?
Delenda Cartago, ops, delenda Bolsonaro!
O que aconteceria se uma secretária da saúde fizesse uma bagunça desta? O clamor seria ,na certa, pela demissão
Os advogados criminalistas minimizam a fraude do sistema público de saúde pelos militares do governo! É sério isso? Mais um capÃtulo, com novos atores da banalidade do mal em curso no paÃs. #prisãopraBolsonaros #ForaExtremaDireita #QueremosJornalismoImparcial
Será que os/as ilustres advogados/advogadas não estão vendo nenhum ilÃcito do ex capitão? Banalizando a falsificação de atestados de vacinação pelo vassalo do Bolsonaro? Usar a lava jato que escancaradamente violou princÃpios legais pra atingir o Lula ( preciso lembrar?) como termo de comparação pra proteger o Bolsonaro et caterva sinceramente, ou é boa vontade demais ( pra não acusar de má fé) ou outra coisa indecifrável ou impublicável!
Os três advogados, autores deste artigo, poderiam muito bem atuarem como defensores jurÃdicos de bolsonaro. Tanto a PolÃcia Federal, a CGU, como o STF, em nenhum momento violaram quaisquer "direitos" dos acusados, garantidos pela Constituição Federal. Houve crime comprovado e os autores deverão ser punidos. Se não fosse o ministro Alexandre de Moraes, provavelmente dentro de pouco tempo, não mais estarÃamos publicando artigos ou comentando-os neste espaço.
Poderiam tbm entrar com uma ação contra o bozo
Violar o sistema de vacinação é um fato grave. A prisão dos envolvidos sinaliza que esse tipo de crime não é tolerado. O Brasil sempre teve a confiança mundial no seu sistema de imunização, sujar essa confiança prejudica a imagem do paÃs e de todos nós que fomos vacinados. As pessoas tem o direito de não se vacinar, ao mesmo tempo devem arcar com o ônus dessa decisão. Fraudar é muito indecente, prisão em quartel eh pouco para o Cid, deveria ir para a Papuda.
Vai ser lá pq o crime não foi militar
Li, mas não vi demonstração de quais direitos foram violados, só isso.
Eles três tem o pezinho na direita né?
As autoras provavelmente são ou desejam ser advogadas do bolsonaro e/ou de outros golpistas nesse caso. A apreensão do telefone do acusado mediante decisão judicial não configura por si só violação de seus direitos, sendo medida necessária para apurar a extensão da participação dele nas violações de direitos promovidas durante seu governo. Segundo a lei penal, deve-se buscar o que o Direito chama de "a verdade real" e não a "verdade formal".
A justiça é igual para todos. Bolsonaro e assessores são iguais perante à lei a qualquer cidadão comum, por muito menos, todos os dias cidadãos são presos e encaminhado para audiência de custódia. No caso de bolsonaro e assessores a PF levantou Ãndicios concretos de crime organizado, no topo do comando, presume-se, esteja o interessado maior. Não houve nenhuma irregularidade.
Gostaria que os preclaros autores esclarecessem que direito foi violado: não estão operações de investigação e busca e apreensão previstas em nosso ordenamento legal, que submete (ou deveria) todos os cidadãos, sem exceção?
Todo castigo para Bolsonaro é pouco, que não tomou e nem vai tomar vacina. Este homem e seus apoiadores é um atraso civilizatório.
Inquestionavelmente, o tema é importante. O devido processo para garantir a pena. Mas, o artigo é muito fraco e redundante. Destaco 2 pontos. 1. Prender por fatos passados? Não é disso que trata a justiça? Ou devemos esperar o bozó e seus vassalos corruptos cometerem mais crimes para pegá-los em flagrante? 2. Simples adulteração de carteira de vacina? Qtos crimes eles cometeram nessa operação, inclusive internacionais?
Hahahahah, Zé Carlos, esculhambei logo aqui abaixo sem me lembrar do fundamental: há um filme famoso, feito sobre a ficção literária da prisão pelo crime futuro, "Minority report". Esse povo quer é isso, o progresso da justiça brazuca. Nada de condenar por malfeitorias passadas, não! Hahaah!
Bolsonaro sempre defendeu a ditadura sanguinária que ninguém tinha direito algum. Quando for preso pelo menos torturado não será.
Daqui a pouco começarão a dizer que criminalista bom é criminalista calado. Manifestem-se somente nos autos, com argumentos jurÃdicos. A defesa intransigente dos grandes clientes, aptos a pagar o preço que custa um bom criminalista, é vital em uma democracia, mas em um paÃs em que esse direito é seletivo e fica restrito ao topo da sociedade, a paciência da sociedade acaba. No caso desse ex-presidente, o conjunto da obra é tenebroso, e ele precisa servir de exemplo, inclusive para fins didáticos.
Até porque, prezado Ãlvaro, aprendizagem não é o forte Bozolóide: ou o exemplo é decididamente convincente, ou não se aprende nádegas. E óia lá, não desprezemos também a sorte.
A argumentação é boa, prezad@s, conquanto comentam um equÃvoco: não se trata, no momento, de *buscar inelegibilidade*. Há, sim, indÃcios clarÃssimos de fraudes em documentos oficiais; praticadas em favor, e utilizados enquanto ainda em cargo público, do principal funcionário da República. E, sim, uma dentre muitas, o que absolutamente não minora a gravidade dos fatos.- registrados em sistema, diga-se de passagem. Posso estar errado, mas vossas senhorias estão a assar pizza, parece-me.
"Mas não seria um exagero prender agora por fatos passados?" Não entendi nada. O certo, então , seria prender por fatos futuros??
É que esse peçoau gosta muito da boa literatura de ficção cientÃfica, Renato: acham que estão no conto "O relatório minoritário", do genial PhilipKDick, e o Xandão é um dos três mutantes PitonÃsicos. Acontece nas melhores famÃlias - e famÃglias.
Acredito que o artigo tenha sido escrito antes das últimas informações levantadas pela operação autorizada por Alexandre de Moraes. O grupo envolvido nas fraudes dos certificados de vacinação provavelmente estão envolvidos no golpe de 08 janeiro , quiçá possam alguns dos elementos estarem envolvidos com as milicias e no assassinado de Marielle Franco. Isso demonstra o quanto Alexandre de Moraes está no caminho certo.
Ou que sejam parte do Movimento PassaPanista Anauê, o que é uma hipótese menos bondosa...
Artigo perfeito.
como assim perfeito?
Vilipendiados fomos nós nos últimos 4 anos.
É difÃcil reconhecer isto para quem se formou e vive disto: muitos dos dogmas e postulados do Direito liberal estão derrogados pelas tramas inarredáveis dos novos tempos.
O que não falta, carÃssimo, é dilema e paradoxo: haja "spin doctorness" pra aliviar o aperto dentais tramas...
Há um ano fiz um comentário na folha, quem perdesse a eleição seria prezo . Esse comportamento era com na velha república , não ficava pedra sobre pedra . Todos funcionários eram trocados e penalizados.
Meu caro. Em primeiro lugar, apenda a escrever e não maltrate a gramática. "Preso" se escreve com S e não com Z!
No Brasil e na CF só se falam em direitos, quando conspiração para um golpe coloca toda uma população em risco para atender a interesses de individuos sedentos por poder, os direitos do povo brasileiro de não ter a democracia de seu paÃs ameaçada deve falar mais alto do que o "suposto direito" de alguns golpistas!! Basta .
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > Golpismo não se combate com violação de direitos Voltar
Comente este texto